Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Power Saver - funciona mesmo ou é lenda?


jadinhas

Posts recomendados

Encontrei o anuncio de um produto chamado Power Saver. Segundo o anuncio esse produto otimiza a tensão da casa e chega a economizar até 35% de energia.

Alguém já testou um equipamento desses? Ele funciona?

Eu acho que ele não funciona, mas se funcionar vou comprar um pois meu micro fica ligado o dia todo e uma economia de energia seria bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Power Saver de fato funciona.

Testei com um multimetro de alicate e reduziu mais de 30% da corrente de consumo. O power saver que vai na tomada de fato reduz o consumo. Creio que seja por redução de energia reativa. É o mesmo princípio de bancos de capacitores que reduzem o consumo de energia reativa. Esses equipamentos são muito difundidos nos Estados Unidos e indicados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Até então só eram vendidos para fábricas com alto consumo e recentemente passaram a produzir dispositivos de pequeno consumo (até 15 ou 18 kw).

-

Eu recomendo SIM apenas para quem tem medidores eletrônicos, pois estes são sensíveis ao consumo reativo. NÃO recomendo para quem possui medidores analógicos com rotor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Power Saver e de fato funciona. Ainda não descobri qual é o mecanismo. Testei com um multimetro de alicate comum e reduziu mais de 30% da corrente de consumo. Não sei esse outro, mas o power saver que vai na tomada de fato reduz o consumo. Creio que seja por redução de energia reativa. Nao tem nada de otimizar tensão, nem retificar frequencia. É sim o mesmo princípio de bancos de capacitores que reduzem o consumo de energia reativa. Esses equipamentos são muito difundidos nos Estados Unidos e indicados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Até então só eram vendidos para fábricas com alto consumo e recentemente passaram a produzir dispositivos de pequeno consumo (até 15 ou 18 kw).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Dizer que lâmpada de led gasta só 15% de uma lâmpada comum também pode parecer maracutaia... azar de quem não acredita... vai ficar dando bastante grana para a concessionaria de energia...
São tecnologias diferentes e não cabe comparação desde o ponto de vista do gasto energético. Não vá querer comparar o carburador com a moderna injeção eletronica multiponto...
O fato é que existe um elemento chamado fator de potência dos aparelhos, que vai diminuindo ao longo do tempo. Ele passa a consumir muita energia reativa que não serve para nada. em geral o relogio medidor não diferencia o que é energia reativa e o que é energia ativa... e mede o consumo único. E aí nós... consumidores que se quer sabemos o que é "energia ativa e reativa" pagamos por algo que não serve para nada. Obvio que não há interesse das geradoras em divulgar esse tipo de informação. Apesar de algumas divulgarem a importância do uso de bancos de capacitores afim de evitar o consumo desnecessa'rio de energia reativa.

Fator de potência não tem prazo de validade igual yogurte... O medidor de energia mede e debita para cobrança do consumidor a potência ativa ou potência útil gasta, e não a reativa... Com um conhecimento básico de eletricidade saberias disso...

As companhias de energia elétrica incentivam sim as empresas na correção do fator de potência, através da colocação de bancos de capacitores, não para reduzir a fatura dos mesmos mas sim para reduzir a circulação de energia reativa na rede, pois essa energia necessita ser gerada e, circulando na rede provoca perdas para a concessionária e/ou requer superdimensionamento da rede de distribuição...

Como parte desse incentivo o fator de potência, em um determinado consumidor, é medido e se se apresentar superior a determinado índice esse consumidor é contemplado com uma tarifa prêmio mais baixa, por KWh...

Redução de fator de potência não barateia de modo direto conta alguma.Também com um conhecimento básico de eletricidade isso dai deve ser conhecido. A fundamentação do que falo pode ser encontrada na home page das distribuidoras de energia. Não é necessário que se trabalhe em nenhuma delas para saber disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega edsonfg, faça-nos um grande favor em repetir o teste colocando cargas de diferentes naturezas, como por exemplo:

1) Qualquer tipo de aquecedor, ou soldador, ou torradeira, ou grill, que terá um FP igual a 1 para ver se a leitura do amperímetro muda ou não.. (não deverá alterar)..

2) Use como carga um ventilador (verá que a leitura vai alterar pois o FP será diferente de 1 em função do comportamento indutivo da carga...)

3) Uma lâmpada incandescente (não deverá alterar)

4) Uma lâmpada flourescente com reator tradicional (reator indutivo) (deverá alterar a medida do amperímetro com e sem o mágico dispositivo)

A alteração se dá pela alteração do FP da carga pela colocação de capacitor, que deverá ser o que está dentro desse dispositivo dai, vendido por R$ 100 mas com dois ou três capacitores de R$ 2,00 cada um...

O amperímetro alicate registra essa diferença de corrente por medir corrente aparente (mistura de corrente útil ou ativa com corrente reativa).

No entanto o contador, o relógio de medida de sua casa não vai ser sensível a essa corrente aparente e sim a corrente útil, ou ativa, que em caso algum deverá alterar. Issso pode ser medido se tiveres um Kill-a-Watt. Tenho um, poderia medir, mas me nego a gastar essa grana em comprar essa porcaria... Um amperímetro alicate True RMS poderia mostrar isso também, mas é muito caro para se comprar..

Desse modo a demostração é útil para "inglês ver".. É um engana bobo... Pega ratão...

Outro dia vi na televisão um cidadão num show de mágica ser serrado ao meio... Se fosse verdade eles matariam um por noite de apresentação do show...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Colega Faller, vai o teste com o seu "kill-a-watt" o tal que não mede corrente aparente, tem um monte de testes destes disponíveis na web. Eu não imaginava que tinham tantos modelos desse troço...

YouTube - AHORRADOR DE ELECTRICIDAD O CORRIENTE

Tem um cara que liga torradeira, panela e ferro elétrico e registra a diferença de velocidade

no rotor de um relógio analógico padrão brasileiro, desses que só medem corrente ativa.

Querem que eu mande ? ou será que tá todo mundo mentindo?

Abraços !

Palmas para sua rapidez e atenciosidade em resolver o problema, mostando com um vídeo e deixando claro de uma vez por todas a falcartrua..

O Kill-a-Watt mede corrente, potência ativa, em Watts, potência aparente, em VA´s, frequência, tensão, FP, e é aproveitando-se dessa variedade de medidas que o cidadão (mágico) ao ligar o mesmo pressiona por duas vezes o botão central do aparelho, e desse modo o deixa preparado para medir VA e não Watts. Isso pode ser visto no ato de pressionar o botão central e também na leitura (na verdade na posição no display) do ndicador da unidade de medida que no primeiro toque é Watt e no segundo é VA.

Fazendo isso ele tras o medidor para o mesmo patamar de medida do seu amperímetro alicate, que é o de medir a potência aparente e não a potência útil, que é aquela que efetivamente lhe será cobrada..

Ou seja, você não viu que o homem que foi serrado era na verdade um anão...

Desse modo, como já lhe disse, a colocação de alguns capacitores faz com que o FP altere e a medida em VA caia de valor, mas nunca de valor financeiro, pois sua conta é de Watts e não de VA´s

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Colega, você já conhece o Kill-a-watt (aparelho). O vídeo abaixo mostra claramente a medição da corrente em Amp e não em VA. Que não foi o caso do vídeo anterior, que mostrou a medição de VA e não da Amp.

Para quem não conhece o display, de um Kil-a-watt vai a imagem abaixo para se certificar.

http://www.ilec.coop/userdocs/pages/orig_Kill_A_Watt_Meter%E2%84%A2.jpg

Tem uma literatura falando em "spins", talvez seja isso que esses aparelhos feitos de capacitores retiram. Não sei... O que me faz crer que funciona é que o relógio da minha própria casa reduz a velocidade, assim como é possível ver em muitos vídeos disponíveis na net.

Se o papai noel, o coelhinho da páscoa, e o cara serrado no meio fizerem o medidor da minha casa desacelerar igual esse aparelho fez... então eu acredito neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Lí você escrever que:

"Issso pode ser medido se tiveres um Kill-a-Watt"

E agora você me diz que tem um há dois anos e que o Kill-a-Watt "só mede energia aparente"

que precisa de um alicate True RMS.

Não entendo mais nada....

Amigo... Não distorças os fatos e o que escrevi... O Kill-a-Watt mede potência aparente [VA], mede potência ativa [Watt], mede corrente aparente [A], mede frequência [Hz], mede fator de potência, mede tensão [Volts]. Mede muitas variáveis, basta que o operador selecione corretamente o que quer medir. No vídeo viste que o falcatrua do demonstrador pulsa por duas vezes no botão central do Kill-a-Watt, desse modo selecionando a medição de potência aparente, em VA's, e por isso o efeito aparece...

Quanto a corrente, se quiseres medir a corrente ativa, tens que ter um amperímetro que seja True RMS, pois tanto o amperímetro alicate normal, quanto os amperímetros embutidos nos multímetros, não vão medir corretamente em função do desvio de fase, que é uma variável que faz com que a medida altere na razão de se colocar ou não capacitor na linha (mudando o FP)...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O funcionário da distribuidora não vem na minha casa com um alicate TRUE RMS,

para emitir a fatura do consumo. Ele simplesmente lê o medidor analógico.. Portanto. Para a finalidade que eu quero (economia) o aparelho está fazendo seu papel.

Alguém me esclareça o que está acontecendo com os medidores analógicos do exemplo?

Alguém me esclareça por que aparelhos com FP = 1 reduzem o consumo?

Balela? falcatrua?

"as mentes mediocres sempre atacam o que não entendem"

Autor: Dan Brown.

Abraços.

Faça um vídeo demonstrando se o seu medidor realmente diminui a velocidade ou não com o uso do aparelho dito "milagroso".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

edsonfg

Vou tentar te ajudar a clarear as tuas idéias turvas de forma bem resumida....

Conceitos básicos:

TENSÃO e CORRENTE

Circuito puramente resistivo ®:

Corrente em fase com a tensão.

Resistivo.jpg

Circuito puramente indutivo (L):

Corrente atrasada 90° elétricos em relação a tensão

indutivo.jpg

Circuito puramente capacitivo ©:

Corrente adiantada 90° elétricos em relação a tensão

capacitivo.jpg

Circuitos puramente indutivos e puramente capacitivos com defasagem de 90° são apenas situações ideais que não existem!!!

Normalmente o que tu va encontrar é algo desse tipo:

VxIEquipamentocomportamentoindutivo.jpg

Somatório fasorial da I® com [ I(L) - I© ]

POTÊNCIA

É sabido que potência é o produto da tensão x corrente...

Potência Real, Ativa, Útil ou Efetiva (P):

É produzida em um circuito puramente resistivo. Toda potência é transformada em outra forma de potência! ...luz, calor, ruído etc.

Unidade: (W)

Observe o gráfico! Fazendo-se o produto tensão x corrente, para cada valor instantâneo, se obtem a curva da potência.

Aula01_10.JPG

Potência Reativa Indutiva e Capacitiva (Q):

Em um circuito puramente capacitivo, por exemplo, faz-se o produto da tensão x corrente e o que obtemos???

fig4.gif

A potência média é ZERO!! Não há produção de potência transformável em outra forma de potência!!

E isso também é válido para a potência reativa indutiva!!

Q total = Q indutivo – Q capacitivo

Unidade: (VAr)

Potência Aparente (S):

Somatório fasorial das potências real (P) e reativa (Q).

Unidade: (VA)

triangulopotencias1mc.jpg&t=1

Fator de potência (Fp):

Coseno do ângulo entre a potência real (P) e aparente (S).

Se o ângulo for zero, significa que a potência aparente (S) é igual a potência real (P), portanto Fp = 1!! Potência reativa = 0 !! Toda potência está sendo transformada em outra forma de potência!!!

Bem... depois de dar toda esta volta... acho que você já consegue entender o que está acontecendo:

Em todos os momentos, com exceção do alicate amperímetro, o cara estava medindo potência aparente (S) de uma carga indutiva!

Aquela caixinha, nada mais é do que um capacitor!! Ao inseri-lo no circuito, a potência reativa capacitiva “aniquila” a potência reativa indutiva... fazendo com que o (Fp) se aproxime de 1, diminuindo a potência aparente (S)!!

Para nós, simples consumidores, isso é inútil do ponto de vista financeiro!! Pois a energia que nos é cobrada é referente apenas a potência útil!

Energia = Potência x Tempo -> (kWh)

Potência reativa é cobrada apenas de grandes consumidores, através de multa ou algo que o valha, caso apresentem um fator de potência inferior a 0,92.

Para isso as empresas usam bancos de capacitores afim de deixar o Fp mais próximo de 1!

Lembre-se: Nada Se Cria Nada Se Perde Tudo Se Transforma!!

Como pode estar economizando energia se a potência útil permanece inalterada??

Pelo decorrer da discussão, me parece que tu não quer entender o porque, mas sim tentar convencer o pessoal de uma coisa que não é real e a princípio só tu acredita!

Abra os olhos! Se tu não quer aceitar que foi enganado ótimo... avise o pessoal para que eles não percam mais tempo tentando te explicar algo que tu não quer entender!

Até porque... na realidade, o importante é que tu seja feliz!! O Edir Macedo vendeu dezenas de lotes no Céu e fez muita gente feliz!! Se ter um troço desses no medidor da tua casa te deixa feliz... é isso que importa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos dos medidores eletromecânicos estão com erro acima

do permitido, por algum efeito "desconhecido".

http://www.teses.usp.br/teses/dispon...HARMoNICAS.pdf

http://www.eletrica.ufpr.br/ufpr2/tccs/38.pdf

Acha que as concessionárias já não sabem disso:

Veja o que diz sobre energia Reativa em:

05/05 - 12:21, atualizada às 15:17 05/05 - Agência Estado

"Grandes consumidores, como indústrias, já pagam essa tarifa. A cobrança para pequenos consumidores foi autorizada em 2001 pela Aneel, com a publicação da Resolução 456/01."

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/05/05/conta_de_luz_sobe_com_troca_de_medidor_1298041.html

http://buenoecostanze.adv.br/index.php?option=com_content&task=view&id=905&Itemid=74

http://www.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=42674

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li aquele estudo dos medidores e fiquei indignado! Se for verdade, de fato estamos sendo lesados e já não é de hoje! Se assim é, a velha discussão de usar por exemplo fontes com PFC Ativo para economizar energia muda de rumo porque quem entende do assunto sempre afirmou que fontes com PFC Ativo não traz benefícios diretos pro consumidor brasileiro porque aqui a energia reativa não é tarifada para pequenos consumidores, como é em alguns países europeus. Mas se há de fato esse problema com os nossos medidores, as fontes com PFC Ativo de fato poderiam trazer alguma economia de energia, principalmente se o parque de PC's for grande. Não só falo de PC's, mas veja uma casa por exemplo com 20 pontos de iluminação, como a minha, e todas praticamente usam lâmpadas fluorecentes com fator de potência em torno de 0,5 no máximo, ainda temos outros dispositivos, TV's, nobreaks, DVD's, etc, etc.

Na Europa de fato já há muito tempo é exigido que toda eletrônica de potência que consuma acima de 75W utilize um meio de elevar o seu FP e lá isso é respeitado. Aqui no Brasil só temos uma norma que regula os reatores eletrônicos de lâmpadas fluorescentes tubulares, exigindo um fator de potência elevado, mas a grande maioria em uso hoje, as compactas, são ainda fatores de potência baixo, chegando a 0,35 em alguns modelos vagabundos, mesmo indicando 0,55 na embalagem.

Não sei o que esse aparelhinho aí faz, nem vou mais entrar mais nessa discussão, só sei que se de fato tamos sendo lesados temos que tomar alguma atitude. Acho que vou entrar em contato com o Inmetro sugerindo uma daquelas reportagens no fantástico, dessa vez com medidores de energia. Vou indicar esse estudo também. Seria bom que mais de uma pessoa fizesse isso porque eles dão mais atenção quando várias pessoas começam pedir a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que eu já vi uma reportagem num jornal onde uma consumidora teve seu medidor analogico trocado por um digital e a conta do mês seguinte veio bem mais alta que o normal... Não foi explicado a razão, nem divulgado se de fato houve um consumo mais alto ou o que.

Pelo estudo divulgado, os medidores digitais não deveriam sofrer do mesmo problema.

Não sei qual é o processo para requerer testes pelo Inmetro, ainda vou procurar saber.

Pois é, já pensou os digitais serem "mexidos"? Deve até ser mais fácil adulterar algo digital do que analogico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dissertação de Mestrado, agora da Universidade Federal de Goiás UFG deste ano 2010.

http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1009

São realizados testes de precisão de medidores monofásicos com e sem capacitor entre a fonte e a carga.

Um dos testes (pag 113) de uma enceradeira sem correção do fator de potência o erro no medidor chegou a 10,3%. Após a correção do fator de potência o erro caiu para 1,4%. Ou seja quanto maior o consumo da corrente reativa pior é a leitura dos medidores e maior o erro.

Ou seja.... o tal aparelho funciona para corrigir os erros dos medidores

em condições de elevado fluxo de corrente reativa.

Leiam a dissertação orientada pelo Prof. Dr. Paulo Machado da UFG e

tirem suas conclusões.

http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1009

Se os testes foram realizados em um circuito pequeno com um só eletrodoméstico novo e medidores novos, imaginem se fosse realizado em toda uma rede residencial, com vários eletrodomésticos, e condutores sub-dimensionados.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas...

Agora eu entendo o que comprova o funcionamento do aparelho, segue abaixo outra Dissertação de Mestrado, agora da Universidade Federal de Goiás UFG deste ano 2010, reveladora.

http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1009

São realizados testes de precisão de medidores monofásicos com e sem capacitor entre a fonte e a carga. Para vocês terem uma ideia da importância em usar estes economizadores.

Um dos testes (pag 113) de uma enceradeira sem correção do fator de potência o erro no medidor chegou a 10,3%. Após a correção do fator de potência o erro caiu para 1,4%. Ou seja quanto maior o consumo da corrente reativa pior é a leitura dos medidores e maior o erro.

Ou seja.... o tal aparelho funciona para corrigir os erros grotescos dos medidores

em condições de elevado fluxo de corrente reativa.

Senhores, a verdade vem à tona...

Leiam a dissertação orientada pelo Prof. Dr. Paulo Machado da UFG e

tirem suas conclusões.

http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1009

Se os testes foram realizados em um circuito pequeno com um só eletrodoméstico novo e medidores novos, imaginem se fosse realizado em toda uma rede residencial, com vários eletrodomésticos, e condutores sub-dimensionados.

Abraços,

Em medidores com vários anos de uso esse problema fica mais acentuado ? Na maioria dos testes vistos são utilizados medidores novos e nos medidores antigos ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas...

Agora eu entendo o que comprova o funcionamento do aparelho, segue abaixo outra Dissertação de Mestrado, agora da Universidade Federal de Goiás UFG deste ano 2010, reveladora.

http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1009

São realizados testes de precisão de medidores monofásicos com e sem capacitor entre a fonte e a carga. Para vocês terem uma ideia da importância em usar estes economizadores.

Um dos testes (pag 113) de uma enceradeira sem correção do fator de potência o erro no medidor chegou a 10,3%. Após a correção do fator de potência o erro caiu para 1,4%. Ou seja quanto maior o consumo da corrente reativa pior é a leitura dos medidores e maior o erro.

Ou seja.... o tal aparelho funciona para corrigir os erros grotescos dos medidores

em condições de elevado fluxo de corrente reativa.

Senhores, a verdade vem à tona...

Leiam a dissertação orientada pelo Prof. Dr. Paulo Machado da UFG e

tirem suas conclusões.

http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1009

Se os testes foram realizados em um circuito pequeno com um só eletrodoméstico novo e medidores novos, imaginem se fosse realizado em toda uma rede residencial, com vários eletrodomésticos, e condutores sub-dimensionados.

Abraços,

Vou ler os textos indicados, mas a utilização de capacitores ou banco de capacitores não é solução pra tudo, até onde sei só resolve a situação para cargas com comportamento primordialmente indutivos, com motores elétricos, como no caso da enceradeira. Leia esse tópico abaixo, acho que na primeira página dele há uma pequena discussão sobre o assunto, se não me engano na primeira msg o faller já fala um pouco sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São realizados testes de precisão de medidores monofásicos com e sem capacitor entre a fonte e a carga. Para vocês terem uma ideia da importância em usar estes economizadores.

Um dos testes (pag 113) de uma enceradeira sem correção do fator de potência o erro no medidor chegou a 10,3%. Após a correção do fator de potência o erro caiu para 1,4%. Ou seja quanto maior o consumo da corrente reativa pior é a leitura dos medidores e maior o erro.

Se entretanto observares na página 109, a tabela de onde estão arrolados os dados da experiência vais ver que, em situação normal, sem correção de FP a carga C5 se medida pelo medidor eletromecânico consumiu 259,20 Watts e se medida pelo medidor eletrônico consumiu 258,13 Watts, que seriam cobrados do consumidor com certeza...

Resultadosgeraisparamedidoresmonofsicos.jpg

Entretanto o medidor padrão mediu nessa mesma condição, sem correção de FP, 287,75 esses sim que deveriam ter sido cobrados do usuário..

Pois fica claríssimo que melhor pagar a potência lida, sem correção alguma de FP, qualquer que seja o medidor, pois o mesmo está beneficiando o usuário.

Ao corrigir o FP com a adição de capacitor o erro que era de 10,3%, em benefício do usuário, vai cair para os citados por ti 1,4%, ou seja, retira um benefício de cerca de 9% em favor do usuário, o que derruba sua teoria da importância do uso desses pinduricalhos milagrosos chamados de economizadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se estou ficando com sono ou alguém está enganado na sua análise dos números!

Vejamos a questão levantada pelo faller:

A ideia dele é de que não há nenhuma vantagem em adicionar os capacitores, estou certo?

Quando ele afirma isso, faz referência às linhas com C5(sem correção e C6(com correção)) da tabela 6.2.

Usou o argumento numérico mostrando que o erro caiu de 10.3 para 1.4....vide tabela mostrada.

Mas ora, ora....comparemos as leituras por tipo de medidores, ou seja, comparemos (CC com correção e SC sem correção).

Padrão SC x Padrão CC

287.75 x 255.01 - Qual escolheriam?

Eletromecânico SC x Eletromecânico CC

259.20 x 252.00 - Qual escolheriam?

Eletrônico SC x Eletrônico CC

258.13 x 251.25 - Qual escolheriam?

Não sei vocês, mas escolheria CC, com certeza absoluta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não sei se estou ficando com sono ou alguém está enganado na sua análise dos números!

Vejamos a questão levantada pelo faller:

A ideia dele é de que não há nenhuma vantagem em adicionar os capacitores, estou certo?

Quando ele afirma isso, faz referência às linhas com C5(sem correção e C6(com correção)) da tabela 6.2.

Usou o argumento numérico mostrando que o erro caiu de 10.3 para 1.4....vide tabela mostrada.

Mas ora, ora....comparemos as leituras por tipo de medidores, ou seja, comparemos (CC com correção e SC sem correção).

Padrão SC x Padrão CC

287.75 x 255.01 - Qual escolheriam?

Eletromecânico SC x Eletromecânico CC

259.20 x 252.00 - Qual escolheriam?

Eletrônico SC x Eletrônico CC

258.13 x 251.25 - Qual escolheriam?

Não sei vocês, mas escolheria CC, com certeza absoluta!

Você está coberto de razão na análise absoluta da questão, mas o que desejo mostrar é que, em se corrigindo, quer seja o medidor eletromecânico ou eletrônico o ganho seria de:

Ganho por corrigir:

No eletromecânico: [1-(252,00/259,20)] x 100 = 2,8%

No eletrônico: [1-(251,25/258,13)] x 100 = 2,7%

Bem próximo ao erro tolerado de +-2% desse tipo de medidor..

E na verdade o desvio do valor efetivamente lido após correção, com o valor que deveria ter sido lido, ou seja o padrão também com correção, seria ainda menos significativo;

No eletromecânico: [1-(252,00/255,01)] x 100 = 1,18%

No eletrônico: [1-(251,25/255,01)] x 100 = 1,47%

Ambos bem longe da visão inicial que foi pretendida passar com aqueles 10,3% de desvio e completamente dentro da faixa de erro tolerável desses equipamentos de medida...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A redução de 10,3% para 1,4% na medição refere-se ao medidor padrão "primeira coluna" LabView de alta precisão que caiu cerca de 32,74 Wh após a correção do FP. Acho que o autor não deixou bem claro ao explicar os percentuais positivos e negativos nos gráficos.

O que o medidor padrão LabView de alta precisão mostra é que aumentando o FP de uma enceradeira, com o uso de um capacitor, o consumo de potência ATIVA reduziu ~10%. Ou então é possível que o erro no medidor tenha causado a tal redução na leitura.

Porque uma unidade capacitiva em uma enceradeira poderia causar tal redução no consumo de energia ATIVA em um medidor de alta precisão padrão LabView?

Ainda bem que existem trabalhos científicos comprovando os fatos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Bem, apesar de toda a zuação com o edsonfg ele tem razão. Ao ler a tese de: http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca /arquivo.php?codArquivo=1009

Na pagina 124, segundo parágrafo ele diz que os medidores são sim afetados pela carga. E sobre o erro do medidor é o seguinte: o medidor labview é virtual, foi feita uma simulação das cargas e executada no labview e esse resultado foi considerado como o padrão de medição (mas note que esse é o mundo perfeito, por exemplo, as lâmpadas simuladas são todas idênticas). Depois se comparou as medições dos medidores reais, um eletromecânico e um eletrônico, se o E% for positivo a potencia medida no eletrônico foi maior que a lida no eletromecânico, se for negativo o eletromecânico mediu mais que o eletrônico, o valor da simulação é só referencia.

Como pode se ver na tese o eletromecânico praticamente sempre mediu mais que o eletrônico e isso não depende somente da carga ser reativa, segundo o trabalho depende de fatores como conteúdo harmônico. Portanto se você por algo pra reduzir essas interferências e você tiver um medidor que o efeito delas o faz medir a mais, sim haverá redução no custo da conta. Mas pode ocorrer de ter um aumento caso ele medisse a menos devido às interferências. Inclusive teve o caso do colega aqui do fórum que a empresa deu uma multa alegando que tinha gato no poupa luz dele (eu acho que foi o funcionário da empresa que fez o gato só pra ele não usar o poupa luz), e ele reclamou que a conta de luz dele nem baixou tinha subido, ele deveria ter um medidor que media a menos sobre influencia de interferências, já o edsofg tem um que media a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...