Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mito placa de video no forno - Teste real


Mateus Arruda

Posts recomendados

POSTEI APENAS PARA MOSTRAR A TENTATIVA DE RECUPERAR A PLACA DE VIDEO. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO

Pois bem. Havia comprado a um tempo uma 8800GTS no ML para tentar recupera-la. Ela não dava sinal de video, o cooler gira normalmente.

Primeiramente fiz o mesmo procedimento para recuperar placas mães por falta de beep. Não funcionou.

Havia deixado guardada um tempo. Agora resolvi testar o grande mito de colocar a placa de video no forno.

Primeiramente, desmontei a placa.:

dsc00110hn.jpg

Depois tive de pensar em um modo de não prejudicar os capacitores com a alta temperatura do forno.

Então peguei um tabuleiro de vidro e coloquei água gelada com um pouco de gelo até a autura dos capacitores.

dsc00127gl.jpg

dsc00125gk.jpg

O forno ficou em pré aquecimento em 5min em 230º.

Quando coloquei a VGA deixei 10min aproximadamente em 280º:

dsc00128.jpg

Tirei ela quando vi que a água no tabuleiro estava começando a formar pequenas bolhas, ou seja, chegando na temperatura de ebulição, 100º

dsc00129bq.jpg

desliguei o forno e deixei esfriando um pouco(reparem na água as pequenas bolhas que ja estavam se formando):

dsc00130.jpg

Depois coloquei para secar no varal(sim, hauehauehaue):

dsc00133ar.jpg

Montei, testei.

Infelizmente, não funcionou. Mas valeu a tentativa.

Tem de pensar que a placa ja não estava funcionando antes. Este foi so um teste experimental. Depois pretendo testar com uma ati radeon 9250 do outro pc que esta funcionando. Se ela parar de funcionar quer dizer que prejudica colocar placa colocar no forno, mas se continuar firme e forte, é uma boa noticia para quem tem placas defeituosas guardadas ^_^

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mateus obrigado pela dica.

Acho que a água não tem problema algum pois, ja não estava funcionando mesmo (para que se preocupar).

Eu acreditei desde o principio que isso não daria em nada.

Ja fiz isso uma vez, e por ocasião acabei Queimando o Slot PCI-Ex da minha placa mãe.

Era velha mesmo, nem me preocupei...

Gostaria de aproveitar e dizer que eu ja fiz uma coisa semelhante com uma placa mãe de notebook.

Coloquei a placa mãe no congelador, (frezer) deixei 2 horas.

Quando liguei ela literalmente ligou, mais não deu vídeo.

:D

Mateus é interesante divulgar essas coisas pois assim o pessoal ja terá uma noção do que é arriscar em uma coisa.

Falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas a placa ja não estava funcionando, não teve problema algum testar.

E outra, a água consegue manter a temperatura por bastante tempo, se eu colocasse sem a água o capacitor iria para o espaço. E a água tava gelada, o capacitor não passou de 100º, pois tirei do forno logo quando a água começou a formar pequenas bolhas, ou seja, começando a entrar em ebulição(temperatura de ebulição da água é de 100º)

Então, os capacitores sobreviveram graças a água :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela não ligava, ou melhor não acontecia nada com ela.

Nem mesmo recebia carga.

Depois disso voltou a recebeer carga e a ligar,, mais sem dar video.

Nem me preocupei é um HP muito antigo.

Mais o HD e as outras peças estão funcionando perfeitamente.

Meu medo maior era que isso explodisse no Frezer.

Acho que a baixa temperatura fez com que o "mofo' que estava na placa fosse removido.

Assim a energia voutou a circular pelos componentes.

Ja testei o LCD em outro Notebook, ele funcionou. So que eu não estou afim de levar a placa para assistência especializada.

Queria mesmo saber como funciona o processo de "congelar" uma placa.

Você acha que isso foi um fator importante ou foi "cagada"?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Interessante o teste, ja tinha lido sobre o mesmo e parece que um maluco recuperou uma 7900gs assim. Eu tenho um kit classico aqui em ksa que sou louco pra por em funcionamento, uma 6800xtreme, uma p4s800x . A 6800xtreme pegava, passou 1 ano parada em um lugar bom uma umidade alta e puff, parou do nada, irei por ela no congelador e depois conzinhar a bichinha hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra galera q nao acredita, da uma olhada nesse video:

Se você entende inglês da pra entender melhor, mas de qualquer jeito, o cara fez e funcionou ;)

Acho q tem algo a ver com derreter a solda mas nao entendo o suficiente pra explicar.

EDIT: EU SOU UM ***** E POSTEI O VIDEO ERRADO. POR FAVOR VEJA O VIDEO CERTO ABAIXO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma ideia pra se alguém for repetir, desoldar os capacitores(se possível colocar novos) e também desomdar o que possa derreter (conectores de

vídeo e da ventoinha, só não esquece de marcar onde era o que

e também de alumínio jeito pressionar o gpu e as memórias enquanto estão no forno para , prendeloa de novo, já que o defeito pode ser esses coponentes com mal contato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra galera q nao acredita, da uma olhada nesse video:

Se você entende inglês da pra entender melhor, mas de qualquer jeito, o cara fez e funcionou ;)

Acho q tem algo a ver com derreter a solda mas nao entendo o suficiente pra explicar.

só pra deixar claro, no video ele diz que "essa coisa de forno" NÃO funcionou com ele...

tanto que mostra o "epic fail" (falha épica), ele só fez funcionar o pc comprando uma outra placa a Radeon HD 3650 (acho que é isso o modelo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só pra deixar claro, no video ele diz que "essa coisa de forno" NÃO funcionou com ele...

tanto que mostra o "epic fail" (falha épica), ele só fez funcionar o pc comprando uma outra placa a Radeon HD 3650 (acho que é isso o modelo)

desculpa, me enrolei com os links ^_^ (paloso)

o certo é esse: YouTube - Graphics card in oven fix: Bake your Graphics Card in the Oven {Video 2}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mateus, eu tenho uma EVGA 8800GTS 320mb que tá com problema.

Ela liga normalmente, cooler funciona 100%, mas a imagem é o problema, porque fica umas listras verdes e vermelhas na tela, mas a imagem no fundo do desktop do windows ainda aparece. Só de vez em quando a tela fica preta, mas bem de vez em quando. O que poderia ser?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spider, valeu pela ajuda aí, mas o monitor nao é porque ele é novo e, como eu to com outra vga aqui ele tá funcionando 100%, então, monitor descartado.

Quanto ao driver, parece que a vga tá "louca" porque ela nao reconhece o driver ( ou ao contrário ) e de vez enquando trava na tela, nem dá tempo de instalar driver algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas afinal, qual é a lógica por detrás desse procedimento?

Seria, talvez, o mesmo princípio de "ressurreição" de placas-mãe (exemplificando)?

> TUTORIAL - Recuperando Placas-Mãe Defeituosas por Falta de Beep

Spider, a lógica e melhorar o

contato dos componentes, principalmente GPU e Memorias, não sei se você já viu o tutorial de como consertar as 3 RL do Xbox mas é praticamente a mesma coissa, amolecer a solda com algo empurrando o componente ( por isso eu dei ideia de algo para fazer pressão nos componentes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...