Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

É se tudo se confirmar, teremos dois soquets nascendo mortos...

AM3+ e FM2, FM2 porque logo em seguida teremos DDR4 o que obrigará a uma substituição no soquet, porém com uma sobre vida maior se BDZ-NG vier com 2 controladoras.

O AM3+ é uma atualização do AM3, com retrocompatibilidade. Então não vejo motivos para se dizer que nasceu morto; digamos que houve uma pequena revitalização ou sobrevida dos AMX. Se você fizer um upgrade para um quadcore, você poderá fazer outro upgrade para processador hexa ou octacore e as opções são muitas. Se você comprar um hexa ou octacore decente, você não terá motivos para se lembrar de upgrade de processador por vários anos. Gastar com mobo não é preocupante, no caso.

Quanto aos FM2, isso certamente será bom para quem tem ou pretende adquirir um Llano, mas não descarta a hipótese de ter um Bulldozer futuramente. Eles certamente serão compatíveis com o soquete FM1, afinal a AMD é campeã em retrocompatibilidade. Ademais, assim como a AMD lançou seus processadores AM3 retrocompatíveis com AM2 por questão de memória, assim espera-se também que haja uma revisão nos FMX assim que surgir a DDR4, certamente com controladora de memória dupla, para fins de suporte aos FMX anteriores.

Em se tratando de AMD, nossas esperanças podem se espandir em termos de retrocompatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só dizendo o que o colega falou: Eu não me espantaria de um FM2+, compatível tanto com DDR3 quanto com DDR4. E tenho quase certeza de que o FM2 vai ser retrocompatível com FM1.

Agora, por mais que o AM3+ possa ser visto como uma sobrevida dos AMx, eu não vejo assim. Afinal, pra utilizar um processador AM3+, tu precisa de uma MB (pelo menos segundo a AMD) nova que, ao que tudo indica, não terá outros processadores para ela. Concordo com o Xita, é uma pena não terem feito a troca logo de uma vez.

E vamos parar de chorar o 939, por favor? Durou bastante, o pecado foi ter morrido antes da 754, só isso e mais nada! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... Pensando aqui com meus botões. Se a escalada for linear, dois núcleos a mais trariam 33% em de peformance em cima dos thuban. Bem, como deve ter aumento de

IPC, vamos supor que fique em termos de 50%...

Com clock chegando entre 3,9 e 4,5ghz ele terá, nos meus chutes, uns 60-70% de performance a mais que o Thuban... (UTILIZANDO TODOS OS NÚCLEOS). Bom, espero que seja verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É se tudo se confirmar, teremos dois soquets nascendo mortos...

AM3+ e FM2, FM2 porque logo em seguida teremos DDR4 o que obrigará a uma substituição no soquet, porém com uma sobre vida maior se BDZ-NG vier com 2 controladoras.

Por falar em BDZ-NG, lá no slide diz "Bulldozer".

113a.jpg

DDR4 não foi adiada para 2015??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... Pensando aqui com meus botões. Se a escalada for linear, dois núcleos a mais trariam 33% em de peformance em cima dos thuban. Bem, como deve ter aumento de

IPC, vamos supor que fique em termos de 50%...

Com clock chegando entre 3,9 e 4,5ghz ele terá, nos meus chutes, uns 60-70% de performance a mais que o Thuban... (UTILIZANDO TODOS OS NÚCLEOS). Bom, espero que seja verdade.

Pela lógica se for 60-70% melhor que os Thuban, então ele estrupará os Sandy e Junior, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela lógica se for 60-70% melhor que os Thuban, então ele estrupará os Sandy e Junior, certo?

Veja, isto seria num aplicativo otimizado para utilizar todos os núcleos. Lembrando que com todos os núcleos ativos o clock máximo é 3,0ghz.

Aindo defendo a tese de que a relação do Bulldozer com o SB é a mesma do 990x com o SB.

Perde em single-thread e ganha em multi-thread.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginemos:

Sandy Bridge-N é 20% melhor que Thuban e 35% inferior a Gulftown

Se Zambize ser 50% melhor que Thuban, será 30% melhor que Sandy Bridge-N e ao mesmo nipe do Gulftown, ele será entre 10~15% inferior a Sandy Bridge -E o que poderá ser alcançado em clock ou revisão.

Certamente numa analogia ridícula dessas, a briga serrá muito boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja, isto seria num aplicativo otimizado para utilizar todos os núcleos. Lembrando que com todos os núcleos ativos o clock máximo é 3,0ghz.

Aindo defendo a tese de que a relação do Bulldozer com o SB é a mesma do 990x com o SB.

Perde em single-thread e ganha em multi-thread.

De qual Bulldozer está falando? Dentre os octacore não há nenhum previsto para lançamento com clock de 3,0GHz. Considere que a frequência stock é aquela onde todos os núcleos podem atingir tal frequência simultaneamente.

No caso do FX-8170 (acredito que essa seja a referência em discurso), a frequência é 3,9GHz por core e com a frequência Turbo chegaria a 4,5GHz. Se fosse de 3,0GHz daria um TC monstro de até 1,5GHz.

Veja a tabela (já mostrada na pág. 291; só vi um octacore abaixo de 3,0GHz):

fw21s0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amd20112012desktoproadmapjul11l01.jpg

Acho que AM3+ e FM1 estão com os dias contados.

Sinceramente, acho uma boa opção, no caso do FM2 vir a ser padrão pros lançamento de 2012, tendo em vista que provavelmente deve ser compatível com FM1, além de simplificar no futuro a compra de placas mãe, e processadores.

Enfim, todo mundo já tá avisado que se quiser investir no AM3+ a vida será relativamente curta...

Mesmo que o Am3+ tenha uma vida curta,eu acredito que um X8 a 3.9Ghz nao deixara o usuario na mao por um bom bom tempo.

nao sei quanto a vocês,mas no meu uso diario do PC,(jogos,navegar,converter videos)o meu A64X2 nao me deixa estressado pela falta de desempenho igual quando eu tinha um pc com 256mb ram e um Athlon de 750Mhz. Uma pessoa que tem por exemplo um Phenom II x4 3,0Ghz uns 4GB de memoria DDR2,e uma placa de video no nivel de uma HD 5770 pelo menos,ta bem feliz na questao de jogos etc.Bom,mas eu mesmo reconheço,a tecnologia é um vicio,e cada vez que lança algo melhor da vontade de ir la e trocar tudo :lol:

mas enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem reclama que a AMD não faz marketing no Brasil...

‪AMD apresenta Improvision - Cenas dos Blogueiros‬‏ - YouTube

Até que enfim to vendo o Roberto Brandão trabalhando no marketing, agora só falta fazer vinhetas menores e colocar nos comerciais da Globo, Band, SBT e Rede TV ai sim o marketing estaria a um nivel aceitavel, esse projeto Inprovision foi só o primeiro passo, ja estou no aguardo dos outros passos....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.tcmagazine.com/tcm/news/hardware/39895/leaked-roadmap-shows-10-core-amd-desktop-cpus-2012

Srs. lembram-se que foi discutido a questão da vida útil das placas AM3+? Por favor, deem uma olhada nesse link acima e a imagem nele postada, me parece que de fato as placas am3+ terão vida curta. Enfim, Opinem

é... Eu vi isso, para mim foi uma surpresa. Achava que iam continuar com o AM até o lançamento da DDR4. mas talvez com o atraso tenham resolvido logo acabar com a bagaça toda.

Enfim, se seguir essa linha, vejo a mudança com bons olhos, ainda mais que os coolers criados para soquetes AMx devem ser compatíveis com o soquete FMx.

E já é. O que é lógico e todas as empresas devem aprovar (até as de cooler).

É se tudo se confirmar, teremos dois soquets nascendo mortos...

AM3+ e FM2, FM2 porque logo em seguida teremos DDR4 o que obrigará a uma substituição no soquet, porém com uma sobre vida maior se BDZ-NG vier com 2 controladoras.

O FM tá bem, o AM3+ tá pendurando as chuteiras.

Sobre o FM2, é a boa e velha banda de memória gargalando a APU, pelo visto nem um DC de memórias 2133 vai resolver e ter os 3 canais é a solução que resta.

Realmente essa é uma ótima razão, até pelo atraso das DDR4.

Imaginemos:

Sandy Bridge-N é 20% melhor que Thuban e 35% inferior a Gulftown

Se Zambize ser 50% melhor que Thuban, será 30% melhor que Sandy Bridge-N e ao mesmo nipe do Gulftown, ele será entre 10~15% inferior a Sandy Bridge -E o que poderá ser alcançado em clock ou revisão.

Certamente numa analogia ridícula dessas, a briga serrá muito boa.

Bem, na verdade, se o SB é 20% melhor que o Tb e 35% inferior ao Gt. E o BDZ é 50% melhor que o Tb...

Então na verdade o BDZ seria 25% superior ao SB e 18% inferior ao Gt. O BDZ não vem para peitar o SB-e. Ainda não, é outra faixa de preço.

Pra quem reclama que a AMD não faz marketing no Brasil...

Aêêê!

BEM melhor que a campanha "Brilliant" dos EUA....

Até que enfim to vendo o Roberto Brandão trabalhando no marketing, agora só falta fazer vinhetas menores e colocar nos comerciais da Globo, Band, SBT e Rede TV ai sim o marketing estaria a um nivel aceitavel, esse projeto Inprovision foi só o primeiro passo, ja estou no aguardo dos outros passos....

Sim, se isso acontecer quem sabe a AMD melhore de share rapidamente. Mas só sugiro uma coisa: propaganda que funciona não é em comercial não, é na novela =P.

Por outro lado, tem que ver se a AMD teria a capacidade de suprir a demanda, pois criar ela e n dar vazão é perder dinheiro.

Se brincar é por isso que campanhas "fora dos EUA" são poucas pelo que os amigos do resto dos amigos pelo mundo (eriberto =P) falam por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo que o Am3+ tenha uma vida curta,eu acredito que um X8 a 3.9Ghz nao deixara o usuario na mao por um bom bom tempo.

nao sei quanto a vocês,mas no meu uso diario do PC,(jogos,navegar,converter videos)o meu A64X2 nao me deixa estressado pela falta de desempenho igual quando eu tinha um pc com 256mb ram e um Athlon de 750Mhz. Uma pessoa que tem por exemplo um Phenom II x4 3,0Ghz uns 4GB de memoria DDR2,e uma placa de video no nivel de uma HD 5770 pelo menos,ta bem feliz na questao de jogos etc.Bom,mas eu mesmo reconheço,a tecnologia é um vicio,e cada vez que lança algo melhor da vontade de ir la e trocar tudo :lol:

mas enfim...

Concordo contigo. Esse FX-8170 de 3.9GHz e com turbo a 4.5GHz já me parece um monstro. Fora a quantidade de cache que é bem suficiente para alto desempenho. Tendo o IPC melhor que os Phenom II então, é realmente promissor. Se viesse com tripple ou quad channel então ia ficar ainda mais filé, embora ficasse uma plataforma mais cara também. Vai demorar para um processador desses gargalar alguma placa-de-vídeo, aí essa questão da retrocompatibilidade só será problema para quem faz questão de trocar hardware toda hora, pois para quem quer alto desempenho sem fazer questão de ter os lançamentos do ano isso aí é PC para 5 anos ou mais (é claro que depende do usuário).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, na verdade, se o SB é 20% melhor que o Tb e 35% inferior ao Gt. E o BDZ é 50% melhor que o Tb...

Então na verdade o BDZ seria 25% superior ao SB e 18% inferior ao Gt. O BDZ não vem para peitar o SB-e. Ainda não, é outra faixa de preço

Se é 25% superior ao SB, então, com um marketing adequado, vai detonar nesse nicho de mercado, vai ser um verdadeiro trator! A faixa de preço deve ser a mesma, mas com um desempenho superior...

Agora surgiu uma dúvida: o Bulldozer vai continuar com controlador de memória de canal duplo ou vai introduzir entre os processadores da AMD o conceito de canal triplo, como ocorre com os processadores Intel soquete 1366?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que é necessário mais que dois canais no Bulldozer ?

Com as DDR3 1600 e 1866 sendo suportadas, tenho minhas dúvidas..

Ah, só digo uma coisa: não criem expectativas.

Eu concordo com a lógica dos 50 a 100% a mais de desempenho como disse o Soulforged e isso é reforçado pelo Charlie falando alguma coisa hoje, mas ficar contando com o ovo no ***** da galinha nunca dá certo.

O que vier, veio, daremos os louros ou meteremos o pau depois do lançamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é necessário mais que dois canais no Bulldozer ?

Com as DDR3 1600 e 1866 sendo suportadas, tenho minhas dúvidas..

Ah, só digo uma coisa: não criem expectativas.

Eu concordo com a lógica dos 50 a 100% a mais de desempenho como disse o Soulforged e isso é reforçado pelo Charlie falando alguma coisa hoje, mas ficar contando com o ovo no ***** da galinha nunca dá certo.

O que vier, veio, daremos os louros ou meteremos o pau depois do lançamento.

Você tem razão... tratam-se de memórias DDR3 1066MHz nos modelos de processadores com controladores de memória em 3 canais. Levam vantagem em relação aos processadores com dois canais DDR3 1333MHz, mas com DDR3 1600 devem ter quase o mesmo desempenho e inferior em clocks DDR3 maiores.

Quanto às expectativas... eu não estou muito interessado no que virá. Tenho um sistema já respeitável, só vou fazer um upgrade de MB, processador e memórias se as que eu tenho apresentarem problemas, caso contrário serão meu micro por muito tempo. O que me interessa é me manter informado e, enquanto não sai o lançamento, o jeito é ficar especulando, criar hipóteses, refutá-las, gerar novas ideias... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é necessário mais que dois canais no Bulldozer ?

Com as DDR3 1600 e 1866 sendo suportadas, tenho minhas dúvidas..

Ah, só digo uma coisa: não criem expectativas.

Eu concordo com a lógica dos 50 a 100% a mais de desempenho como disse o Soulforged e isso é reforçado pelo Charlie falando alguma coisa hoje, mas ficar contando com o ovo no ***** da galinha nunca dá certo.

O que vier, veio, daremos os louros ou meteremos o pau depois do lançamento.

Por mim já teriam suporte também ao QUAD-CHANNEL como está acontecendo com os Sandy & Junior -E

Dual channel hoje já segura tudo tranquilo, e ainda mais suportando DDR3 1866mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é necessário mais que dois canais no Bulldozer ?

Com as DDR3 1600 e 1866 sendo suportadas, tenho minhas dúvidas..

Ah, só digo uma coisa: não criem expectativas.

Eu concordo com a lógica dos 50 a 100% a mais de desempenho como disse o Soulforged e isso é reforçado pelo Charlie falando alguma coisa hoje, mas ficar contando com o ovo no ***** da galinha nunca dá certo.

O que vier, veio, daremos os louros ou meteremos o pau depois do lançamento.

Eu só fiz corrigir os cálculos do jonny, que eram bem mais otimistas. Eu inclusive usei as % que ele usou, mostrando que supondo um altíssimo aumento em 50% de performance, o BDZ não peitaria o SB-e.

Pra testes sintéticos envolvendo programas de benchmarking, que nem se faz com SuperPI.

Muita gente, vendo os testes, podem ficar impressionados.

Isso é muito caro, n vale a pena para o pouco ganho de performance. SE vier é nos APUs da vida por causa das GPUs.

Ah! E o BDZ vai introduzir quad-channel no mercado server. O Quad-channel Já foi introduzido pelo Magny-Cours e vai continuar apenas no mercado server.

---

Pessoal, parece que vazou os clocks do BDZ para o mercado server:

Opteron 6220: 8-core, 3.0GHz, 3.5GHz Turbo, 4MB L2, 8MB L3 cache

Opteron 6234: 12-core, 2.4GHz, 2.9GHz Turbo, 6MB L2, 12MB L3 cache

Opteron 6272: 16-core, 2.1GHz, 2.6GHz Turbo, 8MB L2, 16MB L3 cache

Opteron 6276: 16-core, 2.3GHz, 2.8GHz Turbo, 8MB L2, 16MB L3 cache

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110725172906_Server_Maker_Leaks_Clock_Speeds_of_AMD_Opteron_Bulldozer_Chips.html

Então o clock é levemente inferior ao que temos agora (comparado ao Opteron 6180 SE de 2.50GHz), aquele número de +35% pode ser visto com uma nova ótica agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que quad channel ?

"Pra quê 6 núcleos?", poderíamos nos perguntar um tempo atrás quando a Intel lançou os Gulftown Core i7 980X. Eu mesmo me perguntei ontem, quando resolvi dar uma olhada nos testes desses processadores para me atualizar. Olhava o resultado desses processadores no Folding@Home e ficava impressionado, a diferença era muito grande.

Com os resultados dos testes percebi que em muitas aplicações eles não são utilizados com todo o seu potencial, tendo somente uma pequena proporção de desempenho a mais que concorrentes com 4 núcleos da própria Intel. Entretanto, para programas otimizados, a diferença foi brutal.

A resposta é MARKETING. Só vejo esse motivo. Eles colocam no mercado um processador topo de linha a míseros US$ 999,00 e até que alguém chegue lá são o topo de tudo. Mesmo em fóruns como esse, o que se escuta dizer? "Os i7 são uma brutalidade", "... ninguém bate o i7 990X", "i7 é outro patamar". É marketing gratuito e de gente que tem conhecimento, gente que é reconhecida como formadora de opinião. Isso não tem preço, ou melhor, tem preço, mas somente o pessoal da Intel sabe qual é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...