Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HP ou Powernote


vnaguiar

Posts recomendados

Pessoal do Forum e meu primeiro post e se estiver no local errado me falem.

Estou com duvida na compra de um notebook para trabalho e alguns jogos (PW,Crisys,AOE 3) estou com duvida entre essas duas configurações quais os pros e contras, e por favor me ajudem na escolha:

Caso tenham coisa melhor de ate 3.500 reais me falem por favor.

Da Powernote, Modelo K4650 com a opção 1 e 4 gb de memoria: http://www.powernote.com.br/4650.htm

Da HP, HP Pavilion dv5 1270br: http://h10010.www1.hp.com/wwpc/br/pt/ho/WF06b/321957-321957-3329744-64354-64354-3744212-3933236.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara se tu quer jogar algum jogo recente com qualidade não tem nem como comparar a placa de video do powernote com a do Hp,

ati hd4650,video dedicado 512 mb ddr3

ati hd3200, video integrado, compartilha memoria com o sistema

vai de powernote

Rmoraes falou tudo, acho q é um diferença importante na hora da sua compra.Vou falar sobre outras diferenças importantes. O powernote é um barebone, é um computador pronto q a powernote compra e bota uma etiqueta com o nome. Mesmo q alguem fale o contrario, por ser um barebone ele é um produto inferior em acabamento e teoricamente em "qualidade e comfiabilidade". O Hp já um produto renomado no mercador possui excelente acabamento e qualidade de um modo geral.

O powernote é pagamento a vista e nao vem com OS, se você quiser botar OS e outras coisas, você já vai ter um notebook de 4 mil reais.

O HP já vem com OS e tudo certinho, e você ainda vai ganhar o windows 7 de graça.

Se você nao for um gamer ou uma pessoa q trabalhe com projetos muito pesador no Maya e 3d max por exemplo. A placa do HP já vai te atender muito bem.

Nao entendi muito bem a sua comparação entre essas duas máquinas. O blue-ray é algo indispensável pra você ?

Posta o que você pretende fazer com essa note q eu acho q os colegas do forum vão poder te ajudar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ele disse que quer Crysis, AOE 3...

Vai de Powernote, placa de video uns 800% melhor, sem exageros...

Baita note, e pode comprar sem medo, o acabamento externo nao é dos melhores, mas a firma tem peça de reposição e tal...

Melhor nao pensar no pior, melhor nao pensar que terá problemas mas se tiver, terá de esperar algo em torno de 1 mes pra consertar, como em qualquer outra máquina, dependendo do defeito...

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal do Forum e meu primeiro post e se estiver no local errado me falem.

Estou com duvida na compra de um notebook para trabalho e alguns jogos (PW,Crisys,AOE 3) estou com duvida entre essas duas configurações quais os pros e contras, e por favor me ajudem na escolha:

Caso tenham coisa melhor de ate 3.500 reais me falem por favor.

Da Powernote, Modelo K4650 com a opção 1 e 4 gb de memoria: http://www.powernote.com.br/4650.htm

Da HP, HP Pavilion dv5 1270br: http://h10010.www1.hp.com/wwpc/br/pt/ho/WF06b/321957-321957-3329744-64354-64354-3744212-3933236.html

Náo tem a menor comparação.

O processador do PowerNote é bem superior ao do HP. A placa de vídeo, então, nem se compara...

A HP realmente é uma marca mais confiável e tal, e o PowerNote é barebone. Se você gosta de frescuras e design, vá de HP. Mas se o que você quer é um computador de verdade, opte pelo PowerNote.

Quanto à assistência técnica, é uma coisa bem relativa - todos sabemos que se o notebook der problema, o suporte vai ser sofrível em qualquer dos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas Gateway não é MUITO MELHOR não.. são empresas concorrentes e totalmente equilibradas.

A diferença é que a powernote monta os notebooks no brasil e a gateway importa os notebooks prontos para revenda.

Tanto gateway quanto powernote só li coisas boas sobre a assistência técnica, todos casos resolvidos em menos de 1 semana, o contrário da HP que a maioria dos casos que eu leio são clientes raivosos perguntando como proceder (com dúvidas em abrir processo no procon ou juizado especial). Tá bom, um pouco exagero, mas li vários casos de notebooks ficando mais de 1 mês na assistência, e alguns indo com um problema e voltando com outro, coisas que não acontecem com Powernote nem Gateway.

Eu recomendo a você comprar ou gateway ou powernote, você estará comprando notebooks que não irão te dar dor de cabeça. Dependendo do seu orçamento cada empresa terá sua vantagem. Para orçamentos de 2700 até 3000 vá de gateway série M. Para orçamentos de 3000 a 3900, de powernote k4650. Para orçamentos de 4000 pra cima você terá que decidir, entre uma tela de 15.4" (PN) com note mais discreto e uma de 17" (Gateway) com um note mais "tcham", ambos notes tem qualidade excelente, para tirar mais dúvidas é só procurar reviews sobre cada um: Powernote M860 (Sager NP8662 é o nome internacional) ou Gateway P-7805, P-7807, P-7809 (também é conhecido assim internacionalmente).

Edit: Pra Crysis, o mínimo que você tem que ter pra jogar razoavelmente seria um powernote k4650.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas Gateway não é MUITO MELHOR não.. são empresas concorrentes e totalmente equilibradas.

A diferença é que a powernote monta os notebooks no brasil e a gateway importa os notebooks prontos para revenda.

Tanto gateway quanto powernote só li coisas boas sobre a assistência técnica, todos casos resolvidos em menos de 1 semana, o contrário da HP que a maioria dos casos que eu leio são clientes raivosos perguntando como proceder (com dúvidas em abrir processo no procon ou juizado especial). Tá bom, um pouco exagero, mas li vários casos de notebooks ficando mais de 1 mês na assistência, e alguns indo com um problema e voltando com outro, coisas que não acontecem com Powernote nem Gateway.

Eu recomendo a você comprar ou gateway ou powernote, você estará comprando notebooks que não irão te dar dor de cabeça. Dependendo do seu orçamento cada empresa terá sua vantagem. Para orçamentos de 2700 até 3000 vá de gateway série M. Para orçamentos de 3000 a 3900, de powernote k4650. Para orçamentos de 4000 pra cima você terá que decidir, entre uma tela de 15.4" (PN) com note mais discreto e uma de 17" (Gateway) com um note mais "tcham", ambos notes tem qualidade excelente, para tirar mais dúvidas é só procurar reviews sobre cada um: Powernote M860 (Sager NP8662 é o nome internacional) ou Gateway P-7805, P-7807, P-7809 (também é conhecido assim internacionalmente).

Edit: Pra Crysis, o mínimo que você tem que ter pra jogar razoavelmente seria um powernote k4650.

Rapaz eu nao gosto de gateway,acho meio tramoia mas de qlq maneira querer comparar a qualidade de GATEWAY que uma das maiores marcas do planeta e que tem um acabamento perfeito com um barebone montado num escritório no Rio de janeiro é um absurdo !! Os proprios usuarios da powernote dizem que o acabamento deixa a desejar e que o plástico usado nos notes é uma piada.

A gateway é concorrente da powernote só aqui no brasil amigão, que pelo que eu saiba a gateway brasil nao tem um vinculo real com a gateway americana então faz o comercio em pequenas quantidas assim como a powernote. Essa garantia que eles dão é tão maravilhosa porque eles vendem 3 notes no mesmo tempo que a hp vende 30 mil, se a powernote vende-se 30 mil notes você pode ter certeza que a ATT iria virar uma piada, porque eles são uma empresa de escritorio.A att da HP é igual a uma dell da vida cara, é muito boa, mas demora e como tem muitas maquinas tem muito problema.

Cara sinceramente "o contrário da HP que a maioria dos casos que eu leio são clientes raivosos perguntando como proceder (com dúvidas em abrir processo no procon ou juizado especial). Tá bom, um pouco exagero, mas li vários casos de notebooks ficando mais de 1 mês na assistência, e alguns indo com um problema e voltando com outro, coisas que não acontecem com Powernote nem Gateway. o que você lê é a minoria da minoria dos casos existentes.Não existe empresa perfeita até a ferrari que vende produtos totalmentes exclusivos deve ter processos de clientes.

Pra terminar, você e uma grande quantidade de pessoas falam dos produtos da powernote e gateway, como se pagar 3 mil à vista fosse a realidade do nosso pais.Não é!!!! e você pode ter certeza que 90% dos caras que vocês aconselham comprar essas maquinas acabam comprando um dell ou um HP.

Esse tipo de pagamento nao é a realidade das pessoas cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reyhead é logico que pagar 3 mil reais à vista não é pra qualquer um. Porém, pode ter certeza que quem procura notebooks como esses (gateways e powernotes), com placa de vídeo dedicadas e ótimas configurações, possuem esse dinheiro sim. Infelizmente é ruim ter que pagar a vista, mas as empresas seguem nessa proposta e pelo que sei vendem muito bem. Eu, sinceramente, quando possível, prefiro pagar mercadorias acima de 3 mil reais à vista do que parcelar várias vezes. Valores altos são dívidas que acumulam sobre dívidas.

E repito, notebook como essses não são pra todos desse jeito que você queria, é teoricamente impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio fora do assunto do tópico.

Eu nao vejo assim, tem uma certa minoria que compra esses notes à vista, mas como eu disse a grande maioria que diz que vai comprar esses note aqui no forum acabam optando por um HP etc, pois pagar 3000 reais a vista, pelo menos pra mim é um absurdo.Não é pela falta de dinheiro que isso pra mim Graças a deus é possível.Eu falo no sentido economico , poi eu prefiro deixar meu dinheiro parado rendendo mesmo q seja 1% por mes na poupança do que gastar tudo de uma vez. BTW nao era isso que eu queria falar quando fiz meu poste, eu quis dizer que muitos membros forum tem certa tendência estranha de querer "vender" gateway e powernote como se fossem um produto que qlq pessoa compra, várias e varias vezes já vi gente aqui no forum postar num tópico onde o cara queria um notebook de até 2500 reais parcelado e dizer:

Po cara essse note ai é bom sim, mas a PV é muito ruim acho q você deveria pegar um powernote que tem um PV QUE é O BIXO !!!!!!!! Só que nao avisam pro cara que é um notebook quer precisa de upgrades e vem sem SO, se você botar os 2gb de ram a mais e um SO e parcelar você já vai pagar mais de 4800 reais.

Isso sempre acontece aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso das pessoas "vender" os notes e comprarem outras marcas eu não sei. Mas das que realmente compraram, só falaram bem das empresas.

Por isso não gosto dessas coisas, pelo visto você não pesquisou sobre a powernote. Ela não usa "barebones montados num escritório no rio de janeiro". Ela usa barebones CLEVO e COMPAL, que são marcas conhecidas mundialmente, e em nenhuma pesquisa que eu fiz (e olha que já estou pesquisando a mais de 1 mês, tanto sobre a powernote quanto sobre os barebones) eu não vi nenhuma crítica sobre a qualidade do material em si, pelo contrário. O que eu li várias vezes é sobre os barebones não serem tão bonitos quanto notes de "marca", mas isso sempre será assim.

Resumindo, sim a gateway tem um acabamento ótimo, mas não diga que os powernote tem má qualidade porque não é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, vamos colocar as configs dos notebooks citados no topico, pois estou vendo o pessoal falando do Gateway, mas ate agora nao vi nem o modelo dele.

POWERNOTE K4650

Intel CORE 2 DUO T6400 2.0GHZ

Tela de 15.6” pol. 1366x768 Widescreen alto brilho

ATI RADEON 4650 512MB DDR3 dedicados Destaque placa de video

2GB Ram DDR-3 1066mhz

HD de 320 GB SATA2 5400 RPM

Gravador de DVD e CD com Dual Layer

Rede 10/100/1000 Gigabit

4USB / HDMI

Câmera Digital

WI-FI INTEL 802.11 A/B/G/N

Como disse em uma mensagem anterior, seria melhor comparar o powernote, com o modelo dv4 1285dx, da hp, que chega a competir com o este modelo do powernote.

Core 2 Duo 2.4 GHZ P8600 - 3 MB Cache

6 GB RAM DDR2 667 MHZ (ate 8 GB)

WI-FI INTEL 802.11 A/B/G/N

Rede 10/100/1000 Gigabit

HD 500 GB Sata

Gravador de DVD com Light Scribe

Tela de 17"1 Wide Infinity Cristal

GFORCE 9600 GT com 512 MB Dedicado Fica um pouco atras da 4650 cerca de 25 placas atras de acordo com o site notebookcheck... hehe e bom lembrar que a 9600gt ainda pertence a classe dois e bem melhor do que a placa do hp 1270

Depois postem as configs do Gateway..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta ai o link do Gateway mais recomendado do forum http://www.gatewaybrasil.com.br/modelos/M-6888U.htm, mas quanto a este papo de marca eu só tenho uma coisa a dizer ou você compra um note que te atenda em tudo que você queira ou compre outro e passe raiva, marca é um detalhe indspensavel mas a powernote ja montou uma linha de confiança no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu pesquisei, comprar no mercado livre não é uma boa opção, além disso o dv7 1285dx não tem garantia no brasil. Mas o notebook serve como comparação, as configurações dele estão boas, mas o k4650 é bem mais superior.

Se eu não tivesse dinheiro pra comprar um powernote, eu iria de Gateway série M (o com a HD2600)... mas com somente 300 reais de diferença o k4650 é a melhor opção nesse preço (minha opnião).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidi que a melhor escolha sera a power note, mas se alguem tiver outra opção e notebook de uma empresa confiavel ate 3.500 reais me avisem por favor.

Obrigado por todas as respostas

pessoal, vou falar da minha experiência com powernote...

comprei meu note em maio/2008. Paguei R$3.900

com menos de um mês de uso, ele começou a dar problema na tecla de espaço...ficava apertando sozinha...não dava pra usar o note

tava na garantia, mandei pro RJ pros caras consertarem

demorou mais de um mês e não me falavam o que era...

no fim, falaram que era problema no PROCESSADOR e que o mesmo seria trocado

o note voltou, com a barra de espaço funcionando normal (está funcionando até hj)

logo depois q o note voltou, o jack do fone de ouvido voltou sem funcionar

ou seja, ele foi pro RJ com um problema que foi consertado

e me arrumaram outro problema

como eu não podia ficar sem o note tanto tempo (demorou pra ****** pra me mandarem de volta) não mandei pra lá e minha saída de fone de ouvido não funciona até hj

um tempo depois, reparei que a lateral do note tava meio solta. achei que era uma travinha que tinha quebrado e larguei mão....continuei usando o note normalmente....

pois hoje estava mexendo no meu note, quando virei de ponta-cabeça e vi que na verdade, o problema ERA QUE ME MANDARAM O NOTE FALTANDO UM PARAFUSO!!!! desde NOVEMBRO que foi quando me mandaram de volta do primeiro conserto...

eu tirei um parafuso da frente e coloquei lá...e o

ou seja...usei o note **** tempo com esse problema, fez uma pequena rachadura na carcaça e era culpa de uma ***** de parafuso que eles não colocaram

e agora a cereja do bolo

essa semana meu touchpad começou a clicar sozinho

eu mexo o touchpad e ele sai clicando em tudo, selecionando tudo

uma beleza

além disso, hoje a tela do note parou de funcionar...fica td escuro

consigo perceber q o note tá ligado, na tela inicial do windows (de senha) e a tela não acende

éé...será q isso é a regra da powernote? ou será q dei muito muito muito azaar?

e tudo isso em 1 ano e 4 meses

então, pensem bem antes de comprar

vejam se só o preço vale a pena...

os notes de marca não seriam tão mais caros se não tivessem um diferencial

o pessoal da powernote te atende bem, te responde muito bem pra tudo

até você ter problema e pedir pra eles consertarem seu note

eles não admitem que falham

uma vez cobrei o Fábio lá da demora pra devolver o note e ele me ligou, me esculachando.

então....cuidado...

para o próximo eu vou de gateway ou marcas "famosas"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mr.juliaum queira saber se o vendedor que voce indicou do ML e confiavel ou não?

O vendedor, oferece mercado pago, o que da uma segurança muito boa ao fazer uma compra, outro detalhe e que ele fica ai no Parana, bem perto onde você mora, se comparado as lojas em Sao Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

porém tambem, tem este site que e muito famoso, e que tambem tem referencias boas aqui no Clube do Hardware, e a loja Inoxx

Segue o link do produto.

http://www.snetcommerce4.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=54732&cd=jgfdgf0,ASjeg&cdgc=nflZYc18CSc&sid=5i1pln7n8bcnq34rlb2qivfu34-1254075287

Depois do relato do powernote com bmgigliotti, da para ficar meio pensativo... hehehe

Olha bem o que você quer, a melhor maneira de comprar um notebook, e pensando em qual peca ira te atender por mais tempo, sem precisar de upgrade, e nem que este upgrade seja caro demais, todos nos sabemos que o componente mais difícil de upgrade em um notebook, e a placa de video, então, esta e a hora da decisão... hehe

Flws:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso das pessoas "vender" os notes e comprarem outras marcas eu não sei. Mas das que realmente compraram, só falaram bem das empresas.

Por isso não gosto dessas coisas, pelo visto você não pesquisou sobre a powernote. Ela não usa "barebones montados num escritório no rio de janeiro". Ela usa barebones CLEVO e COMPAL, que são marcas conhecidas mundialmente, e em nenhuma pesquisa que eu fiz (e olha que já estou pesquisando a mais de 1 mês, tanto sobre a powernote quanto sobre os barebones) eu não vi nenhuma crítica sobre a qualidade do material em si, pelo contrário. O que eu li várias vezes é sobre os barebones não serem tão bonitos quanto notes de "marca", mas isso sempre será assim.

Resumindo, sim a gateway tem um acabamento ótimo, mas não diga que os powernote tem má qualidade porque não é verdade.

Pelo visto eu acompanhei o topico que teve a primeira venda do powernote GT aqui no forum. ELE falou que o plastico do notebook é vagabundo, ELE falou que o notebook era feio e mal acabado.

Eu sei que sao barebones da compal, eu to falando é que essa empresa monta e vende seus barebones "DA COMPAL" em uma salinha do Rio de Janeiro. E para uma empresa da vendagem da powernote , aparecer um usuario reclamando dessa maneira mostra que é uma empresa como as outras, tem defeitos e faz besteira. Acho tb que se você pesquisar por mais de um mês, você ira perceber que a powernote adora esquecer de ligar os cabos do LCD direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha acho que ta igual pra igual, ja que os notebooks da HP e da powernote tem um serviço não tão bom de garantia, mas a respeito do notebook HP que voce recomendou ele não e superior ao powernote não, e a outro com um preço ate 3.5k que seja melhor? teclas de notebook são boas pra jogos? a placa de video da HP não super aqueceria, vou leva lo para o norte do pais (viagem) quanto mais frio melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que li nesse tópico, novamente os mesmos usuários tentando fazer a cabeça do dono do tópico para comprar um Powernote.....

Se vocês pesquisarem bem, vão ver que são sempre os mesmo.."Powernote são os melhores em tudo".....Vão perceber que esses mesmos usuários tentam fazer a cabeça de todos, usando de todos artifícios para convencer aos que entram aqui pedindo informação sobre qual melhor notebook....Veja só o exemplo abaixo, no link.....

http://forum.clubedohardware.com.br/gateway-p-7805u/718057/2

Reparem as duas ultimas postagens no link acima:

O usuário diz ao usuário que só indica powernote: " Powernote eu dispenso....." e diz que tem interesse num Asus......

Ai não satisfeito por não ter conseguido convencer o usuário que a melhor coisa do mundo é o Powernote, esse usuário continua ainda tentando a lavagem cerebral dizendo: "se dispensa os powernote, nacional em loja confiavel, com garantia e NF então só resta o Gateway" ........e ainda diz que o Asus que o usuário tem interesse tem problema de aquecimento.........

No forum adrenaline, ainda é pior, 100% das indicações desses mesmos usuários são POWERNOTE, engraçado que todos que indicam aqui no CDH, estão também em outros foruns, então chegamos a conclusão mesmo é que essas mesmas pessoas com certeza tem algum tipo de ligação com a Powernote, não tem outra explicação.

Agora, voltando ao tópico, esse HP ai de cima indicado está show, muiiiiiiiiiiiiito melhor que os Powernote, sem comparação....nem pense meu amigo......Notebook NÃO É FEITO SÓ DE PLACA DE VÍDEO, por isso pegue logo esse HP que o preço está excelente, e a serie 9000 da Nvidia não tem problema de superaquecimento.....

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha acho que ta igual pra igual, ja que os notebooks da HP e da powernote tem um serviço não tão bom de garantia, mas a respeito do notebook HP que voce recomendou ele não e superior ao powernote não, e a outro com um preço ate 3.5k que seja melhor? teclas de notebook são boas pra jogos? a placa de video da HP não super aqueceria, vou leva lo para o norte do pais (viagem) quanto mais frio melhor?

Rapaz, suporte da powenote é melhor do q o da HP porque eles vemdem muito menos e podem dar um serviço de melhor qualidade.

-é sempre bom jogar com um teclado USB.

-O problema dos HP é o processador AMD que esquenta bastante.Houve alguns problemas relacionados a uma placa da NVIDIA que tava vindo bugada e queimava mas isso era generalizad, nao era algo específico da HP.

-Quanto mais frio melhor, mas nao vai fazer muita diferença não.

@pathelena

Finalmente !!!! Alguem que me apoia !!! é sempre isso cara, powernote ou Gawateway, o resto é ruim, bugada, nao tem AT, nao serve pra nada.Difícil é você contar com uma AT onde você tem que ficar mandando teu note por correio.

Gateway brasil pra mim é tramoia, você pode ir no site da gateway americana, que nao vai ter NENHUM LINK que leve ao site da gateway "brasileira".

E pelo visto nosso colega ai já foi influenciado o suficiente, mas nao digo que o note é ruim, mas nao dá nem pra comparar a qualidade de uma salinha que monta barebones da compal/clevo com uma multinacional.

Sem mais comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, suporte da powenote é melhor do q o da HP porque eles vemdem muito menos e podem dar um serviço de melhor qualidade.

-é sempre bom jogar com um teclado USB.

-O problema dos HP é o processador AMD que esquenta bastante.Houve alguns problemas relacionados a uma placa da NVIDIA que tava vindo bugada e queimava mas isso era generalizad, nao era algo específico da HP.

-Quanto mais frio melhor, mas nao vai fazer muita diferença não.

@pathelena

Finalmente !!!! Alguem que me apoia !!! é sempre isso cara, powernote ou Gawateway, o resto é ruim, bugada, nao tem AT, nao serve pra nada.Difícil é você contar com uma AT onde você tem que ficar mandando teu note por correio.

Gateway brasil pra mim é tramoia, você pode ir no site da gateway americana, que nao vai ter NENHUM LINK que leve ao site da gateway "brasileira".

E pelo visto nosso colega ai já foi influenciado o suficiente, mas nao digo que o note é ruim, mas nao dá nem pra comparar a qualidade de uma salinha que monta barebones da compal/clevo com uma multinacional.

Sem mais comentários.

Quem não te apoia vão ser os mesmos...que só indicam Powernote....Você vai ver como todos " os mesmos" vão vir aqui dizer que os Powernote são os melhores, e por ai vai....lavagem cerebral total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...