Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sansung HD502HI sata2 p/ sata1 ???????


Sn1p3r_Fox

Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo nesse maravilhoso fórum e gostaria de uma solução para meu pequeno problema: adquiri um HD Samsung modelo HD502HI e tenho uma placa PC CHIPS modelo P25G (lixo), c/ suporte p/ sata150 e embora a bios reconheça o HD o Windows não reconhece, e olhando no fórum, ví que é necessário mudar o padrão sata300 do HD p/ sata150 da placa, porém no HD não tem nenhuma especificação de como jumpear e no site apenas tem informação de jumpeamento em HD IDE, por favor me ajudem:eek: pois como comprei o HD hoje se for necessário troco por outro modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola,

Meu Hd desse modelo acabou de chegar, e no olhar ja percebi as faltas de especificacoes normalmente que se encontrar nos HDs.

Talves seja que quando se esta acostumado com produtos importados, mesmo vindo do paraguai, segue certas normas. Esse aparelho da samsung foi produzido ou montado na Amazonia.

Em todo caso não vou me preocupar pois a mobo e SATA 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas informações contidas no espelho dos HD sata 300 não trazem especificação de como utiliza-los em sata 150 (em modo de compatibilidade para sata I). Essas informações normalmente vem em separado em um manual que vem junto à embalagem. Mas se for vendido OEM você fica sem essas informações. Para utiliza-lo em modo de compatibilidade (sata I) é só Jampea-lo. No HD você não verá essas informações.

Espere ter ajudado, Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, pelo que eu saiba, esses hds da samsung fazem a troca do sata por software, você tera que baixar o programa do site da samsung, plugar o hd em alguma placa-mãe que o reconheça, fazer um disco de boot com o programa da samsung ( sim é DOS) e alterar a velocidade do sata.

Eu tenho 2 hds da samsung aqui e os 2 alterei desse modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Venho somente deixar registrada minha experiência com este HD.

Comprei dois deles hoje e tive problemas para detectá-los em duas placas ASUS A8V, mesmo utilizando jumper na posição correta (importante frizar que ao "jumpear" outros dois HDs SATA II que tenho aqui, um da Seagate [500GB] e outro da Samsung [80GB], eles funcionaram perfeitamente na A8V. Os únicos que não funcionaram foram os Samsung HD502HI, mesmo que jumpeados.

Tentei as soluções propostas neste tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-hd-novo/564300/2?highlight=n%E3o+reconhece

Entretanto, não obtive sucesso. Impostante ressaltar que fiz os procedimentos com os HDs (um por vez) ligados isoladamente na minha placa ASUS M2N-SLI Deluxe, a qual detectou os HDs normalmente na BIOS.

Como medida final tentei a versão para CD-ROM do seguinte utilitário da Samsung: http://www.samsung.com/global/business/hdd/productmodel.do?group=&type=94&subtype=98&model_cd=439&dType=G&mType=SW&tab=down&ppmi=1219

Esse sim resolveu o problema. A única coisa que precisei fazer foi ir na opção UDMA e mudar de 300 para 150. Ao fazer isso o HD passou a trabalhar no modo SATA I (opção mostrada na opção de informações do utilitário). Ressalto que o HD não deve estar com jumper e não é necessário colocar depois, já que a configuração fica no firmware. Ao ligar novamente na A8V, tudo passou a funcionar com perfeição.

Este utilitário e muito interessante, inclusive fornecendo opção de diagnóstico para verificar a "saúde" do HD.

Gostaria apenas de frisar que o manuseio deve ser feito com cautela, pois há opções avançadas e é possível "bagunçar" o HD. Acidentalmente mexi em alguma coisa que fez o HD ser reconhecido tendo apenas 128GB. Como o utilitário é bem feito, há opções para fazer os valores retornarem ao padrão. Ao me valer disso, tudo voltou ao normal. Detalhe, nem precisei reformatar, os arquivos salvos anteriormente (fins de teste) permaneceram lá e inalterados.

É isso pessoal. Este é, de certo modo, meu modo de agradecer às informações aqui prestadas que, apesar de não terem resolvido meu problema, rsrsrsrsrsrsrsrsrs, me indicaram o caminho e me fizeram descobrir esse procedimento novo. Espero que isso possa ajudar alguém, até porque esse utilitário serve pra muitas outras coisas além de alterar de SATA II pra SATA I, e vice versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...