Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligar núcleo Phenom II x3 720


xzGab

Posts recomendados

Pessoal, estou para comprar um Phenom II x3 720 Black, mas a maior parte do tempo ele será usado pelos meus irmãos, que embora não usem aplicações pesadas, ficarão nele o dia todo (ou até que eu chegue da universidade e os expulse :D).

Gostaria de saber se há como desligar 1 ou 2 núcleos do processador enquanto eu estiver fora. Parece maldade, mas eles só ficam no MSN e jogando um jogo online chamado Grand Chase, que nem precisa de placa de vídeo pra rodar. Como eles só saem do computador para dormir (ou quando eu quero pegar no pc) eu me preocupo com o consumo elétrico da casa.

Outra coisa, tenho também um guerreiro Athlon 2400+. Quando for usar pra fazer download (principalmente de madrugada) é melhor usar Phenom (com Cool n' Quiet) ou ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, desativar um ou dois núcleos não é possível, mas habilitando o Cool'n Quiet ele já será muuuuito econômico, pois nessas tarefinhas básicas os núcleos vão operar a meros 800mhz!

O Athlon 2400 se não me engano tem Cool'n Quiet tb... se for pra virar a noite em downloads eu usaria ele, tanto que aqui eu tenho um X3 720 para trabalhos mais pesados e downloads eu deixo pro meu guerreiro Sempron 2800+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara não recomendo a troca constante do Processador, pois nem a placa mãe nem o processador foi feito para ser trocado constantemente, isso sem falar que essa troca pode ocasionar por acidente a quebra de um pino e involuntariamente o resecamento da pasta térmica, aconselho ao amigo zxGab a estipular um horario para o Pc ficar ligado com teus irmãos e após isso ele só ser ligado quando o amigo chegar em casa, pois desativar núcleos do processador é impossivel nos dias de hoje!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara não recomendo a troca constante do Processador, pois nem a placa mãe nem o processador foi feito para ser trocado constantemente, isso sem falar que essa troca pode ocasionar por acidente a quebra de um pino e involuntariamente o resecamento da pasta térmica, aconselho ao amigo zxGab a estipular um horario para o Pc ficar ligado com teus irmãos e após isso ele só ser ligado quando o amigo chegar em casa, pois desativar núcleos do processador é impossivel nos dias de hoje!!

Aêê Ramon, eu parti do pressuposto de que ele tem 2 pc's... agora trocar só o processador é loucura total mesmo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Athlon XP não tem suporte a Cool 'n Quiet.

E dá pra desativar 1 ou mais núcleos do processador sim, na Bios dá pra fazer isso, aqui é indicado como "CPU Downcore".

Mas no geral, utilizar o Cool 'n Quiet com o PII 720 BE é mais do que suficiente, e imaigno que consuma menos energia que o Athlon XP 2400+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Athlon XP não tem suporte a Cool 'n Quiet.

valeu... eu não sabia disso

E dá pra desativar 1 ou mais núcleos do processador sim, na Bios dá pra fazer isso, aqui é indicado como "CPU Downcore".

Que legal, mas é preciso uma placa com mais recursos pra conseguir isso, a minha não tem essa opção.... e mesmo assim não acho legal ter o trabalho de ficar ativando e desativando núcleos só por causa da garotada... o Cool'n Quiet já tá bom d+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e mesmo assim não acho legal ter o trabalho de ficar ativando e desativando núcleos só por causa da garotada... o Cool'n Quiet já tá bom d+

Tambem acho esse negócio de ficar mexendo e remexendo o hardware por causa da "fobia" de garotada não vale a pena pois quando estraga nenhum deles assumira a culpa e o prejuizo fica no nosso bolso, por isso que meu Pc só fica ligado quando eu estou em casa, e quando ligam ele eu sei e chamo no esporro, pois me ajudar a comprar ninguem quer, mais ajudar a estragar...

Amigo criador do tópico falo assim mais não estou me referindo a teus irmãos, é por que tenho irmã e primo que adoram MSN e orkut, ja conheço meu povo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples, deixa o CnQ ativado ué..

Vai diminuir o consumo a quase algo insignificante enquanto eles estiveram no pc, e quando você estiver também.. Ao ser exigido, o processador volta pro clock normal, e pronto.

Ou pode deixar o pc antigo pra eles, o que é bem mais interessante.

Pc é pra uma pessoa usar; COmpatilhar computador é tirar privacidade de uma pessoa

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me importo em dividir o PC, o problema é só a conta de energia mesmo...xD

Dei uma pesquisada e parece que o processador desliga automaticamente os núcleos não usados (coisa que o Phenom xxxx não fazia). Acho que no CnQ o consumo do Phenom II será até menor que o Athlon XP mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu... eu não sabia disso

Que legal, mas é preciso uma placa com mais recursos pra conseguir isso, a minha não tem essa opção.... e mesmo assim não acho legal ter o trabalho de ficar ativando e desativando núcleos só por causa da garotada... o Cool'n Quiet já tá bom d+

se seus irmãozinhos não forem esperto, você pode desativálos no Windows

siga os passos:

Verifique se está no usuário "Administrador", caso não execute como administrador.

escolha executar, digite - MSConfig - aba inicialização do sistema - opções Avançadas - na aba marque "Número de Processadores" escolha quantos quer ativos, e Zas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se seus irmãozinhos não forem esperto, você pode desativálos no Windows

siga os passos:

Verifique se está no usuário "Administrador", caso não execute como administrador.

escolha executar, digite - MSConfig - aba inicialização do sistema - opções Avançadas - na aba marque "Número de Processadores" escolha quantos quer ativos, e Zas!!!

Essa dica foi fantástica!!! Tanto que eu vou abrir um novo tópico de um problemão que eu tô aqui e essa dica pode ser chave para encontrar a causa. Já já posto o link aqui... valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se seus irmãozinhos não forem esperto, você pode desativálos no Windows

siga os passos:

Verifique se está no usuário "Administrador", caso não execute como administrador.

escolha executar, digite - MSConfig - aba inicialização do sistema - opções Avançadas - na aba marque "Número de Processadores" escolha quantos quer ativos, e Zas!!!

Isso no windows vista, xp ou 7?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se seus irmãozinhos não forem esperto, você pode desativálos no Windows

siga os passos:

Verifique se está no usuário "Administrador", caso não execute como administrador.

escolha executar, digite - MSConfig - aba inicialização do sistema - opções Avançadas - na aba marque "Número de Processadores" escolha quantos quer ativos, e Zas!!!

Aqui no meu WIn XP pro. A opção de "opções Avançadas". Esta desabilitada e não sei como habilitala.

COmo faço?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos, entre o XP e o 7 muda apenas a aba, se não me engano no XP (opçõe avançadas) fica na aba BOOT.INI

Exatamente . Mais no meu como disse a opção fica desabilitada Ai nao tem como Ativala. =(

Editado:

Ahhh, consegui. =D O problema se deu porque. eu tava selecionando a linha de boot do Windows Recovery Console" E não a linha de boot do WIndows.

Valeu. sua dica é muito boa. E Obrigado pela atenção !

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente . Mais no meu como disse a opção fica desabilitada Ai nao tem como Ativala. =(

Editado:

Ahhh, consegui. =D O problema se deu porque. eu tava selecionando a linha de boot do Windows Recovery Console" E não a linha de boot do WIndows.

Valeu. sua dica é muito boa. E Obrigado pela atenção !

Grande Abraço

Apos a alteração, entre no gerenciador de dispositivo e veja quantos cores ativos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...