Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duas CPUs e um só fio: é possível?


Krokodil

Posts recomendados

Boa noite!

Tenho aqui em casa 2 PCs, uma nova e outra antiga. Estava pensando em utilizar o CPU antigo como servidor, de modo que ficaria ligado sempre, mas sem monitor/teclado/mouse.

Minha ideia era conectar ambas PCs via internet e administrar o CPU antigo usando VNC. Mas surgiu a dúvida: como faço para conectar ambas PCs? A questão é que possuo um fio de internet aqui em casa, mas ela sai de um roteador da casa do meu vizinho (roteador e modem estão na casa dele, eu só pego uma extensão). O negócio é fazer ambas PCs terem conexão com um fio só, se é que isso é possível. O que seria necessário implementar para isso dar certo?

Outros detalhes são: Não pretendo conectar ambas CPUs usando portas paralelas, já que meu servidor não terá função primordial de transferência de arquivos (ou é possivel fazer o que quero usando portas paralelas? Li por aí que não é possível), e também não tem como puxar mais un fio da casa do meu vizinho, já que não tem mais conectores disponíveis. Ambas PCs tem placas de rede, mas a CPU antiga não possui entradas USB

Bom, espero que tenha me explicado, aguardarei idéias e estarei pendente para mais detalhes. ^_^

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem como eu sei que o cabo de padrão CAT5 funciona para redes de 10/100 com apenas 2 pares, isto é, geralmente quando são feitos cabos para essas rede usa-se apenas 4 fios e os outros demais são deixados de fora (depende do técnico o aconselhável é usar os 8), então podemos pegar este 4 sobrando e cripar em outro RJ45, assim transformando um cabo em 2, baseado em um raciocínio simples eu criei uma tabela indicando as cores dos fios e seu respectivos locais dentro do RJ45, onde os números de 1 a 8 são os espaços dentro do RJ45 que cada fio deve ocupar, não apenas dividi eles de 8 por 2, pois acredito que se forem feitos sem uma sequência certa de cores e posições não dariam certo até porque o próprio cabo de 2 pares segue uma ordem de cores e posições, lembrando isso é uma teoria nunca apliquei a pratica mais a principio devem funcionar, não garanto nada, mas como diz o ditado, não custa tentar, então vamos lá:

1 Tenha em mãos as ferramentas, alicate de crimpagem, descascador, três ou mais RJ45 e o cabo.

2 Descasque o cabo e organize da seguinte forma:

(lembrando os números de 1 a 8 são os locais dentro do RJ45 onde vão cada fio...)

Conector 1

1 - azul/branco

2 - branco/azul

3 - laranja/branco

6 - branco/laranja

Conector 2

4 - branco/verde

5 - verde/branco

7 - branco/marrom

8 - marrom/branco

3 a ponta principal que vai no roteador/modem deve seguir a ordem descrita ali em cima no caso:

Conector Principal

1 - azul/branco

2 - branco/azul

3 - laranja/branco

4 - branco/verde

5 - verde/branco

6 - branco/laranja

7 - branco/marrom

8 - marrom/branco

Feito isso engate os conectores nos respectivos PCs e boa sorte, lembrando que não garanto que vá dar certo, e mesmo que dê pode haver alguma interferência, quedas e outras coisinhas a mais.

No final das contas recomendo mesmo você comprar um hub de 4 ou 8 portas, porque isso é 100% garantido, ou então instale mais um plca de rede e faça de ponto a ponto, mas se estiver curioso e achar que vai dar certo tente o que lhe expliquei, qualquer duvida é só postar, e se alguém tiver alguma dica, ou sugestão sobre o que foi dito aqui não esite em postar, valeu e Falou.

ps: fiz assim porque como você falou que o dono do Roteador não tem portas sobrando, se tivesse seria o mesmo raciocinio só que com dois conectores iguais na outra ponta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, achei a primeira parte da resposta um tanto quanto... confuso? :D... talvez porque não sou muito chegado em crimpagem de cabos (sabia fazer antigamente, mas esqueci totalmente de tudo isso), mesmo assim agradeço a ideia.

Por outro lado, como seria um ponto-a-ponto? E outra dúvida que tenho, respeito a hubs, seria que meu cabo vem de um, não teria problema colocar um hub nesse cabo (e assim ter dois cabos que provêm do hub do hub :wacko: )?. Se um hub solucionasse meu problema darei um jeito de arranjar um de 4 portas, já que tenho aqui um par de cabos de rede devidamente crimpados com RJ45 (daqueles que compra pronto), mas aí queria saber se isso ocasionaria conflitos de IP.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe pela complexidade, penssei que você fosse técnico hehehehe, no seu caso compre um hub, o de 8 portas custa uns 50 reais, pega o cabo que vem do vizinho bota na porta Up Link do hub, geralemnte a primeira porta, e encaixa os outros dois PCs nas portas restantes, bem mais simples.

Ponto a ponto é um tipo de rede onde os PCs são Ligados 1 a 1, sem um servidor, conecta-se os cabos (cross over) direto na placa de rede de cada pc, no caso o pc que teria a internet teria que ter 2 placas de rede, uma para encaixar o cabo do vizinho (internet) e outra pra encaixar o cabo que seria engatado no outro pc, mas no final das contas a melhor e mais barata opção acaba sendo o hub, fora a praticidade.

ps: pra mim hub de 4 portas é lenda nunca achei um, pode ser que exista, mas eu nunca vi, então fica mais fácil comprar o de 8 portas.

redet1.JPG

exemplo de rede ponto-a-ponto

é isso ai espero ter ajudado qualquer duvida é só postar falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esclarecedor. :o

Bom, vou usar o hub mesmo, mais simples. Nem vou comentar a gambiarra que eu tinha em mente fazer porque acabei descobrindo na teoria e na prática que não ia funcionar :P

Agora só me resta duas dúvidas:

1) Se eu usar um hub aqui em casa não vai dar conflitos de IP? Como meu cabo já tá vindo de um, não sei se esse sistema irá endereçar os computadores direito. Usamos conexão ADSL e o endereçamento das máquinas é feito via DHCP.

2) Os cabos que comprei pronto servem pra fazer essas conexões? Dizem ser cabos pra rede, de 3 metros e ambas pontas com RJ45, mas a ordem das cores não tenho certeza.

Grato pelas respostas.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem se usa DHCP fica tranquilho, ele é um anjo faz o serviço pra você sozinho, é só engatar e pronto.

Quanto aos cabos, se já estão cripados, só podesmos ter problemas se as duas pontas forem diferente, se a ordem for a mesma em cada ponta tá tranquilo, isso se os cabos estiveram 100% sem oxidação ou cortados em algum ponto.

Concluindo, então é só engatar os cabos e ser feliz hehehe, qualquer duvida é só mandar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...