Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macintosh Rodando Linux


marjosantos

Posts recomendados

Instalei o Yellow Dog em um 9500/132 com 144 de Ram e HD de 2Gb.

Funcionou numa boa, sem ambiente X, apenas como FireWall.

No final do ano o 9500 parou de funcionar, apenas tirei o HD e coloquei em um 7500/100 e não precisei configurar nada, foi ligar e funcionar.

O Yellow Dog quando inicializa e muito parecido com o RedHat. E achei fácil a instalacao.

beleza....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a pilha do Performa acho que é a mesma que vai em todos os outros Mac's, normalmente em Lojas de Mac encontra fácil, como MacFix, Ariane e Xpress, o problema é o preço que vai de R$ 25 a R$ 35, fora o frete.

já coloquei tambem tres pilhas AAA no lugar da bateria, a tensão passa um pouco mas funciona.

falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mac_hrg@30 jan 2004, 19:31

Bom, a pilha do Performa acho que é a mesma que vai em todos os outros Mac's, normalmente em Lojas de Mac encontra fácil, como MacFix, Ariane e Xpress, o problema é o preço que vai de R$ 25 a R$ 35, fora o frete.

já coloquei tambem tres pilhas AAA no lugar da bateria, a tensão passa um pouco mas funciona.

falou...

valeu pela dica das pilhas, abraço cara!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hitokiri@31 jan 2004, 15:01

Na boa??..... Pra que juntar o caro ao complicado? É igual usar linux no play station 2.. economicamente inviável! Apesar que bate uma curiosidade de ver um Mac rodar linux!!!! :D  :bandeira:

amigon... na boa mesmo.... vai dizer que você num tem nenhum pingo de curiosidade de rodar o linux no MAc??????

fica chapadão!!!!!

falou cara!!!!

t+!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por marjosantos@03 fev 2004, 16:38

amigon... na boa mesmo.... vai dizer que você num tem nenhum pingo de curiosidade de rodar o linux no MAc??????

fica chapadão!!!!!

falou cara!!!!

t+!!!

Até tenho tá ligado... e muita! mas sei lá..... Tipo... Mac OS já é um derivado do unix (tipo uma ovelha negra da familia) apesar que é uma boa ovelha negra : D

De vez enquando eu tenho sim mas se eu tivesse um mac eu não faria isso. ficaria quieto... tive uma péssima experiencia no play2 não gostaria de ter outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hitokiri+11 fev 2004, 21:09-->
marjosantos@03 fev 2004, 16:38

amigon... na boa mesmo.... vai dizer que você num tem nenhum pingo de curiosidade de rodar o linux no MAc??????

fica chapadão!!!!!

falou cara!!!!

t+!!!

Até tenho tá ligado... e muita! mas sei lá..... Tipo... Mac OS já é um derivado do unix (tipo uma ovelha negra da familia) apesar que é uma boa ovelha negra : D

De vez enquando eu tenho sim mas se eu tivesse um mac eu não faria isso. ficaria quieto... tive uma péssima experiencia no play2 não gostaria de ter outra.

ou velhinho nos conte sua experiencia....

quem sabe assim outra pessoa possa evitar, passar pela mesma situação....

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marjosantos@13 fev 2004, 09:48

ou velhinho nos conte sua experiencia....

quem sabe assim outra pessoa possa evitar, passar pela mesma situação....

falou!

Bom, o negócio foi o seguinte. Meu amigo descolou o Play com um modem(é rico) aí agente foi rodar o PSLinux direto. Eu estava animado pra ver pessoalmente o que eu tinha visto na revista mas depois que eu usei percebi que revista consegue e muito mascarar a realidade das coisas. Primeiro que a imagem era péssima, mesmo numa tv de 29". Não dá pra distinguir muita coisa porcausa da péssima resolução da tv. Eu pensei que a decepção não poderia ser maior e continuei usando, pobre de mim. O linux do play2 é muuuuito limitado pelo fato de rodar a partir de um DVD. Limitado como??? Ele já vem configurado pra rodar direto, não dá pra configurar nada a mão, nem editar e muito menos salvar a não ser que se tenha um HD embutido na traseira do console(que tem espaço pra isso) porque o memory card é pequeno demais, 8mb..... Pra piorar as coisas a falta de um mouse e um teclado. é... meuio difícil usar o linux no controle... Existe teclado e mouse para o Play2 mas isso custa uma certa quantidade de dinheiro inacessível pra nós réles mortais do terceiro mundo... É muito caro.. Cinclusão: Não vale a pena rodar linux no play2.. Rodei e não gostei. Uma vez VideoGame, sempre VideoGame.... e pra completar esta frase eu também rodei um DVD de filme nele e a experiencia foi igualmente decepcionante. A imagem fica ruim, o programa de abertura fica lento e com a imagem destorcida fora que o controle pra pra dar play, stop, pause e etc(o mesmo do DVD comum) custa tão caro quanto o mouse e o teclado, 199 reais um mísero controle. Não quero esculachar o play, acho um ótimo videogame mas não chega nem perto de um computador ou de um aparelho de DVD... PlayStation, por mais que tenha sido inovado na versão 2 ou na X ou na famigerada versão 3, pra mim ainda é apenas um VIDEO GAME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por marjosantos@28 jan 2004, 13:48

Bom saber que mais gente esta fazendo experiencias.....

qualquer novidade é só falar!!!

por falar em novidade... alguem aí sabe onde posso comprar a bateria interna do meu performa? procurei aqui e não achei.....

falou!!!

abraço

A bateria do performa é diferente dos modelos PowerPC.

Caso não encontre a bateria, voce pode tentar as dicas do colega da pilha.

No meu caso faço o seguinte:

01 Ligo o performa

02 Acerto o relógio e data

03 ( shut Down )Desligo o performa

04 Não desligando a maquina da tomada as configurações não se perdem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por TurboForce@16 mar 2004, 15:21

Achei muito interessante as questões relacionadas a Linux em macs.

Gostaria muito de fazer um teste, mas alguém pode me informar qual linha de comando devo digitar ao ligar o equipamento mantendo as teclas ( option + command + O + F ) ? <_<

Obs: Sistema Op Kurumim em CD.

amigo vou dar uma olhada e já te passo qual é a linha de comando!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por marjosantos@17 mar 2004, 14:55

aê!!! para dar boot pelo cd você pode tentar isso:

quando aparecer o prompt do OpenFirmware digite isso:

boot cd:,\caminho\para\yaboot

abraço

Acredito que este comando se aplica apenas no YellowDog.

No meu caso gostaria de utilizar o Kurumim.

De qualquer forma valeu a tentativa!

Abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sinceramente, eu num vejo utilidade nenhuma em colocar Linux no Mac!

Eu tenho muitas experiencias ruins com Linux!

Mas sei q o Linux é melhor q Win!

E se eu tivesse um Mac não colocaria LINUX!

Alem dos erros que as vezes ele dá na hora de instalar (Comigo smepre deu).

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

RESSUCITANDO O TOPICO...

Bom tenho um G3 bege 266 mhz, rodando o Mac OS 9, e o Panther 10.3.4 num Hd IDE, e o YDL 3.0 em um Hd de 4 gb SCSI... Estou querendo aprender a mexer no Linux e achei muito fácil a instalação desta distro... roda mais rápido que o Mac OS X... no caso uso o KDE e o Gnome...

Se alguem quiser me passar ou indicar onde acho apostila "pra leigo" de Linux agradeço...

Rodar Linux no Mac é bem diferente de ter o Terminal no Mac OS X.

Fui!

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mac OS só é Unix a partir da versão X (10). Em versões anteriores, é sistema proprietário, muito produtivo em termos de interface, mas tecnicamente fraco. E o X só funciona nativamente em Macnas fabricadas a partir de 1998 (New World). Velhos PowerPC PCI fabricados entre 1995 e 1998 não rodam X, não sem alguma gambia.

você também pode inicializar o X sem interface gráfica. Tem uma tecla (não lembro qual) que, se mantida pressionada na inicialização, inicializa o Unix sem ambiente gráfico! Unix puro!!! Somente um Shell de BSD... nada de janelinhas de terminal nem ambiente acelerado por GPU 3D!

Que eu saiba, não existe uma distro Kurumim para PPC/Mac.

Usar Linux no Mac pode ser uma grande experiência se você levar em consideração que será uma LinuxBox com chip RISC projetado pela IBM.

Também pode usar Linux em Macs mais antigos, com processadores Motorola 68K ou mesmo o A/UX (o esquecido Apple UniX).

Além do Yellow Dog, tem o LinuxPPC, o Debian e o Linux68K, entre os outros que não me lembro agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por emersonwsm@21 jun 2004, 17:40

você também pode inicializar o X sem interface gráfica. Tem uma tecla (não lembro qual) que, se mantida pressionada na inicialização, inicializa o Unix sem ambiente gráfico! Unix puro!!! Somente um Shell de BSD... nada de janelinhas de terminal nem ambiente acelerado por GPU 3D!

Command (maçã) e a letra S

O famoso Single User.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...