Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão Simétrica a partir de uma bateria


Murimancio

Posts recomendados

Bom mas ja respondendo a sua pergunta sim é possivel. Basta usar esse CI. O ICL7660/MAX1044 é usado exatamente para isso. Mas tome cuidado ele sofre uma queda de tensão consideravel de acordo com o consumo de corrente. voce pode colocar varios em paralelo para resolver esse problema porém voce ainda via ter o limite de corrente fornecida pela bateria.

Acho que é isso.

Abs

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei fazer com dois capacitores ligados em serie , so que eles atuam como divisor de tensão , dos 9 V cai pra 4.5V ... to montando um circuito de controle remoto http://www.eletronica.org/modules.php?name=News&file=article&sid=204 so falta uma tensão de -9V no ic1 do receptor é aqui que esta o problema ... conseguir esse -9v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Estava querendo saber se é possível obter uma tensão simetrica a partir de uma bateria de 9v, algum circuito que converta esses 9v da bateria para +9 e -9 V

valeu

Se você quer obter +9V e -9V sugiro que use a tensão alternada, pois ela altera do + pro - e do - pro +.

Pra isso basta dimensionar um transformador que o primário dele seja de 220V ou 110V e reduza esta tensão para 9V. Ai vai ser +9V e -9V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

isakharan, o problema é que ele quer da bateria.

Se o circuito funcionar com +4,5 e -4,5, faça um terra virtual.

Se não, só mesmo com 2 baterias.

Por sinal, esta bateria já vai durar muito pouco se for alimentar a bobina daquele relê.... imagina então se for fazer um inversor....

Agora, se o relê for chavear corrente alternada, então aproveite e faça uma fonte simétrica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não??? Umas das principais aplicações dele é essea!! Eu uso ele no meu projeto! Eu faço a limentação do projeto topa via USB que so me da 5V e com ele eu gero os -5V que eu preciso para alimentar o meu AD620, o meu TL084 entre outros. Basta ler no datasheet a parte que diz sobre Basic Negative Voltage Converter dai basta voce ligar 3 capacitores e os +9V que ele devolve na saida dele os -9V. Dai voce tem +9 E -9V.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que analisar a viabilidade...

O uso do CI ICL7660, de uma fonte de alimentação simétrica à partir da rede elétrica ou de uma segunda bateria para os -9V vai depender de vários fatores, como espaço pra montagem (cabe uma segunda bateria? E um transformador para a fonte simétrica? E tem espaço pro CI?), disponibilidade da rede elétrica ou não, custo, etc, etc, etc, etc...

Quanto a questão da carga, acredito que a corrente será mínima, pois ela acaba sendo somente a referência pro Operacional...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ainda acho muito mais simples fazer um GND virtual somente para a entrada não inversora (+) do operacional e alimentá-lo com tensão simples.

Também pode mudar este circuito para usar um operacional tipo LM358, que é alimentação simples.

È quie não estou com tempo pra desenhar, mas ficaria um circuito muito simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde. Estou fazendo um projetinho de eletrônica e preciso alimentar um ampop 741 que é 15 e -15. Se eu alimentá-lo com +12/-12 ele funcionará? Os outros CI`s do projeto trabalham com 5V e GND. Como faço para obter essa tensão simétrica? Alguma sugestão(pratica)? Agradeço desde já. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Olá

Estava querendo saber se é possível obter uma tensão simetrica a partir de uma bateria de 9v, algum circuito que converta esses 9v da bateria para +9 e -9 V

valeu

da uma olhada neste linck, se você precisar de somente 25mA de corrente acho que esta fonte resolve.

http://www.bratfich.com.br/aop.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...
Em 18/10/2009 às 10:31, _xyko_ disse:

Eu ainda acho muito mais simples fazer um GND virtual somente para a entrada não inversora (+) do operacional e alimentá-lo com tensão simples.

Também pode mudar este circuito para usar um operacional tipo LM358, que é alimentação simples.

È quie não estou com tempo pra desenhar, mas ficaria um circuito muito simples.

E como é que se faz esse tal de TERRA VIRTUAL ?????????

O cara só fala que é simples fazer , porém não ensina como fazer .........

COMPLICADO NÉ NÃO 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Samuel Neiva disse:

E como é que se faz esse tal de TERRA VIRTUAL ?????????

O cara só fala que é simples fazer , porém não ensina como fazer .........

COMPLICADO NÉ NÃO 

Isso se faz com um divisor de tensão com resistores.

São apenas dois resistores de valores iguais em série e ligado a alimentação, no meio deles se tem o tal terra virtual que consiste apenas em aplicar metade da tensão da fonte na entrada do operacional.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Isso se faz com um divisor de tensão com resistores.

São apenas dois resistores de valores iguais em série e ligado a alimentação, no meio deles se tem o tal terra virtual que consiste apenas em aplicar metade da tensão da fonte na entrada do operacional.

Algo como... 1.jpg>1k.txt 🙄

 

Circuito-divisor-de-tensao-que-nao-funci

 

Pra um terra virtual mais "consistente", algo como pra aplicar em vários estágios do circuito

 

Circuito-divisor-de-tensao-que-funciona.

Considere a saída do ampop com "gnd virtual", o +10 como +5 e o gnd como -5

http://www.learningaboutelectronics.com/Artigos/Seguidor-de-tensão.php

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...