Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

E qual sistema operacional suporta isso? Eu vi um servidor da Dell com cluster de processadores Tesla, mas nao entendo como isso funciona.

Tesla são placas de vídeo voltadas para calculos matemáticos/estatísticos.

As placas Tesla tem algumas coisinhas a mais que as geforce, como por exemplo, seu cálculo de dupla precisão não é capado via BIOS/Software.

Os clusters Tesla são clusters com várias VGA's Nvidia.

Onde eu trabalho (universidade), eu montei um cluster com 39 GTX 470... Ano passado quando montei o mesmo, ninguém além da própria Nvidia oferecia Tesla e pra importar ficava um pouco salgado.

O processo de desembaraço junto ao CNPq era um pouco complicado, então optamos por montar com GTX mesmo, usando um Rack e gabinetes da Nilko. Até agora tão funcionando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Specs dos Llano mobile:

3dnw3on.png

http://www.ozeros.com/2011/05/amd-llano-movil-spec-performance-y-fotografiado/

Pena que tiveram que descer bastante os clocks dos quad-core pra manter o TDP, mas estou achando esse Turbo muito forte, será que nos modelos quad-core todos os cores ativam o Turbo mesmo com a GPU em load?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eles conseguiram o mesmo TDP com um pouco menos de clock e um chip gráfico grudado nas costas do chip.

Phenom II X4 mobile:

http://www.amd.com/us/products/notebook/platforms/home/2010-mainstream/Pages/2010-mainstream-platform.aspx

Mas, lembremo-nos que os chips da geração anterior já estão em produção faz tempo e o processo está bastante afinado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém mais acha que com jeitinho os Llano com menos SPs devem ter uma margem de over muito boa? (quando o yield tiver melhor, claro)

Tesla são disco rígido voltadas para calculos matemáticos/estatísticos.

As placas Tesla tem algumas coisinhas a mais que as GeForce, como por exemplo, seu cálculo de dupla precisão não é capado via BIOS/Software.

Os clusters Tesla são clusters com várias VGA's Nvidia.

Onde eu trabalho (universidade), eu montei um cluster com 39 GTX 470... Ano passado quando montei o mesmo, ninguém além da própria Nvidia oferecia Tesla e pra importar ficava um pouco salgado.

O processo de desembaraço junto ao CNPq era um pouco complicado, então optamos por montar com GTX mesmo, usando um Rack e gabinetes da Nilko. Até agora tão funcionando bem.

A diferença que eu saiba é puramente de software. Pelo menos pelo que eu vi pela net. Não posso confirmar se é "SÓ" o driver mesmo (você baixaria pelas nets, talvez?) ou se BIOS está envolvido também.

Então... eu não sei exatamente como você(s) poderiam "turbinar" as gtx470, mas quem sabe se vocês comprarem um tesla correspondente à gtx470 e então tentarem usar os drivers profissionais da nVIDIA ou mesmo dar um flash no bios?

Ou mesmo vocês poderiam dar uma olhada no techpowerup que tem uma coleção de BIOS, pelo que eu saiba. vocês podiam discutir e pensar em fazer um pequeno... teste com uma incauta gtx570.

O resultado seria um aumento e tanto em performance de precisão dupla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tesla são disco rígido voltadas para calculos matemáticos/estatísticos.

As placas Tesla tem algumas coisinhas a mais que as GeForce, como por exemplo, seu cálculo de dupla precisão não é capado via BIOS/Software.

Os clusters Tesla são clusters com várias VGA's Nvidia.

Onde eu trabalho (universidade), eu montei um cluster com 39 GTX 470... Ano passado quando montei o mesmo, ninguém além da própria Nvidia oferecia Tesla e pra importar ficava um pouco salgado.

O processo de desembaraço junto ao CNPq era um pouco complicado, então optamos por montar com GTX mesmo, usando um Rack e gabinetes da Nilko. Até agora tão funcionando bem.

39 gtx470?

Qnts flops isso daí tá batendo? O_O

Santo cristo.

Enquanto isso eu me surpreendendo com o cluster de k6 \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, leva numa boa, eu falei aquilo em tom de brincadeira...

Eu mesmo tenho um AMD e estou satisfeitíssimo com ele. Só acho que a AMD tem mais potencial pra manter aquela vantagem dos Athlon sobre os Pentium, ou pelo menos tentar igualar o desempenho dos CPUs deles com os da Intel. De lá pra cá, eu acho que eles vacilaram pra caramba.

Os processadores atuais deles, por exemplo, consomem mais e tem desempenho pior que os i7. É disso que eu estou falando.

Posso até estar falando besteira, mas você há de concordar comigo que a AMD pode ser melhor. E espero que isso venha com os BDZ.

Até mais!

Sim! Com certeza, mas ao mesmo tempo acjo que não adianta a gente idealizar algo absurdamente mais forte que os produtos atuais (tanto da AMD como da Intel), pois as coisas geralmente não acontecem assim. Mas eu acho que quando o Bulldozer ficar pronto, será sim um ótimo produto e com o custo x benefício que cabe no bolso dos entusiastas que não tem rios de dinheiro para torrar num Core i7 de seis núcleos e doze threats e por que não com desempenho parecido, o que já vai ser um grande avanço.

Acho que o pessoal está jogando muita coisa nas costas dos novos AMD. Vai acabar acontecendo igual as HD6k: Expectativa lá no céu e todo mundo com aquela sensação de "mas poxa só isso?" - mesmo que o produto em sí seja ótimo, todo mundo queria mais. E se isso acontecer, certos executivos do "lado verde" vão ficar com os bolsos bem mais leves - e eu não estou falando da NVIDIA.

Em entrevista no Xbits Labs, o chinês da AMD falou: "Somos uma empresa pequena, onde investimos temos que ganhar." AMD já tirou o leite das pedras que tinha: Athlon(Brisbane 65nm), Phenom, Phenom II todos estavam 6 meses no passado em termos de concorrência - e não me entendam mal, adoro essas CPUs - fiz mais propaganda do que a AMD:). Mas agora as pedras secaram: Phenom II não faz pareio pro Sandy.

Intel é uma locomotiva com seu tick-tock e o Core i7 não é bafo de qualquer dragão. Ele é - no mínimo - fogo de um dragão que sabe voar. Meu modesto chute: AMD vai continuar sem um processador top. E ao menos que Intel coloque um "X/2" no arquivo PRICE.xls dela, não vejo o AMD competindo diretamente com o i7.

E se pensar bem, isso não importa muito. Não interessa se o Veyron faz 400Km/h no circuito de teste, o Gol é o carro mais vendido do Brasil.

Eu não quero que AMD solte um FX-JohnDeere Edition pra competir com a locomotiva, eu quero que ela enfie a vara(exato, enfie a vara) nos Sandy e Ivy nos CPU para mortais. E eu digo enfie a vara, por que "ir bem", ser um bom custo\benefício, como Phenom II foi por um bom tempo, não vai ser suficiente. Tem que competir por todo lado: Preço, desempenho, temperatura e consumo. E ainda tem que dar lucro e ter margem para um futuro corte de preços, afinal Intel pode(e vai) cortar preços:D

AMD precisa atacar com força para poder comprar o whisky das crianças e solidificar sua presença no mercado - principalmente nesses países estranhos, onde iCrap é mais importante que hardware.

amdbulldozerfx.jpg

Nossa, cara. Concordo com tudo o que você falou.

Gigabyte 990FXA-UD7

01_800x600.jpg

19_800x600.jpg

28_800x600.jpg

09_800x600.jpg

04_800x600.jpg

25_800x600.jpg

Monstrenga essa placa! O.O

Specs dos Llano mobile:

3dnw3on.png

http://www.ozeros.com/2011/05/amd-llano-movil-spec-performance-y-fotografiado/

Pena que tiveram que descer bastante os clocks dos quad-core pra manter o TDP, mas estou achando esse Turbo muito forte, será que nos modelos quad-core todos os cores ativam o Turbo mesmo com a GPU em load?

Nuh! Isso é processador de notebook? Um A8-3000M já é um belo monstrinho mobille. Deve rodar games até bem numa tela 720p de 14" ou 15". Bacana! Me parece bem promissor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/notebooks/item/22837-llano-powered-hp-notebook-listed

Náitibrúki HP DV6 com o Llano aparece em lojas da Alemanha.

http://www.techpowerup.com/146279/Gigabyte-GA-A75-UD4H-Socket-FM1-Motherboard-Pictured.html

Gigabyte UD4 socket FM1 aparece em fotos.

http://semiaccurate.com/2011/05/23/guess-which-ceo-candidate-was-seen-lurking-at-amd-hq/

Executiva é cotada como futura CEO da AMD.. o Charlie disse: se ela assumir, vendam suas ações da AMD, a Intel terá ganho o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença que eu saiba é puramente de software. Pelo menos pelo que eu vi pela net. Não posso confirmar se é "SÓ" o driver mesmo (você baixaria pelas nets, talvez?) ou se BIOS está envolvido também.

Então... eu não sei exatamente como você(s) poderiam "turbinar" as gtx470, mas quem sabe se vocês comprarem um tesla correspondente à gtx470 e então tentarem usar os drivers profissionais da nVIDIA ou mesmo dar um flash no bios?

Ou mesmo vocês poderiam dar uma olhada no techpowerup que tem uma coleção de BIOS, pelo que eu saiba. vocês podiam discutir e pensar em fazer um pequeno... teste com uma incauta gtx570.

O resultado seria um aumento e tanto em performance de precisão dupla.

Depois da montagem eu me afastei um pouco do projeto, pois trabalho em uma área completamente diferente, assim como minha formação, então estou por fora, mas se não me engano, há limitação de cálculo de dupla precisão via bios. Não é interessante para nós, alterarmos as bios das placas (questão de garantia, máquina da universidade, etc...), até porque passa-se mais tempo alocando memória e intercomunicando as placas do que fazendo cálculos em si.

A esta altura só vamos trocar as placas daqui há umas duas gerações, quando sair uma nova arquitetura.

39 gtx470?

Qnts flops isso daí tá batendo? O_O

Santo cristo.

Enquanto isso eu me surpreendendo com o cluster de k6 \o/

Por volta de uns 40-45 teraflops em cálculos de GPU...

A configuração das máquinas:

1 Rack Nilko 41U

- 13 Nós Gabinete Nilko 3U (cada um contendo)

- Phenom II X6 1055 (futuro upgrade pra FX 8110)

- MSI 890FXA-GD70

- 8GB de RAM Gkill ECO 1600 (4x2GB)

- 3 GPU's EVGA Nvidia GTX470

- Fonte: Thermaltake Toughpower 1000W PSU

- Um "mói" de cooler pra refrigerar isto

- HD 1TB 7200 Seagate (futuro upgrade pra SSD's OCZ Vertex 3)

Total:

- 78 núcleos x86

- 104 Gb de RAM

- 13 TB de armazenamento

- 39 GPU's de 448 núcleos

Estamos conseguindo refrigerar relativamente bem.

Tentaram montar algo parecido (apenas um nó) numa universidade na Holanda e tiveram problema com superaquecimento porque usaram GTX's 480...

Isto está sendo usado para redes neurais, simulações estatísticas, monte carlo, simulações visuais e por ai vai...

Consumo: A máquina inteira consome aproximadamente 13KW/h em full-load. Como isto é quase impossível, pelo menos pro nosso nível atual de aplicações, ela fica em iddle boa parte do tempo consumindo em 2KWh (quando ligada completa, o que também é raro)...

O projeto de algumas universidades no NE é montar um Centro de Alto Desempenho com computadores de baixo custo. Se conseguirmos portar tudo pra GPGPU, nesta máquina que custou aproximadamente 112K, teremos poder de fogo de máquinas de 5M montadas apenas sobre processadores x86.

Enfim, falei demais.

Abraços...

Executiva é cotada como futura CEO da AMD.. o Charlie disse: se ela assumir, vendam suas ações da AMD, a Intel terá ganho o jogo.

Pré-conceito contra saias...

A AMD sempre quebrando paradigmas... não que isto seja nada demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mobos MSI 9xx listadas em loja da Alemanha:

http://geizhals.at/deutschland/?cat=mbam3p&xf=317_970~317_990FX#xf_top

Edit: postado agora no XS:

Although the boards are ready for launch, the engineers have not access to real production samples of Bulldozer-based processors. Instead they use scaled-down and locked "engineering samples" and the older Phenom II to function test the new models.

The situation has even gone so far that motherboard manufacturers are reluctant to launch the new models in June and is considering cuts in supply. Although it is still using the old Phenom II socket AM3, but this combination is more difficult to market.

Without a precise planning from AMD's site now requires manufacturers to the new processors will take until August or even September. It is dangerously close to Intel's launch of Sandy Bridge-E which has the potential to steal the limelight, at least among enthusiasts who put performance first.

http://translate.google.fr/translate?js=n&prev=_t&hl=fr&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=auto&tl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.sweclockers.com%2Fnyhet%2F14010-var-ar-amd-bulldozer

Putz, depois das boas notícias do Llano e as mobos AM3+ me vem uma dessas =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da montagem eu me afastei um pouco do projeto, pois trabalho em uma área completamente diferente, assim como minha formação, então estou por fora, mas se não me engano, há limitação de cálculo de dupla precisão via bios. Não é interessante para nós, alterarmos as bios das placas (questão de garantia, máquina da universidade, etc...), até porque passa-se mais tempo alocando memória e intercomunicando as placas do que fazendo cálculos em si.

A esta altura só vamos trocar as placas daqui há umas duas gerações, quando sair uma nova arquitetura.

Por volta de uns 40-45 teraflops em cálculos de GPU...

A configuração das máquinas:

1 Rack Nilko 41U

- 13 Nós Gabinete Nilko 3U (cada um contendo)

- Phenom II X6 1055 (futuro upgrade pra FX 8110)

- MSI 890FXA-GD70

- 8GB de RAM Gkill ECO 1600 (4x2GB)

- 3 GPU's EVGA Nvidia GTX470

- Fonte: Thermaltake Toughpower 1000W PSU

- Um "mói" de cooler pra refrigerar isto

- HD 1TB 7200 Seagate (futuro upgrade pra SSD's OCZ Vertex 3)

Total:

- 78 núcleos x86

- 104 Gb de RAM

- 13 TB de armazenamento

- 39 GPU's de 448 núcleos

Estamos conseguindo refrigerar relativamente bem.

Tentaram montar algo parecido (apenas um nó) numa universidade na Holanda e tiveram problema com superaquecimento porque usaram GTX's 480...

Isto está sendo usado para redes neurais, simulações estatísticas, monte carlo, simulações visuais e por ai vai...

Consumo: A máquina inteira consome aproximadamente 13KW/h em full-load. Como isto é quase impossível, pelo menos pro nosso nível atual de aplicações, ela fica em iddle boa parte do tempo consumindo em 2KWh (quando ligada completa, o que também é raro)...

O projeto de algumas universidades no NE é montar um Centro de Alto Desempenho com computadores de baixo custo. Se conseguirmos portar tudo pra GPGPU, nesta máquina que custou aproximadamente 112K, teremos poder de fogo de máquinas de 5M montadas apenas sobre processadores x86.

Enfim, falei demais.

Abraços...

Pré-conceito contra saias...

A AMD sempre quebrando paradigmas... não que isto seja nada demais...

Caraca, nunca imaginei tanto hardware junto!!!

No caso de vocês uma VGA que promete é a nova GTX560 sem ser a TI, tem consumo ótimo e esquenta pouco, bem melhor que as GTX470.

Imagino quando fizerem upgrade, onde vão vender tudo isso, rsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois da montagem eu me afastei um pouco do projeto, pois trabalho em uma área completamente diferente, assim como minha formação, então estou por fora, mas se não me engano, há limitação de cálculo de dupla precisão via bios. Não é interessante para nós, alterarmos as bios das placas (questão de garantia, máquina da universidade, etc...), até porque passa-se mais tempo alocando memória e intercomunicando as placas do que fazendo cálculos em si.

A esta altura só vamos trocar as placas daqui há umas duas gerações, quando sair uma nova arquitetura.

vocês vêem como fica melhor, mas a maior vantagem da nVIDIA pelo meu parco conhecimento é o (bem superior) double precision.

Sim, mexer nessas placas realmente é complicado, mas dependendo da idade delas (com o fim da garantia - e como é placa de consumidor com certeza a garantia é ínfima) eu tenho bastante certeza que a universidade não iria reclamar se o projeto envolver um professor responsável e tal. Máquina é máquina. Quer dizer que um professor não vai ter a autonomia de melhor adaptar o equipamento que ele recebe? (Não é como se ele estivesse usando o cluster para a maior lan-party já vista no mundo... hehe)

Aqui na UFRN tem um professor que faz milagre com os PCs que ele consegue com verba do CNPq (aqui nem tem sinal de um cluster desse, por isso que eu estou interessado no seu "know-how" hehe, estou querendo fazer um lobby por aqui), isso que eu conheço pessoalmente, deve ter outros em outros setores.

E tb tem que com 4x mais no double precision vocês poderiam usar bem menos energia nesses "surtos" de processamento. Sem falar que poderiam usar, digamos, 1/4 do cluster para fazer a "mesma coisa", economizando também no idle.

Pense como um... jeitinho brasileiro hehe.

Por volta de uns 40-45 teraflops em cálculos de GPU...

A configuração das máquinas:

1 Rack Nilko 41U

- 13 Nós Gabinete Nilko 3U (cada um contendo)

- Phenom II X6 1055 (futuro upgrade pra FX 8110)

- MSI 890FXA-GD70

- 8GB de RAM Gkill ECO 1600 (4x2GB)

- 3 GPU's EVGA Nvidia GTX470

- Fonte: Thermaltake Toughpower 1000W PSU

- Um "mói" de cooler pra refrigerar isto

- HD 1TB 7200 Seagate (futuro upgrade pra SSD's OCZ Vertex 3)

Total:

- 78 núcleos x86

- 104 Gb de RAM

- 13 TB de armazenamento

- 39 GPU's de 448 núcleos

Estamos conseguindo refrigerar relativamente bem.

Tentaram montar algo parecido (apenas um nó) numa universidade na Holanda e tiveram problema com superaquecimento porque usaram GTX's 480...

Isto está sendo usado para redes neurais, simulações estatísticas, monte carlo, simulações visuais e por ai vai...

Consumo: A máquina inteira consome aproximadamente 13KW/h em full-load. Como isto é quase impossível, pelo menos pro nosso nível atual de aplicações, ela fica em iddle boa parte do tempo consumindo em 2KWh (quando ligada completa, o que também é raro)...

O projeto de algumas universidades no NE é montar um Centro de Alto Desempenho com computadores de baixo custo. Se conseguirmos portar tudo pra GPGPU, nesta máquina que custou aproximadamente 112K, teremos poder de fogo de máquinas de 5M montadas apenas sobre processadores x86.

Rapaz, se você tiver mais uma info sobre isso (notícia, por exemplo) cê poderia postar aqui ou mandar PM. :)

Pré-conceito contra saias...

A AMD sempre quebrando paradigmas... não que isto seja nada demais...

Não é nem preconceito, acho. Parece que ela não tem uma track-record muito boa.

Hmmm... Isso é meio complicado. Mas não encaixa com o resto que vazou (yields melhoraram bastante, problema no chipset, não no CPU).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês vêem como fica melhor, mas a maior vantagem da nVIDIA pelo meu parco conhecimento é o (bem superior) double precision.

Sim, mexer nessas placas realmente é complicado, mas dependendo da idade delas (com o fim da garantia - e como é placa de consumidor com certeza a garantia é ínfima) eu tenho bastante certeza que a universidade não iria reclamar se o projeto envolver um professor responsável e tal. Máquina é máquina. Quer dizer que um professor não vai ter a autonomia de melhor adaptar o equipamento que ele recebe? (Não é como se ele estivesse usando o cluster para a maior lan-party já vista no mundo... hehe)

Aqui na UFRN tem um professor que faz milagre com os PCs que ele consegue com verba do CNPq (aqui nem tem sinal de um cluster desse, por isso que eu estou interessado no seu "know-how" hehe, estou querendo fazer um lobby por aqui), isso que eu conheço pessoalmente, deve ter outros em outros setores.

Sirro, pode ser uma boa, mas este tipo de serviço digamos que iria sobrar pra mim, tanto a parte de pesquisa, quanto alteração da bios. Eu sou um mero técnico administrativo, formado em história, fazendo mestrado em extensão rural e desenvolvimento local, mas que por um desses paradoxos do destino gosto muito de hardware. Talvez pegar uma placa e tentar fazer alteração de bios é uma boa, mas vai demandar tempo que por enquanto eu não tenho.

E tb tem que com 4x mais no double precision vocês poderiam usar bem menos energia nesses "surtos" de processamento. Sem falar que poderiam usar, digamos, 1/4 do cluster para fazer a "mesma coisa", economizando também no idle.

Pense como um... jeitinho brasileiro hehe.

Pra falar a bem da verdade, nunca chegamos a usar nem 30% do potencial dessa máquina. Por enquanto tá sobrando hardware pra apenas dois professores trabalhando com afinco em cima do CUDA/OpenCL/GPGPU.

Rapaz, se você tiver mais uma info sobre isso (notícia, por exemplo) cê poderia postar aqui ou mandar PM. :)

De certo, se você quiser saber algo mais específico eu te envio via MP, pode perguntar, não deve ter nada em termos de notícia divulgada sobre ela não. Estamos enfrentando problemas técnicos ainda com relação ao consumo da máquina, temos previsão de uma instalação decente pra ela só em julho/agosto, quase um ano depois que ela foi comprada, por enquanto trabalhamos na fase do que dá pra fazer com o que nos é disponbilizado.

Não é nem preconceito, acho. Parece que ela não tem uma track-record muito boa.

Vejamos, Dirk fez um ótimo trabalho, espero que o próximo "céu" não ferre com tudo, pois foi difícil tirar a verdinha da lama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os preços não estão altos não...

Afinal, os BDZ de 320 obamas são octo-cores! E os Llano estão com preços muito atraentes, hein? Vamos ver se chega no Brasil tão bom assim.

Se não, vamos fazer um preço justo para hardware! rsrs :D

Concordo contigo! E se superar os Core i7 2600K vai ser um preço bem competitivo!

VCF_0.jpg

CVF_1.jpg

Monstrinha não? ^_^

Nossa! Bela monstra! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...