Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 5870 - Tópico Oficial


Evandro

Posts recomendados

Bom dia galera, Meu primeiro post e me desculpem to meio perdido ainda.

O q eu realmente gostaria de saber é: Qual modelo da 5870 eu deveria comprar? Pretendo comprar uma agora e outra do mesmo modelo final do ano para crossfire, eu tava pensando comprar a xfx 5870 ZND9 q é o modelo com cooler na ponta da placa. mais como to muito confuso gostaria de saber qual modelo/marca comprar. Segue a config. do pc lembrando q vai vir tudo dos EUA Agora em julho.

AMD Phenom II X6 1100T Black Edition Thuban 3.3GHz

GIGABYTE GA-890FXA-UD7

WD VelociRaptor 450gbs 10000Rpm Sata 6.0Gbs

WD caviar black 1.5TB 7200Rpm Sata 6.0Gbs

Corsair AX850 80 PLUS Gold

G.Skill Ripjaws Series 8gb (2x4Gb) ddr3 1333 latencia 7-7-7-21

Corsair Hydro Cooler CWCH70

Razer Mamba 5600Dpi

Razer Lycosa Black special edition

Case Rosewill THOR XL-ATX

qlq sugestão é bem vinda. ta meio exagerada a config mais é pc pros proximos 5 anos, ainda to em duvida nas memorias nao sei se é melhor um kit de 1600mhz...

aguardo vossos sábios comentários, desde já agradeço.

A HD 5870 com cooler na ponta da placa é bem difícil de achar, quando comprei a minha a quase 1 ano atrás já não achei e acabei levando a de cooler central. Como a HD 5870 é uma placa razoavelmente fria, eu não me preocuparia tanto com os coolers, aqui é geralmente 32°~36° IDLE e uns 70° Full.

Se for investir em Crossfire, acho ainda mais arriscado procurar uma de cooler na ponta, afinal se você conseguir achar uma agora será ainda mais difícil de achar outra igual no final do ano, e o ideal seria usar placas idênticas para minimizar as chances de um eventual problema.

Embora muita gente reclame das XFX, a garantia e o RMA deles são de longe os melhores, outra boa opção são as tradicionais Sapphire.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você quiser uma placa fria pega a série Vapor-X da Sapphire. Tenho uma, e é o bixo.

Agora se você for pensar em garantia a longo prazo, eu pegaria uma XFX. O RMA deles é excelente. Nunca usei o da Sapphire, mas lendo nos fóruns por ai, parece ser uma burocracia dos infernos.

Aproveitando o gancho, eu sempre usei minha 5870 Vapor-X OC Edition sem o intermédio do Overdrive, até porque nunca precisei, é uma ótima vga e em conjunto com o meu equipamento aqui trabalha muito bem.

O problema foi que nesse final de semana, resolvi ativá-lo e ver se te teria ganhos visíveis em alguns jogos, e acabou resultando em vários crashes. O clock padrão dela é de 875/1250Mhz e descobri que toda vez que tentava colocar um valor além desses no catalyst, que fosse 1Mhz a mais, apareciam no vídeo várias barrinhas coloridas semelhantes a tela do Auto-Tune, e meu computador travava.

Os valores máximos suportados pelo catalyst aqui é 900/1300Mhz, e em virtude do problema que citei nem tentei ir além. Fiz testes também com o Trixx, ferramenta de overclock da Sapphire, e o problema continuou.

Resumindo, para usá-la em clock padrão, fica perfeito, tanto que esta aqui comigo a 7 meses e não tinha do que reclamar até então. Gostaria de saber se este seria o caso de acionar o RMA ou talvez tentar um biosmod. Ja tive outras ATI's onde eu sempre abusei muito da capacidade de over, porém sabia dos limites e até onde ir sem danificar a placa.

Caso ajude, esta minha placa é a PCB azul, com os conectores de energia na lateral da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei aqui e já que você ta gastando horrores montando uma máquina parruda pra durar, não seria melhor ir pra série 6xxx?

Em termos de desempenho, a série 6xxx está um tanto decepcionante... A única compáravel à HD 5870 seria a HD 6950, que sairia pelo mesmo preço ou até mais cara em algumas lojas. Nesse ponto a HD 5870 ainda é uma escolha viável.

Aproveitando o gancho, eu sempre usei minha 5870 Vapor-X OC Edition sem o intermédio do Overdrive, até porque nunca precisei, é uma ótima vga e em conjunto com o meu equipamento aqui trabalha muito bem.

O problema foi que nesse final de semana, resolvi ativá-lo e ver se te teria ganhos visíveis em alguns jogos, e acabou resultando em vários crashes. O clock padrão dela é de 875/1250Mhz e descobri que toda vez que tentava colocar um valor além desses no catalyst, que fosse 1Mhz a mais, apareciam no vídeo várias barrinhas coloridas semelhantes a tela do Auto-Tune, e meu computador travava.

Os valores máximos suportados pelo catalyst aqui é 900/1300Mhz, e em virtude do problema que citei nem tentei ir além. Fiz testes também com o Trixx, ferramenta de overclock da Sapphire, e o problema continuou.

Resumindo, para usá-la em clock padrão, fica perfeito, tanto que esta aqui comigo a 7 meses e não tinha do que reclamar até então. Gostaria de saber se este seria o caso de acionar o RMA ou talvez tentar um biosmod. Ja tive outras ATI's onde eu sempre abusei muito da capacidade de over, porém sabia dos limites e até onde ir sem danificar a placa.

Caso ajude, esta minha placa é a PCB azul, com os conectores de energia na lateral da placa.

Teste também o MSI Afterburner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste também o MSI Afterburner.

Fiz os testes também, nele o vcore é travado, não da pra aumentar o reduzir, ja no Trixx eu consigo manipular os valores. Testei diversos valores pra ver se ficava estável em algum, porém em todos trava o pc. Mesmo no Afterburner, após colocar o over, se começar a jogar trava, é batata... quando não é essa imagem, é a famosa GSOD.

Li alguns relatos que desabilitando o HDMI audio pode ajudar ou ainda desenterrar drivers antigos e testá-los 1 a 1 até ver qual ficará estável.

Vou ver o que consigo por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes também, nele o vcore é travado, não da pra aumentar o reduzir, ja no Trixx eu consigo manipular os valores. Testei diversos valores pra ver se ficava estável em algum, porém em todos trava o pc. Mesmo no Afterburner, após colocar o over, se começar a jogar trava, é batata... quando não é essa imagem, é a famosa GSOD.

Li alguns relatos que desabilitando o HDMI audio pode ajudar ou ainda desenterrar drivers antigos e testá-los 1 a 1 até ver qual ficará estável.

Vou ver o que consigo por aqui.

Uns posts mais acima eu citei o problema que tive com o Overdrive, aqui não travava, mas também não concluia o teste. Então resolvi deixar fazendo de madrugada pra ver, e pra minha surpresa de manhã o teste foi concluido, e mais surpresa ainda foi ver que ele sugeriu absurdos 1790 na GPU e 1970 na Memória. Enfim, ou o programa não presta ou não tive sorte (assim como você).

Depois pesquisando mais, descobri que a versão mais recente do Afterburner tem nas opções como destravar o vCore.

E como não sei aplicar O.C. (não sei por quanto aumentar cada valor), achei na net um cara que fez 935/1275 com cooler stock. Não sei se é muito ou pouco, de qualquer forma eu testei aqui e funcionou de boa durante uns benchs.

@ Shadow Gamer

Você pesquisando deve estar sabendo mais que eu, mas pelo pouco que vi o desempenho da série 6xxx se destaca em games com tesselation, então sei lá, minha impressão é que mais e mais jogos tem adotado tesselation.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes também, nele o vcore é travado, não da pra aumentar o reduzir, ja no Trixx eu consigo manipular os valores. Testei diversos valores pra ver se ficava estável em algum, porém em todos trava o pc. Mesmo no Afterburner, após colocar o over, se começar a jogar trava, é batata... quando não é essa imagem, é a famosa GSOD.

Li alguns relatos que desabilitando o HDMI audio pode ajudar ou ainda desenterrar drivers antigos e testá-los 1 a 1 até ver qual ficará estável.

Vou ver o que consigo por aqui.

Eu acredito que você deveria tentar estabilizar com um over menos "agressivo" que não necessite de alteração no vCore, se nem assim ficar estável daí talvez seja algum problema que precise de mais atenção.

@ Shadow Gamer

Você pesquisando deve estar sabendo mais que eu, mas pelo pouco que vi o desempenho da série 6xxx se destaca em games com tesselation, então sei lá, minha impressão é que mais e mais jogos tem adotado tesselation.

Se destaca sim, porém não o suficiente para justificar a compra da HD 6870, que seria a 6xxx com preço "um degrau abaixo" da HD 5870, visto que ela ainda apanha um pouco da veterana da série 5xxx.

A série 6xxx seria uma opção melhor nesse caso se ele conseguisse a HD 6950 (que possui o mesmo ou maior desempenho em praticamente todas as situaçoes do que a HD 5870) por um preço menor ou igual ao da HD 5870.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que você deveria tentar estabilizar com um over menos "agressivo" que não necessite de alteração no vCore, se nem assim ficar estável daí talvez seja algum problema que precise de mais atenção.

Sim, por mais simples que seja, aqui não teve acordo. Comprei ela na TeraByteShop, vou enviar para o RMA entre hoje e amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei aqui e já que você ta gastando horrores montando uma máquina parruda pra durar, não seria melhor ir pra série 6xxx?

BOm Depois de pesquisar muito cheguei a uma conclusão, e vou pegar uma MSI R6970 Lightning 2gb q vem com O.C para 940MHz ao custo de U$386,99 na newegg.com inclusive mandei ele comprar logo hj enquanto tem em estoque e ele encomendou 2 acho q até sexta ele ja tenha recebido.

Como meu CF será de apenas duas VGAs a UD7 ficaria sobrando Slots pci-e e na newegg nao tem disponivel e em outras lojas virtuais achei ela com valor de U$300 e acima disso, decidi mudar de MOBO, e estou em dúvidas entre a Gigabyte GA 890FXA-UD5 U$175 (que é basicamente a mesmo e menor), a MSI 890FXA-G70 U$195 e ASUS CROSSHAIR IV FORMULA U$ 215.

Valor final em torno de 2.500,00 dólares. e ainda tenho quase 2 meses pra decidir o q fazer sobre a mobo.

qlq sugestao será bem vinda. pelo experiencia ficaria com a gigabyte ud5, mas é uma escolha difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Eai galera, to precisando de uma grande ajuda.

Adquiri a minha 5870 ontem, ela é a versão XXX da XFX(tem o clock em 1300mhz)

Então, eu fui felizão testar a placa, rodei Bioshock com tudo no talo a mais de 100fps, rodei PES2010 tudo no talo acima de 100fps...

Dai resolvi ir pra jogos mais pesados, resolvi testa-la no CoD MW2, tudo no max, rodou perfeitinho, nem caiu pra baixo de 60 fps, mas depois de uns 10minutos de jogo, ele de um freeze e apareceram umas listras pretas com uma tela bege no fundo.

Pesquisei sobre o assunto, mudei o driver (tava o 10-2 eu mudei pro hotfix 10-1, que supostamente resolveria tudo) mas continuou dando o pau, também ocorreu o mesmo no Dragon Age, só que tive mais tempo de jogo.

Então resolvi sair do Windows 7 x64 e ir pro Vista x64, pois lí qu talvez fosse pau do Win 7.

Depois de trocar fui testar com o Jogo do Avatar, também com tudo no máx, após uns 10minutos de jogo voltou a dar o pau, só que desta vez a tela ficou preta após as listras e eu consegui fechar o jogo.

O Windows avisou que o driver parou de funcionar(amdkmdap) mas foi recuperado.

Estou desesperado, isso é pau de hardware? Me venderam uma VGA bichada?

Não pode ser a temperatura, tenho 7 fans no Gabinete e eu tentei jogar usando o cooler dela no 100% e mesmo assim deu pau.

Help pelamordedeus T___T

Edit: Já testei ela no 3DMark com tudo no max 1600x1200, não deu pau algum e no FurMark também, o máx que aconteceu foi chegar a 92ºC, normal até 120º não?

Estou exatamente com o mesmo problema que o Yacksoba.

Tentei entrar em contato em mensagem privada com ele pra saber como ele resolveu o problema, mas não consigo porque precisa ter mais que 4 mensagens.

Atualmente já existe uma solução pra isso?

Não consegui ler todas as 59 páginas do tópico! =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu apostaria em problema de hardware, já que são 2 problemas idênticos. No caso do Yacksoba, ele ainda trocou de sistema operacional, que para mim dá a certeza que o problema é a VGA.

Eu tentaria entrar em contato com a XFX pra pedir outra VGA, e em último caso trocar de modelo.

Tente fazer um teste, baixe os clocks para o padrão (pelo Afterburner ou pelo Catalyst) e veja se a placa continua com problema. Se ela estabilizar já fica com 110% de certeza de que é a VGA, e a XFX não vai ter o que fazer.

Quais são as temps que a placa chega durante os jogos? Ela dá problema em idle ou usando o windows?

Depois retorna pra galera o que rolou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

Pelo tipo do erro imaginei que fosse alguma coisa referente ao sincronismo vertical...

desabilitei a função da placa de video e o erro continuava...

fui fazendo testes e mais testes...

habilitando e desabilitando funções...

e é esquisito...

o problema parece estar na função de reflexo..

pois é...

jogo games em tudo no maximo somente com a função de reflexo desabitado e nada da problemas...

é habilitar e puff... alguns minutos jogando e da problema!

então acabo jogando sem reflexo e sem problemas!

esquisito não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Gostaria de tirar uma dúvida aqui neste tópico.

Como tenho uma 5870 não sei aqui seria o melhor lugar.

Gostaria de saber dos colegas se valeria a pena trocar um HD5870 XFX por uma HD6970 Sapphire? :confused:

Colega, pela sua assinatura vejo que você tem um ótimo PC. Não vejo necessidade de você fazer esse upgrade, pois a Radeon HD 6970 não é tão mais forte que a Radeon HD 5870 assim não. Fora que para seu processador não der um gargalo (muito pequeno, pois seu processador é ótimo) na Radeon HD 6970, seria necessário um overclock, mesmo que leve. Acho que você deveria deixar seu PC como está por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal,

estou meio encabulado com uma questão aqui, vejam se podem me ajudar...

Estou fazendo modelagem 3D usando o software Maya, porém quando eu vou utilizar uma ferramenta de pintura, ele simplesmente fecha.

O pessoal disse que as placas da Nvidia são melhores para com programas como este, mais o caso é que uma HD5870 1GB é uma placa 'porreta', e tenho certeza que ao menos uma pintura num modelo 3D ela suporta uma vez que computadores inferiores rodam sem problema algum.

Quero saber... se alguém aqui já ouviu falar deste erro, como foi solucionado? porque eu testei o catalixo 10.2, 11.6 e 9.3 e ainda nada.

Alguma pessoa sabe algum modo de fazer algum teste, alguma luz no fim do túnel sei lá, porque comprei essa placa pra não ter dor de cabeça com coisa gráfica e como meu projeto não é nenhuma Pixar da vida, é somente um CUBO então creio que o problema seja nela.

Configuração do meu PC:

AMD Phenon II x6 [six core] Black Edition

2x2GB GB Ram Patriot

ATI Radeon HD5870 1GB

Monitor BX2250 21'5 LED Full HD

HD 1 TB Seagate~

Qualquer ajuda, agradeço horrores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

estou meio encabulado com uma questão aqui, vejam se podem me ajudar...

Estou fazendo modelagem 3D usando o software Maya, porém quando eu vou utilizar uma ferramenta de pintura, ele simplesmente fecha.

O pessoal disse que as placas da Nvidia são melhores para com programas como este, mais o caso é que uma HD5870 1GB é uma placa 'porreta', e tenho certeza que ao menos uma pintura num modelo 3D ela suporta uma vez que computadores inferiores rodam sem problema algum.

Quero saber... se alguém aqui já ouviu falar deste erro, como foi solucionado? porque eu testei o catalixo 10.2, 11.6 e 9.3 e ainda nada.

Alguma pessoa sabe algum modo de fazer algum teste, alguma luz no fim do túnel sei lá, porque comprei essa placa pra não ter dor de cabeça com coisa gráfica e como meu projeto não é nenhuma Pixar da vida, é somente um CUBO então creio que o problema seja nela.

Configuração do meu PC:

AMD Phenon II x6 [six core] Black Edition

2x2GB GB Ram Patriot

ATI Radeon HD5870 1GB

Monitor BX2250 21'5 LED Full HD

HD 1 TB Seagate~

Qualquer ajuda, agradeço horrores.

Olá Vinaiver,

Cara será que esse problema não pode ser outro, tipo o software do Maya ou pau no windows mesmo?

Sua placa dá pau em outros programas?

Dou uma judiada na minha aqui rodando jogos tudo em full e até hoje não tive nenhum problema...

Qualquer coisa avisa ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei o quanto o Maya é pesado, mas se o seu sistema tiver uma vídeo onboard experimente desligar a HD5870 e ver se o problema persiste.

Na minha opinião, isso é problema com o programa, mas nunca se sabe. Então se puder teste com outra VGA, emprestada ou onboard, é o único jeito de saber se o problema é a VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Vinaiver,

Cara será que esse problema não pode ser outro, tipo o software do Maya ou pau no windows mesmo?

Sua placa dá pau em outros programas?

Dou uma judiada na minha aqui rodando jogos tudo em full e até hoje não tive nenhum problema...

Qualquer coisa avisa ai.

Olá Cervejetariano.

Obrigado pela resposta, o software eu já reinstalei tanto versão trial, crackeada e a versão para estudante, todas deram erro no mesmo lugar.

Eu rodo os últimos jogos que existem com 60fps sem problema.

:/ disseram para tentar reparar o sistema operacional e reinstalar o driver do chipset e video, mais sei lá, o windows é original cara, impossível ser coisa do windows, é tudo novinho, e não tem vírus algum aqui.. algumas outras sugestões?

Obrigadão.

Eu não sei o quanto o Maya é pesado, mas se o seu sistema tiver uma vídeo onboard experimente desligar a HD5870 e ver se o problema persiste.

Na minha opinião, isso é problema com o programa, mas nunca se sabe. Então se puder teste com outra VGA, emprestada ou onboard, é o único jeito de saber se o problema é a VGA.

E ai Gian_Covre,

O maya em si não é pesado não, renderizar que se torna árduo para processadores e RAM de baixo padrão.

O meu até então aguenta bem bem esse programa, tanto que não faz nem cosquinha no processador enquanto mexo, o problema é que já mudei versões do driver da GPU, e versões do programa, e nada.

:~

o programa simplesmente dá pau e tenho que dar um OK lá, ele até chega a salvar uma cópia de emergência do arquivo, mais ele fecha dps de avisar.

Estranho demais.

Amigo meu está com um Alienware também, bem forte e também tem uns lag com o tréco de pintura, mais não é o mesmo problema, uma vez que um Core2Duo funciona sem problemas.

Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o melhor modelo da HD 5870:

VGA Sapphire 1024MB (1GB) ATI Radeon HD5870 DDR5 PCI-Express - 11161-01-40R

VGA Sapphire 1024MB (1GB) ATI Radeon VAPOR-X HD5870 GDDR5 HDMI PCI-Express OC 288-1E140-100SA

VGA XFX 1024MB (1GB) ATI Radeon HD5870 DDR5 PCI-Express DisplayPort HD-587X-ZNFC

Em desempenho acredito que todas são praticamente iguais, mas em refrigeração é a Vapor-X com toda certeza. Claro que ela é mais cara que as demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida de leve aqui galera,

tenho uma XFX HD5870 Black Edition 875/1300 @ 1000/1330

e estava pensando em comprar uma nova VGA para se fazer CrossFireX

porém esse modelo igual a minha VGA está muito difícil de se encontrar,

achei uma HD5870 Sapphire por R$600 com os clocks padrão (850/1200) ..

a dúvida seria teria algum problema em usar-las em Crossfire ?

teria como eu fazer Over apenas na Sapphire para se aproximar do clock da XFX ?

Agradeço as respostas desde ja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo Cervejetariano,

na Kabum os preços estão bem parecidos.: http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?string=5870&buscar.x=20&buscar.y=15

Então vou pegar a Sapphire Vapor X então.

Ela roda legal com o m4a88td-v evo usb3 + phenom 2 x4 955/ou 965 black edition?

Amigão, se você quiser mesmo a 5870 tenho essa aqui da Sapphire (não é vapor-x) mais barato: 599,00

Mas se pode pagar esse preço que me passou, pegaria já uma 6950 de 2gb por 781,91 a vista no kabum

Esse seu processador acho q poderia ser substituido por um i5 2500 com uma MB Gigabyte ou Asus (minha preferida).

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...