Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC só funciona com uma fonte específica


jmlsilveira

Posts recomendados

Bem, algo raro se passou...

Peguei o PC de uma cliente, fazia o boot, chegava a entrar no OS e depois reiniciava. A cliente diz que antes o PC costumava ligar e só depois de um longo tempo é que fazia o boot. O mesmo se passou comigo. Como a gráfica é embutida, pensei logo se tratar da board. Como não tinha peças para socket 478 (PC da cliente), nem tinha muito o que fazer. Tinha à mão o PC de um outro cliente e pensei, porque não testar a fonte? As ventoinhas arrancam e tal, mas pode ser um daqueles casos comuns em que a fonte está corrompida e apesar de ligar a ventoinha, não arranca. O interessante é que a fonte do tal cliente funcionou perfeitamente! Mas a minha surpresa foi que após fazer o diagnóstico, troquei a fonte da cliente por uma nova e ora... nada. Pus novamente a fonte do cliente e funcionou perfeitamente. Testei a fonte nova no computador do cliente e também funcionou, ou seja, ambas as fontes estavam boas e funcionais.

Bem, propus um acordo entre eles e ambos saíram satisfeitos: A cliente desenrascada e o cliente com uma fonte nova e gratuita.

Nota: A fonte do cliente era de uma potência inferior: 300W a nova: 450W.

O computador funcionou bem depois de mais de 7 horas num teste de estabilidade e correu bem o SuperPi e o Memtest 86.

Portanto, o que pode ter se passado? Alguma ideia?

Fiquem com Deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem alguns raros casos de incompatibilidade entre a fonte x e a motherboard y.

A FAQ da Cooler Master chega a abordar a questão:

Question

My MB can't boot up with CM PSU, but this PSU works on another MB. What is wrong about it?

Answer

The MB manufacturer renew the MB BIOS program randomly to fix the compatibility and efficiently problem. We recommend you update your MB BIOS first. If the MB still not boot up should be the compatible problem, please email us your inquiry to [email protected].

Há também alguns casos em que uma motherboard muito antiga necessita da linha -5V para funcionar, linha esta não mais existente nas fontes atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...