Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Compartilhando sua internet a rádio sem precisar deixar um PC ligado.


Julio Cesar C G

Posts recomendados

A internet a rádio ainda é muito difundida nas pequenas cidades do interior onde não há outra forma de se ter banda larga. Eu sou uma dessas pessoas que, infelizmente, tive que recorrer a ela como opção à conexão discada. Digo infelizmente porque é lenta e cara.

As dúvidas que surgem sobre internet a rádio são quase sempre as mesmas, ou seja, relacionadas ao compartilhamento da internet sem precisar deixar um computador sempre ligado. Eu tive essa dúvida e uma dificuldade enorme em encontrar algo claro na internet (diga-se Google) de como compartilhar a internet para acessá-la de meu notebook.

O que eu fiz foi correr atrás e nem mesmo a provedora a rádio me dava algo claro e queria cobrar uma pequena fortuna pelos aparelhos mais a instalação. Depois de pesquisar bastante, descobri que comprando o que eu precisava pela internet o valor cairia para menos da metade. Resolvi fazer tudo sozinho e deixar o provedor de acesso de lado.

A maioria dos provedores de internet a rádio trabalham da seguinte forma:

Elas instalam uma antena em forma de grade em cima da sua casa e também uma placa wireless no seu computador. Através de um cabo coaxial, ligam essa antena à placa wireless.

Após a instalação física, o provedor te cadastra de 2 formas para liberar o acesso à internet (pode existir outras, mas o tutorial vai abranger essas duas):

1) Pelo MAC da placa wireless;

2) Através de login usando um nome de usuário e uma senha (Autenticação usando HotSpot).

Em ambos os casos, você recebe um IP de acesso.

Mas o problema é que se você desejar compartilhar sua internet, para uso com notebook ou outros computadores da casa, vai precisar deixar o computador que está com a placa wireless sempre ligado. Isso é muito incomodo e desperdício de energia.

Se sua internet a rádio se enquadra nessa descrição, vou listar como fiz pra compartilhar sem precisar deixar um computador sempre ligado.

Nesse tutorial usaremos dois rotearores wireless, o Edimax BR-6204Wg e D-link DI-524. Vamos aos passos:

1) Um dos roteadores wireless deve ter, necessariamente, a função Client ISP ou WISP que é a mesma coisa. No meu caso eu usei o Edimax BR-6204Wg.

2) Desconecte o cabo coaxial que está ligado na placa wireless do seu computador.

3) Retire a anteninha do Edimax, pois no local você vai conectar o cabo coaxial que estava conectado na placa wireless.

4) Acesse as propriedades IPv4 da placa wireless que está no seu computador e anote:

- O IP que o provedor te forneceu;

- O IP do Gateway padrão;

- O IP do Servidor DNS.

- O MAC (Endereço Físico) da placa wireless. Use o comando ipconfig /all no prompt de comando para obtê-lo:

1ipv4ipconfig.th.jpg

Obs.: anote o endereço físico sem os hífens (-).

5) Conecte o cabo coaxial no lugar da anteninha do Edimax, se ainda não o fez. Conecte o Edimax ao computador para ter acesso às suas configurações (porta Lan1 do Edimax à placa de rede de seu PC).

Acesse as configurações do roteador pelo endereço http://192.168.2.1. O usuário padrão de fábrica é admin e a senha 1234.

6) Na tela de configurações do Edimax, clique em WAN e marque 'Static IP Address':

1passohabilitandoaopode.th.png

7) Clique em WAN Type e escolha 'Wireless ISP (AP Disabled)'. Salve (Apply) e na página seguinte clique 'Continue' para continuar a configurar o Edimax. Se nessa tela você clicar em Apply novamente, o Edimax será reiniciado. Vamos deixar para reiniciá-lo depois que todas as opções forem configuradas:

2passomarqueaopocomapdi.th.png

8) Em 'WAN -> Static IP' digite o endereço IP e o IP do Gateway que você anotou:

3passodigitandooendereo.th.png

9) Em 'WAN -> DNS' digite o IP do DNS que você anotou:

4passodigitandooipdodns.th.png

10) Verifique as suas configurações LAN. Aqui eu deixei como estava:

5passoverifiqueasconfig.th.png

11) Em 'Wireless -> Basic Settings' clique em [select Site Survey] e abrirá a tela à direita. Escolha a antena de seu provedor e clique em [Connect] e em [Close] para fechar a janela à direita:

7passocliqueemselectsit.th.png

12) Ainda em 'Wireless -> Basic Settings', se seu provedor te autentica usando o MAC, então digite-o no campos WLAN MAC, caso contrário, deixe como está.

Obs.: Mesmo após digitar o MAC e clicando em Apply, o campo continua com o valor 000000000000, mas internamente o que você digitou foi salvo.

8passoassimquevocescolh.th.png

Até aqui o seu Edimax está configurado!!!

Agora vamos configurar o roteador (D-Link) que distribuirá o sinal pela casa.

1) Ligue o D-Link e acesse suas configurações, normalmente pelo endereço http://192.168.0.1. A senha padrão de fábrica é admin e não tem senha (deixe em branco).

2) Clique no botão 'Wireless'. Escolha um nome [Network ID] e uma senha [Preshared Key] para sua rede wireless.

9paraoroteadordlinkesco.th.png

3) Em WLAN pode-se deixar igual a imagem abaixo.

Percebe que tanto Gateway e DNS são do roteador Edimax.

10aquipodesedeixarigual.th.png

Pronto! Agora conecte um cabo de rede à porta WAN do D-link até a porta LAN1 do Edimax.

Se tudo ocorreu bem, o sinal wireless do D-link já pode ser capturado pelo seu notebook ou computador com uma placa wireless! Só conectar e entrar com a senha definida no passo 2.

Obs. (do nosso amigo mauricio_ol):

Cuidado para não haver conflitos de domínios de IPs. No meu caso, o roteador wireless Dlink que distribuiu o sinal pela casa possuia o mesmo IP que o servidor ISP via rádio, ou seja: 192.168.0.1. Alterei o Dlink para 192.168.1.1 e resolveu o problema. Ficou assim:

192.168.0.1 = serv. ISP

192.168.1.1 = Dlink

192.168.2.1 = Edimax.

Fiz o tutorial da maneira mais simples possível. Mas eu recomendo que tenha noção do que está fazendo e/ou alterando no seu computador, access point ou roteador. Se alguma coisa não der certo esteja preparado para voltar às configurações anteriores ao tutorial senão você poderá ficar sem acesso à internet e talvez precisando recorrer à sua provedora para restaurar as configurações.

Espero ter ajudado!

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Julio Cesar,

Ótimo tutorial, colocarei como destaque, parabéns pela iniciativa!!!

Apenas algumas dicas para os leitores do tutorial: Evite colocar o seu nome ou nome da empresa como SSID da sua rede wireless, além disso é interessante que a sua chave WPA-PSK tenha no mínimo 24 caractereres com letras de A a F e números de 0 a 9.

Fecharei este tópico para que não vire bagunça, se o autor quiser reabrí-lo, basta me contactar via Mensagem Privada.

Tópico Atualizado em: 05/02/2011

Atenciosamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Correções no tutorial:

Olá amigos,

O usuário mauricio_ol me mandou algumas observações via Mensagem privada referente a este tutorial e algumas correções de configuração utilizando a opção Wireless ISP(Ap Disable) e não a opção Wireless ISP(Ap Enable) como no tutorial.

No item 7, escolha a opção Wireless ISP(Ap Disable), dessa forma o roteador se torna apenas Cliente ISP. A opção do tutorial, Wireless ISP(Ap Enable), permite que o roteador trabalhe como Cliente ISP e Access Point ao mesmo tempo e pode não funcionar corretamente.

edimax7correcao.jpg

Se você escolheu a opção Wireless ISP(Ap Disable) e o seu provedor utiliza ip fixo(Static IP), desconsidere o item 9 do tutorial referente a configuração Dynamic IP e siga direto ao item 10.

Quanto a configuração do MAC Address, ao escolher a opção Wireless ISP(Ap Disable), verifique que no menu do roteador em Wireless>>>Basic Settings aparecerá o campo de MAC Address, onde você poderá colocar o endereço de MAC da sua placa para que o provedor libere.

Quanto ao resto das configurações, continua a mesma coisa.

Observações e dicas do usuário mauricio_ol:

"Após estas correções, meu edimax fez o que deveria fazer, Se conectou via ISP wireless e roteou internamente a LAN nas 4 portas via cabo.

Há mais duas dicas não incluídas:

Cuidado para não haver conflitos de domínios de IPs. No meu caso, o roteador wireless Dlink que distribuiu o sinal pela casa possuia o mesmo IP que o servidor ISP via rádio, ou seja: 192.168.0.1. Alterei o Dlink para 192.168.1.1 e resolveu o problema. Ficou assim:

192.168.0.1 = serv. ISP

192.168.1.1 = Dlink

192.168.2.1 = Edimax.

Segunda dica: Ao incluir o novo MAC na guia wireless, logo após salvar a alteração, o valor volta para 00.00.00.00, não se preocupe, deve ser bug de software, pois o valor foi aceito. O servidor ISP liberou o acesso." (escrito por mauricio_ol)

Agredeço ao usuário mauricio_ol pelas observações e pela contribuição.

Atenciosamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...