Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre barramento local

Posts recomendados

Segue um texto retirado de uma apostila do curso de Hardware da Microlins:

"Um placa mãe possui diversos tipos de barramentos diferentes. O termo barramento é usado para definir , de um modo geral, uma via de comunicação. Dentre eles, o principal é o barramento local, que é a via de comunicação entre o processador e o chipset, a memória RAM e a memória chache externa.

Para se comunicar com periféricos mais lentos, o processador utiliza os barramentos de I/O, para que não haja perda de desempenho no barramento local. E a comunicação entre o barramento local e os barramentos I/O é feita através de um circuito chamado ponte (que faz parte do chipset da placa)".

Esse texto está correto?

O barramento local não liga apenas o processador a ponte norte do chipset?

O barramento que liga a memória no chipset nao é o barramento de memória?

Como essa estrutura funciona?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, me corrijam se eu estiver errado, o texto tem falhas. O Barramento local só liga o processador ao chip ponte norte, que é responsável por controlar a memória, mas não liga o processador diretamente a memória, esta é ligada ao controlador do chip ponte norte pelo barramento de memória.

E o segundo parágrafo é muito confuso, e contém vários erros.

Estou correto?

Link para o post
Erros????

Que tipo de erros, você encontrou ali???

Lendo o texto agora novamente, acho que o entendi melhor. A ponte que ele cita ali no caso é a ponte sul, que faz comunicação com os dispositivos de entrada e saída, HD, SOM onboard, Barramento PCI, etc...

Mas ele não fala do barramento dedicado que liga a ponte sul a ponte norte, e nem do barramento da memória que liga a ponte norte a memória propriamente dita, por exemplo.

Bem, lendo o texto sobre chipsets aqui do Clube do Hardware e depois esse texto da microlins, achei o texto da microlins muito incompleto e confuso.

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!