Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Sandy Bridge / Ivy Bridge - Tópico oficial


Evandro

Posts recomendados

sideport seria um chip na de memória GDDR3 (ou 5) na placa mãe?

Sim' date=' é exatamente isso.

(i7 + melhorias) + (GMA + melhorias), mas estou dizendo que a parte gráfica ocupa um espaço pequeno do die em relação ao atual i5 e por isso o desempenho não deve ser surpreendente.

Sim, inclusive porque a latência de memória "vista" pelo GMA só deve ter piorado, e o cache não fará milagres. Aliás, acho que não fará nada pelo desempenho.

É :) Talvez a comparação também seja válida para Bobcat vs Atom.

O Bobcat pelo menos deve ter uma CPU melhor. Pelo menos ele tem execução fora de ordem, abençoada seja! Execução fora de ordem comanda! OK, dado isso, eu espero que o Bobcat seja mais rápido que o Atom de mesmo consumo, pelo menos em aplicações em que o SMT não influencie.

A AMD está realmente aprendendo como fazer para confundir os outros... Esse die ai é diferente do primeiro que eu vi... Mas esse ai parece mais realista, fico com o seu chute.

Eu vi uma pastilha cortada, depois achei uma versão pequena dessa que "linkei", agora achei essa versão maior... de qualquer modo, se essa pastilha for a verdadeira, 100 mm² não rolam.

Anh... Core "1" e Core 2? Ou K-8 e K-10? O Sandy Bridge não parece realmente ter tanto a mais que o Nehalem.

Opa! Esqueci que o Nehalem infelizmente acrescentou um pequeno e discreto controlador de memória integrado...

OK, revisando, espero uma mudança equivalente a entre K-8 e K-10, ou Core 1 e Core 2. É até confortável, porque também dobraram a largura das unidades SIMD nesses dois casos...

Na parte de memória você incluiu os ROPs? As controladores reais não parecem ser muito grandes mas os ROPs ainda precisam existir no Fusion.

Ao que eu saiba o Redwood tem metade do número de ROPs, TMUs e SPs do Juniper... e sim, eu também fiquei meio surpreso (cadê o balanceamento, ATI? GDDR5 mais lenta?), mas acho que atualmente os TMUs se comunicam com o L2 ou com o cache de texturas, não diretamente com os controladores de memória.

Ah sim, mas acho que a passagem pro SOI vai trazer mais ganho em clock/consumo do que área.

Sim, SOI não costuma trazer ganho em área, às vezes traz até perda... mas o processo de 32 nm da GF é para ser mais denso que o 40 nm da TSMC, até por usar Double Patterning (não tenho certeza, mas aposto um salgado que quando foi lançado o 40 nm TSMC não usava DP).

Sideport? Duvido.

Mas estou curioso pra saber o que vão fazer para lidar com tão pouca banda de memória.

DDR3-1600 em over...

...

...

...

NOT!

Certo, obrigado ! :)

É impressão minha ou a AMD está fazendo cagada, ou ela tirou o super trunfo ?

Acho que eles cansaram de avisar para todo mundo o que irão fazer três meses antes... e resolveram confundir todo mundo. Essa história de chamar as coisas por codinomes aleatórios (Llano, Redwood, Cypress revelam bem menos até do que Bulldozer e Bobcat, que dirá RV770) é só o começo...

EDIT: Acabei de perceber uma coisa: eu comecei a postar nesse tópico a pouco tempo, aumentei muito meu número de postagens em relação aos outros, e nesse momento estou muito próximo do segundo colocado. Portanto, segundo a Norma Sebastian Vettel de Concorrência Interna, todos vocês devem parar de postar imediatamente. Se não pararem de postar, eu posto em cima, hein!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32nm menos denso que 40nm, então a vantagem de diminuir o processo para diminuir a área do die e colocar mais coisa não existe? que tosco Oo

dúvida, é tão difícil assim pra toda grandiosa Intel fazer um chip gráfico menos ruim?

comparação entre SB Westmere e Llano

http://www.chip-architect.com/news/Llano_vs_SandyBridge_vs_Westmere.jpg

ps: foto legal pra colocar no tópico do BD sobre AVX no Llano http://www.chip-architect.com/news/AMD-LLano-analysis.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AGORA o ex-larrabe tem alguma chance.

Aquele projeto sempre foi bem interessante pro mercado de HPC, e só pra HPC.

E a intel tem saúde e gordura de sobra pra produzir um produto caro de desenvolver pra mercado de nicho.

Parte ruim: dor de cabeça pros opterons no futuro? parte divertida: não é nas teslas que tá o futuro da nvidia?

WWWWWWWWWWWAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/processors/processors/top-tdp-for-sandy-bridge-is-95w

TDP máximo dos Sandy será 95W, com variantes de 65, 45 e 35. Lançamento em Q1.

http://www.fudzilla.com/processors/processors/sandy-bridge-to-have-ddr3-1333-support

Eles deverão ter suporte a DDR3 1333 e nada mais. 1600 se tiver será não oficial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Será medo do Fusion???

Não diria medo, não sei se eles vão conseguir concorrer com a VGA dos Fusion, mas é bom se garantir.

Se for pra ter medo, pode ser do Bulldozer, esse se falou pouco, falou bonito e depois os boatos cessaram. (o anand fez uma rtigo bem interessante e animador a uns tempos atrás)

Ou vai ser meio furado como foi o Barcelona e por isso a AMD está bem quieta pra não fazer o mesmo papelão novamente (o de prometer horrores, entregar muitas decepções e demorar pra agir racionalmente), ou vai soltar aquele peido ninja nauseante.. esperar pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

É... por um lado é bom, pelo menos baixam os preços dos "ultrapassados" i7 que ainda estão por ai e que poucos conseguem comprar. Porque se fosse só o processador seria fácil, com essa história de "sockets" somos obrigados a comprar novas placas e outros!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não entendi o fato de usar a nomeclatura comercial antiga " i - 3,5,7 "...

i não aprende mesmo, ainda tem um i5 com Cache capado no meio dos outros.

* K - Overclockers' favourite, has unlocked BClk multipler

* S - Energy efficient, quad-core S chips have TDP of 65W against 95W, while having comparable clock speeds

* T - Low-power, have relatively lower clock-speeds, quad-core chips have TDP of 35W

* M - Mobile processors

* QM - Quad-core mobile

* XM - Extreme Performance mobile

É o fim dos EE, agora virou K, mas não tem o dobro do cache.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surpresaa !!

E sério, é daquelas bitelas:

http://www.dailytech.com/Acquisition+Surprise+Intel+to+Scoop+up+Antivirus+Maker+McAfee+for+768B/article19399.htm

Intel compra a McAfee. É, aquela que faz anti virus, pela bagatela de 7.68 bilhões de dólares.

WTF? A ideia da Intel até tem algum sentido dependendo do que forem implementar, mas eu não consigo ver como a compra da McAfee ajudará, ainda mais por 7,68 bilhões de dólares, ******. Por outro lado, eu não conheço a McAfee, então é difícil não acreditar que a empresa tenha alguma coisa que a Intel considera valiosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...