Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acelerando GPU (placa de video) p/ videos FullHD


icefly

Posts recomendados

  • Membro VIP

Essas dicas servem para ativar durante a reprodução de videos em resolução 1080 - fullhd, a aceleração em placas de video que ofereçam suporte, liberando assim o processador, baixando bastante a taxa de utilização da cpu.

Elas foram escritas tomando por base uso do Media Player Classic HomeCinema - MPC/HC:

- em Windows Vista e Seven,

- que não tenham nenhum outro programa ou pacote de codecs instalados,

- em máquinas com video onboard Intel 4500

- para vga NVidia são necessárias outras dicas existentes nesses link aqui

Basicamente isso é feito usando o MPC-HC, pelo recurso do DirectX Video Acceleration (DXVA), a fim de reduzir drasticamente o uso da CPU. Como o MPC-HC inclui um decodificador de vídeo embutido que usa esta tecnologia, podemos decodificar H.264 com quase nenhum tempo de CPU requerido.

mpchc.th.png

No Windows Seven, o pulo do gato atende pelo nome de Microsoft DTV-DVD: o 7 já possui nativamente esse codec que é capaz de utilizar o WDDM 1.1 para acelerar totalmente seus vídeos, e também de rodar vários tipos de arquivo, inclusive MKV. Portanto, não é necessário instalar pacotões de codecs como K-Lite Codec Pack, XP Codec Pack e cia.

Inicialmente:

a) Baixe e instale o Media Player Classic HomeCinema

B) Após instalado, abra o programa e aperte a tecla "O" (letra o) para abrir no menu Opções (ou no menu View >>> Options).

Agora passamos a configuração do MPC-HC (depois de cado passo, aplique as alterações, clicando em Aplicar):

1. Em Playback, selecione a opção Auto-load Subtitles

2. Ainda em Playback, vá em Output, e na seção DirectShow Video, selecione a opção EVR Custom Pres; também em EVR Buffers deixe no nivel mais baixo possível.

3. Em Internal Filters, não selecione a opção H264/AVC(DXVA)

4. Em External Filters, clique em add filter

5. No próxima tela, selecione Microsoft DTV-DVD Video Decoder e dê Ok

6. Voltando para External Filters com o Microsoft DTV-DVD Video Decoder selecionado, selecione também a opção Prefer.

7. Em Subtitles, deixe a opção Disable animation desabilitada para computadores com configuração fraca (caso seu PC tenha configuração parruda, pode deixar essa opção selecionada).

8. Em Maximum Texture Resolution, não selecione a opção Round up to power of two.

9. Em Subtitles/Default Style, clique em Position subtitles relative to the video frame

Agora você pode desfrutar de conteúdo de alta definição 1080p com baixa taxa de utilização do processador.

Obs: Caso tenha instalado o MPC-HC e ocorra um erro no momento de abrir qualquer video, é preciso copiar uma dll para a pasta onde MPC-HC está instalado; para corrigir isso, baixe este arquivo d3dx9_41, extraia a .dll diretamente para a pasta C:\Arquivos de Programas\MPC HomeCinema onde geralmente o programa MPC-HC é instalado.

Por fim, a prova de que o MPC-HC cumpre seu papel: num reles notebook, com processador Intel Su4100 de baixo consumo, de apenas 1.3Ghz, video onboard Intel 4500MHD o resultado é este: uso do processador entre 10%~30% rodando um video .mkv em resolução de 1920x1080, com audio 5.1.

prova2p.th.png - prova1e.th.png

Video usado nos testes: Kanon OP theme

Fontes de consulta:

Mashed a few DXVA guides together

Watching H.264 videos using DirectX Video Acceleration (DXVA)

How to play 1080p H.264 mkv on low end laptops

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Icefly.

Efetuei esse procedimento que você fez em um note com a configuração parecida que os testes que foi feito por você...

Acer aspire core2solo 11.6, SU3500 1.4Ghz, 2GB 667, Intel4500mhd

Mas não surtiu muita diferença, ainda me parece que o video da uns lags, e o processo da cpu oscila entre 70 e 80%.

O meu sistema operacional é o Win7 Professional 64. Existe mais alguma coisa que eu possa tentar pra melhorar essa perfomance no video?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia Icefly.

Efetuei esse procedimento que você fez em um note com a configuração parecida que os testes que foi feito por você...

Acer aspire core2solo 11.6, SU3500 1.4Ghz, 2GB 667, Intel4500mhd

Mas não surtiu muita diferença, ainda me parece que o video da uns lags, e o processo da cpu oscila entre 70 e 80%.

Olá.... você rodou que video: 720P ou 1080P?

Para um 1080P acho que não tem muito o que fazer, porque a configuração recomendada é um processador dual core, e o SU3500 é single core.

Os procedimentos que fiz, foram feitos num notebook com processador SU4100 que é dual core.

Tenta rodar esse programa Splash Lite; ele roda videos HD com extensão .mkv.

Configure ele na aba Settings pra acelar o video Intel, salve as alterações e reinicie o programa; ele também usa aceleração do video pra rodar videos HD; veja se melhora com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem que ver tb se os videos sao de youtube da vida, que no caso é flash e o flash para filmes demanda muita CPU.

[]'s

O que pesa é rodar o video utilizando o player em flash, pois ele não oferece aceleração por gpu, no entanto o video não deixa de usar a codificação h.264.

Aqui eu rodo os videos do The Key of Awesome de 720p (que peguei no youtube) usando em torno de 5% do processador, utilizando o DXVA que vem no MPC HC.

-------------

Vou testar aqui usando o Microsoft DTV-DVD pra ver qual se sai melhor, o nativo do MPC HC ou ele.

-------------

Testei aqui, e o desempenho é similar entre os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, o problema é o flash player.

falando nisso uma noticia sobre isso pra quem usa mac :)

Depois de inúmeras trocas de farpas com a Adobe sobre a performance do Flash no Mac OS X, a Apple finalmente decidiu abrir uma brecha no seu sistema para permitir que aplicativos acessem as funções de aceleração de hardware pra vídeos das GPUs integradas usadas em MacBooks e MacBooks Pro. O Video Decode Acceleration Framework não está disponível junto das ferramentas de desenvolvimento da empresa para o Snow Leopard, mas pode ser obtido agora por desenvolvedores em conjunto com uma série de informações sobre o seu funcionamento.

Fonte: http://macmagazine.uol.com.br/2010/0...ayer-para-mac/

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.... você rodou que video: 720P ou 1080P?

Para um 1080P acho que não tem muito o que fazer, porque a configuração recomendada é um processador dual core, e o SU3500 é single core.

Os procedimentos que fiz, foram feitos num notebook com processador SU4100 que é dual core.

Tenta rodar esse programa Splash Lite; ele roda videos HD com extensão .mkv.

Configure ele na aba Settings pra acelar o video Intel, salve as alterações e reinicie o programa; ele também usa aceleração do video pra rodar videos HD; veja se melhora com ele.

Testei com o mesmo video que você postou no tutorial... Mas acho que seja o processador mesmo, não tinha me atentado que o SU4100 era Dual...

Se bem que fazer rodar um video full seria mesmo se eu fosse ligar o note em uma tv full via HDMI, porque com a telinha de 11.6 em 720 já fica perfeito.

Mas vou tentar com esse splash lite pra ver se melhora... Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Icefly.

Efetuei esse procedimento que você fez em um note com a configuração parecida que os testes que foi feito por você...

Acer aspire core2solo 11.6, SU3500 1.4Ghz, 2GB 667, Intel4500mhd

Mas não surtiu muita diferença, ainda me parece que o video da uns lags, e o processo da cpu oscila entre 70 e 80%.

O meu sistema operacional é o Win7 Professional 64. Existe mais alguma coisa que eu possa tentar pra melhorar essa perfomance no video?

Abraços...

Shindy, tem alguma coisa estranha ai, meu notebook é igual ao seu e após as configurações fornecidas no topico utilizando o Media player classic, qualquer video full hd roda normal aqui sem lags, exceto os que rodam com player em flash que eu não testei ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
amigo um problema aqui, na hora de adicionar os filtros externos no meu não tem o Microsoft DTV-DVD Video Decoder

e agora??

Isso porque seu SO é o windows XP.

Uma outra forma de usar o dxva no MPC HC é:

Options > Playback > Output > Seleciona EVR Custom Pres

Options > Internal Filters > Seleciona H264/AVC (DXVA)

VC1 (DXVA)

Certifique-se que o FFmpeg dos dois não estejam selecionados.

Dê Ok, feche o programa e abra-o de novo, agora deve estar funcionando o DXVA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há tempos que procuro dicas pra otimizar os videos em 1080p no The KMPlayer, alguém conhece alguma??

Parabéns pelas dicas, Ice! Bom trabalho!!

Abraço!

Para otimizar usando o DXVA tem que primeiro saber se sua GPU suporta isso. Depois é só seguir esse tutorial aqui: http://www.cos-soft.eu.pn/tutorialkmplayer.html

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Para otimizar usando o DXVA tem que primeiro saber se sua GPU suporta isso. Depois é só seguir esse tutorial aqui: http://www.cos-soft.eu.pn/tutorialkmplayer.html

Abs.

Amigo, a minha placa de video, a ATI 4550 suporta o DXVA, fiz o tutorial e tá rodando melhor do que antes! Perfeito isso... Obrigado pela dica!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Pessoal!

minha primeira postagem aqui e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com algumas questões: Meu notebook HP Pavillion dv5-1260br , AMD Turion X2, 4GB de RAM está tendo dificuldades de ler meus arquivos de video em HD e Full HD. Estou tentando editar no adobre premiere e eles estão travando. Apenas o audio roda perfeitamente.

Tem haver com a minha placa de video? ou o meu note é fraquinho pra reproduzir video full hd?

Obrigada!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Pessoal!

minha primeira postagem aqui e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com algumas questões: Meu notebook HP Pavillion dv5-1260br , AMD Turion X2, 4GB de RAM está tendo dificuldades de ler meus arquivos de video em HD e Full HD. Estou tentando editar no adobre premiere e eles estão travando. Apenas o audio roda perfeitamente.

Tem haver com a minha placa de video? ou o meu note é fraquinho pra reproduzir video full hd?

Obrigada!

:D

Pra reproduzir é o suficiente, pra editar talvez não seja, normalmente PC para editação de vídeo em alta definição costuma ser bem mais forte que os notebooks dv5-11** e dv5-12**.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pela resposta!

pretendo mudar de PC para Mac para poder manipular videos..dizem que é melhor nesses casos.Mas ainda não posso comprar, então preciso continuar editando no meu notebook mesmo. Talvez instalando alguns Codecs, que possam acelerar a placa de video? mas isso é um mundo complexo pra mim...rss

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Pessoal, tenho dois problemas

Uso DXVA há algum tempo e ele funciona perfeitamente bem, mas recentemente baixei alguns vídeos e mesmo estando "encodados" em H264 o MPC-HC não consegue executá-los utilizando o DXVA. O MPC-HC também os reproduz com uma coloração esquisita (o que não acontece quando os executo no VLC player, mas mesmo assim o DXVA não é habilitado). As imagens abaixo mostram o que eu falei aí em cima:

ScreenShot.png

ScreenShot2.png

As configurações do meu computador são boas pra rodar esses vídeos, eu garanto: Dual Core, 4gb de RAM DDR2 e ATI Radeon HD 6850.

Alguém pode me ajudar com qualquer dos problemas (principalmente o DXVA)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...