Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Sandy Bridge / Ivy Bridge - Tópico oficial


Evandro

Posts recomendados

Eu li e nao quero acreditar....

novos sockets.....

se eu ainda estava com alguma dúvida sobre ir de i5 750 ou Phenom II X4, pensando em desempenho e nos futuros Up´s, agora tenho certeza absoluta que vou de AMD....tá doido...comprar um treco caro (i5 + Mobo) e saber q já não é compatível com o que vem por aí....huahauha....brincadeira de criança mimada da intel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/content/view/18545/1/

Sandy deverá ter processadores de 35W no desktop.

http://www.techpowerup.com/120581/Intel_Sandy_Bridge_to_Introduce_New_Sockets_Chipsets_Reorganize_Platform_Further.html

Mais sobre o possível novo socket.

Estive aqui pensando.. se este novo socket se mantiver por mais alguns anos, assim como foi o 775, isso vai acontecer justo na época em que a AMD vai ter que trocar de socket.. sei qie o AM2/AM2+/AM3 já tem seus aninhos de vida e se tudo continuar como está, vai ser mais velho que o 1155/1156, mas que vão reclamar, ah vão.

Se preparem-se a si mesmos-ses ! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.semiaccurate.com/2010/04/21/sandy-bridge-rumors/

Mais coisas.. incluindo foto e print.

http://www.semiaccurate.com/2010/04/20/intel-pulls-out-branded-motherboard-market-china/

Intel deixa o mercado de placas-mãe da China ?

Estão se focando em outros países emergentes.. lá vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Sandy & Bridge de carças na mão...

Puxa, mais parece um clarckdale de 4 núcleos com over na GMA.

Provavelmente uns 20 a 30% maior que o Llano, mesmo número de núcleos, provavelmente mais rápido, com mais cache e mais frequência, mas um TDP muito maior e uma GPU integrada inferior...

Sei lá, acho que esse Sandy Bridge não é a resposta. Vídeo integrado ao processador é legal para portáteis e HTPCs, para coisas maiores não é uma grande vantagem. E pelo visto a Intel precisará usar binucleares para entrar no mercado de portáteis e HTPCs com um Sandy Bridge, porque o núcleo é bem maior que o do K10 usado pelo Llano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda é cedo, porém esperaria algo melhor em termo de VGA, Clock alto só se traduz em consumo e aquecimento e o fato de compartilhar L3, meio esquisito.

Também se traduz em velocidade...

A maior parte dos dados gráficos não vai bem com cache, mas tem coisa que vai... de qualquer modo, com 8 MiB diria que a ideia é mais tentar diminuir o consumo e o gasto de banda por parte do IGP, principalmente em situações de baixa exigência, do que propriamente aumentar o desempenho. Além disso, o fato do L3 ser compartilhado cria um jeito fácil de transferir dados de IGP para o processador.

O que é um pouco mais interessante é que parecem haver quatro blocos de L3, o que indicaria uma arquitetura em anel em que cada núcleo acessa 2 MiB de cache em 25 ciclos e acessa os 2 MiB dos outros núcleos de forma muito mais lenta, através de um anel. Algo bem similar ao sistema usado pelo Beckton, mas menor, bem menor. De chute, diria que existem mais quatro agentes nesse sistema além dos L3s dos núcleos: os dois controladores de memória, o System Agent e a GPU, que não tem caches diretamente conectados a ela...

Outro detalhe é que a Intel voltou a latência de 3 ciclos para o L1 (o que pode ser devido a duzentas coisas, mas pelo menos indica que o SB não é um Nehalem meio mudado) e diminuiu um pouco a latência do L2 (o que não é nada difícil de prever). De qualquer modo, podemos esperar desse Sandy Bridge um monte de coisa, mas mais no mercado desktop de médio a topo-de-linha-que-alguém-compra, também conhecido atualmente como Core i5. Um mercado onde o IGP relativamente fraco integrado é meio que irrelevante, para dizer a verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outro detalhe é que a Intel voltou a latência de 3 ciclos para o L1 (o que pode ser devido a duzentas coisas, mas pelo menos indica que o SB não é um Nehalem meio mudado) e diminuiu um pouco a latência do L2 (o que não é nada difícil de prever). De qualquer modo, podemos esperar desse Sandy Bridge um monte de coisa, mas mais no mercado desktop de médio a topo-de-linha-que-alguém-compra, também conhecido atualmente como Core i5. Um mercado onde o IGP relativamente fraco integrado é meio que irrelevante, para dizer a verdade.

Dessa mudança de latências pessoalmente eu espero uma de duas coisas:

1) Clocks menores que o atual Westmare, a extensão AVX fortalece esse ponto;

2) Boatos falsos, ainda tem muita cara de Nehalem...

ps: Juntando o tamanho da IGP com o histórico da Intel com gráficos o confronto com o Llano vai ser tipo um leão contra um gatinho, se o Hedge fizer um bom trabalho de quebra essa IGP ainda apaga o brilho das AVX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa mudança de latências pessoalmente eu espero uma de duas coisas:

1) Clocks menores que o atual Westmare, a extensão AVX fortalece esse ponto;

2) Boatos falsos, ainda tem muita cara de Nehalem...

Essas são duas hipóteses sempre possíveis... ainda mais que o topo de linha deles terá dois núcleos a mais.

ps: Juntando o tamanho da IGP com o histórico da Intel com gráficos o confronto com o Llano vai ser tipo um leão contra um gatinho, se o Hedge fizer um bom trabalho de quebra essa IGP ainda apaga o brilho das AVX.

Sim... mesmo que a Intel fosse muito boa em fazer GPUs, e a ATI ruim, 45 mm² contra mais de 60 mm² (eu chuto uns 65-70 mm²) seria uma briga difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim... mesmo que a Intel fosse muito boa em fazer GPUs, e a ATI ruim, 45 mm² contra mais de 60 mm² (eu chuto uns 65-70 mm²) seria uma briga difícil.

60mm²? Olhando de longe parece ter mais de 100mm², ainda não vi muitas discussões sobre esse tamanho e nada sugerindo "apenas" 70mm², argumentos defendendo esse "pequeno" Llano seriam interessantes :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, pelo que entendi o leão seria o Llano e o gatinho o SB. O bobcat é para netbooks e coisas menores, acho que não entra na briga, esses ai tem consumo e tudo maior.

e os dois estão trabalhando em 2 hipóteses, 1º de que seria um i5 melhorado (ou i7 mascarado, sei la) e a 2º é que será algo novo.

é o que eu entendi né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

60mm²? Olhando de longe parece ter mais de 100mm², ainda não vi muitas discussões sobre esse tamanho e nada sugerindo "apenas" 70mm², argumentos defendendo esse "pequeno" Llano seriam interessantes :)

Hm... eu acho que cometi algum erro feio na medição, acabei de fazer a mesma coisa agora com uma foto um pouco menos ruim e consegui entre 74 e 83 mm², usando essa foto e considerando uma área de 9,69 mm² para o núcleo. Na verdade eu até já sei o que aconteceu: na foto menor a parte de vídeo parecia mais simétrica do que realmente é.

De qualquer modo, dá para estimar uns 185-200 mm² para o Llano, e claramente a pastilha não é mais que 45% GPU... na verdade, eu daria no máximo uns 40% ocupados pela GPU, o que equivaleria a menos de 85 mm².

e os dois estão trabalhando em 2 hipóteses' date=' 1º de que seria um i5 melhorado (ou i7 mascarado, sei la) e a 2º é que será algo novo.[/quote']

O Sandy Bridge deve ser um salto similar ao que ocorreu entre Nehalem e Core, mas com um novo conjunto de registradores de 256 bits (4 números de precisão dupla) chamado AVX.

O Bobcat não deve dedicar nem perto de 60 mm² para GPU, a pastilha dele deve ser pouco maior que isso... eu mesmo acho que os 75-85 mm² do Llano são GPU demais para largura de banda de menos.

Veja bem: o Cypress tem 334 mm² de área, e isso com 1600 SPs, 80 TMUs, 32 ROPs e 4 controladores de memória GDDR5 de 64 bits. O Juniper tem metade de tudo isso e 166 mm². O Redwood tem 104 mm² com metade dos recursos do Juniper, exceto pela interface de memória que continua de 128 bits.

Usando um modelo bem simples dá para prever que a parte de computação do Redwood tem 62 mm², e a parte de memória, 42 mm² (e sim, isso é só uma estimativa). Como o Llano não contém esses controladores de memória GDDR5, poderíamos esperar algo como 62 mm² na parte de GPU, pelo menos a cada "Redwood" = "Juniper/2" = "Cypress/4" que eles acrescentassem. Agora, o Redwood é feito em 40 nm TSMC. O Llano é feito em 32 nm SOI GF. Não dá para imaginar que isso não vá diminuir o Redwood pelo menos um pouco...

No fim das contas, o mínimo do mínimo que podemos esperar do Llano se considerássemos que o 32 nm da GF não é mais denso que o 40 nm TSMC são 400 shaders, 8 ROPs e 20 TMUs... uma 5670 que ao invés de ter 128 bits de GDDR5 rodando a 4,0 GT/s compartilha com um quadrinuclear 128 bits de DDR3 a 1,6 GT/s, o que é francamente absurdo. A Sociedade Protetora das GPUs deveria acusar os engenheiros da AMD de maus tratos por isso. É claro que existe alguma possibilidade de que tenhamos uma Sideport escondida na pastilha, mas daí já sabemos como isso irá funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Peraí, vou ver se entendi.

Você está dizendo que o Sandy é o atual i5 + o GMA feito de forma monolítica e só ?

(i7 + melhorias) + (GMA + melhorias), mas estou dizendo que a parte gráfica ocupa um espaço pequeno do die em relação ao atual i5 e por isso o desempenho não deve ser surpreendente.

OU que ele é monolítico com algumas melhorias ?

Ah... Ele é monolítico sim...

O leão no caso seria o bobcat e é ele que tem mais de 60 mm2 só de VGA ?

O leão é o Llano, ou melhor, a GPU desproporcional dele.

não' date=' pelo que entendi o leão seria o Llano e o gatinho o SB. O bobcat é para netbooks e coisas menores, acho que não entra na briga, esses ai tem consumo e tudo maior.[/quote']

É :) Talvez a comparação também seja válida para Bobcat vs Atom.

Hm... eu acho que cometi algum erro feio na medição, acabei de fazer a mesma coisa agora com uma foto um pouco menos ruim e consegui entre 74 e 83 mm², usando essa foto e considerando uma área de 9,69 mm² para o núcleo. Na verdade eu até já sei o que aconteceu: na foto menor a parte de vídeo parecia mais simétrica do que realmente é.

De qualquer modo, dá para estimar uns 185-200 mm² para o Llano, e claramente a pastilha não é mais que 45% GPU... na verdade, eu daria no máximo uns 40% ocupados pela GPU, o que equivaleria a menos de 85 mm².

A AMD está realmente aprendendo como fazer para confundir os outros... Esse die ai é diferente do primeiro que eu vi... Mas esse ai parece mais realista, fico com o seu chute.

O Sandy Bridge deve ser um salto similar ao que ocorreu entre Nehalem e Core

Anh... Core "1" e Core 2? Ou K-8 e K-10? O Sandy Bridge não parece realmente ter tanto a mais que o Nehalem.

eu mesmo acho que os 75-85 mm² do Llano são GPU demais para largura de banda de menos.

Não é só você :)

e a parte de memória, 42 mm² (e sim, isso é só uma estimativa).

Na parte de memória você incluiu os ROPs? As controladores reais não parecem ser muito grandes mas os ROPs ainda precisam existir no Fusion.

O Llano é feito em 32 nm SOI GF. Não dá para imaginar que isso não vá diminuir o Redwood pelo menos um pouco...

Ah sim, mas acho que a passagem pro SOI vai trazer mais ganho em clock/consumo do que área.

É claro que existe alguma possibilidade de que tenhamos uma Sideport escondida na pastilha, mas daí já sabemos como isso irá funcionar...

Sideport? Duvido.

Mas estou curioso pra saber o que vão fazer para lidar com tão pouca banda de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
(i7 + melhorias) + (GMA + melhorias), mas estou dizendo que a parte gráfica ocupa um espaço pequeno do die em relação ao atual i5 e por isso o desempenho não deve ser surpreendente.

Ah... Ele é monolítico sim...

Certo, obrigado ! :)

Não é só você :)

Sideport? Duvido.

Mas estou curioso pra saber o que vão fazer para lidar com tão pouca banda de memória.

É impressão minha ou a AMD está fazendo cagada, ou ela tirou o super trunfo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...