Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5870 - Tópico Oficial


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Se acontece só no Dirt2, indica um problema reduzido ao software. Quando você instalou a HD5870, você limpou o sistema antes?

Alguns jogos são sensíveis a mudanças de hardware. No Gears of War por exemplo, se trocar de placa de vídeo ele simplesmente não funciona sem uma nova instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria que, se possível, (e quem tiver o Crysis instalado no pc) simulassem esse defeito da água para ver se acontece o mesmo problema dos pontos coloridos com a vga de vocês (eu não consegui testar corretamente, afinal a placa era diferente).

Outra coisa, esse quadrado que as vezes aparece rapidamente em um ponto aleatório da tela após o boot do Windows 7, é normal?

Eu testei aqui e não tive qualquer problema no Crysis, exceto o dos flashes que apareceu após atualizar o Catalyst pra 10.10. Esse do boot do Win7 se tem eu não reparei, você disse que acontece muito rápido então não sei.

@ maycondh

Se você já trocou a vga e o problema persiste, então obviamente o problema não é da vga. Não sei como você eliminou a hipótese de ser a placa-mãe, então eu diria que pode ser a fonte, que não está aguentando o tranco quando é exigida, ou por último as mémorias.

@ Artefato

Não sou íntimo do termo, mas se for o que estou achando que é, meu F1 2010 após o Catalyst 10.10 tem apresentado uns quadrados nos flashes das câmeras de foto da arquibancada. Esse ATI Tool verifica se o hardware tem artefatos, ou o software? Ele corrige?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Juuchan, desculpe a demora.

Os artefatos ocorrem pois a VGA, por algum motivo, não conseguiu renderizar o gráfico programado e sendo processado naquele instante. Motivo? Pode ser vários. Pode ser placa com defeito, não conseguindo trabalhar naquele lock, pode ser temperatura, pode tensão, memória da gpu.

Veja se está tudo dentro dos padrões no seu e no pc dele, veja temperatura, tensão, não pode ter muita variação (5% creio eu).Se o problema persistiu mesmo trocando a placa de vídeo, pode ser que não seja a placa, mas se os artefatos ocorreram quando você testou a placa dele no seu PC e jamais haviam ocorrido antes no PC dele, então isso também é um forte indicativo. Melhor não voltar a testar a placa dele para evitar que, porventura, a placa dele venha a ser danificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei aqui e não tive qualquer problema no Crysis, exceto o dos flashes que apareceu após atualizar o Catalyst pra 10.10. Esse do boot do Win7 se tem eu não reparei, você disse que acontece muito rápido então não sei.

então, esses flashes que você diz são aqueles pontos aleatórios que piscam no cenário, mais visíveis à noite, correto?

Esse é um problema comum, outro usuário de um forum gringo disse que testou 5 placas de vídeo de modelos diferentes e o problema persiste.

Para simular o problema da água, você precisa entrar na água e visualizar algo que esteja dentro da água. Por exemplo uma pedra. Mas precisa ser no começo, onde tem várias coisas dentro da água, o problema é na borda dos objetos, dá impressão que a água não envolve complemente o objeto, fica uns traços, recortes... As vezes eles se extendem pela tela inteira dependendo do ângulo que você está olhando, no meu caso quando isso ocorre, ele gera uns quadrados coloridos as vezes... Se eu usar o directx 9 a coisa fica feia, quando dá esse problema, as vezes a tela fica branca... dá impressão que levei um flash grenade.

Esse lance do boot do win7 não é sempre que acontece e é praticamente inperceptível só se você estiver procurando. Eu pesquisei sobre isso também e parece ser normal, é algo como se o windows estivesse carregando o driver da placa de vídeo. Quando ele faz essa transição do driver genérico para o driver da placa ele gera algum gráfico ou o logo do windows pode dar um rápido salto para baixo ou para cima.

Respondendo a sua pergunta do ATI Tool, ele indica se tem artefatos sim, mas dizem que ele não é muito fiel. As vezes ele não mostra nada, mas no jogo a tela enche de artefatos. O problema, é que esse ATI Tool a última versão (se não estou enganado) é de 2006 e imagino que ele não dê suporte oficialmente à 5870 visto que nem existia a placa na época. Tente usar o FURMARK, utilize o teste de estabilidade e depois ative o "extreme burning" e ative post processing só pra ver o circo pegar fogo, deixe rodando por uns 30 minutos e preste atenção na tela. Se não aparecer nada, tranquilo.

Opa, Juuchan, desculpe a demora.

Os artefatos ocorrem pois a VGA, por algum motivo, não conseguiu renderizar o gráfico programado e sendo processado naquele instante. Motivo? Pode ser vários. Pode ser placa com defeito, não conseguindo trabalhar naquele lock, pode ser temperatura, pode tensão, memória da gpu.

Veja se está tudo dentro dos padrões no seu e no pc dele, veja temperatura, tensão, não pode ter muita variação (5% creio eu).Se o problema persistiu mesmo trocando a placa de vídeo, pode ser que não seja a placa, mas se os artefatos ocorreram quando você testou a placa dele no seu PC e jamais haviam ocorrido antes no PC dele, então isso também é um forte indicativo. Melhor não voltar a testar a placa dele para evitar que, porventura, a placa dele venha a ser danificada.

fala derwulf, opa, sem problemas!

Então, eu testei a minha placa no pc dele, e a placa dele no meu pc...

Na 4870 (dele) esse problema da água ocorre só que os pontos coloridos bem menos. Na 5870 (acontece como mostrado no vídeo). Eu pesquisei muito sobre isso em fóruns aqui e no exterior. Encontrei um usuário relatando esse problema de quadrados coloridos quando entra na água (a placa dele era da XFX também, uma 4870) e um outro comentando que os pontos coloridos só acontecem quando ele entra na água. Sendo assim, eu imagino que esse seja um problema comum já que seria estranho as placas darem o mesmo problema no mesmo lugar, só que nem todo mundo presta atenção. Eu estive jogando crysis outro dia, sem me preocupar com nada, a gente dificilmente vê esse problema da água. Ou pode ser um problema da XFX, pelo que notei sua placa é da ASUS e a do Gian_Covre da MSI. Pode ser algum componente que a XFX use que cause esse defeito. Eu tenho um amigo que tem uma da NVIDIA, eu vou ver se testo o jogo no pc dele só para ver. Eu tenho medo de trocar a placa e quando chegar a nova acontecer o mesmo erro, ou pior, estar com um defeito pior ainda... Eu vou continuar testando, ainda tenho 2 meses de garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho mesmo, talvez a 4870 ocorra menos artefatos pois o TDP dela é menor em relação a 5870, a 5870 gasta exatamente o mesmo que a 4890, mas de qualquer forma cara, só teste resolve esses problemas e tira nossas dúvidas, não tem outra forma.

Talvez você deva cacar outras aplicações graficas para ver caso esses artefatos se repitam, pois por mais que pareça sério, se ocorre só no crysis, creio não ser evidencia suficiente para se preocupar.

Sim, :D, a minha é da ASUS, mas já usei varias, varios drivers, já vi varias falhas de software/driver, mas não como essa falha ai, seria a primeira vez que vejo algo assim, isso se for mesmo software.

Se voce ja fez de tudo, incluindo redução de clock e memória, e tem garantia, você poderia já ir consultando essa garantia, pois se for possível que os responsáveis testem por lá mesmo então nem precisa você ficar ai se matando sendo que pessoal de garantia assim sempre tem várias peças para testar.

Boa sorte e cuidado para não perder as peças caso o problema seja fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

salvo engano meu, o problema está no Catalyst 10.10, inclusive está para sair, ou já saiu um Hotfix para corrigir esse problema. Segue a descrição do patch abaixo:

MD Catalyst 10.10e Hotfix Features:

# The AMD Catalyst Control Center now features the new AMD Catalyst AI user interface options on the ATI Radeon HD 5000 Series (the new AMD Catalyst AI options were previously only available for the AMD Radeon 6800 Series)”

# Fixed cases where Morphological Anti-Aliasing (MLAA) was not being correctly applied to games (very intermittently)

# OpenGL 4.1 beta support

# Support for the new Morphological Anti-Aliasing feature

# Dead Rising 2 – Crossfire profile (Resolves negative scaling)

# Crossfire Performance Improvement for:

o Metro 2033

o F1 2011 - (Direct X9 version)

o Fallout New Vegas

# Performance optimizations for systems with an AMD Radeon HD 6870 and AMD Radeon HD 6850 series of graphics products installed

o Aliens versus Predator performance enhancements

o Star Craft 2 performance enhancements

o OpenGL performance enhancements – gains can be seen in Prey, Quake Wars: Enemy Territories, and Heaven v2

# Support for additional Stereo 3D-capable displays:

o Viewsonic V3D241wm-LED

o 3D Projectors

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, esses flashes que você diz são aqueles pontos aleatórios que piscam no cenário, mais visíveis à noite, correto?

Esse é um problema comum, outro usuário de um forum gringo disse que testou 5 placas de vídeo de modelos diferentes e o problema persiste.

Para simular o problema da água, você precisa entrar na água e visualizar algo que esteja dentro da água. Por exemplo uma pedra. Mas precisa ser no começo, onde tem várias coisas dentro da água, o problema é na borda dos objetos, dá impressão que a água não envolve complemente o objeto, fica uns traços, recortes... As vezes eles se extendem pela tela inteira dependendo do ângulo que você está olhando, no meu caso quando isso ocorre, ele gera uns quadrados coloridos as vezes... Se eu usar o directx 9 a coisa fica feia, quando dá esse problema, as vezes a tela fica branca... dá impressão que levei um flash grenade.

Esse lance do boot do win7 não é sempre que acontece e é praticamente inperceptível só se você estiver procurando. Eu pesquisei sobre isso também e parece ser normal, é algo como se o windows estivesse carregando o driver da placa de vídeo. Quando ele faz essa transição do driver genérico para o driver da placa ele gera algum gráfico ou o logo do windows pode dar um rápido salto para baixo ou para cima.

Os flashes são esses mesmos, só são visíveis a noite e pelo o que vi, ocorrem no meio da mata.

Eu refiz o teste do Crysis conforme você disse, e ainda assim está tudo normal pra mim. Só notei que pouquíssimas vezes, bem raro mesmo, quando entro na água alguns elementos da tela piscam bem rápido em amarelo e laranja. Se o seu problema só ocorre no começo, quando está de noite, talves seja causado pelo refração da luz da lua. E não sei se já falaram isso, mas já tentou instalar outra cópia de Crysis?

Valeu pela dica do Furmark e boa sorte no seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quantos Fps era para mim obter com essa config. em need for speed pro street/undercover e dirt 2, ambos full 1680x1050

config>m4a785td-m/phenom II x4 965 Be/4gb corsair dominator ddr3 1600Mhz/hd5870(catalyst 10.10)/hx corsair 650W

Grato!

Mais do que suficiente amigo, todos os jogos com todos recursos ligados, fique tranquilo! :D

Saliente-se que nosso cérebro não consegue processar mais do que 60 fps, aproximadamente (acho que o valor certo é até inferior).

Assim, a sua placa de vídeo, que é mais do que excelente, dá conta de todos os jogos citados na resolução de 1680 x 1050 e ainda sobra!

[]s!

Assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera beleza

eu tava pensando em fazer um CF com a minha hd5870,

se eu fizer preciso torcar a fonte ou essa q tenho da d boa ? acredito q n precisa trocar né

e pra questão de resfriamento, o que precisaria a+ ?

ah outra coisa, eu compra uma saphire..dai tenho q comprar outra igual ou pode ser outro fabricante? como funciona?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera beleza

eu tava pensando em fazer um CF com a minha hd5870,

se eu fizer preciso torcar a fonte ou essa q tenho da d boa ? acredito q n precisa trocar né

e pra questão de resfriamento, o que precisaria a+ ?

ah outra coisa, eu compra uma saphire..dai tenho q comprar outra igual ou pode ser outro fabricante? como funciona?

valeu

Opa!

A fonte é top! segura tranquilo CF de HD5870,

Recomendo comprar uma VGA exatamente igual, para ter menos dor de cabeça, porém pode ser de qualquer fabricante. então vai de cada um.

Para resfriamento, tendo um bom gabinete e grande pois 2x HD5870 são grandes dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após pouco tempo do lançamento do Catalyst 10.10 e seus 5 hotfixes, a AMD acaba de lançar o Catalyst 10.11

Highlights of the AMD Catalyst™ 10.11 Windows release include:

Performance Highlights of the AMD Catalyst™ 10.11 release include:

Battleforge™

· Performance increases up to 3% on ATI Radeon™ HD 5800 Series single and CrossFire configurations with anti-aliasing disabled.

STALKER – Call of Pripyat™ benchmark:

· Performance increases up to 5% on ATI Radeon™ HD 5800 Series single and CrossFire configurations.

Resolved issue highlights:

· Enabling Overdrive through the Catalyst™ Control Center for single display systems no longer results in GPU clocks running at high levels in non-GPU intensive scenarios

· Mouse cursor no longer flickers and disappears in World of Warcraft when hardware cursor is enabled when playing in Stereo 3D mode

· Primary display no longer blanks out when playing World in Conflict Soviet Assault DX10 with Dual Monitor enabled in CrossFire mode

· CrossFire no longer becomes disabled in Battlefield Bad Company 2 after performing a task switch

· The "Contrast" value for the display is no longer set to zero after CrossFire is disabled for the first time

· Alien blood is now rendered properly in Aliens vs Predator with Anti-Aliasing enabled

Highlights of the Linux AMD Catalyst™ 10.11 release include:

Resolved issue highlights

· Invalid position values for specified size with aticonfig are accepted and updated in xorg.conf

· Cursor unable to enter task bar area when certain rotations are applied

· Initial rotation results in Xserver crash during startup

Por enquanto não vou instalar, não vejo benefícios para meu uso, já que a maioria das melhorias são para crossfire.

Fonte da notícia e link para download em Adrenaline.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera.. eu tinha uma xfx 4870x2 e ela deu defeito.. solicitei um rma a xfx e eles me mandaram uma 5870 so que nao estou com sorte.. formatei o pc.. e instalei o catalyst 10.10, assim que reinicio o pc percebo esses pixels verdes na tela..

OgAAADLCP3Vbw-pA63V3FK75JgAvhxT4rrGL0tNyYMUIVcwN7v_YNznstQ5pR0H_Cn1ht8mDYOvPcMUTHAPyujNFgOcAm1T1UEtxxUyNX3cGbpQBe3xWR1Fc-K1f.jpg

Entrei em contato com a xfx e me falaram que era normal da 5870, pense comigo.. nomal?:confused: WTF? eles alegaram que é porque a 5870 é muito fria.. que eu poderia colocar a rotaçao da fan da vga em 20% para a placa esquentar, notei que quando fui jogar GTA4 a placa esquentou.. foi pros 65 graus +-.. sai do jogo e notei que esse pixels verdes sumiram.. mas depois que a placa esfriou os malditos pixels voltaram..

Entrei em contato com a xfx de novo.. e insistiram que isso é normal.. o que vocês acham?

Testei varios catalysts.. desde o 10.5 até o 10.10e e nada.. =/ quando eu desinstalo o catalyst esse pixels nao aparecem.. so quando o catalyst ta instalado..(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente o clock idle das memórias tá muito baixo, a solução seria eles mandarem uma BIOS corrigida pra você flashear, te dar um tapinha nas costas e falar pra você conviver com erro... bom, é a primeira vez que vejo isso em um suporte técnico, mas da XFX não duvido de nada.

Enfim, instala um programa tipo ATI Tray Tools e faz um perfil 2D com clocks ligeiramente mais altos e vai testando a placa, pra ver se você acha uma combinação de clock/tensão estável pra 2D. Daí depois se você quiser você mesmo pode editar a BIOS (se tiver competência técnica, dado o risco) e corrigir o problema, ou ligar no suporte deles pedindo uma correção (de novo a conversa da competência técnica, agora a deles).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entrei em contato com a xfx e me falaram que era normal da 5870, pense comigo.. nomal?:confused: WTF? eles alegaram que é porque a 5870 é muito fria.. que eu poderia colocar a rotaçao da fan da vga em 20% para a placa esquentar, notei que quando fui jogar GTA4 a placa esquentou.. foi pros 65 graus +-.. sai do jogo e notei que esse pixels verdes sumiram.. mas depois que a placa esfriou os malditos pixels voltaram..

Nossa, que atendimento bizarro :wacko: e que bug bizarro também.

Só por curiosidade, que temperatura aproximada esses pontos verdes aparecem?

Avisa pra XFX que "normal" e "pode acontecer" tem uma diferença MUITO grande, e que mesmo assim eles tem que te ajudar com isso. Mesmo que fosse apenas 1 único ponto verde na tela eu ficaria p*** da vida.

"é normal"

"tem que esquentar a placa"

2 hits combo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, que atendimento bizarro :wacko: e que bug bizarro também.

Só por curiosidade, que temperatura aproximada esses pontos verdes aparecem?

Avisa pra XFX que "normal" e "pode acontecer" tem uma diferença MUITO grande, e que mesmo assim eles tem que te ajudar com isso. Mesmo que fosse apenas 1 único ponto verde na tela eu ficaria p*** da vida.

"é normal"

"tem que esquentar a placa"

2 hits combo!!

Fala Gian.. é assim.. nada na bios.. nem quando liga o pc aparece.. é so quando entra no windows..

a temperatura normal da placa em idle tipo menos que 45 graus..

so quando ela esquenta que os pixels desaparecem.. ja solicitei outro rma.. vamos ver se eles vão concordar com isso:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...