Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação Windows 7 - Passo a Passo de instalação


Flavio Soares

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom, como tenho visto muitos usuários com dúvidas sobre a instalação do Windows 7, resolvi criar este tutorial com o Passo a passo de instalação.

A instalação é bem fácil e pode ser realizado por qualquer usuário. O método apresentado a seguir consiste em uma instalação limpa do Windows, com a exclusão de partições e formatação da unidade, portanto FAÇA BACKUP de seus arquivos importantes antes de formatar, pois todos os dados do HD serão excluídos.

Backup feito, então vamos lá:

O Boot do computador deve estar configurado para inicializar pelo driver de DVD. Insira seu DVD Original do Windows no drive e reinicie a máquina.

1 - A primeira tela será esta. Selecione as configurações de Idioma e formato de data e teclado. Ajuste as configurações de teclado e data conforme sua preferência. Lembre-se do Teclado, que por padrão vem em ABNT e o mais comum hoje é o ABNT2. Feito isto, clique em Avançar.

Tela%2001%20-%20Sele%C3%A7%C3%A3o%20de%20Idioma.jpg

2 - A tela seguinte será esta. Então clique em "Instalar Agora" para inicializar a instalação do sistema.

Tela%2002%20-%20Inicio%20da%20Instala%C3%A7%C3%A3o.jpg

3 - Aparecerá a tela de seleção da Versão do Windows. Escolha a versão de acordo com sua licença e clique em avançar. Lembre-se que seu serial vale tanto para a plataforma 32 bits como 64 bits.

Reforçando que Serial do "Windows Ultimate" só instala a versão "Windows Ultimate", "Home Premium" só instala a versão "Home Premium" e assim por diante. É meio óbvio, mas não custa nada lembrar.

Tela%2003%20-%20Sele%C3%A7%C3%A3o%20da%20Vers%C3%A3o%20do%20Windows.jpgTela%2003%20-%20Sele%C3%A7%C3%A3o%20da%20Vers%C3%A3o%20do%20Windows.jpg

4 - A próxima tela será apresentada os termos da licença do Windows. Leia os termos, marque a caixa para aceitar os termos lidos e clique em Avançar.

Tela%2004%20-%20Licen%C3%A7a.jpg

5 - Na tela seguinte, definiremos o tipo de instalação. Como falamos, faremos uma instalação limpa, então escolheremos a segunda opção: "Personalizada (Avançada)".

Caso você queira atualizar seu windows antigo, clique opção "Upgrade". Não recomendo este tipo de instalação, pois sempre fica rastros (arquivos) da versão antiga do windows, podendo ocupar espaço desnecessário no HD. A melhor opção é sempre uma instalação limpa!

Tela%2004%20-%20Tipo%20de%20Instala%C3%A7%C3%A3o.jpg

6 - Na próxima tela é onde muitos usuários tem dúvidas: A escolha da partição de instalação.

Notem que existem 2 partições em meu HD.

Tela%2005%20-%20Escolha%20do%20Driver.jpg

Para excluí-las, vou clicar em Opções de Unidade, selecionar a partição e excluir. Vou fazer isto nas duas partições existentes e criar uma nova. Caso você queira criar mais de uma partição, poderá fazê-lo aqui também, clicando em novo quando houver espaço livre para alocação (após ter excluido as partições antigas).

Tela%2006%20-%20Escolha%20do%20Driver%20-%20op%C3%A7%C3%B5es%20avan%C3%A7adas.jpg

Agora, se o seu HD não aparece nesta tela, você precisará de drivers adicionais para poder instalar. Clique em “Carregar Driver”. Depois em "Procurar" e direcione para o local onde estão os drivers (pen drive, Disquete, DVD, etc...)

Tela%2007%20-%20Escolha%20do%20Driver%20-%20Driver.jpg

7 - Depois de excluído e selecionado o local de instalação, ao avançar será iniciada a instalação, agora é só relaxar e deixar o instalador trabalhar. Durante a instalação, seu sistema poderá ser reinicializado automaticamente.

Tela%2008%20-%20Inicio%20da%20instala%C3%A7%C3%A3o.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

8 - Após a conclusão da instalação, será solicitado o Nome do Usuário e Nome do Computador. Preencha de acordo com sua preferência e Avance.

Tela%2009%20-%20termino%20instala%C3%A7%C3%A3o%20Cadastro%20usu%C3%A1rio.jpg

9 - Defina sua senha e sua dica de senha. Avance.

Tela%2010%20-%20Cadastro%20de%20Senha.jpg

10 - Agora chegou a hora da digitação de seu serial. Lembrando que seu serial deve ser para a versão escolhida na hora da instalação. O Windows não diferencia serial para sistemas 32bits e 64bits, portanto, se você possui um serial para o Windows Home Premium, poderá instalar a versão 32bits ou 64bits. É bom deixar marcada a opção de ativação automática do windows, assim ele ativará automaticamente quando se conectar a internet.

Tela%2011%20-%20Serial.jpg

11 - Após temos a tela de configuração dos updates automáticos. Recomendo selecionar “Usar configurações recomendadas”.

Tela%2012%20-%20Configura%C3%A7%C3%A3o%20Windows.jpg

12 - Em seguida teremos a configuração do Relógio. Estando as datas, horas e fuso corretos, clique em avançar.

Tela%2012%20-%20Configura%C3%A7%C3%A3o%20data%20e%20hora.jpg

13 - Agora aparecerá as configurações de Rede. Selecione o local onde está instalado o Windows, no meu caso, se aplica “rede domestica”. Com base na sua seleção o windows fará as configurações de rede do seu computador.

Tela%2013-%20Tipo%20de%20Rede.jpg

Após isto as configurações serão finalizadas e o Windows preparado para a primeira inicialização.

Pronto! Seu Windows está instalado. Agora é só ir no Painel de Controle / Configurações de Sistema / Gerenciar Dispositivos e verificar os drivers que não foram instalados automaticamente pelo Windows e realizar a instalação dos mesmos, assim como instalar os programas que você irá utilizar.

Como você pode perceber, instalar um Windows não é nenhum "Bicho de Sete cabeças". Para a realização de uma instalação tranquila, dois pontos são de extrema importância:

Se o seu computador é compatível e você está usando software original, muito provavelmente não terá dor de cabeça durante a instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico Perfeito!!!, irá ajudar muitas pessoas , aliás, aproveitando, vi que o seu windows é em português brasil, o meu trial enterprise, liberado gratuitamente pela microsoft, veio em inglês , ja tenho o language pack , mais é demorado pra instalar, se você estiver sabendo de algum programa que integra a linguagem, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eis “configuração” de minha máquina:

MoBo Gigabyte GA-MA78GM-S2H

Processador AMD Phenom X4 9650 Quad-Core AM2+ Box

8GB (4x Memória Kingston 2GB DDR2 800Mhz PC6400)

2 HD (Samsung Sata2 160 rpm 7200 RPM; Seagate SATA 2 250.0 Gb 7200 rpm)

Já tentei instalar o Windows 7 32bit w 64 bit nos dois HD e pára a instalação no o”concluindo” e não avança para a fase de inserir a chave do produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, mas também não é necessário formatar para ter que instalar o windows 7, seleciona a partição e clica em avançar.

A pasta arquivos e programas continua e o windows 7 cria uma pasta chamada Windows.old com algumas informações, configurações...

Aqui eu estou com um problema, tipo aqui não da para formatar a partição que é o C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu estou querendo instalar o windows 7, mas como eu nunca fiz isso na vida eu tenho algumas duvidas, depois da instalação o que eu preciso? eu tenho em maos todos os drivers ta placa de video, placa-mãe e etc, mas e qto a bios? ela configura sozinha?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu estou querendo instalar o windows 7, mas como eu nunca fiz isso na vida eu tenho algumas duvidas, depois da instalação o que eu preciso? eu tenho em maos todos os drivers ta placa de video, placa-mãe e etc, mas e qto a bios? ela configura sozinha?

Obrigado

Depende de sua configuração, mas geralmente são instalados automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde,

Pessoal tenho o Windows 7 Professional N, instalei através da iso no próprio PC, anteriormente eu usava o Windows XP SP3, após instalar não encontrei o Media Player 12, então tentei formatar a maquina usando o DVD do Windows 7 Professional N, também não obtive sucesso, pois no boot através do DVD ele pula direto para iniciar o Windows, ou seja não tenho a opção de "boot from CD", já tentei de todas formas e não consigo, se alguém poder me ajudar ficarei muy grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa tarde,

Pessoal tenho o Windows 7 Professional N, instalei através da iso no próprio PC, anteriormente eu usava o Windows XP SP3, após instalar não encontrei o Media Player 12, então tentei formatar a maquina usando o DVD do Windows 7 Professional N, também não obtive sucesso, pois no boot através do DVD ele pula direto para iniciar o Windows, ou seja não tenho a opção de "boot from CD", já tentei de todas formas e não consigo, se alguém poder me ajudar ficarei muy grato!

Você tem que mudar a ordem do Boot no Setup, colocando o DVD como a primeira opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou querendo instalar o windows 7, mas como eu nunca fiz isso na vida eu tenho algumas duvidas, depois da instalação o que eu preciso? eu tenho em maos todos os drivers ta placa de video, placa-mãe e etc, mas e qto a bios? ela configura sozinha?

Obrigado

o windows 7 faz milagres, ele instala uma serie de drivers compatíveis com o seu pc para funcionar perfeitamente, mas na verdade não são os drivers adequados, se você quiser instalar o windows 7 e usar os programas adequados, terá que procurar na internet ou no site de seu fabricante os drivers atualizados para o próprio windows 7, se não você ira usar os drivers instalado pelo próprio windows 7 que funciona corretamente também.

:D:D:D:D

Boa tarde,

Pessoal tenho o Windows 7 Professional N, instalei através da iso no próprio PC, anteriormente eu usava o Windows XP SP3, após instalar não encontrei o Media Player 12, então tentei formatar a maquina usando o DVD do Windows 7 Professional N, também não obtive sucesso, pois no boot através do DVD ele pula direto para iniciar o Windows, ou seja não tenho a opção de "boot from CD", já tentei de todas formas e não consigo, se alguém poder me ajudar ficarei muy grato!

você tem a opção "boot pelo pendrive?" se tiver crie um pendrive com boot do windows 7 e instale normalmente!! abraços

:D:D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente explicação. Muito boa mesmo.

Só tenho uma dúvida que na verdade não é em relação a instalação, mas a formatação.

Deu um "crash"(tela azul) aqui e não iniciava mais de jeito nenhum. Aí tentei formatar para reinstalar o Windows 7. Escolhi o boot pelo CD/DVD e não me dá nenhuma opção. Já começa entrando no Windows e consequentemente aparece a tela azul. Tentei formatar com o CD do XP e tb foi ignorado.

Só consegui quando desliguei o HD principal e instalei o Win 7 em outro HD. Aí liguei o HD principal novamente como slave e mandei formatar.

Será que é alguma trava que o Windows 7 tem para não se poder dar o boot pelo CD/DVD?

Grato.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

boa noite, meu o que eu faço na parte 6 ?

"Agora, se o seu HD não aparece nesta tela, você precisará de drivers adicionais para poder instalar. Clique em “Carregar Driver”. Depois em "Procurar" e direcione para o local onde estão os drivers (pen drive, Disquete, DVD, etc...)"

e sempre da a mensagem, que nenhum drive de dispositivo encontrado. Certifique-se que a midia de instalação tenha os drivers corretos e clique em ok, nunca consigo avançar a instalação

carregar que driver ?

num acha nenhum, nao consigo passa dessa parte, nunca consegui. porque ?

me ajudem

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
boa noite, meu o que eu faço na parte 6 ?

"Agora, se o seu HD não aparece nesta tela, você precisará de drivers adicionais para poder instalar. Clique em “Carregar Driver”. Depois em "Procurar" e direcione para o local onde estão os drivers (pen drive, Disquete, DVD, etc...)"

e sempre da a mensagem, que nenhum drive de dispositivo encontrado. Certifique-se que a midia de instalação tenha os drivers corretos e clique em ok, nunca consigo avançar a instalação

carregar que driver ?

num acha nenhum, nao consigo passa dessa parte, nunca consegui. porque ?

me ajudem

abraços

Você precisa dos drivers do controlador SATA/IDE de sua placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal.

Antes de instalar o W7 é bom ler sobre IDE ou AHCI.

haolsi

Tenho um notebook positivo v56, atualmente eu turbinei ele para 2GB de memória e coloquei o processador Core Dual T2300.

Coloco o CD de instalação do windows 7 e ele me informa um erro dizendo o seguinte:

Windows Boot Manager:

Windows failed to start. A recent hardware or software change might be the cause to fiz the problem.......

(E escreve mais algumas coisas a se fazer)

No final escrito:

Flie:\windows\system32\boot\winload.exe

Status: 0xC 000035a

Info: Attempeting to load a 64 bit application, this CPU is not compatible with 64 bit mode!

Acredito que não seja por causa do processador né?

O windows que estou tentando instalar é o windows 7 ultimate pre RTM Escrow...

Poxa, estava querendo muito que isso seja solucionado, será que não poderei ter o windows 7 no notebook depois de turbinado ele?

Fico no aguardo de uma resposta breve com ajuda do possivel erro e tentar instalar novamente...

Grata,

Daniella :(

Olá Daniella

A primeira vista me parece que você está tentando instalar o Windows 7 64 bits em uma máquina de 32 bits.

Haolsi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Excelente explicação. Muito boa mesmo.

Só tenho uma dúvida que na verdade não é em relação a instalação, mas a formatação.

Deu um "crash"(tela azul) aqui e não iniciava mais de jeito nenhum. Aí tentei formatar para reinstalar o Windows 7. Escolhi o boot pelo CD/DVD e não me dá nenhuma opção. Já começa entrando no Windows e consequentemente aparece a tela azul. Tentei formatar com o CD do XP e tb foi ignorado.

Só consegui quando desliguei o HD principal e instalei o Win 7 em outro HD. Aí liguei o HD principal novamente como slave e mandei formatar.

Será que é alguma trava que o Windows 7 tem para não se poder dar o boot pelo CD/DVD?

Grato.

[]'s

Depois que passar a primeira tela do boot, preste atenção pois aparece uma mensagem tipo "Pressione qualquer tecla para boot pelo CD".

Depois é só seguir o assistente.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Depois que passar a primeira tela do boot, preste atenção pois aparece uma mensagem tipo "Pressione qualquer tecla para boot pelo CD".

Depois é só seguir o assistente.

Abraço.

Já havia feito tudo isso e não adiantava.

Mas já que desde aquele tempo não deu mais nenhuma tela azul, não precisei mais formatar.

Não sei porque, mas esse problema só dava quando eu estava com os 4 HDs ligados. Depois que desliguei os 2 SATAS de 80GB e fiquei só com um IDE de 250 e um SATA de 500 não tive mais problemas.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
8 - Após a conclusão da instalação, será solicitado o Nome do Usuário e Nome do Computador. Preencha de acordo com sua preferência e Avance.

Tela%2009%20-%20termino%20instala%C3%A7%C3%A3o%20Cadastro%20usu%C3%A1rio.jpg

9 - Defina sua senha e sua dica de senha. Avance.

Tela%2010%20-%20Cadastro%20de%20Senha.jpg

10 - Agora chegou a hora da digitação de seu serial. Lembrando que seu serial deve ser para a versão escolhida na hora da instalação. O Windows não diferencia serial para sistemas 32bits e 64bits, portanto, se você possui um serial para o Windows Home Premium, poderá instalar a versão 32bits ou 64bits. É bom deixar marcada a opção de ativação automática do windows, assim ele ativará automaticamente quando se conectar a internet.

Tela%2011%20-%20Serial.jpg

11 - Após temos a tela de configuração dos updates automáticos. Recomendo selecionar “Usar configurações recomendadas”.

Tela%2012%20-%20Configura%C3%A7%C3%A3o%20Windows.jpg

12 - Em seguida teremos a configuração do Relógio. Estando as datas, horas e fuso corretos, clique em avançar.

Tela%2012%20-%20Configura%C3%A7%C3%A3o%20data%20e%20hora.jpg

13 - Agora aparecerá as configurações de Rede. Selecione o local onde está instalado o Windows, no meu caso, se aplica “rede domestica”. Com base na sua seleção o windows fará as configurações de rede do seu computador.

Tela%2013-%20Tipo%20de%20Rede.jpg

Após isto as configurações serão finalizadas e o Windows preparado para a primeira inicialização.

Pronto! Seu Windows está instalado. Agora é só ir no Painel de Controle / Configurações de Sistema / Gerenciar Dispositivos e verificar os drivers que não foram instalados automaticamente pelo Windows e realizar a instalação dos mesmos, assim como instalar os programas que você irá utilizar.

Como você pode perceber, instalar um Windows não é nenhum "Bicho de Sete cabeças". Para a realização de uma instalação tranquila, dois pontos são de extrema importância:

Se o seu computador é compatível e você está usando software original, muito provavelmente não terá dor de cabeça durante a instalação.

ola amigo qual driver ta etapa 6 você de refere é o drive do dvd??aconteceu isto comigo nesta tela pedio p/atualizar ou procurar driver?

tive este problema ontem,cheguei apensar que era o meu DVD de instalação,+coloquei outros DVD S.O e acomteceu a mesma coisa.to achando que é o driver de DVD pois não estar lendo.(sendo k este menmo DVD S,O instalei em outros lugar e ta ok)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um problema na instalação do meu Windows. Na hora de reiniciar, ele não conclui totalmente a instalação. Ela começa tudo de novo, e de novo, e de novo. Meu notebook é Lenovo G550. Pentium Dual Core T4300, 2GB, 320 GB de HD...

Não sei o que está acontecendo D:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...