Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ping Oscilando GVT em link de 15Mbps


Hurley__

Posts recomendados

Olá galera, ontem assinei GVT 15mbps em Fortaleza-CE, quanto a download e upload não tenho do que reclamar, ambos aparentemente estáveis e na velocidade contratada, 15mbps/1mbps. O problema é o seguinte, gosto de jogar de vez em quando e meu ping fica ~60ms por uns 10minutos e depois sobre pra ~100ms por uns 5minutos, até que volta para ~60ms... Daí, a noite ele se estabiliza em ~100ms(tudo isso no mesmo servidor, e sim, ja testei em vários servidores de diferentes hosts), o que como vocês devem imaginar não é nada bom! Pois bem, minha portabilidade ainda não concluiu e o telefonista/técnico da GVT afirmou que até terça-feira(data da "janela de portabilidade"), o meu sinal poderia oscilar. Gostaria que vocês me ajudassem informando se é possível que este problema seja resolvido até terça ou é mais provável que essa oscilação de ping seja constante no serviço de internet deles ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ainda não foi concluído o processo, resta aguardar, pois

geralmente no processo de conclusão e montagem da

posição na Central pode causar sim oscilações...

Eu sei que é normal, mas não entendo como o ping pode oscilar dessa forma, de tempos em tempos... Imaginei que fosse algo relacionado a variações na rota, packet switching, sei lá, n consigo visualizar :\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gostaria que vocês me ajudassem informando se é possível que este problema seja resolvido até terça ou é mais provável que essa oscilação de ping seja constante no serviço de internet deles ?
O melhor é esperar "o bolo assar".
Eu sei que é normal, mas não entendo como o ping pode oscilar dessa forma, de tempos em tempos... Imaginei que fosse algo relacionado a variações na rota, packet switching, sei lá, n consigo visualizar :\
Sim, sua conexão pode ter instabilidade inicial pois os roteadores da sua operadora podem demorar para ajustar a melhor rota para o seu IP baseando-se no seu VLAN Ethernet, configurado em um outro roteador, na verdade é mais um servidor DHCP.

Aguarde o prazo, é a melhor coisa à se fazer.

Obs.: pelo que você diz pode ainda ser congestionamento na rede da sua localidade, já que a oscilação ocorre em determinadas faixas horárias, e como consequência existir alta latência na sua conexão à internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sua conexão pode ter instabilidade inicial pois os roteadores da sua operadora podem demorar para ajustar a melhor rota para o seu IP baseando-se no seu VLAN Ethernet, configurado em um outro roteador, na verdade é mais um servidor DHCP.

Obs.: pelo que você diz pode ainda ser congestionamento na rede da sua localidade, já que a oscilação ocorre em determinadas faixas horárias, e como consequência existir alta latência na sua conexão à internet.

Obrigado pela explicação sobre o ajuste de rota, mas não é por faixa de horário, percebi que durante a noite o ping também oscila. E ainda, quanto a congestionamento creio que seja difícil ser este o problema pois a GVT é recém instalada aqui em Fortaleza, nem mesmo foi divulgada na mídia local, então creio que não seja conjestionamento. Enfim, espero que seja o ajuste referido Spider, mas peço que mantenha o tópico aberto até que eu poste que estabilizou, ou não. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pela explicação sobre o ajuste de rota, mas não é por faixa de horário, percebi que durante a noite o ping também oscila. E ainda, quanto a congestionamento creio que seja difícil ser este o problema pois a GVT é recém instalada aqui em Fortaleza, nem mesmo foi divulgada na mídia local, então creio que não seja conjestionamento.
Sou obrigado à concordar neste ponto, com a ressalva de que você -- e nem eu -- sabermos quantos clientes do ADSL da GVT já "pegaram a sua fatia do bolo", então a possibilidade de congestionamento é palpável.
Enfim, espero que seja o ajuste referido Spider, mas peço que mantenha o tópico aberto até que eu poste que estabilizou, ou não. Obrigado.
Seu tópico só será marcado como Resolvido! após a sua manifestação positiva. Volte e poste sim o desfecho deste caso, creio que muitos estão acompanhando.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, só pra constar informações do fds. Neste fds meu ping estava estabilíssimo por volta de 60ms para servidores do terra e da uol, por exemplo. Pra quem é do Nordeste, sabe que é um ping excelente. Só que a partir de hoje 14:00 meu ping oscilou para 110ms e permaneceu :/ Liguei pra lá, e falaram que não modificaram minha rota, o que pode ter acontecido ? :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Esta me parecendo oscilação da própria Rede da GVT na sua localidade...

Como você disse utilizar o Modem diretament á sua Máquina, experimente

colocar IPS fixo de DNS nas Propriedades TCP/IP e ou TCP/IP versão 4

de sua Conexão Local

DNS Preferêncial: 189.38.95.95

DNS Alternâtivo:: 189.38.95.96

Veja se melhora o seu PING...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta me parecendo oscilação da própria Rede da GVT na sua localidade...

Como você disse utilizar o Modem diretament á sua Máquina, experimente

colocar IPS fixo de DNS nas Propriedades TCP/IP e ou TCP/IP versão 4

de sua Conexão Local

DNS Preferêncial: 189.38.95.95

DNS Alternâtivo:: 189.38.95.96

Veja se melhora o seu PING...

NEF, obrigado por responder, mas se estou pingando diretamente para um ip, que diferença faria o DNS ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DNS especificado nas Propriedades TCP/IP e ou TCP/IP versão 4 na

sua Conexão Local faz com que a resolução por nomes e por IP

seja mais rápida, pois ele ira direto aos Servidores DNS especificados,

ao invés de ficar procurando DNS da sua Operadora...

Abertura de páginas se tornara mais rápido... Nâo é certeza que o

seu PING ira melhorar mas você pode efetuar um teste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, mais informações! O técnico veio aqui novamente e disse que estão com problema no backbone. Estão colocando mais um cabo maritmo para o nordeste... Ai vem a pergunta, o cabo maritmo melhoraria meu ping apenas para servidores estrangeiros, nao ? Quando faço tracert, vejo claramente que o aumento do ping e as oscilações se dão em um roteador no RJ... Agradeço ao NEF, mas mudar de dns nao melhora quando o acesso é realizado diretamente por IP. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante Hurley, será que é verdade mesmo que eles estão instalando um cabo novo? Realmente é estranho o fato de o cabo ser marítimo... espero que ele não tenha te enrolado...

Sou de Fortaleza também, vou aproveitar e colar um tracert feito no horário atual (22:50)

C:\Documents and Settings\Administrador>tracert q1.jogos.uol.com.br

Rastreando a rota para q1.jogos.uol.com.br [200.98.250.15]

com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1

2 7 ms 7 ms 7 ms 187.58.80.1.dynamic.adsl.gvt.net.br [187.58.80.1

]

3 7 ms 7 ms 7 ms 187.58.64.1.static.host.gvt.net.br [187.58.64.1]

4 32 ms 34 ms 31 ms gvt-ge-0-1-4-rc01.sdr.gvt.net.br [189.59.245.29]

5 111 ms 114 ms 114 ms gvt-po-5-1-0-rc01.rjo.gvt.net.br [189.59.244.65]

6 120 ms 123 ms 125 ms gvt-ge-2-1-0-rc02.rjo.gvt.net.br [189.59.248.153

]

7 122 ms 126 ms 124 ms gvt-host.gvt.net.br [189.59.240.18]

8 120 ms 121 ms 118 ms 200.221.136.98

9 126 ms 124 ms 125 ms 200.221.30.174

10 120 ms 117 ms 120 ms 200-98-250-15.uol.com.br [200.98.250.15]

Rastreamento concluído.

O problema é quando vai de sdr pra rjo... sendo que ontem e hj mais cedo (umas 12 da manhã) esse salto só aumentava 30 de ping (ia de 34 pra 64, por exemplo) e a agora está aumentando 80 de ping. Há uma hora atrás estava aumentando 130 de ping nesse salto!

Ontem de madrugada o ping estava menor... creio que daqui a umas 2 horas aquele salto vai aumentar apenas 30 de ping novamente.

edit:

só para esclarecer, esse salto de sdr para rjo ocorre para muitos servidores, não apenas para o servidor da uol, por isso acho que ele é o principal causador do problema de ping nos jogos pra quem mora em Fortaleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante Hurley, será que é verdade mesmo que eles estão instalando um cabo novo? Realmente é estranho o fato de o cabo ser marítimo... espero que ele não tenha te enrolado...

Sou de Fortaleza também, vou aproveitar e colar um tracert feito no horário atual (22:50)

C:\Documents and Settings\Administrador>tracert q1.jogos.uol.com.br

Rastreando a rota para q1.jogos.uol.com.br [200.98.250.15]

com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms 192.168.0.1

2 7 ms 7 ms 7 ms 187.58.80.1.dynamic.adsl.gvt.net.br [187.58.80.1

]

3 7 ms 7 ms 7 ms 187.58.64.1.static.host.gvt.net.br [187.58.64.1]

4 32 ms 34 ms 31 ms gvt-ge-0-1-4-rc01.sdr.gvt.net.br [189.59.245.29]

5 111 ms 114 ms 114 ms gvt-po-5-1-0-rc01.rjo.gvt.net.br [189.59.244.65]

6 120 ms 123 ms 125 ms gvt-ge-2-1-0-rc02.rjo.gvt.net.br [189.59.248.153

]

7 122 ms 126 ms 124 ms gvt-host.gvt.net.br [189.59.240.18]

8 120 ms 121 ms 118 ms 200.221.136.98

9 126 ms 124 ms 125 ms 200.221.30.174

10 120 ms 117 ms 120 ms 200-98-250-15.uol.com.br [200.98.250.15]

Rastreamento concluído.

O problema é quando vai de sdr pra rjo... sendo que ontem e hj mais cedo (umas 12 da manhã) esse salto só aumentava 30 de ping (ia de 34 pra 64, por exemplo) e a agora está aumentando 80 de ping. Há uma hora atrás estava aumentando 130 de ping nesse salto!

Ontem de madrugada o ping estava menor... creio que daqui a umas 2 horas aquele salto vai aumentar apenas 30 de ping novamente.

edit:

só para esclarecer, esse salto de sdr para rjo ocorre para muitos servidores, não apenas para o servidor da uol, por isso acho que ele é o principal causador do problema de ping nos jogos pra quem mora em Fortaleza.

Tenho verificado o mesmo, ja informei a eles que a oscilação no salto é de salvador para RJ, mas já vieram 3 técnicos e todos pedem paciencia, falam q estão cientes do problema e que esta havendo instalação desse cabo maritmo e que estão fazendo ajustes no backbone. valeu ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...