Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriando Hd's


Spider_Rap

Posts recomendados

:wacko: Olá! Tenho um Seagate 40GB 7200RPM ATA 100 q chega a uma temperatura incrível, ainda não medi, mas cega a ser difícil de tocá-lo logo de 1ª. Tenho uma série de problemas como travamento, perda de dados, comprei este em janeiro e já tive q formatar duas vezes. Estou até pensando em passar um DM nele e vou ler mais a respeito e vou tentar fazer daqui a pouco.

Mantenho meu gabinete aberto sempre, pois gosto de... ficar olhando lá dentro, rs* e ainda não posso comprar um desses onde posso fazer isso c ele fechado...rs*

Bom, achei essa ideia das ventuinhoas muito interessante. Será q poderia me dizer ou mandar desenhos, passo-a-passo onde e como colocá-las? Faço manutençoes em micros e posso fazer isso se for bem encaminhada.

Obrigadão

Cristina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será q poderia me dizer ou mandar desenhos, passo-a-passo onde e como colocá-las?

Cristina acho que isso já foi explicado ao longo do tópico, dá uma olhada. Pelo que li deve ser colocado em baixo do HD (sobre a placa lógica), parafusado nos orifícios que já existem ali, jogando o ar na direção do HD para resfriá-lo. Espero ter ajudado!

Pessoal eu estava pensando uma coisa, se eu tiver um fan frontal no gabinete, ali atrás do botão liga/desliga, jogando o ar pra dentro do gabinete, e encaixar o HD na frente desse fan (no caso o gabinete tem baias ali), será que já vai resfriar legal o HD, dispensando assim o HD cooler, e evitando excesso de poeira na placa lógica? Isso contando que o gabinete como um todo também seja razoavelmente bem ventilado. Será que dá :goff: ?

No caso seria um HD seagate 80g 7200rpm ata100.

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spider_Rap@25 jan 2004, 20:54

Bom pessoal, tenho visto bastante dúvidas em relação a temperatura e como resfriar um HD, vou tentar explicar aqui um pouco de como fazer isso de forma saudável e adequada.

Muitas vezes nós damos atenção ao resfriamento de itens que tem "tradição" de esquentarem, como processadores, vga e outros itens, o HD, muitas vezes acaba sendo esquecido, até porque, não se há uma preocupação e nem informação sobre a temperatura desse equipamento, quais os limites e como monitorar.

Abaixo você encontra os limites de temperatura de alguns dos Hd's mais comuns:

Seagate Barracuda 7200RPM ATA 100 e SATA / 0º - 60º

Samsung 7200RPM ATA 100 / 5º - 55º

Maxtor Diamond MAX / 0º - 60º

(Vou colocando mais informações, esta difícil para achar)

A maioria das vezes nós encontramos os HD's trabalhando quase em sua temperatura limite, beirando os 52º, mas como citei, muitos não sabem monitorar e nem tem conhecimento que o HD está em uma temperatura de risco.

Uma das formas mais fáceis de se monitorar a temperatura é usando um programa chamado Dtemp (Pode ser pego AQUI)muito simples de se usar. Você deve usar como temperatura base limite os 51º, para ter uma boa margem de segurança. A primeira coisa a se fazer para resfriar o HD é tendo um bom sistema de ventilação, em alguns casos, só tendo um sistema eficaz de ventoinhas pelo case, a temperatura do HD pode cair 5º. Além disso, temos alguns equipamentos própios para este serviço, como vamos ver a seguir.

Cooler de HD  <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.akasa.com.br/akasa/coolers/ak_hd_bl.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Talvez o equipamento mais barato para realizar este serviço sejam os coolers de HD. Custando em média R$20 um cooler duplo, faz muito bem seu serviço, podendo e sendo recomendado como uma eficaz e barata para resfriar um HD. O cooler deve ser instalado sobre a placa lógica do HD e não sobre a parte metálica dele. A placa por ser um componente eletrônico, não aguenta trabalhar em altas temperaturas, já o mecanismo interno do HD, sendo mecânico, aguenta um temperatura de trabalho superior. (Obrigado pela explicação mais "detalhada" Renato).

Dissipadores para HD <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.zalman.co.kr/images/0311/zm-2hc1/ZM-2HC1_s1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Os dissipadores também são encontrados a venda - em bem menos quantidade - e também são eficazes, pórem, necessitam de um bom sistema de ventilação do gabinete para funcionarem perfeitamente. Você pode comprar um pronto ou simplesmente improvisar, fazendo o seu própio dissipador, que geralmente deve ser feito de alumínio ou cobre. Os dissipadores devem ser fixados na lateral do HD, e se possível, usar uma pequena quantidade de pasta térmica para ajudar na dissipação do calor.

Vale lembrar que é importante sim resfriar o HD, além de todas essas dicas, vale lembrar coisas simples como não deixar dois HD funcionando um em cima do outro, isso acaba deixando os dois muito mais quentes. De resto, aproveitem e deêm uma "gelada" nos hd's, eles agradecem  :D

OBS: Como falado pelo Phoenyx, o Mother Board Monitor também faz a leitura da temperatura, é apenas uma questão de configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara Cristina

Precisei usar o DM da seagate estes dias e posso dar algumas dicas básicas de como usar. Vamos lá:

Instale o programa num pc e crie um disquete de boot do programa;

Instale o hd que você quer preparar(formatar) na IDE secundária como slave e reinicie pelo disquete; Se o bios não conseguir detectar o HD de 40G, boot por um disco do 98 e no prompt digite a:\dm.exe após inserir o disquete do programa;

A partir desse ponto surgirá tudo que o programa detectar e seu hd de 40 estará lá inclusive o modelo correto; vai dando yes ou no e siga as instruções na tela;

Acompanhe e leia tudo que for informação e siga as orientações diversas que o programa sugere e localize o que você quer fazer.

Agora é só ver o que você precisa fazer. Qualquer coisa, post o que tá querendo fazer com esse hd ou seja, no meu caso era pra instalar um de 40 numa placa bem antiga que não reconhecia nem na marra ok?

Se não for muito antigo o bios e a placa-mãe, uma atualização e a configuração das informações do disco já farão com que seja reconhecido. Se não der, ai sim, será preciso usar o DM.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@29 abr 2004, 23:36

Cara Cristina

Precisei usar o DM da seagate estes dias e posso dar algumas dicas básicas de como usar. Vamos lá:

Instale o programa num  pc e crie um disquete de boot do programa;

Instale o hd que você quer preparar(formatar) na IDE secundária como slave e reinicie pelo disquete; Se o bios não conseguir detectar o HD de 40G, boot por um disco do 98 e no prompt digite a:\dm.exe após inserir o disquete do programa;

A partir desse ponto surgirá tudo que o programa detectar e seu hd de 40 estará lá inclusive o modelo correto; vai dando yes ou no e siga as instruções na tela;

Acompanhe e leia tudo que for informação e siga as orientações diversas que o programa sugere e localize o que você quer fazer.

Agora é só ver o que você precisa fazer. Qualquer coisa, post o que tá querendo fazer com esse hd ou seja, no meu caso era pra instalar um de 40 numa placa bem antiga que não reconhecia nem na marra ok?

Se não for muito antigo o bios e a placa-mãe, uma atualização e a configuração das informações do disco já farão com que seja reconhecido. Se não der, ai sim, será preciso usar o DM.

Abraços

Caro Meiraneto,

:blink: você disse q é p colocar como slave, mas tenho outro micro onde posso fazer isso como master mesmo, mudaria alguma coisa? e o q pretendo fazer c esse HD, é como se eu o estivesse usando pela primeira vez, quero deixar ele limpinho, limpinho mesmo! Já perdi uns 12Gb de músicas e clipes, todos meus manuais e drivers mesmo, então... minhas paixões nele já eram... Bom, gostaria de passar o DM p ter certeza de q não tem nenhum Bad nele e reconhecer todo o espaço de 40GB, depois particionar em dois, instalar o XP pois quero fazer uma redec ele e o micro do escritório da casa, assim, guardamos as informações mais importantes em um lugar só. Pensei em colocar uma ventuínha de fonte de gabinete é enorme e não é possível q assim não vá refrigerar esse forninho de HD. então... é isso! se puder me dar mais umas dicas... vou dedicar minha noite nessa tarefa hoje. meu msn é [email protected] se quiser me incluir, fica a vontade.

Abraço

:bye:

Cristina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu tenho... Quer dizer tinha um HD Maxtor 80GB 7200RPM ATA133 (DiamondMax Plus 9) fucionando beleza! ai resolvir comprar um Cooler para o HD, depois q eu coloquei na segunda ligada, o HD foi pro espaço, o chip ta torrado aqui! ai fica a duvida: Será se foi o Cooler de HD??? :muro:

ou sera q foi sobre carga? sei la q p... foi, so sei q perdi um DiamondPlus 9... depois q botei o cooler (Lembrando q eu testei o cooler antes)!

A Destribuição ta o seguinte: a Fonte da maquina é de 450W

ai tem: Duas Gravadoras, Floopy, 1 HD 80GB ai vem...

1 Cooler na frente puxando o ar e 1 Cooler atrás jogando... +

Cooler do Processador P4 original, Cooler da VGA, + 1 da Gaveda de HD e mais o da fonte dai entrou mais o cooler do HD... e ai sera se foi Sobre Carga, e o HD quem se L...!

falou!

e outra pergunta:

Alguem aqui q usa Cooler de HD, tem de vez enquando alguem problema de ligar

a maquina e não reconhecer o HD???

t+ :muro:B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SO li o primeiro post, é legal , mas fica um aviso a quem mora no litoral e tem problema de salitre.. esses coolers de hd intensificam a açao do salitre na pl logica do hd pois gera um fluxo continuo de ar em cima da mesma. Eu so Fui descobrir isso da pior forma um hd meu de 80g 7200 da seagete oxido alguns circuitos que ficavam exatamente embaixo do ventilador e parou de funcionar(tinha 5 meses de uso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lucbatera@14 maio 2004, 21:35

Eu tenho... Quer dizer tinha um HD Maxtor 80GB 7200RPM ATA133 (DiamondMax Plus 9) fucionando beleza! ai resolvir comprar um Cooler para o HD, depois q eu coloquei na segunda ligada, o HD foi pro espaço, o chip ta torrado aqui! ai fica a duvida: Será se foi o Cooler de HD???  :muro:

ou sera q foi sobre carga? sei la q p... foi, so sei q perdi um DiamondPlus 9... depois q botei o cooler (Lembrando q eu testei o cooler antes)!

A Destribuição ta o seguinte: a Fonte da maquina é de 450W

ai tem: Duas Gravadoras, Floopy, 1 HD 80GB ai vem...

1 Cooler na frente puxando o ar e 1 Cooler atrás jogando... +

Cooler do Processador P4 original, Cooler da VGA, + 1 da Gaveda de HD e mais o da fonte dai entrou mais o cooler do HD... e ai sera se foi Sobre Carga, e o HD quem se L...!

falou!

e outra pergunta:

Alguem aqui q usa Cooler de HD, tem de vez enquando alguem problema de ligar

a maquina e não reconhecer o HD???

t+  :muro:  B)

Deve ser a fonte. É dessas genéricas que vem com gabinete? Mesmo que não seja esse o problema, troque-a para não ter mais problemas. Veja a parte de fontes e energia.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPA, peraí Spider Rap! A temperatura que voce diz ser a máxima é do AMBIENTE e não do HD!

Está bem claro no PDF de um HD da Maxtor: "Environmental Limits", ou seja, limites do ambiente: 5 a 55.

No PDF do da Seagate está claríssimo: Ambient temperature 5° to 55°C (operational)

Spider Rap disse:

Abaixo você encontra os limites de temperatura de alguns dos Hd's mais comuns:

Seagate Barracuda 7200RPM ATA 100 e SATA / 0º - 60º

Samsung 7200RPM ATA 100 / 5º - 55º

Maxtor Diamond MAX / 0º - 60º

(Vou colocando mais informações, esta difícil para achar)

A maioria das vezes nós encontramos os HD's trabalhando quase em sua temperatura limite, beirando os 52º, mas como citei, muitos não sabem monitorar e nem tem conhecimento que o HD está em uma temperatura de risco.

Uma das formas mais fáceis de se monitorar a temperatura é usando um programa chamado Dtemp (Pode ser pego AQUI)muito simples de se usar. Você deve usar como temperatura base limite os 51º, para ter uma boa margem de segurança. A primeira coisa a se fazer para resfriar o HD é tendo um bom sistema de ventilação, em alguns casos, só tendo um sistema eficaz de ventoinhas pelo case, a temperatura do HD pode cair 5º. Além disso, temos alguns equipamentos própios para este serviço, como vamos ver a seguir.

Valeu,

Daniel Perez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não sei se vocês já perceberam... mais quando se coloca cooler no HD.. com o tempo.. gera um acúmulo de pó sobre a placa lógica do HD..

aí eu pergunto.. este pó gerado não é perigoso?

- pois o pó fica aderido aos componentes da placa lógica... aí uma simples umidadezinha do ar pode fazer com q o pó fique condutor.. aí bum... curto circuíto e já era o ship hehehe

Outra coisa q me chamou atenção é q ar jogado sobre algo gera eletricidade estática... aí eletricidade estatica em cima da placa lógica não é perigoso?

q q vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, os HD's antigos (incluíndo museus) também precisam de todo este sistema de rerigeração?

Eu tenho aqui no meu PC, um HD museu Quantum Maverick 540A 3600RPM de 540MB que fica bem quente, mas não chega a queimar a mão também, e um Seagate U8 ST38410A 5400RPM de 8.4GB (com uma borracha preta que envolve todo o drive) que esquenta um pouco, mas bem menos que o primeiro. E para completar, o meu gabinete é um antigão reaproveitado de um 486 com apenas 2 baias 5¼, e mais um drive de CD-ROM e um Floppy, tá tudo um verdadeiro sanduíche, drive colado com drive...

Bem, o que eu quero saber é se os HD's antigos também esquentam tanto como os atuais.

Muito Obrigado. :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu vi este tópico tratei de monitorar a temperatura do meu hd. Ele é um Seagate de 5400 rpm 40Gb ... Procurei as informações técnicas dele e lá dizia que a temperatura de trabalho era entre 0 a 60 ºC, mas depois de mais de um mês acompanhando, vi que a média é de uns 34ºC. Acho que esta preocupação com a temperatura só se deve com hd's com mais de 5400rpm mesmo. Este é um acessório que não estou sentindo falta :P

Alguém tem alguma expectativa de tempo com relação ao aumento da vida do hd com o uso destes coolers de hd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à comparação de temperaturas, tenho uma boa experiência, sem usar nenhum tipo de programa (claro que é bem menos preciso :unsure: ): antes eu tinha um Fujitsu 10.4GB 5400RPM sem cooler duplo, e o bicho fervia! Era só colocar a mãozinha e tal... :P Já agora, eu tenho um Maxtor 120GB 7200RPM, com cooler duplo e tal... BEM mais frio do que o outro!

Se não me engano, não importa o quão velho seja, mas sim a velocidade, para que o HD esquente, certo? Ou pelo menos as temperaturas teriam que ser iguais, entre esses 2 HDs, levando em conta que um é mais novo que o outro porém mais rápido, mas com outro sistema, que pode fazer com que realmente não esquente muito. Certo? Me corrijam se eu estiver errado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thesent@24 jun 2004, 03:13

Quanto à comparação de temperaturas, tenho uma boa experiência, sem usar nenhum tipo de programa (claro que é bem menos preciso  :unsure: ): antes eu tinha um Fujitsu 10.4GB 5400RPM sem cooler duplo, e o bicho fervia! Era só colocar a mãozinha e tal...  :P  Já agora, eu tenho um Maxtor 120GB 7200RPM, com cooler duplo e tal... BEM mais frio do que o outro!

Se não me engano, não importa o quão velho seja, mas sim a velocidade, para que o HD esquente, certo? Ou pelo menos as temperaturas teriam que ser iguais, entre esses 2 HDs, levando em conta que um é mais novo que o outro porém mais rápido, mas com outro sistema, que pode fazer com que realmente não esquente muito. Certo? Me corrijam se eu estiver errado...

thesent, acredito que tenha uma relação entre o tempo de existência do hd sim. Claro que uma maior velocidade gera mais calor, mas os hds mais antigos a tecnologia em geral era inferior. Acredito em uma evolução dos componentes com um melhor aproveitamento da energia e menos dissipação de calor.

Acredito que a comparação de temperatura e rotação de hds só seria válido com hds de " mesma época".

Valeuz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Alucimar@27 mar 2004, 17:00

Pessoal, quem quiser baixar o HDDTemperature, clique aqui

Atenção: Há duas versões, a Pro, que é paga (30 dias, shareware) e a freeware, que é de graça.

Peço desculpas a todos pelo atraso e boa sorte.

:bandeira:

ele esqueceu de dizer que quem quer usar o pro é só entrar aqui no www.cracks.am e baixar o crack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal a solução mais ninja a fazer para deixar o hd friozinho é fazer uma extensão dos cabos para fora do gabinete, mais especificamente para debaixo dos pés, assim além de esquenta-los, vai deixar o hd bem mais friozinho, além é claro de esquentar os pés frios...

Brincadeiras a parte, vale tudo para dissipar oo calor gerado pelo hd e pelo resto dos componentes, vale pegar até radiador de carro para fazer um water cooler no micro, ou mesmo um ventilador de teto e colocar do lado do gabinete, só não vai coloca-lo dentro de um freezer né... imagina o que a umidade iria fazer com as peças... já teve gente que fez isso eihn... :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...