Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escolha de Notebook do programa "Professor Digital" (RS)


luchs

Posts recomendados

Marmanjo,

Quando você instalou a versão 64 bits, você teve que re-fromatar o seu HD e instalar todos os drivers ou apagar pisar a instalação anterior, visto que não é aceita migração simplesmente de 32 bits para 64. Eu fiz o mesmo e apliquei todos os drivers disponíveis do site da CCE mas mesmo assim ficou um dispositivo não identificado. Também aconteceu com você?

Você poderia me dizer como conseguiu driblar o problema da falta do CD de instalação e re-instalou o office? Tem algum site para baixar? A chave eu já consegui, abrindo um evento na microsoft e enviando a documentação de compra do notebook digitalizada. Só não consegui o cd de instalação porque alegam ser responsabilidade do fabricante. Este, por sua vez, diz que sua instalação é via re-instalação original de todo o HD e que não era obrigado pela licitação a fornecer disco de instalação.

Particularmente acho muito muito desagradável essa fórmula de buscar falhas de vírgulas em contratos para mal satisfazer o consumidor. Teria sido honesto de parte da CCE e de todos os que eventualmente procederam do mesmo modo, informar que não iriam dar o CD de instalação e nem fornecer número de licença. Outra coisa que fiquei muito chateado, no site do professor digital informam como caracteristica do equipamento tela de LED, mas o equipamento entregue é LCD. Como diria o Boris Casoy "Isso é uma vergonha!"

Será que os idealizadores do programa professor digital estão contra esse modo de "tirar vantagem" ou acham isso natural? Não seria isso quebra de contrato?

Finalmente... provavelmente essa falha do ponto de interrogação (?) seja uma falha de BIOS. Se for assim, espero que disponibilizem o quanto antes um upgrade de BIOS para solucionar isso. Afinal, não gostaria de ser obrigado a comprar um teclado externo (wireless ou não) para ter esse "detalhe" solucionado.

Ricardo65br

A instalação do Sistema Operacional Windows de 64 bits tem de ser limpa, do zero. E realmente permanece um dispositivo não identificado. É o Control Center, cujo driver não está disponível para a versão de 64 bits do Windows. O ícone do Control Center até se faz presente, mas não mostra temperatura e se o fan do processador está ligado ou não. Ou seja, funciona "capenga". Fora isso, o Sistema de 64 bits funciona bem. Retornei para o Windows 32 para ter a funcionalidade completa dos drivers disponíveis e por consumir menos memória (já que são somente 2GB de ram).

Quanto ao Office, baixa do site da microsoft. Para baixar, tem de ter uma conta de e-mail do hotmail ou msn. O link é esse:

http://technet.microsoft.com/pt-br/evalcenter/ee390818.aspx

Usa o serial que tens para registrar o produto.

Não sei quanto ao teu equipamento, mas o meu veio com uma partição para restauração do Sistema, caso necessário. Parece-me que é a sistemática adotada pelos fabricantes. Também recebi um DVD de Recuperação do Sistema "Professor Digital" mas, segundo soube, nem todos receberam.

E a tela do CCE GT23b é de LCD, com backlight a LED. O que caracteriza a tela como sendo LED é a iluminação que vem de trás (backlight) para que o LCD possa atuar. Nos outros notebooks, a iluminação é com CCFL, uma lâmpada fluorescente. O consumo dos LCD a LED é menor (dizem, até 40%) dos equivalentes a CCFL, além de ter uma relação de contraste maior, com cores mais reais. Nesse sentido, a tela do CCE é LED quanto à iluminação, sem deixar de ser LCD. As telas totalmente a LED seriam as OLED, não tão populares por serem muito caras.

Instalarei um Linux, Ubuntu 10.04, em uma partição separada do HD, para verificar se ocorre o mesmo sintoma da tecla de interrogação que ocorre no Windows.

Abraços.

Em tempo: recebi o cabo de rede que constava no edital, após ter entrado em contato com a CCE info. Fui muito bem atendido quando reivindiquei o item faltante. Parabéns à Empresa pelo empenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marmanjo,

Obrigado pela dica do site para baixar o Office e me esclarecer sobre o LCDxLED. Pena ser necessário todos esses inconvenientes para poder solucionar uma falha de postura da CCE em relação ao office. Na minha opinião uma mancha que só se apagaria com o reconhecimento do fabricante da falha e o correspondente envio de um CD ou licença. Mas a tecla do ???? continua perturbando.

Envio a você aqui um link que comenta a diferença de desempenho do windows 7 32 e 64 bits. http://info.abril.com.br/noticias/blogs/estacaowindows/windows-7/196573/

Eu comprei o CCE justamente por vir o I3 da intel que permite 64 bits. Jamais pensei que iria adquirir um "carro de corrida" onde viessem "pneus de bicicleta". Instalei o Seven 64 desde o zero (formatando o hd e tudo). Notei uma boa melhora na performance. Pena realmente que ficou essa falha com um dos drivers.

Vou ficar agora aguardando (será que devo me sentar?) uma versão de BIOS que corrija a falha do ponto de interrogação. Para quem escreve textos longos (vários professores ainda o fazem), essa falha é muito ruim mesmo. E não acho que fique legal para ninguém recomendar a um amigo ou aluno que "compre aquela marca em que o teclado não funcionar 100% bem é apenas um probleminha natural".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marmanjo,

Obrigado pela dica do site para baixar o Office e me esclarecer sobre o LCDxLED. Pena ser necessário todos esses inconvenientes para poder solucionar uma falha de postura da CCE em relação ao office. Na minha opinião uma mancha que só se apagaria com o reconhecimento do fabricante da falha e o correspondente envio de um CD ou licença. Mas a tecla do ???? continua perturbando.

Envio a você aqui um link que comenta a diferença de desempenho do windows 7 32 e 64 bits. http://info.abril.com.br/noticias/blogs/estacaowindows/windows-7/196573/

Eu comprei o CCE justamente por vir o I3 da intel que permite 64 bits. Jamais pensei que iria adquirir um "carro de corrida" onde viessem "pneus de bicicleta". Instalei o Seven 64 desde o zero (formatando o hd e tudo). Notei uma boa melhora na performance. Pena realmente que ficou essa falha com um dos drivers.

Vou ficar agora aguardando (será que devo me sentar?) uma versão de BIOS que corrija a falha do ponto de interrogação. Para quem escreve textos longos (vários professores ainda o fazem), essa falha é muito ruim mesmo. E não acho que fique legal para ninguém recomendar a um amigo ou aluno que "compre aquela marca em que o teclado não funcionar 100% bem é apenas um probleminha natural".

Sempre às ordens, Amigão. Vamos aos comentários:

Instalei o Linux, Ubuntu 10.04. A tecla da interrogação funcionou perfeitamente, repetindo o caracter (?) quando pressionada no Openoffice do Ubuntu. Conclusão: acredito que seja alguma incompatibilidade com o Windows 7. (_(

Quanto às diferenças de desempenho entre os Windows 32 e 64 bits eu já sabia. Tanto que instalei o de 64 bits (do qual guardei imagem). Só retornei ao Windows 7 de 32 bits porque ponderei os prós e contras e, apesar do pequeno ganho de desempenho do de 64 bits naquilo que faço, como abro muitas janelas, a memória é rapidamente consumida, causando uma lentidão que não compensa o uso do 64 bits. Quando eu colocar mais 2GB de ram no CCE, volto ao Windows de 64 bits. Ademais, todos os aplicativos que utilizo são de 32 bits. Para o desempenho máximo do Sistema de 64 bits, seria necessário que os aplicativos também fossem de 64 bits, o que não ocorre nos programas que uso (até mesmo o Office que veio é 32 bits. Mas há a versão de 64 bits...).

Os colegas, Professores, que adquiriram outras marcas pelo Programa Professor Digital (Lenovo, Itautec), disseram que também não receberam o CD do Office, muito menos serial. Acredito ser este um procedimento comum das Empresas e não uma prática isolada da CCE.:unsure:

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lenovo G550

Dual Core T4300

Memória 2gb DDR3 (1066MHz)

HD 320gb

Webcam 0.3mp

Leitor de cartões MS, MS PRO, SD e MMC

Tela 15.6" TFT LED

Vídeo Intel GMA 4500HD

Bluetooth

Reconhecimento Facial VeriFace

Saída HDMI

Bolsa ou Mochila

Windows R$1,590,00

Linux R$1,323,00

É a melhor opção por ser o único DDR3.

Assim terá melhor desempenho, sobre o sistema veja qual linux vem, se for o Ubuntu eu recomento.

Agora ele é o mais completo com melhor memoria e processador e vídeo.

Sempre veja se está tudo correto, com lacre e ETC, verifique o compudador sempre, e se tiver Windows formate.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RECEBI CCE NO PRAZO!!!! Aliás estou usando ele agora, já ia ligar para a omni, já que amanha completava um mês e nenhum sinal, mas cheguei em casa e ele estava lá... Por enquanto está atendendo minhas necessidades...

Lucas, fez a solictação no Banrisul de Esteio mesmo? Fiz a solicitação lá, no início de julho e ainda não recebi... MISTÉRIO...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

Entre as opções de notebooks disponíveis no Programa Professor Digital, olhando-se somente as configurações das máquinas, a opção mais óbvia é o modelo da CCE, pois é o único que reune processador i3 (linha 2010 da Intel) + memória DDR3 + monitor LED. Não há como ficar em dúvida com relação a melhor configuração. Chequem lado a lado no site do Programa.

O que poderia deixar em dúvida, e confesso que me deixou inicialmente, é a lendária fama da má qualidade dos produtos CCE, mas com uma configuração desse nível resolvi arriscar.

Aqui cabe uma ressalva: é curioso notar que o computador com a melhor configuração (CCE) seja justamente o mais barato de todos e que o possuidor da configuração mais modesta (HP) seja justamente o mais caro. Concluí que talvez a CCE, justamente para tentar melhorar sua imagem perante os consumidores, resolveu optar por um preço menor em um produto melhor (construir uma imagem desgastada custa caro) e espero que eu esteja correto. Já a HP é justamente o contrário: com essa configuração nesse preço está achando que somos idiotas! Convenhamos, um processador Celeron T3000?! Por favor, tá de brincadeira !!!

Para ter mais certeza da escolha fiz muitas pesquisas pela Internet e encontrei vários relatos confirmando a mudança do quadro da CCE, que agora está melhor e com produtos de qualidade. O que ajuda a confirmar esse pensamento é o fato de aqui mesmo no Forum existir um representante da empresa, lendo os relatos dos consumidores, aparentemente repassando para os responsáveis dentro da empresa e nos dando retorno. Vide o caso dos cabos de rede, alguns posts atrás. Essa atitude me fez lembrar de algumas empresas nos EUA que perceberam o poder que a Internet deu para nós consumidores e está usando isso de uma forma sadia. Parabéns pela atitude.

Entendo a escolha de alguns Professores pelo Lenovo, é uma marca mais do que confiável, mas a configuração não é tão boa quanto da CCE, pois o processador é da geração anterior.

Última coisa que gostaria de comentar vai para os Professores que compraram a versão Linux simplesmente para pagar mais barato, já com a intenção de instalar um Windows pirata. Não sou dono da verdade e acho realmente que cada pessoa tem liberdade para fazer o que queira, mas me preocupo com os valores que vou ajudar meu aluno a construir, que postura ética vou estar simbolizando pra ele, quando justamente eu, que sou alguém em quem ele deveria se espelhar do que deveria ser correto, ajo seguindo a infame "Lei de Gérson". E o pior é que nesse caso não existe a mínima necessidade. O Linux hoje em dia é um Sistema Operacional robusto, estável, amigável e muito seguro. Nem a necessidade de usar antivirus nele existe, apesar de existirem antivirus caso você queira instalar. Em meu computador possuo um antivirus instalado somente para quando alguém me pede para checar se algum pendrive está infectado. Mesmo aquele famoso vírus de pendrive que infecta automaticamente o computador ao ser plugado, não consegue atacar no Linux.

Parece que a distribuição Linux instalada nos notebooks é a Opensuse. É uma ótima distribuição mas, particularmente, considero o Ubuntu mais fácil de usar para quem nunca utilizou Linux, além de ser mais fácil encontrar ajuda na Internet para sanar qualquer dúvida que apareça. Repito que as duas são ótimas distribuições.

Sou Professor e me considero heavy user: além de usar o computador para coisas normais como e-mail, instant message (msn), Internet, planilhas, processador de texto, digitar provas e trabalhos, controle de aulas e notas, assistir vídeos e ouvir músicas, também faço produção de alguns vídeos e sou desenvolvedor de software (PHP e Java) além de brincar com alguns bancos de dados (MySQL e Postgres), entre outras coisas. Faço tudo isso, sem problema nenhum, no Linux. Sem vírus, travamentos, lentidão e, principalmente, sem a preocupação de estar usando software pirata.

Notem que não estou reclamando do Windows ou dizendo que ele não é um produto de qualidade, estou apenas afirmando que o Linux também é uma ótima opção de escolha, estando em pé de igualdade com qualquer outro sistema operacional. Daí vem a pergunta: se os dois são tão bons quanto qualquer outro, o que me levaria a continuar usando Windows, que me deixa vulnerável a vírus e ao qual tenho que pagar uma licença restritiva (diferente para cada versão: Starter,Home,Ultimate,etc) ou usar ilegalmente (pirata)? Cheguei a resposta para essa pergunta faz muito tempo (mais de 5 anos) e nunca me arrependi, muito pelo contrário, a cada dia penso que a decisão foi muito acertada.

Chega, me estendi demais. No final, a decisão sobre isso compete a cada um. Só pese também o papel que você representa como Educador numa sociedade tão necessitada de atitudes éticas e conscientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(..) A chave eu já consegui, abrindo um evento na microsoft e enviando a documentação de compra do notebook digitalizada. Só não consegui o cd de instalação porque alegam ser responsabilidade do fabricante. Este, por sua vez, diz que sua instalação é via re-instalação original de todo o HD e que não era obrigado pela licitação a fornecer disco de instalação.

Como se faz para abrir um evento na Microsoft e pedir a chave do Office?

Outra dúvida. Estas alterações, como instalar a versão 64 bits do Windows, ou criar novo compartimento no hd para Linux, não podem servir como argumento para a perda da garantia? Os termos do certificado são tão vagos que me pareceu que qualquer alteração na configuração original (mesmo que apenas no software) pode ser interpretada dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Rovan.

Para abrir um chamado na Microsoft você deve ligar 0800 761 7454. Alias, acho que todos os que compraram as licenças do office e se sentem enganados devem fazer isso. Opção pessoa fisica, Windows pré-instalado, suporte microsoft, comprar suporte. Não vá na opção de aceitar o número de contato do fabricante. A CCE vai dizer que o contrato é assim e que não vai dar chave nenhuma e nenhum site ou midia para você baixar o soft para o seu CCE GT23B . Ou seja, se você tiver QUALQUER problema no seu Office, a "solução" é reformatar o seu HD e re-instalar o software com a imagem do HD que você recebeu. E adeus seus dados.

O que conseguiram com isso? Que os professores, daqui para frente, pensem muito bem em valores de ética e não paguem mais caro por um software que não podem dispor. Em LUGAR ALGUM foi dito que era uma versão limitada e que o comprador não teria licença ou como re-instalar o seu programa sem perder suas informações?

Para piorar tudo, Rovan, a chave que a microsoft me enviou não tem como ativar o Office que se baixa do site oficial da propria microsoft (http://www.office.com/backup). Ao colocar a chave fornecida me veio a desagradável notícia de que a chave era do Office 2007. Passei ontem, dia 11, DUAS HORAS E MEIA no telefone com o suporte da microsoft explicando o problema e o resumo, foi de que um coordenador iria entrar em contato comigo. Estou esperando.

Agora que mensagem divulgo? Que os educadores como qualquer outro consumidor podem ser enganados inclusive com o silêncio e conveniência do estado que, pelo que parece, fez um acordo nada claro? Ou apenas que comprem computadores de software livre ou partam para a pirataria pois querer ser honesto dá muito trabalho?

Até o momento, a mensagem que o fabricante e a Microsoft estão dando é que quando as pessoas que compraram os computadores com a opção do Office tiverem um virus ou qualquer inconveninte com um arquivo DLL (apagar acidentalmente por exemplo) e o programa parar de funcionar e não puderem reparar, vão começar a pensar duas vezes na "vantagem" que foi o comprar "software original". Já passei do estágio do espanto e indignação. Estou agora simplesmente decepcionado com a oferta do software original. Tenho ainda alguma fé na microsoft ao pensar que eles não vão querer passar a sensação de participarem de posturas anti-éticas junto ao consumidor final. Mas fé nesse caso, é apenas uma esperança. Vamos ver o que dizem os fatos.

Espero é não vir a ter problemas de hardware com a CCE além desse teclado que está falhando com o windows 7 pois se acontecerem... não tenho muitas esperanças de condutas éticas e solução. Vai ser um empurra-empurra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Para piorar tudo, Rovan, a chave que a microsoft me enviou não tem como ativar o Office que se baixa do site oficial da propria microsoft (http://www.office.com/backup). Ao colocar a chave fornecida me veio a desagradável notícia de que a chave era do Office 2007. Passei ontem, dia 11, DUAS HORAS E MEIA no telefone com o suporte da microsoft explicando o problema e o resumo, foi de que um coordenador iria entrar em contato comigo. Estou esperando. "

Ricardo65br.

Experimentei a chave do meu Office no site que indicaste, http://www.office.com/backup, e surgiu a mensagem de que aquela chave seria a do Office 2007. Entretanto, instalei o Office 2010 e coloquei o mesmo serial/chave e o produto foi ativado. E realizei esse procedimento de ativação duas vezes, no Windows de 32 bits e no de 64 bits. :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, Marmanjo

Olhando o problema mais a fundo e falando com o suporte da microsoft, o erro acontece justamente para quem não tem a mídia de instalação. Quem comprou o equipamento e não recebeu a mídia, fica sem ter como instalar o produto. (indiscreto da minha parte perguntar como você conseguiu a sua?)

Eu tentei baixar via site da technet mas a chave também não serviu. Ou seja, se eu conseguir uma mídia pirata ou tentar pegar "emprestado" com algum amigo, tenho como ativar (e rezar para não ter problemas no futuro). Mas acho que isso não é solução. Não sei quanto a você, mas eu não tenho nenhum meio legalizado de ter acesso a uma mídia.

Comento que hoje a tarde falei mais uma vez com a microsoft. Outros professores que compraram via Professor Digital estão começando a ligar com o mesmo problema de chave de ativação do Office Professional 2010 Plus. O problema agora foi escalado para a Microsoft da Colômbia para verem que solução dão. Não me esquecerei jamais da péssima atenção telefônica da CCE que me disse arrogantemente que "esse problema é só seu e que a única solução é re-formatar e re-instalar o software. A CCE não vai disponibilizar nenhuma mídia para a instalação". Por essas e por outras é que estou tendo que dar o braço a torcer a alguns colegas que compraram outras marcas e me dizem rindo que não adianta nada um I3 se não tem suporte do mesmo nível e não se consegue teclar um texto sem brigar com o teclado. :(

Falando nisso... E quanto ao ponto de interrogação? Você sabe de algum patch para fazer o ponto de interrogação funcionar normalmente no Seven?

Abraços a você e a todos que estão penando.

OBS: Para contactar a microsoft, vale o telefone que coloquei anteriormente seguindo a sequência: 3,1,1,2,2,1 e pedindo por ativação do pacote Microsoft Office professional plus 2010. Uma vez que transfiram, informar que é do programa Professor Digital.

Gostaria de saber de outros professores como outras marcas estão lhes tratando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bluezinhaaa,

Se o seu Note é um CCE com o processador I3, o Seven 64 deve funcionar bem na sua máquina. Para sua segurança de que estrá tudo OK, formate o HD e faça uma instalação limpa e depois instale os drivers da CCE. Salvo os problemas anteriores (teclado e um dos drivers que não funciona bem), deve ficar tudo as mil maravilhas. É estável e mais eficiente. Mas óbvio, tudo depende do uso que você vai dar. E muito cuidado ao fazer isso pois você irá cair no mesmo problema que eu em relação ao software.

Respeito muito e comparto a opinião anterior de um colega de que temos que pensar eticamente também como educadores. Se for para usar pirata, não use. Use software livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bluezinhaaa,

Se o seu Note é um CCE com o processador I3, o Seven 64 deve funcionar bem na sua máquina. Para sua segurança de que estrá tudo OK, formate o HD e faça uma instalação limpa e depois instale os drivers da CCE. Salvo os problemas anteriores (teclado e um dos drivers que não funciona bem), deve ficar tudo as mil maravilhas. É estável e mais eficiente. Mas óbvio, tudo depende do uso que você vai dar. E muito cuidado ao fazer isso pois você irá cair no mesmo problema que eu em relação ao software.

Respeito muito e comparto a opinião anterior de um colega de que temos que pensar eticamente também como educadores. Se for para usar pirata, não use. Use software livre.

Então... foi a primeira coisa que eu fiz quando ele chegou. Desmontei as partições, refiz elas. instalei td, enfim. talvez eu não tenha instalado todos os drivers, nao sei... instalei mais uns que acredito que eu possa ter esquecido.

Mas pra minha (boa) surpresa, ontem quando liguei a touch funcionava de novo e não travou mais. Espero que assim seja por muito tempo ^^.

Ah sim, meu windows é original, por isso que eu comprei com linux. Eu cheguei a citar isso quando apareci indignada no tópico falando da garantia. Se eu já possuia um original, por qual motivo iria pagar por outra cópia? Nem um pouco justo né?

Eu ainda gostaria, sinceramente, de saber se alguém tentou saber sobre o upgrade de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Ricardo65br.

Após algumas pesquisas, concluí que (talvez) a chave do Office que possuímos é uma chave do 2007, mas com suporte para migração ao Office 2010. Nesse sentido, encontrei o link http://office.microsoft.com/pt-br/tech-guarantee/. Agora, como isso funciona, eu não sei (talvez não o saibam nem os atendentes da microsoft do Brasil...).

A mídia do Office 2010 que possuo foi presenteada por um técnico em informática que havia baixado o programa duas semanas antes do lançamento oficial do produto. Tive sorte em ativar com a chave do Office que veio instalado no notebook. E, claro, fui prudente em descobrir qual era essa chave e armazená-la (usando o software produkey), antes de reinstalar o Sistema Windows.

Concordo plenamente que não deveria haver toda essa dificuldade que se está passando para reinstalar e ativar o produto (MsOffice) que, em tese, é licenciado, e pelo qual nós pagamos quando da aquisição do CCE GT23b. Mas, se serve de consolo, alguns Colegas que adquiriram notebooks de outras marcas, pelo Programa Professor Digital, estão passando por dificuldades semelhantes. Quem não tentou reinstalar o Windows talvez não venha a passar pelo infortúnio da chave e da falta da mídia para nova instalação do Office.

Quanto à tecla de interrogação, não conheço nenhum patch para corrigir o problema no Windows 7.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá marmanjo.

Baixei o ProduKey para descobrir a chave do Office. Funcionou direitinho. Apareceram as chaves do Windows 7, do Office Professional Plus 2010 e do Internet Explorer (igual a do Windows).

Só um detalhe. A chave que mostrou do Windows 7 não coincide com a que vem no selo do notebook. Isso aconteceu pra você também?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá marmanjo.

Baixei o ProduKey para descobrir a chave do Office. Funcionou direitinho. Apareceram as chaves do Windows 7, do Office Professional Plus 2010 e do Internet Explorer (igual a do Windows).

Só um detalhe. A chave que mostrou do Windows 7 não coincide com a que vem no selo do notebook. Isso aconteceu pra você também?

Abraço.

Então, Rovan.

Aconteceu com o meu notebook, também.

A chave do Windows 7 que vem com o notebook provavelmente seja de licenciamento em volume (seria uma técnica para replicar o Sistema em várias máquinas, economizando tempo na instalação desse em computadores idênticos). No meu note também veio um selo com serial diferente do obtido pelo produKey. Mas ativei com o serial do selo, sem problemas, quando reinstalei, tanto a versão 32 bits quanto a versão 64 bits do Windows 7.

Tive a oportunidade de avaliar um Itautec de um colega. A máquina é boa, mas o CCE GT23 é melhor (na minha modesta concepção). Esse Itautec veio com um DVD de Recuperação do Sistema e um DVD com o Windows 7 Home Basic. Veio com o Office 2007 instalado e ativado, mas sem selo e sem mídia (CD).

Até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns professores, parabéns Yeda, parabéns governo do estado. Mais uma vez a classe tomando no ...

CCE T35l

Que decepção, pra variar. Por R$50 reais a mais um HD maior e mais RAM. Não faz nem um mês que o meu chegou **!!!

Não não, pensa nas condições de financiamento que foi proposta pelo Governo! Ou fica nervosa com a Saraiva que fez essa promoção de 1699,00 por 1349,00.

DESSA VEZ o Governo não tem culpa de nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns professores, parabéns Yeda, parabéns governo do estado. Mais uma vez a classe tomando no ...

CCE T35l

Que decepção, pra variar. Por R$50 reais a mais um HD maior e mais RAM. Não faz nem um mês que o meu chegou **!!!

Vou aproveitar e comprar um pra mim, já que não tive acesso ao do Professor (por não ser)

Entrou hj essa promoção, até ontem estava 1.499,00, e eu ia comprar igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo meu post anterior dá pra perceber que não comprei o CCE com Windows, mas sim com Linux. Como fiz a solicitação dia 09/07 ainda não recebi e, entrando em contato com a Omni, me disseram que até o fim de Agosto ele será enviado junto com os do 3o. lote. Maldito prazo de 60 dias! É minha única crítica a este Programa até agora.

Venho acompanhando a Via Crucis dos Professores que adquiriram a versão Windows com relação a chave de registro do MSOffice, e gostaria de comentar algo:

Mesmo não tendo solicitado o Windows, e nem ainda recebido meu notebook, liguei para 2 das 3 empresas envolvidas neste processo para tentar entender o que está acontecendo.

1-Omni: me atenderam muito bem e disseram que eles são responsáveis pela entrega dos computadores e que eu deveria ligar para a CCE. Bem, isso é verdade, pois eles não tem nada a ver com licenças de produtos.

2-CCE: o rapaz do telemarketing me atendeu educadamente, embora eu percebesse um certo "emputecimento" em sua voz (acho que já deve ter recebido várias ligações sobre o mesmo problema). Me disse que a ativação do MSOffice 2010 deve ser feita ligando-se para o telefone da Microsoft e pedindo a ativação do produto. Bem, pelo que sei as vendas de programas em lote são feitas em regime OEM. Pra quem não sabe como funciona isso, recomendo que visitem esses sites da Microsoft: OEM e FAQ sobre licenciamento.

Pegando dois pontos explicados nos sites que acho que tem haver com a discussão, a licença OEM da Microsoft te garate o seguinte:

- a licença só vale pra máquina em que veio previamente instalada. Você não pode instalar em outra máquina. "Ah, e se minha máquina queimar, não posso instalar em outra máquina?" Resposta da Microsoft - "Não."

- a ativação da licença deve ser feita previamente pela empresa que está vendendo o equipamento (CCE). No caso de reinstalação do software a ativação poderá ser feita novamente pelo consumidor, quantas vezes forem necessárias.

Até aqui não entendo como sendo um problema criado pela Omni ou CCE, a não ser que alguém tenha recebido o MSOffice sem estar previamente ativado. Caso alguém tenha formatado a máquina e reinstalado o MSOffice, terá que ligar para a Microsoft solicitando a ativação, como me disse o atendente da CCE. Ou seja, o problema recai sobre a Microsoft. Após tudo isso, não liguei para a Microsoft pois não tenho a chave do Windows para solicitar a ativação do MSOffice.

O que eu penso de tudo isso? Ao comprar o notebook ele passa a ser tua propriedade, você tem direito de formatá-lo quantas vezes quiser e instalar o que quiser, respeitando-se as licenças, claro. A Microsoft adotou uma política de ativação de software no intuito de ter controle sobre produtos piratas. Eu concordo com isso? Não, acho uma imbecilidade, mas são as regras que ela estabeleceu e se você usa Windows, concordando ou não, você as aceita. Tanto é que vários outros professores que adquiriram outros modelos estão passando pelo mesmo problema. Vide um caso aqui.

Aproveitando, esse é mais um motivo pelo qual não uso Windows e, para deixar claro, a minha opção em usar Linux não é porque não tenha dinheiro para pagar licenças da Microsoft ou porque ache que o Bill Gates é o filho do cramunhão, como brincam alguns, mas sim porque os sistemas baseados em Linux são de extrema qualidade para os meus usos, ao mesmo tempo em que me dão liberdade de instalá-los quantas vezes e onde quiser, e utilizá-los do jeito que quiser, sem restrições.

O que sugiro aos Professores que adquiriram Windows: pra quem ainda não formatou a máquina, rode o programa ProduKey (ótimo achado do Marmanjo), anote todas as chaves e guarde em um lugar que você nunca irá perder (e faça backup). Para quem já formatou, liguem para a Microsoft e expliquem toda a situação e exijam a ativação.É seu direito, como bem recomendou o Ricardo65br.

E para aqueles que, assim como eu, compraram com a versão Linux (e a estão utilizando, obviamente) parabéns pela decisão de se livrarem de empresas que não respeitam os direitos dos clientes. Repetindo a sugestão para quem está achando o Opensuse complicado, experimente o Ubuntu que, ao meu ver, é mais amigável.

Quanto a reclamação sobre o preço que estão vendendo na Saraiva, bem, é uma promoção, pois o preço original é 1699,00, mais de 400,00 o preço que paguei pelo GT23L, fora o parcelamento em 36x, que na Saraiva chega em 12x no máximo. Como ainda não recebi o meu, é óbvio que se tivesse uma bola de cristal e soubesse dessas promoções antes delas acontecerem, compraria na Saraiva (e provavelmente ficaria com raiva novamente quando outra loja fizesse uma promoção melhor ainda). Não dá pra culpar alguém por isso, é como o livre mercado funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada gostaria de dizer que acheri muito bom o comentário do Roobz e também de muitos outros. Acho que o forum está com um excelente nível de comentarios que, mesmo alguns discordantes de opinião uns dos outros, tem prevalecido um respeito de todas as partes. Que continue assim.

Quanto a opção de compra do Roobz pelo software livre, acho que é realmente uma posição que tem muitos méritos. E é basicamente como alguém acho que comentou aqui: uma questão de gosto.

AINDA não estou arrependido de ter feito a opção de compra da versão com os produtos da Microsoft ao perceber que a empresa tem demonstrado um certo interesse em solucionar o problema, embora acredite que poderiam ser MUITO MAIS efetivos na solução do mesmo. Vou ver se me arrependo ou não em função da solução (ou falta de) desse problema. Desde já, deixo registrado que até o momento a MICROSOFT não esta sabendo lidar com o problema. E que me provem o contrario.

Quanto a responsabilidade da CCE, comento que legalmente pelo Código de Defesa do Consumidor, o fabricante e o lojista são responsáveis solidários pelo produto que entregam. Se venderam um produto com software instalados, são responsáveis por esses também. Pior ainda é o fato de não darem chave de ativação. Responsabilidade do fabricante entregar. Agora, cá entre nos, que piada de mal gosto seria ter que entrar na justiça para pedir algo que lhe é de direito, não? Principalmente se tratando de licença original.

AINDA não estou arrependido de ter comprado com o soft da microsoft, mas ESTOU COMPLETAMENTE arrependido de depender de um suporte técnico do nível de atenção da CCE. Estou todos os dias rezando para que nada aconteça ao meu Note. Como exemplo adicional, o problema relatado aqui de hardware, que a tecla de interrogação não repete os caracteres no Windows Seven, continua e acho que vai continuar sem solução. Acho que ninguém espera isso de um fabricante. Você aceitaria isso para comprar um equipamento?

Pois é, Roobz. Se tivessemos bola de cristal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo65br, concordo totalmente com você e vou tentar explicar melhor o que quis dizer anteriormente.

Disse que o problema não foi criado pela CCE, pois é um problema que existe devido a filosofia de licenciamente adotada pela Microsoft, que funciona através de ativação. Mas como é um problema que existe previamente, ou seja, antes do consumidor ter acesso ao produto, a CCE, sendo o fabricante, tem responsabilidade sim, nem que seja exigindo da Microsoft uma solucão, assim como todos os outros fabricantes (até agora sei de casos da Lenovo, se alguém souber de outros poste aqui).

Os fabricantes de computadores (CCE,Lenovo,HP,DELL,Toshiba,Acer,etc) têm responsabilidades para com os clientes sim, mesmo sendo problemas causados pela Microsoft.

O agravante na responsabilidade da Microsoft é que a solução depende exclusivamente dela, pois a ativação do MSOffice depende dela, e até seria engraçado, se não fosse trágico, o fato deles não quererem liberar a ativação de um produto deles que foi comprado legalmente. Não deveriam demorar nem 1 hora pra resolver uma situação dessas É totalmente ridiculo: o software foi pago e é preciso pedir para liberarem, quando o pedido é feito eles dizem que não sabem se podem liberar ou não. WTF?! Eu paguei pelo produto, como assim não sabem se podem liberar?!

Repito que a CCE, Lenovo e demais têm responsabilidade pois poderiam, no mínimo, exigir, juntamente com os clientes, uma solução imediata do problema.

Quanto a tecla de interrogação, confesso que nunca vi um funcionamento parecido, mas como o Marmanjo disse que no Ubuntu funcionou perfeitamente, então não pode ser problema no hardware. O que disse a respeito da licença vale aqui também. Tanto a CCE poderia procurar uma solução com a desenvolvedora do hardware (ECS) quanto com a desenvolvedora do software (Microsoft) para que disponibilizassem um patch ou driver para solucionar esse bizarro problema.

Também não nos esqueçamos que nesse caso específico o Governo também têm sua parcela de responsabilidade, pois o Projeto Professor Digital tem a meta de ajudar no processo educacional e isso é muito louvável, mas problemas como esse atrapalham esse objetivo, portanto o Estado deve ser colocado no meio da briga pra tentar ajudar a resolver, nem que seja simplesmente pressionando, como por exemplo, não pagar os valores acertados enquanto os problemas não forem solucionados. É o mínimo: sem acordo cumprido adequadamente, sem dindin.

Não costumo esquivar-me de problemas como esse só por não ser diretamente atingido, neste caso por ter optado por Software Livre. Penso que devemos nos posicionar contra certos tipos de atitude que nos lesam enquanto consumidores e cidadãos. Até por isso mesmo liguei para a Omni e CCE para saber sobre as soluções. Se não incomodarmos, nada muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...