Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriando Hd's


Spider_Rap

Posts recomendados

lembra que o metal conduz temperatura também??

o ar que bate do cooler da hd na placa lógica, pega metal em áreas que não ocupam espaço da placa lógica, aí o cooler esfria a partir deste ponto e que vai passando para o hd inteiro, é que nem dissipador de calor! o metal da hd em certa parte frio, passa para o seu resto, e o que esquenta a hd é o seu alto giro e quando trabalha demais também. como por exemplo, copiar 10gb de uma hd para outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um meu HD é esse abaixo na minha configuração... como foi postado aqui ele é um dos mais frios e mesmo sendo 7200 rpm.

Só que ele costuma esquentar a ponto do win dar umas travadinhas de vez em quando e quando reinicio ele não passa da BIOS, adimitindo problemas na Power maneger... a sei como se chama.. a configuração do setup para temperatuas e cargas e tempo de standUp, hibernação e etc...

Fora que mais ou menos de 10em 10 minutos ele parce que chaca alguma coisa que congela tudo por 4 segundos....

:muro::tantan::muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí, Pessoal:

Sei que estou meio de metido no assunto, fora que já atrasado... Mas só pra deixar relevante, improvisei um cooler de HD na parte de baixo e a queda de temperatura influenciou até a carcaça, tendo um excelente desempenho! E olha que já quase queimava a mão de tentar mexer nele.

Sei lá se serve para alguma coisa, mas acho que pode ser apenas mais um reforço quanto ao dilema cooler x posição x temperatura.

É isso. Agradeço a paciência.

falou,

H.N.F

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

o cooler deve ficar na parte de baixo .. poque o problema de superaquecer a placa

logica do hd é que em 1 lugar estamos falando de bgas onde a solda pode falhar as altas temperaturas, 2 quando a carcaça de um chip ou sua placa esta a 50 o die propriamente dito esta a muito mais ....... tipo uns 100 ou + ..... e com isso a liga de ouro q interliga o die aos pinos podem derreter ou o proprio die, alem disso o chip q mais problemas tem é na verdade o controlador dos motores de passo pelos quais toda a corrente necessaria prara ativar as bobinas dos motores assim como as de pocisao da cabeça estão na parte de baixo sendo este o componente q mais esquenta e com certeza um die de silicio derrete muito mais cedo do q um fio de cobre, alem do que todo o resto dissipa todo o seu calor na carcaça diretamente, não se esqueçao internamente um hd tem quase a vacuo o q quer dizer q não passa calor para a parde de cima do hd já q não tem contato fisico e tem total contato fisico com a parte de baixo onde c encontra a placa logica.

ate mais galera qualquer coisa mail-me.

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera estava lendo o tópico e pensei bastante pra responder.

De acordo com a Física se dois objetos estão juntos e em temperaturas diferentes a tendência e que ambos cheguem a uma temperatura equilibrio.

Sendo assim, se diminuir-mos a temperatura de um deles, a temperatura do outro cairá tambem significamente, mas vendo pelo lado que a placa lógica esquenta menos, provavelmente, se diminuir-mos a temperatura da placa lógica, a carcaça tera uma diminuição também...

Se existem engenheiros empenhados no desenvolvimento dos HDs :muro: , então tudo leva a crer que é isso mesmo, colocar na placa lógica é a melhor opção, pois os componentes suportam menos que a carcaça do disco.

Isso é só minha opnião galera. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem. mas me respondam uma coisa: No meu HD Seagate 80GB de 7200RPM(novo) a placa lógica não fica aberta, nesse caso coloquei o Hdd Cooler no local onde deveria(embaixo), mas ele está em uma temperatura média de 43ºC, enquanto o Maxtor de 40GB 7200RPM que também usa um Hdd Cooler se encontra à 24ºC. Como pode? Se esse Maxtor sem o cooler trabalhava à mais de 50ºC. Estou aqui sem entender como é que a seagate fez um HD fechado dos dois lados, sem deixar a placa lógica à mostra. O modelo dele é ST380024A e tem 8 MB de buffer. Esse modelo não consta no site da Seagate. Lá só encontrei o ST380023A(2MB de buffer).

Alguém tem alguma solução?

AH! Ia me esquecendo: O SpeedFan também mede a temperatura do HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@29 jan 2004, 23:28

Só um toque, o Mother Board Monitor 5 também faz este monitoramento

onde eu uncontro isso nele?

Ah disfarça, eu vi aqui:

É só ir em general, e marcar a caixa:

Scan for IDE HardDrivers with temperature sensors

em seguida reinicia o micro e configura o sensor dela em Temperatures,

estava fácil, eu que num tinha me tocado sobre essa possibilidade, mas da pra confiar nesse sensor? ta marcando só 18 graus C, tudo bem que eu fiz um mod com um fan de 8x8 (dessses de fonte) e puz ele soprando ar na parte inferior da HD (Placa)....

Eu tinha uma Maxtor Slim de 40, nem esquentava direito, agora troquei por essa de 80 e ela esquentaca pacas, não a ponto de queimar, mas chegava fácil ha uns 45 C, ai adaptei este fan, gozado que alem de esquentar mais ela também faz um pouco mais de ruido que a antiga, sera que é porque essa tem dois pratos e a slim so tinha um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso Spartacus, e para aqueles q utilizam HD's em controladoras RAID e/ou SATA tem q ativar a opção "Scan for SCSI HardDrivers with temperature sensors".

Ah! E não precisa reiniciar o micro, basta reiniciar o MBM5... Logo após vá na seção Temperatures e perceba q haverá aparecido outro sensor, escolha-o e atribua um nome... Simples.

Outra coisa, para verificar c a temp está batendo confira pelo AIDA32, na seção Armazenamento=> S.M.A.R.T.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí tô com um se 80 7.2 ele tá marcando aqui pelo system hardware monitor 37 graus. usando uma laser pra medir a temperatura externa aqui tá marcando 34.

então tá na media.

isso na parte de cima dele.

seh eu jogar um cooler aqui devera abaixar uns 10 graus?

pedrozao, o programa que seh refere e o formatador pra deixar o hd segate em alta performace?, se for eu baixei ele só que pra melhorar o desempenho do hd tem que formatar.

isso só mais lá pra frente, do jeito que tá tha massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esclarecendo:

o cooler do hd resolve e muito e deve ser instalado sob(sob=embaixo pra quem não sabe) a placa logica. o que não pode esquentar sao os transistores(sabe igual ao processador...) de preferência façam como eu. tirei os hds do local original e os coloquei lado a lado na vertical bem embaixo e na frente da grade de entrada de ar do gabinete. assim tem ar fresco(ui!) e local pra dissipar o calor. troquei o cooler do proc, por outro maior e adicionei um pequeno no vga. agora tenho um computador que não fica lento apos certo tempo de uso, e nunca mais (isso mesmo!) nunca mais travou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz quase um mes que coloquei um cooler no meu hd...

E tipo... na hora de colocar foi meio trabalhoso... hehehe

O hd não entrava na baia... por causa dos parafusos... então o jeito foi entortar os suportes da baia... mas ta beleza...

Outro problema é que ele empoeira muito o hd...

Hoje eu dei uma olhada nele... e tinha dois circulos de poeira...

Acho q isso pode dar problema mais pra frente... pois acho q poeira na placa logica não é um bom negocio... hehehe

Acho q vou improvisar um filtro com meia calca pra ver se melhora um pouco...

falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo eu tenho uma dúvida, eu vi um cooler de hd e tal, muito bom, mas é estranho, as 2 ventoinha do cooler de hd que eu vi fica quase encostado na placa lógica, uns 8mm, quase 1cm, mas quase encosta, isso tá certo?? funciona legalz?

é que eu só to perguntando porque eu vi numa hd e tipo, percebi que estava quase encostando na placa lógica.

E pessoal, pra quem diz que cooler da hd num funciona, funciona, eu tenho uma hd de 10gb samsung, esquentou, e que que aconteceu, smart status BAD, e só reconhece 535mb agora :(

era somente essa minha dúvida, se tá certo a ventoinha quase encostar na placa lógica, e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Binary@22 fev 2004, 08:28

tipo eu tenho uma dúvida, eu vi um cooler de hd e tal, muito bom, mas é estranho, as 2 ventoinha do cooler de hd que eu vi fica quase encostado na placa lógica, uns 8mm, quase 1cm, mas quase encosta, isso tá certo?? funciona legalz?

é que eu só to perguntando porque eu vi numa hd e tipo, percebi que estava quase encostando na placa lógica.

E pessoal, pra quem diz que cooler da hd num funciona, funciona, eu tenho uma hd de 10gb samsung, esquentou, e que que aconteceu, smart status BAD, e só reconhece 535mb agora :(

era somente essa minha dúvida, se tá certo a ventoinha quase encostar na placa lógica, e tal.

Eu acho q não tem pro nenhum, seria ruim se realemnte enconstasse.

ps. discordando de alguns, eu acho melhor o cooler na carcaça...

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por newbiekauew+22 fev 2004, 11:53-->
Binary@22 fev 2004, 08:28

tipo eu tenho uma dúvida, eu vi um cooler de hd e tal, muito bom, mas é estranho, as 2 ventoinha do cooler de hd que eu vi fica quase encostado na placa lógica, uns 8mm, quase 1cm, mas quase encosta, isso tá certo?? funciona legalz?

é que eu só to perguntando porque eu vi numa hd e tipo, percebi que estava quase encostando na placa lógica.

E pessoal, pra quem diz que cooler da hd num funciona, funciona, eu tenho uma hd de 10gb samsung, esquentou, e que que aconteceu, smart status BAD, e só reconhece 535mb agora :(

era somente essa minha dúvida, se tá certo a ventoinha quase encostar na placa lógica, e tal.

Eu acho q não tem pro nenhum, seria ruim se realemnte enconstasse.

ps. discordando de alguns, eu acho melhor o cooler na carcaça...

falou!

não tem problema não... eu uso um e ele funciona bem proximo da placa logica mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pedraozao@08 fev 2004, 15:23

Estou aqui sem entender como é que a seagate fez um HD fechado dos dois lados, sem deixar a placa lógica à mostra.

A intenção da Seagate foi a de proteger os componentes de descargas de energia eletrostática provocadas pelo toque das mãos de quem os manipulasse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por claudomirorl+22 fev 2004, 22:47-->
pedraozao@08 fev 2004, 15:23

Estou aqui sem entender como é que a seagate fez um HD fechado dos dois lados, sem deixar a placa lógica à mostra.

A intenção da Seagate foi a de proteger os componentes de descargas de energia eletrostática provocadas pelo toque das mãos de quem os manipulasse.

Então a ideia é boa, mas o HDcooler faz pouco ou nenhum efeito sobre ela.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por newbiekauew+22 fev 2004, 11:53-->
Binary@22 fev 2004, 08:28

tipo eu tenho uma dúvida, eu vi um cooler de hd e tal, muito bom, mas é estranho, as 2 ventoinha do cooler de hd que eu vi fica quase encostado na placa lógica, uns 8mm, quase 1cm, mas quase encosta, isso tá certo?? funciona legalz?

é que eu só to perguntando porque eu vi numa hd e tipo, percebi que estava quase encostando na placa lógica.

E pessoal, pra quem diz que cooler da hd num funciona, funciona, eu tenho uma hd de 10gb samsung, esquentou, e que que aconteceu, smart status BAD, e só reconhece 535mb agora :(

era somente essa minha dúvida, se tá certo a ventoinha quase encostar na placa lógica, e tal.

Eu acho q não tem pro nenhum, seria ruim se realemnte enconstasse.

ps. discordando de alguns, eu acho melhor o cooler na carcaça...

falou!

você não esta discordando de alguns, mas sim da maioria. Já foi provado e comprovado que cooler de HD se põe na parte de baixo ( placa lógica )...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colegas, eu acho importante mesmo é a circulação de ar: de nada adianta um cooler na placa lógica se o ar quente que ele vai dissipar não for jogado pra fora do gabinete. Pra quem tem gabinete de 3 baias, isso fica ainda pior.

Aqui no trabalho uso um Maxtor Diamond Plus D740X 40GB 7200 rpm e, pra piorar a questão da temperatura interna, tá montado num gabinete de 3 baias... A temperatura chega rapidinho nos 52°C, monitorados pelo DTemp. Afixei esse HD na última baia, com a placa voltada pra baixo.

O que eu fiz? Trouxe um ventiladorzão bem antigão lá de casa (tem uns 25 anos de uso, mó brega, vermelho e branco, mas funciona muito bem até hoje ha ha ha...).

Tirei as tampas laterais do gabinete e botei o ventilador pra soprar apontando pro HD, fazendo o fluxo de ar ir direto na carcaça.

Depois fui só observando o DTemp: 52, 50, 48, 47, 42, 39, 38... estabilizou por aí. Portanto eu particularmente acho que na prática não faz diferença onde montar o cooler, e sim o que vai acontecer com esse ar quente depois.

Quem tiver dúvidas quanto à eficácia desta "gambiarra", é só experimentar para ver na prática!

Quem faz CaseMod pode até desenvolver uma espécie de duto para canalizar esse ar quente pra fora, ligando entre o cooler do HD e a lateral do gabinete, o que seria muito mais eficiente. Acho que um material bom pra fazer isso seriam esses tubos flexíveis de papelão e alumínio, usados na parte de refrigeração de alguns modelos de carro (Fiat por exemplo, em autopeças se acha isso fácil). É que eu não tenho tempo pra mexer em alguma coisa assim, senão eu até que tentava.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...