Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Para jogos mais que 4 núcleos é besteira, mas que vai usar o computador para fins profissionais e foldísticos? Quanto mais núcleos melhor.

Outra coisa: O 960T foi lançado no mercado oem, e agora no mercado retail, por isso a gente nao encontra ele.

Aqui eu acho o 970, mas o 980 ainda nao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para jogos mais que 4 núcleos é besteira, mas que vai usar o computador para fins profissionais e foldísticos? Quanto mais núcleos melhor.

Outra coisa: O 960T foi lançado no mercado oem, e agora no mercado retail, por isso a gente nao encontra ele.

Aqui eu acho o 970, mas o 980 ainda nao.

Aqui o cenário é idêntico: nunca vi o 960T nem o 980 para vender. O desempenho do Phenom II X4 980 BE deve ser interessante. E com over acima de 4GHz então deve ficar filezinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD não parou de produzir os Deneb ainda. Interessante é notar que os Phenom II X3 sumiram do mercado (com exceção dos Athlon II X3 que ainda existem), mas os X4 e X2 continuam. Aí realmente os Zosma devem ser em sua maioria Thuban com defeitos parciais.

Deneb, Zosma, Desna, Thuban... são tantos nomes que eu fico "cafuso"! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deneb sao os Phenons II X2 a X4, Thuban sao os X6, Zosma sao os X4 que terminam em T.

Meu phenon X3 720 BE é núcleo Heka. Esta denominação está correta? Os processadores X3 praticamente desapareceram. O 740 chegou à ser lançado ou a linha terminou no 720?

PS: Já tentei desbloquear o 4º núcleo, mas não tive sucesso. Minha placa é uma ECS A790GXM-AD3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o BDZ sair para outubro, melhor nem sair, já nasceu morto

http://www.chw.net/2011/07/sandy-bridge-e-ya-tiene-modelos-frecuencias-y-recortes/

Muito mais negócio pegar um SB de 12 cores.

Besteira, o SB-e vai ser $999, se o BDZ vier bem em frente ao SB já é suficiente ganhar um bom pedaço do share.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu phenon X3 720 BE é núcleo Heka. Esta denominação está correta? Os processadores X3 praticamente desapareceram. O 740 chegou à ser lançado ou a linha terminou no 720?

PS: Já tentei desbloquear o 4º núcleo, mas não tive sucesso. Minha placa é uma ECS A790GXM-AD3.

Está correta sim. Núcleo Heka nada mais é que o Deneb com um núcleo desabilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes que eu esqueça, vi uma propaganda de um notebook com AMD Vision (beem escondido lá em cima, mas vi) na Veja dessa semana (com certeza foi caro). O dv6-3290br da HP.

Já é um avanço. lol Quem sabe agora com um brasileiro comandando as operações (n lembro... eram todas as operações latino-americanas ou só as de marketing?) melhore ainda mais.

---

E mais: para botar lenha na fogueira nas teorias da conspiração dai do pessoal (não botem confiança nisso não): tem gente falando que a AMD não "precisava" de um re-spin, mas que 1) achou que poderia melhorar a performance e os yields, e 2) enquanto isso usa o resto da capacidade para fabricar os Llanos que tão saindo muito bem para o mercado mobile.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Deneb são os Phenons II X2 a X4, Thuban são os X6, Zosma são os X4 que terminam em T. "

Phenom II X2 são Calisto e os X3 são Heka

Entusiasta Core i7-3960X EE 3.3GHz / 3.9GHz 6/12 15MB Bloqueado 130W

6 cores / 12 threads

Prática comum do mundo da informática, particularmente da AMD, que aproveita suas pastilhas de silício com defeito lançando processadores com núcleos desativados (os defeituosos), mas no fundo as pastilhas são todas idênticas. E aqui, ao invés de complicar dando nomes diferentes para aquilo que nasceu de um modo só, a gente chama de Deneb todos os processadores nascidos Phenom II X4 e de Thuban os nascidos Phenom II X6.

A diferença entre um Calisto e um Deneb, são dois núcleos desativados. Entre um Heka e um Deneb, um núcleo. Em placas-mãe como a da minha assinatura o(s) núcleo(s) desativado(s) pode(m) ser ativado(s) e o processador passa a funcionar como fabricado, como um X4. Já fiz isso com um Phenom II X2 555 (3,2GHz e 2 núcleos, passou a funcionar como um 955, com 4 núcleos).

O grande lance é aproveitar esse(s) núcleo(s) desativado(s) quando ele(s) está(ão) bom(ns), pois ao lançar no mercado processadores de menor quantidade de núcleos a empresa se vê obrigada a dar vazão à demanda, vendendo processadores X4 em plenas condições como X3 e X2 para manter presença naquele nicho de mercado.

Quanto aos Phenom II X4 960T, trata-se de um Thuban com dois núcleos capados, daí chamado de Zosma. Sabemos disso porque o modo turbo só está incluído no die dos Thuban. Também podemos inferir que, mesmo tendo a possibilidade de desbloquear os dois núcleos extras, dificilmente encontraremos processadores dessa linhagem com esses núcleos aproveitáveis, já que o mesmo só é vendido no mercado OEM, além de termos a linha de fabricação dos Deneb para dar vazão à demanda por X4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que eles virão com Turbo Core? Ao que parece apenas aqueles com terminação "00" tem o Turbo.

3,1GHz já é quase a frequência nativa do Thuban 1090T (3,2GHz). Será que o Thuban 1090T vai superá-lo na base do TC? A favor do Llano os 08 cores e mais o IPC superior em cerca de 6%. Além disso, para quem se contenta em assistir vídeos e é um jogador casual, pode se aproveitar da GPU integrada. A GPU em 600MHz e mais uma placa discreta em crossfire ajudariam bastante a jogabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu quase morrir de rir com isso:

comic-20110705-big.jpg

Por favor, é só pra descontrair, não merece ficarem replicando.

Ah! Merece sim! Ri litros aqui! E se analisar bem a imagem, dá para ver que algumas coisas fazem sentido: A "Ms. Sandy" (Intel Sandy Bridge) possui ótimo desempenho (repare nos cálculos no quadro), mas o desempenho gráfico, apesar de já estar bem superior aos seus antescessores, ainda peca no desempenho de jogos (repare no desenho que "ela" fez). Já o "Mr. Llano" (clara alusão aos AMD Fusion) não tem o melhor desempenho CPU do mundo (reparem no cálculo simples e corrigido), mas o desempenho gráfico onboard é excepcional (reparem na pintura que "ele" fez). Já a VIA, coitada, até agora não se destacou em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Merece sim! Ri litros aqui! E se analisar bem a imagem, dá para ver que algumas coisas fazem sentido: A "Ms. Sandy" (Intel Sandy Bridge) possui ótimo desempenho (repare nos cálculos no quadro), mas o desempenho gráfico, apesar de já estar bem superior aos seus antescessores, ainda peca no desempenho de jogos (repare no desenho que "ela" fez). Já o "Mr. Llano" (clara alusão aos AMD Fusion) não tem o melhor desempenho CPU do mundo (reparem no cálculo simples e corrigido), mas o desempenho gráfico onboard é excepcional (reparem na pintura que "ele" fez). Já a VIA, coitada, até agora não se destacou em nada.

Cara quase passei mal rindo da sua análise, perfeita

auahuahauhauahuaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAUHAUAHU! Via e seus guaxinins... HUAHUA!!!

Parece que a AMD ta preparando um novo processador Hi-end para o Q1 de 2012, logo antes dos IVy. Pode ser visto como uma coisa muito promissora, para encurtar a distância existente entre a AMD e a Intel, mas também dá a parecer que o Bulldozer talvez não supere a atual geração para necessitar tão rápido de um "update".

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110719183214_AMD_to_Update_FX_Lineup_of_Microprocessors_in_Q1_2012_Sources.html(co

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAUHAUAHU! Via e seus guaxinins... HUAHUA!!!

Parece que a AMD ta preparando um novo processador Hi-end para o Q1 de 2012, logo após os IVy. Pode ser visto como uma coisa muito promissora, para encurtar a distância existente entre a AMD e a Intel, mas também dá a parecer que o Bulldozer talvez não supere a atual geração para necessitar tão rápido de um "update".

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110719183214_AMD_to_Update_FX_Lineup_of_Microprocessors_in_Q1_2012_Sources.html

Isso deve ser para acelerar o aumento de performance, para sempre manter a competitividade. Os Bulldozer provavelmente virão fortes, mas ainda são chips limitados pela tecnologia de 32nm. Para competir de frente com os 22nm do Ivy Bridge provavelmente já estão planejando algo para frente, para não ficar apar trás de novo. E outra coisa: esse próximo chip provavelmente será um Bulldozer com melhoramentos, aí como não será uma arquitetura totalmente nova, ficará mais fácil de lançar sem mais delongas. Apesar disso, me recordo da luta que foi para os Phenom II saírem, sendo que eles nada mais são que os Phenom I (bem) melhorados e sem as falhas da primeira geração (e com 45nm).

A atualização que provavelmente precederá os Ivy no 1º quarto de 2012 deve ser justamente para combater a próxima Geração, a fim de o Bulldozer não ficar para trás com a introdução de novos lançamentos por parte da Intel.

Exatamente isso que eu quis dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso deve ser para acelerar o aumento de performance, para sempre manter a competitividade. Os Bulldozer provavelmente virão fortes, mas ainda são chips limitados pela tecnologia de 32nm. Para competir de frente com os 22nm do Ivy Bridge provavelmente já estão planejando algo para frente, para não ficar apar trás de novo. E outra coisa: esse próximo chip provavelmente será um Bulldozer com melhoramentos, aí como não será uma arquitetura totalmente nova, ficará mais fácil de lançar sem mais delongas. Apesar disso, me recordo da luta que foi para os Phenom II saírem, sendo que eles nada mais são que os Phenom I (bem) melhorados e sem as falhas da primeira geração (e com 45nm).

Discordo, no Q1 de 2012 a AMD deve aumentar a linha FX com BDZ apenas com clocks maiores e ainda em 32nm.

O BDZv2, se tiver dentro do cronograma deve sair no H2 de 2012 e novamente em 32nm.

No Q1 em 2012, de novidade, só deve sair ou a dupla krishna/wichita (28nm) ou o trinity (32nm), mas sobre eles falta sair algo mais palpável (principalmente para a dupla 28nm, o trinity por incrível que pareça deve estar bem encaminhado para o Q1, certamente saindo no H1 - pelo menos é o que a AMD quis inferir mostrando ele funcionando no AFDS).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...