Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock - Avaliação

YouSay

Posts recomendados

Fiz um overclock no meu CPU e na Placa de Video também. Como é a primeira vez que faço, fica sempre aquela dúvida.

TEMPERATURA (Full Speed) - CPU: AMD 64 x2 5000

Placa Mãe: 41 C

Processador: 69 C

Núcleos: 64~68

tensão do Núcleo: 1.52 V

TEMPERATURA (Full Speed) - Placa de Video: GeForce 8400

GPU: 69 C

Enfim, gostaria de saber se esses paramêtros estão bons ou se eu corro risco de BSOD ou coisa pior.

Andei pesquisando pela internet e uns dizem que a temperatura está alta, outros dizem que tanto o CPU quanto a GPU aguentam muito mais.

Gostaria de uma informação mais técnica, confiável e específica para as placas acima.

Observando o spec da AMD 64 x2, a tensão do núcleo parece um pouco alta...

Será que terei problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um overclock no meu CPU e na Placa de Video também. Como é a primeira vez que faço, fica sempre aquela dúvida.

TEMPERATURA (Full Speed) - CPU: AMD 64 x2 5000

Placa Mãe: 41 C

Processador: 69 C

Núcleos: 64~68

tensão do Núcleo: 1.52 V

TEMPERATURA (Full Speed) - Placa de Video: GeForce 8400

GPU: 69 C

Enfim, gostaria de saber se esses paramêtros estão bons ou se eu corro risco de BSOD ou coisa pior.

Andei pesquisando pela internet e uns dizem que a temperatura está alta, outros dizem que tanto o CPU quanto a GPU aguentam muito mais.

Gostaria de uma informação mais técnica, confiável e específica para as placas acima.

Observando o spec da AMD 64 x2, a tensão do núcleo parece um pouco alta...

Será que terei problemas?

Faltam algumas informações para uma avaliação mais precisa, mais por alto já da pra dizer que é muito vcore...

Bom, qual é o clock que você está rodando ? Quanto tempo em Full load você tirou essas temperaturas ? esse over é pra rodar no dia-a-dia ? Qual é o núcleo do seu processador ? Enfim... se você rodou algum teste de estabilidade e não ocorreu nada, provavelmente BSOD não irá ocorrer, mas pode ser prejudicial ao seu processador... Procure informações sobre o seu processador no site da AMD, coisas como temp. máx. suportada e vcore máx. suportado, não recomendo ultrapassar os valores recomendados de fábrica caso seja um over para rodar dia-a-dia.

Link para o comentário

O clock normal dela é de 200 Mhz (x13) e eu aumentei para 210 Mhz. As temperaturas foram tiradas em cerca de 3 minutos no Everest.

Fiz teste com jogos (Raibow Six Vegas 2, Call of Duty 5 e PES 2009) de 30 minutos e nada ocorreu. Aliás o overclock é para jogos mesmo.

Sobre o Vcore, o Everest indica 1.5, porém o programa da placa (Probe) mostra menos de um 1.34.

Em relação a placa de video eu forcei até o limite (até onde ela não trava ou reinicia quando se roda um jogo).

Clock normal: 459 Mhz

Overclock: 610 Mhz

Memory: 400 Mhz

Memory: 490 Mhz

Se elevar mais do que isso, ela acaba travando quando eu rodo um jogo, então está bem no limite. Seria recomendado baixar um pouco mais?

Link para o comentário

• Membro VIP

Olá pessoal beleza?

Uma dica:

Um método que uso e sempre da certo é achar o limite estável do overclock e abaixar cerca de 3% desse limite.

Configurando assim, o over máximo fica com folga e é mais seguro.

Esse tempo de teste é muito pouco para aferir a temperatura, mas se passar nos jogos ta bom.

Boa sorte.

Link para o comentário

Obrigado pelas dicas, agora deu para ter uma ideia básica sobre o overclock.

Sobre o CPU, a AMD diz que a temperatura máxima chega a 72C, então configurei o Probe a emitir uma mensagem de alerta quando a temperatura chegar a 70C.

Sobre o GPU, vou diminuir ele até 3%.

Tentei achar a temperatura máxima no site da nVidia, mas não achei. Vou continuar pesquisando.

Valeu pelas dicas. Ajudou muito!

Link para o comentário

A placa mãe é M2N-SLI da Asus.

O clock aumentei de 200 para 210 somente. Na tensão não cheguei a mexer.

A verdade é que não há nada melhor que um PC com placas de última linha. Por enquanto, vou quebrar o galho com o que tenho em mãos.

Valeu pelas dicas!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.