Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon II X2, X3, X4 e Athlon 7750 Kuma BE


Ramon Neves

Posts recomendados

Hoje eu montei a máquina com o AII, e pude constatar o seguinte:

AII: Possue uma temperatura muito boa mesmo. Aqui em idle, está 31°, e o chipset estabilizado em 38°. Isto sem NENHUMA ventoinha ou fan no gabinete!

Kuma: Chegava em 49° idle em menos de 10 minutos.

No meu primeiro teste "prático", pude comprovar que o Kuma foi mais rápido, executando conversão de MP3/V0:

AII: 27x

Kuma: 29x

Temperaturas:

AII: 31°C (ocioso), 35°C (trabalhando) - somente CPU fan

Chipset 780G: 38°C (ocioso), 41° (trabalhando) - somente CPU fan

Kuma: 46°C (ocioso), 55°C (trabalhando) - CPU fan + 2 ventoinhas adicionais

Chipset 780G: 35°C (ocioso), 43° trabalhando - ventoinha dedicada no chipset

Kuma, somente com CPU fan: 51°C (ocioso), 60°C (trabalhando)

Chipset somente com CPU fan: 44°C (ocioso), 48°C (trabalhando)

Eu acho que se por um lado no AII o L3 "não faz falta", no Kuma ele ajuda, e ajuda MUITO. Mas não estou considerando o AII mais rápido. Para mim, é um tiquinho de nada mais lento, quase que imperceptível.

Depois deste pequeno teste acho que vale a pena investir num Phenom II X3 ou X4, do que pegar os Athlons II. O cache L3 é muito util. O grande ponto forte do AII é a temperatura, sem dúvida. Rodar essas temperaturas sem nenhuma ventoinha no gabinete é um "milagre", comparado ao Kuma, que precisa de bastante ventilação.

Bom, que não só o Kuma mas também o Toliman e o Agena esquentam bastante, isso é pra lá de constatado.

E de fato, o cooler box desenvolvido para o Athlon II X2, X3 e X4 é bem superior ao cooler box do Kuma e Phenom I X3 e X4, o que contribui em parte para manter as temperaturas dele lá embaixo.

Aliás, eu gostaria de ver as temperaturas do Athlon II X2 235e.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente fiz os testes de FPS e adivinhem só?

O Athlon II X2 240 e o Athlon X2 7750 Kuma ambos em stock tem a mesma faixa de FPS e em over a 3.0Ghz cada tambem ficam empatados!!

Mais como o Athlon II X2 sobe mais o FPS dele em over para 3.6Ghz tem uma diferença que eu achei ridicula uma faixa de 5 a 10 FPS a mais só!!

Por ai nós vemos a falta do cache L3 nos Athlon's II, pois se o Kuma subisse a 3.6Ghz poderiamos ter um ganho maior no jogo!!!

Bom o jogo foi o Crysis e o COD 4

os testes foram na minha configuração da assinatura com temperatura ambiente a 21° e processadores com temperatura (durante os jogos) do Athlon II 50° max. e do Athlon 7750 58°max. teste abaixo realizado com os processadores em stock (sem overclock)

Configuração grafica do jogo detalhada:

Resolução:1440x900

Anti Alising: 4X

Filtragem Anistrópica: 16X

Grafico do jogo: Medium

Os FPS!

7750

Crysis 40~60

COD 4 80~110

Athlon II 240

Crysis 40~60

COD 4 70~120

Processadores Athlon II X2 a 3.6Ghz e Athlon X2 7750 a 3.1Ghz (que é o maximo que consigo em over)

FPS!

Athlon 7750

Crysis 40~70

COD 4 90~120

Athlon II 240

Crysis 40~80

COD 4 90~150

Por ai vemos que o cache L3 faz falta nos Athlon's II pois o mesmo com over a 3.6Ghz tem quase os mesmos números de FPS que o 7750 em 3.1Ghz

Galera estou baixando o programa para diminuir o tamanho das fotos e jaja posto as fotos com os Frames por segundo (FPS)

Lembrando que minha placa de video está com over tambem para 670/1150 e ambos processadores estão com cooler Box!!

Aqui estão as fotos que prometi!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bah... o AII X2 240 tem um desempenho bom demais com OC... só me falta umas memórias boas e trocar minha 9500 GT capada ^^ e tem uma coisa qu não entendo.. o Asus PC Probe mostra a mesma temperatura da BIOS e os outros programas mostram outras temperaturas.... qual confiar mais?

e ramon em qual config rodou crysis? digo.. low, medium ou high?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente fiz os testes de FPS e adivinhem só?

O Athlon II X2 240 e o Athlon X2 7750 Kuma ambos em stock tem a mesma faixa de FPS e em over a 3.0Ghz cada tambem ficam empatados!!

Mais como o Athlon II X2 sobe mais o FPS dele em over para 3.6Ghz tem uma diferença que eu achei ridicula uma faixa de 5 a 10 FPS a mais só!!

Por ai nós vemos a falta do cache L3 nos Athlon's II, pois se o Kuma subisse a 3.6Ghz poderiamos ter um ganho maior no jogo!!!

Bom o jogo foi o Crysis e o COD 4

os testes foram na minha configuração da assinatura com temperatura ambiente a 21° e processadores com temperatura (durante os jogos) do Athlon II 50° max. e do Athlon 7750 58°max. teste abaixo realizado com os processadores em stock (sem overclock)

Os FPS!

7750

Crysis 40~60

COD 4 80~110

Athlon II 240

Crysis 40~60

COD 4 70~120

Processadores Athlon II X2 a 3.6Ghz e Athlon X2 7750 a 3.1Ghz (que é o maximo que consigo em over)

FPS!

Athlon 7750

Crysis 40~70

COD 4 90~120

Athlon II 240

Crysis 40~80

COD 4 90~150

Por ai vemos que o cache L3 faz falta nos Athlon's II pois o mesmo com over a 3.6Ghz tem quase os mesmos números de FPS que o 7750 em 3.1Ghz

Galera estou baixando o programa para diminuir o tamanho das fotos e jaja posto as fotos com os Frames por segundo (FPS)

Lembrando que minha placa de video está com over tambem para 670/1150 e ambos processadores estão com cooler Box!!

Muito bom o seu comparativo. Pena que você não tem um Phenom X3 8x50 pra comparar também, queria ver o Athlon II X2 240, Athlon X2 7850 e o Phenom X3 8650 todos a 2.8 GHz e ver qual tem melhor rendimento em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, os B3 são monstros na temperatura, e o cooler do Kuma para mim foi um erro de projeto. Mas estou com um pouco de dor no coração, por trocar pelo Athlon II 240. O sistema parece 10% mais lento, na execução de aplicativos. Mas uma das vantagens é que o Athlon II aqui está estabilizado em 30 graus, e tudo está bastante frio. O dissipador do northbridge está morno, ainda dá pra sentir o friozinho da chapa. Nisso compensou trocar. Mas confesso que já estou pensando num Phenom II. X2 ou X3... não pelos núcleos, mas pelo cache L3 que realmente faz falta. Quando será que esses Phenoms vão atingir a casa dos 180-200 reais...?

=================== Update ===================

Coloquei duas ventoinhas 80mm, sentido exaustão, nos dois buracos traseiros do gabinete, e aqui estão novas temperaturas do sistema:

Athlon II 240 : 27°

Chipset 780G : 29°

Ventoinhas vagabundas, com CFM bem baixo, e barulhentas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal... só acho estranho o meu AII estar ficando a 50C° em full.... achei uma coisa meio estranha tmb...meu cooler deu 50xx RPM, quando ele chegou aos 50C°,isso acontece?E o chipset da minha mobo ta fritando tmb ^^ quando coloquei o dedo no dissipador do chipset mal dava pra ficar muito tempo... isso e normal? (OBS:mudei todo o sistema de refrigeração do meu gabinete... adicionei mais 2 coolers 1 jogando ar frio e um puxando o ar quente da placa ) e tambem lembrei de uma coisa... o meu CPU veio com um adesivo da garantia colado em cima dele AHUEAHUEUAHUEH isso pode estar fazendo ele pegar essas temperaturas? (o adesivo não pega ele inteiro, só 1/3 xD) e pra encerrar... memorias markvision são boas? xD vi uma boa quantidade de users com essas memorias porém nunca testei as mesmas .... e estou pensando em pegar um par de 1 GB 1066 Mhz ... Me desculpem ao overload de pergutas ... é que estou sem net em casa e ficar vido na casa do amigo e chato então espero que entendam e que se possivel me respondam ... e parabens aos testes que fez conseguiu um FPS muito bom no crysis ramon!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo vamos lá:

1° o selo da garantia do processador não é demodo algum para ficar em cima do processador pois isso atrapalha a refrigeração do processador!!!

2° o cooler chegar na casa dos 5000RPM quando ele fica com temperaturas altas é normal!

3° esse negócio do chipset estar fritando não é normal, tente atualizar a Bios, pois tem atualização corregindo coisas para diminuição de temperaturas!

4° uso memórias Markvision ja faz uns 2 anos e não tenho nada o que reclamar dela, a única coisa que ela tem de ruim é a vida curta, dura no maximo 1 ano mais em desempenho e latencia ela é muito boa!!

Obrigado !!!^^ agora estou testando o over maximo do AII 240 na minha mobo e com cooler Box, como ta na assinatura tava 3.6Ghz mais ja consegui chegar nos 3.7Ghz vou testando para ver até onde esse bichinho chega!! ja vi esse AII 240 chegar a 3.8Ghz numa placa igual a minha (M3A78-EM) vou ver se eu consigo chegar lá!!

é nesse teste ja se foi um pente de memória pro espaço!!:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ter um "MEGA" sistema de refrigeração pra rodar um bichinho desses a 3.7 ou 3.8... eu rodo com BOX também e as temps não chegam nem perto de 70.. segue minha posição no hwbot.. http://hwbot.org/listResults.do?cpuModelId=1947&applicationId=13&filterUser=true&filterBlocked=true&limit=100 (Antigo OC), Nick: Nefist0...

É processador de "pobre" mas bate processador de "rico". hehe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso acontece aqui de vez em quando XD jogando, fazendo nada ela fica em 35~40 em full e 45~55 (de vez em quado vai um pouco além ^^) fora que aqui onde eu moro ta muito quente..... a temperatura ambiente deve ta a uns 35C° tambem estava olhando aogra...vi que os chipsets da nForce esquentam um pouco mesmo ...fazer o q :V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,eu tenho um Ahtlon x2 7750 2.7Ghz BE, eu migrando para um Athlon 2 x4 620 eu estaria ganhando em desempenho ? O maior pro desse Athlon 2 em relação ao 7750 é a velocidade menor 2.6 vs 2.7 e a falta de L3,eu queria por um x4 aqui, mas não estou podendo gastar muito, vale a pena essa mudança ? (por favor, não citem o modelo 630 por nãotem desse aonde eu compro).

Esse Athlon 2 x4 tem multiplicador destravado ?

Obrigadoa todos desde já!

Obs: Será que o cooler+ dissipador que uso no 7750 serve para o Athon 2 x4 620 ? porque to para compra um sem cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compensa sim... entre tudo o 620 é um quad core, só não espere muito mais ainda acho melho investir em um Phenom II X2 tem + cache e o preço não é tão amargo assim...isso ao meu ponto de vista... vamos ver o que o pessoal fala ^^

Achei um aqui 3.1 por 280 reais http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108937339-processador-amd-phenom-ii-x2-550-31ghz-7mb-cache-am3-nf-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo Nishijima_filho as temperaturas do teu processador estão boas não precisa se preocupar!!

Amigo ucdjefo acho mais negócio o amigo colocar o Athlon II X4 na sua maquina sim, porém não acho que seria uma boa ideia o amigo colocar o dissipador do 7750 no Athlon II X4 não pois ele refrigera menos que o próprio cooler do Athlon II X4 po veja as fotos dos cooler's do 7750 e do Athlon X2 240 na pagina 3 ou 4 senão me engano nesse mesmo tópico e o amigo verá a diferença, o cooler do Athlon II refrigera muito mais do que o cooler do 7750 e outra essa diferença de clock se tira fácil com um over, coisa que os Athlon's II são muito bons!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o cooler Box esse Athlon II X4 chega no maximo a 3.38Ghz, mais visto que a 3.25Ghz já se tem uma diferença notavel, gente 3.25Ghz sem alteração de Vcore e com cooler Box! isso é um espetaculo de processador!! rsrs só não sei as temperaturas que ficam posi tirei isso de um teste da Anadtech que postei na primeira pagina desse tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o cooler Box esse Athlon II X4 chega no maximo a 3.38Ghz, mais visto que a 3.25Ghz já se tem uma diferença notavel, gente 3.25Ghz sem alteração de Vcore e com cooler Box! isso é um espetaculo de processador!! rsrs só não sei as temperaturas que ficam posi tirei isso de um teste da Anadtech que postei na primeira pagina desse tópico!

Ramon tem certeza cara? eu chegei a ler uns reviews que diziam que ele pegava 3.5 :eek:, bom apesar dele ser 95W, ele tem tecnologia de A II X2... teoricamente era pra esquentar menos que um 95W @65nm, mas quando eu pegar um bichinho desses eu vou querer estar acima dos 3.5 hehehe.. não importa se tenha de deixar o gabinete aberto ou que ponha um britania do lado do pc!!! ahuahua... brincadeira, em termos de custo/benefício o 620 está péssimo... 300 reais é muita coisa pra ele... é um bom processador mas não mais do que 250 reais..

Po eu coloquei o meu a 3.8Ghz mais ele não aguentou, deu a tela da morte (tela azul) ainda vou continuar tentando devagar para ver até onde esse meu bichinho guenta nessa minha mobo!!

Po teve um cara ai no Ranking que colocou ele a 5.7:o

Fico imaginando aqui... quando eu tiver um processador que rode a essa frequência ahuahua... nossa isso é um sonho.. pena que foi com L2n... imagina um X4 a 6GHZ...

Deve bater qualquer processador stock kkkkkkkkkkkkkk....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara 3.38 é o maximo que ele dá com o cooler box , segundo o teste dele na anadtech, e ele dá mais com um cooler mais robusto e ajustes de Vcore mais po um X4 por R$300 tu acha muito? que isso cara po o X3 710 que esta na faixa de preço dele! e olha que tem um núcleo a menos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado ai pessoal pelas respostas, ja me decidi, alais ja comprei no Ml o Athlon 2 x4 620, por enquanto vou usar o dissipador e cooler que eu uso no 7750, mas em breve compro um melhor, ai vou tentar uns over, cegando a 3.0 para mim já está ótimo.

Galera, esse Athlon 2 x4 são com multiplicadores destravados para cima ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...