Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema MIU

BrainStorm

Posts recomendados

Olá galera, eu tenho em mente um desafio lógico para conhecedores de qualquer linguagem de programação rápida com suporte a multithreading ( ou não :huh: ).

Estou lendo um livro, bastante conhecido por sinal: "Gödel, Escher e Bach - um entrelaçamento de gênios brilhantes", e um dos capítulos expõe e disserta a respeito de um Sistema formal, o Sistema MIU.

No livro, ao ser proposto a tentar o "jogo", peguei papel e caneta, memorizei as regras e... resolvi continuar a ler :lol:. Mas como eu nunca desisto de nada, pensei: "Vou tentar escrever um programa pra resolver isso e me responder o "teorema" MU ( explico adiante ), infelizmente, mesmo com meu cochecimento básico de C++ e de Delphi eu não consegui pensar em nenhum algoritmo inicialmente válido... pra quem tem um tempinho vou explicar o sistema MIU a seguir, deixando de lado os detalhes técnico/filosoficos que não são necessários a criação do almejado algoritmo:

O objetivo do jogo é produzir a sequencia de caracteres 'MU';

Inicialmente é dado a cadeia de caracteres 'MI' ao "jogador";

Deve-se "jogar" obedecendo rigorosamente as 4 leis a seguir:

1 - Se você possuir uma cadeia de caracteres cuja última letra é 'I', pode-se acrescentar um 'U' ao final.

2 - Suponhamos que
você
tenha 'M'x ( M seguindo de qualquer cadeia de caracteres ), Nesse caso você poderá acrescentar Mxx a sua coleção.

Ex: se tenho 'MI' posso obter em 'MII'

se tenho 'MIUIIU' posso obter 'MIUIIUIUIIU'

3 - Se 'III' ocorrer em qualquer parte de sua cadeia de caracteres, você poderá produzir uma nova sequência com 'U' ao invés de 'III' ( o contrário jamais é permitido )

4 - Se 'UU' ocorrer em qualquer parte de sua cadeia de caracteres, você poderá produzir uma nova sequência com 'U' ao invés de 'UU' ( o contrário é jamais é permitido )

Lembrando que aplicar ou não uma regra fica a criterio do "jogador", pode se ir aplicando uma regra so por exemplo, lembrando também q sempre começa-se com 'MI', pode ir aplicando a primeira, depois uma vez a segunda e tal... O que me remete a necessidade de uma algoritmo de IA.

Espero que programadores capazes de criar tal algoritmo se interessem pelo sistema formal que aqui apresentei, visto que o proximo capitulo do livro me informa que não há resposta ainda. :(

Estou me esforçando por aqui (* tenho tempo livre pra essas coisas ^^ ), vamos ao 'MU' !! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.