Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

7 horas atrás, Ricardov disse:

@Marcos Torrano a tensão pode variar um pouco durante o dia, devido a variação das cargas ligadas na rede. Porém também pode indicar alguma emenda frouxa ou parafuso frouxo nos disjuntores, interruptores ou tomadas.

Então Ricardo.. meu caso é realmente externo.. isto acontece mesmo com todos os disjuntores desligados e faço a medição sempre antes do relógio.. talvez seja algo na malha neutro da rua..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2018 às 23:05, Marcos Torrano disse:

Sim sim , seria mesmo o diagrama escopo estampado nos disjuntores como no geral..

 

Uma outra pergunta e final .. tenho aqui em casa variações de tensão na linha 127 V que é no caso fase + Neutro = 127 v e gostaria que tirasse esta dúvida ..

Aqui em casa estou tendo variações de tensão indo bruscamente no caso de 116 volts como normal aqui em 127v  para rapidamente 110 .. 108 e do nada variando pra 127 .. 131 v e vice versa coisa de 5 segundos nesta situação.. e ai volta pros 116 v

Pergunto.. terá os equipamentos eletrônicos ou mesmo geladeira e outros eletrodomésticos sua vida útil diminuída ou mesmo algum problema que pode dar futuro em capacitores ou mesmo outros .?

@faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fallerpreciso da sua ajuda. O meu velho PC por causa de uma chuva, raio e queda de energia queimou. Agora estou fazendo um novo PC mas morro de medo que isso pode acontencer de novo. Onde eu moro é muito fácil que a energia cai. Basta um pouco de vento ou uma chuvinha e fico com este problema. Estava pensando de comprar um NoBreak mas pesquisando parece que a melhor solução é de comprar um filtro de linha bom. Sempre pesquisando achei isso da Clamper:

 

https://goo.gl/ADfTEK

 

Parece bom, mas o problema é na minha casa não tem aterramento e parece que neste caso um protector de surto não vai funcionar (uma coisa assim). Tambem muita gente fala que comprando uma boa fonte de PC um filtro de linha não serve e também pode dar problema na fonte. Eu comprei um Corsair CX450 com PFC ativo, e parece boa como fonte.

 

Então o que faço? Compro um filtro de linha ou não serve? Em caso de queda de energia (aquela rapida, de pouco segundos) pode servir um filtro como esse para ter mais segurança no meu PC? E no caso de um raio, não tendo um aterramento, um filtro como aquele pode servir? Me ajuda por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@faller tenho algumas vezes acompanhado este tópico desde o começo e aprecio muito suas informações, moro em um condominio com 3 torres altas e 2 elevadores somente por torre e que por diversas vezes descargas elétricas afetam componentes sensíveis dos elevadores. Em todos os elevadores existem 3 DPS para cada fase de 275VAC classe II de 15KA maxima e 7,5KA nominal mas não existe um padrão de disposição sendo que em alguns elevadores os DPS estão dentro do painel de chave geral (à uma distancia de aproximadamente 3 metros) e em outros elevadores os DPS estão dentro do painel de comando, muito próximos ao circuito.

Como se tratam de dispositivos eletrônicos sensíveis, penso em substituir estes DPS classe 2 de cada fase por uma proteção em cascata com DPS classe 2 de absorção maior e classe 3 (ambos de 175VAC) sendo que o Classe 3 ficaria dentro da caixa de comando e o classe 2 próximo à chave geral.

 

Pergunta 01: Qual seria a distancia recomendada entre o DPS classe 2 e o DPS classe 3 pois sei que o DPS classe 3 deve estar o mais próximo possível do equipamento eletrônico?

 

Pergunta 02: Se o motor pode induzir surtos de tensão seria correto a instalação de outros 03 DPS classe 3 nas fases que alimentam o motor?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas perguntas de leigo, agradeço se alguém puder me responder.

 

Eu tenho um IClamper Energia 5, e nele um monitor led e um pc com fonte corsair com pfc ativo.

 

- O clamper tem um botão "liga/desliga", tem algum problema em "desligar" sempre que não estiver usando o pc?

- Ele estando "desligado", continua protegendo contra surtos/raios e etc?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caros usuários,

buscando evitar tópicos muito grandes que acabam por perder a organização, e de forma a aumentar suas chances de obter respostas, tornar as dúvidas mais visíveis e facilitar o entendimento e análise de cada caso individualmente, este tópico será fechado e aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante devem criar novo tópico neste setor. Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por usarem o Fórum.

Certo de vossa compreensão,

KairanD.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...