Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriando Hd's


Spider_Rap

Posts recomendados

Muito bem colocado amigo Clemente Silva,

eu também fiz um teste aqui no meu PC, só que ao invés de usar um ventilador grande

usei um de 120mm semelhante a aqueles que usam-se no PC de 12v

este aqui é de 220V...... :wacko:

Mas a temp interna fica baixissima, pelo menos no processador ficou 35... :D

o HD na testei pois não vi no speed fan a temp dele....

Se alguem puder ajudar aí....

Quantum 30gb 5400 ata100, tem programa mais recomendado??

Tanks guys!!! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma ideia que eu fiz pois estava com um cooler de gabinete sobrando e tinha alguns furos debaixo de onde fica meu hd foi fixar esse cooler..não sei se adiantou mas a temperatura fica em torno de 43 a 45 graus...eu tenho um barracuda de 80G....qual a temperatura média que o hd de vocês esta trabalhando??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por reynaldohm@13 mar 2004, 11:33

Uma ideia que eu fiz pois estava com um cooler de gabinete sobrando e tinha alguns furos debaixo de onde fica meu hd foi fixar esse cooler..não sei se adiantou mas a temperatura fica em torno de 43 a 45 graus...eu tenho um barracuda de 80G....qual a temperatura média que o hd de vocês esta trabalhando??

O meu com HDcooler duplo fica em 43ºC(Barracuda V), já o Maxtor Diamond Plus 8 de 40GB, 720RPM com o HDCooler trabalha normalmente à 26ºC. Creio que por ser o Barracuda V todo fechado o cooler não refrigere tanto como no Maxtor. Estou propenso a acreditar que o Barracuda V não precisa de cooler de HD, por ele não expor sua placa-lógica como os outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pedraozao+13 mar 2004, 14:39-->
reynaldohm@13 mar 2004, 11:33

Uma ideia que eu fiz pois estava com um cooler de gabinete sobrando e tinha alguns furos debaixo de onde fica meu hd foi fixar esse cooler..não sei se adiantou mas a temperatura fica em torno de 43 a 45 graus...eu tenho um barracuda de 80G....qual a temperatura média que o hd de vocês esta trabalhando??

O meu com HDcooler duplo fica em 43ºC(Barracuda V), já o Maxtor Diamond Plus 8 de 40GB, 720RPM com o HDCooler trabalha normalmente à 26ºC. Creio que por ser o Barracuda V todo fechado o cooler não refrigere tanto como no Maxtor. Estou propenso a acreditar que o Barracuda V não precisa de cooler de HD, por ele não expor sua placa-lógica como os outros.

Eu creio que todos os HDs, independentes se mostram ou não a placa lógica, necessitam de refrigeração.

A Seagete faz isso, se não me falhe a memória, para proteger o HD contra manuseio inadequado do produto e, consequêntemente, queima da placa lógica por descarga de eletricidade estática sobre ela. Em compensação, diminuiu a eficiência de resfriamento dos HDD Coolers. Para mim, a Seagate apenas criou um isolante térmico para a placa lógica e isso não é legal... Em parte evita a queima dos HDs por mal manuseio, mas em contrapartida, podem provocar a diminuição da vida útil ou até mesmo a queima do equipamento pelo trabalho do mesmo em temperaturas elevadas... De uma forma ou outra, o HD pode queimar ou perder grande parte de sua vida útil.

Como você mesmo citou, HDs sem a proteção da placa lógica são bem mais resfriados do que os que possuem a proteção, como é o caso dos HDs da Seagate. Meu Maxtor chegava a 50º, isso sem nenhum tipo de refrigeração e pior, ele estando instalado próximo ao meu outro HD de 20GB e, ainda mais, com o gabinete aberto... Depois que comprei o HDD Cooler, a temperatura caiu cerca de 24º e nem chega a atingir 30º (fica na faixa dos 26-28º), isso com o gabinete fechado...

Resumindo: refrigeração para HDs, hoje, é essencial, principalmente se você tem um HD de rotações altas (7200RPM para cima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu creio que todos os HDs, independentes se mostram ou não a placa lógica, necessitam de refrigeração.

A Seagete faz isso, se não me falhe a memória, para proteger o HD contra manuseio inadequado do produto e, consequêntemente, queima da placa lógica por descarga de eletricidade estática sobre ela. Em compensação, diminuiu a eficiência de resfriamento dos HDD Coolers. Para mim, a Seagate apenas criou um isolante térmico para a placa lógica e isso não é legal... Em parte evita a queima dos HDs por mal manuseio, mas em contrapartida, podem provocar a diminuição da vida útil ou até mesmo a queima do equipamento pelo trabalho do mesmo em temperaturas elevadas... De uma forma ou outra, o HD pode queimar ou perder grande parte de sua vida útil.

Como você mesmo citou, HDs sem a proteção da placa lógica são bem mais resfriados do que os que possuem a proteção, como é o caso dos HDs da Seagate. Meu Maxtor chegava a 50º, isso sem nenhum tipo de refrigeração e pior, ele estando instalado próximo ao meu outro HD de 20GB e, ainda mais, com o gabinete aberto... Depois que comprei o HDD Cooler, a temperatura caiu cerca de 24º e nem chega a atingir 30º (fica na faixa dos 26-28º), isso com o gabinete fechado...

Resumindo: refrigeração para HDs, hoje, é essencial, principalmente se você tem um HD de rotações altas (7200RPM para cima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal beleza ?

Tenho um seagate barracuda aqui e sem o cooler de hd ele ficava em 49~51 graus

pus o cooler no hd nos ultimos dias agora a media de temperatura é de 36~40 graus com o meu gabinete de 4 baias fechado.ah e querem um conselho poe uma ventoinha jogando o ar para fora em cima do gabinete nada consegue ser tão eficiente para se livrar do ar quente ! e como essa droga de cooler de hd q comprei não dava para encaixar sem ter q entortar umas partes do meu gabinete eu pus ele de lado huahuahuahuahuahua refrigera os 2 hds e o floppy huahuahua :P

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jaketa@19 fev 2004, 02:54

Outro problema é que ele empoeira muito o hd...

Hoje eu dei uma olhada nele... e tinha dois circulos de poeira...

Acho q isso pode dar problema mais pra frente... pois acho q poeira na placa logica não é um bom negocio... hehehe

Foi por esse motivo que parei de usar cooler no HD e tambem parei de recomendar o uso dele...

Só que no meu caso o HD realmente começou a dar problemas, começou a travar, desligar do nada,...

Depois que limpei tudo voltou ao normal.

Agorra tenho um gabinete com 5 baias de 3 1/2 interna e com dois cooler de 80mm jogando ar do exterior direto para o HD (aqueles que ficam na frente do gabinete) e não tenho mais problema nenhum.

Se fosse comprar um cooler especifico para HD hoje compraria um daqueles kits para baia de 5 1/4 que tira o ar do exterior e manda direto para o HD. do tipo deste modelo do link abaixo...

http://www.waz.com.br/cooler/akasa_coolerh...php?codprod=525

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por [El_Diablo

,10 mar 2004, 01:13] Muito bem colocado amigo Clemente Silva,

eu também fiz um teste aqui no meu PC, só que ao invés de usar um ventilador grande

usei um de 120mm semelhante a aqueles que usam-se no PC de 12v

este aqui é de 220V...... :wacko:

Esse tipo de ventilador pode ter um problema, ele pode gerar um campo magnético forte (depende de modelo, potencia,...) que pode prejudiacar ao invés de ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por OveR@13 mar 2004, 15:36

E ai pessoal beleza ?

Tenho um seagate barracuda aqui e sem o cooler de hd ele ficava em 49~51 graus

pus o cooler no hd nos ultimos dias agora a media de temperatura é de 36~40 graus  com o meu gabinete de 4 baias fechado.ah e querem um conselho poe uma ventoinha jogando o ar para fora em cima do gabinete nada consegue ser tão eficiente para se livrar do ar quente !  e como essa droga de cooler de hd q comprei não dava para encaixar sem ter q entortar umas partes do meu gabinete eu pus ele de lado huahuahuahuahuahua refrigera os 2 hds e o floppy huahuahua  :P

:-BEER

Hehehe essa foi boa :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por OveR@13 mar 2004, 15:36

".... como essa droga de cooler de hd q comprei não dava para encaixar sem ter q entortar umas partes do meu gabinete eu pus ele de lado huahuahuahuahuahua refrigera os 2 hds e o floppy huahuahua  :P "

Adorei a criatividade! Parabéns!

Mas a questão em si não é se o Floppy está sendo refrigerado ou não!

Te pergunto ficou funional? Digo, o HD está sendo refrigerado normalmente?

Mil Beijões! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tenho uma opinião um pouco diferente da maioria.

Claro que resfriar a placa lógica seria importante, se essa esquentasse de verdade. O que parece não acontecer. Eu nunca vi um chip de placa lógica de HD esquentar como um processador, ou mesmo uma northbridge (ou uma southbridge das atuais, que esquantam pra caramba).

O que esquenta é a carcaça. Mas a carcaça não tem problema, ela pode esquentar o quanto quiser.

O verdadeiro problema são os discos... Os discos de alumínio cobertos por uma fina camada magnética, nessa camada são gravadas as informações por meio do alinhamento dos ímãs elementares do material.

Mas sabemos que o aumento da temperatura faz aumentar a agitação térmica das moléculas, o que tende a desalinhas esses ímãs elementares, desta forma apagando a informação.

Tanto que, para desimantar um ímã, a maneira mais fácil é aquecendo o mesmo.

Claro que as ventoinhas comerciais são feitas para resfriar a placa dos HD´s, e essas ventoinhas devem ser utilizadas para isso.

Mas nada impede que, por exemplo, alguém cole um dissipador retirado de um cooler de k6 na parte de cima do HD, e use um fan de gabinete para circular ar por esse cooler.

Existem alguns HD´s de 10000RPM da WD que têm um dos lados cheios de "aletas", no próprio chassi, de modo a resfriar o HD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@13 mar 2004, 17:47

Eu tenho uma opinião um pouco diferente da maioria.

Claro que resfriar a placa lógica seria importante, se essa esquentasse de verdade. O que parece não acontecer. Eu nunca vi um chip de placa lógica de HD esquentar como um processador, ou mesmo uma northbridge (ou uma southbridge das atuais, que esquantam pra caramba).

O que esquenta é a carcaça. Mas a carcaça não tem problema, ela pode esquentar o quanto quiser.

O verdadeiro problema são os discos... Os discos de alumínio cobertos por uma fina camada magnética, nessa camada são gravadas as informações por meio do alinhamento dos ímãs elementares do material.

Mas sabemos que o aumento da temperatura faz aumentar a agitação térmica das moléculas, o que tende a desalinhas esses ímãs elementares, desta forma apagando a informação.

Tanto que, para desimantar um ímã, a maneira mais fácil é aquecendo o mesmo.

Claro que as ventoinhas comerciais são feitas para resfriar a placa dos HD´s, e essas ventoinhas devem ser utilizadas para isso.

Mas nada impede que, por exemplo, alguém cole um dissipador retirado de um cooler de k6 na parte de cima do HD, e use um fan de gabinete para circular ar por esse cooler.

Existem alguns HD´s de 10000RPM da WD que têm um dos lados cheios de "aletas", no próprio chassi, de modo a resfriar o HD...

Concordamos também que a carcaça esquenta justamente por causa do interior (aonde tem os tais imãs e tal) e a carcaça já age como um dissipador, e a parte inferior do HD também ajuda, e o resfriamento das mesmas ajuda com que o interior possa dissipar cada vez mais calor para a carcaça e a parte inferior, pra ser resfriada novamente. Portanto uma resfriação externa já basta e é de grande ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por coelho72@13 mar 2004, 17:47

Eu nunca vi um chip de placa lógica de HD esquentar como um processador, ou mesmo uma northbridge (ou uma southbridge das atuais, que esquantam pra caramba).

Conheço somente um caso de chip esquentar mais do que deve e provocar defeitos no HD...

É um chip da Philips nos HDs Quantum LCT10 que tem a fama de queimar por temperatura e fazer com que o HD não seja mais reconhecido pela BIOS....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal pode parecer bizarro por o cooler de lado mais acreditem funciona maravilhosamente bem :D baixou a temperatura dos meus discos um maxtor de 20 e outro seagate de 80 em media 10 graus.

Foi só alegria

ta ai uma foto da minha gambiarra.

FOTO

Só não repara na zona que ta os fios huahuahua falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por OveR@14 mar 2004, 02:27

aí pessoal pode parecer bizarro por o cooler de lado mais acreditem funciona maravilhosamente bem  :D baixou a temperatura dos meus discos  um maxtor de 20 e outro seagate de 80 em media 10 graus.

Foi só alegria

ta ai uma foto da minha gambiarra.

FOTO

Só não repara na zona que ta os fios huahuahua falou

Como você fez pra fixar o cooler ali de lado? Usou o que? :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Aí Galera....Tenho um HD MAxtor 80 GB...antes chegava aos 50ºC...depois eu coloquei um Fan como refrigeração, mas calculei errado e ele ficou na direção do HD. o bom é que a temperatura caiu absurdamente, para 26ºC. Quem quiser saber como faz é só dar uma olhada no clubedohradware, seção dicas que tem como cortar o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por r.s.f@17 abr 2004, 20:44

Aí Galera....Tenho um HD MAxtor 80 GB...antes chegava aos 50ºC...depois eu coloquei um Fan como refrigeração, mas calculei errado e ele ficou na direção do HD. o bom é que a temperatura caiu absurdamente, para 26ºC. Quem quiser saber como faz é só dar uma olhada no clubedohradware, seção dicas que tem como cortar o gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...