Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Outra dúvida!

Filtro Clone F8 - 01062.

1. Filtro ligado + algum aparelho ligado = Led de 127V aceso c/ forte intensidade e led verde apagado.

2. Filtro desligado = Led de 127V aceso c/ fraca intensidade e led verde acende.

OBSERVAÇÕES:

A. A rede é de 127V.

B. Existe aterramento na rede. (Neutro + Terra + Fase).

C. O aparelho testado é um rádio comum, sem terra.

D. O filtro é novo e não foi aberto.

Isso é normal?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida!

Filtro Clone F8 - 01062.

1. Filtro ligado + algum aparelho ligado = Led de 127V aceso c/ forte intensidade e led verde apagado.

2. Filtro desligado = Led de 127V aceso c/ fraca intensidade e led verde acende.

OBSERVAÇÕES:

A. A rede é de 127V.

B. Existe aterramento na rede. (Neutro + Terra + Fase).

C. O aparelho testado é um rádio comum, sem terra.

D. O filtro é novo e não foi aberto.

Isso é normal?

Neutro e fase não estão invertidos aí na sua tomada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estão invertidos não.

A tomada segue o novo padrão brasileiro.

E está dessa forma (Neutro + Terra + Fase).

Testei todas as 8 tomadas do filtro e estão na mesma sequencia.

Fiz uma verificação no terra usando uma lâmpada de 100W incandescente.

Com a lâmpada conectada (neutro + fase), a tensão é de 124V.

Com a lâmpada conectada (terra + fase), a tensão é de 95V.

Uma diferença de 29V. Segundo alguns sites, o limite de diferença seria 10V, mas fizeram o teste usando uma lâmpada de 60W.

Usando uma de 40W a diferença ficou em 10V.

Será que terei problemas???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Faller não encontrei o modelo F8 da Clone recomendado no inicio do topico em lugar nenhum ;S

Esse modelo tb da Clone so F6 presta também ou não?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198170073-filtro-de-linha-regua-para-6-tomadas-de-energia-clone-01058-_JM

Abraço

Nesse exato tópico em que estamos existe uma análise comentada sobre esse filtro de que falas, postada pelo Kayke. Acesse a primeira página e no pé do tópico nessa primeira página tem uma espécie de indice que leva a análise do mesmo. Ou procure ai pelo post #175

Adiantando lhe digo que o F6 é bem simplório, nem se compara com o F8..

Procurando se acha esse F8 sim.. Pergunte por ai onde encontrar o mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse exato tópico em que estamos existe uma análise comentada sobre esse filtro de que falas, postada pelo Kayke. Acesse a primeira página e no pé do tópico nessa primeira página tem uma espécie de indice que leva a análise do mesmo. Ou procure ai pelo post #175

Adiantando lhe digo que o F6 é bem simplório, nem se compara com o F8..

Procurando se acha esse F8 sim.. Pergunte por ai onde encontrar o mesmo..

Hum observei a analise agora,desculpe o encomodo não a tinha visto.

Então pesquisei no google umas 20 lojas e estão todas com produto indisponivel,ja no ML achei um por 60 reais ;S

Se alguem souber uma loja que ele esta disponivel deixe um link aqui se possivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Hum observei a analise agora,desculpe o encomodo não a tinha visto.

Então pesquisei no google umas 20 lojas e estão todas com produto indisponivel,ja no ML achei um por 60 reais ;S

Se alguem souber uma loja que ele esta disponivel deixe um link aqui se possivel.

Isso é para você ver que produto quando é bom não fica juntando poeira na prateleira..

Outro dia vi alguém por ai comentando de loja em Brasília com esse F8 em estoque. Não recordo a loja infelizmente..

O pessoal ai que souber, avise o colega Rodoxx..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtro de linha Daneva DNFL03 - 4 tomadas - Versão com tomadas novas

 

Graças a colaboração do colega EdsonBrasil, aqui do fórum, que gentilmente cedeu as fotos, por ele tomadas, de seu filtro de linha Daneva DNFL03, que é uma evolução, uma releitura do filtro de linha aqui já analisado por mim ai nesse post: Filtro de linha Daneva 4 tomadas

Esse ai, do post citado, de tomadas antigas ainda, tinha um sério problema de concepção. Ele interrompia com sua chave, bem como dispunha o fusível de proteção, na linha do neutro, deixando o fio fase sempre vivo nas tomadas..
A nova versão com fotos cedidas pelo colega de fórum será que tem esse beiço torto também??? Será que melhorou ou piorou suas características???
É o que veremos...
Para referência visual a imagem do mesmo:
FiltrodelinhaDaneva_Imagemparareferncia.

De cara, na prateleira ou na gôndola se pode ver o mesmo em um blister que de cara se mostra desse modo ai:
FiltrodelinhaDaneva_Detalhedacaradoblist
Se pode ver salientadas as informações de que ele dispensa o fusível pois é equipado com um mini disjuntor, resetável..
Palavras ou expressões como "Circuit Breaker", "chave disjuntora reset/off", e "livre de fusível" são redundantes. Se pode ver que o mesmo é bivolt e pode trabalhar tanto em 127 Volts quanto em 220 Volts. Na verdade essa característica dai é conseguida pela colocação de varistores e demais componentes que limitam que clampam, que ceifam picos de energia de exceção para redes de 220 Volts e portanto bem podem operar em 110 ou 127 Volts que são tensões menores.. Há quem prefira que filtros e supressores de surto, para operar em 110 Volts, tenham varistores que clampeiem lá pelos 150 Volts e para operar em 220 Volts tenham varistores que clampeiem em 250 ou 275 Volts... Eu sou um deles.. Em proteções que faço "sintonizo" a questão de tensão de ruptura dos varistores de acordo com a tensão de trabalho. Outros dizem que é preciosismo meu..

Às costas desse Blister se pode ver algumas informações bastante genéricas, que até já existiam na versão anterior desse filtro.
Veja ai informações acerca da filtragem e detalhes de como opera o circuit breaker...
FiltrodelinhaDaneva_Dadossobreofiltro.jp

Ai mais detalhes sobre a proteção e informações sobre a garantia:
FiltrodelinhaDaneva_Dadossobreaproteoega

Esse Filtro de linha /Proteção contra surtos já está equipada com as novas tomadas dentro da norma vigente. No painel se pode ver a chave que se ilumina ao ser ligada ligada e que ao mesmo tempo serve para resetar o mini disjuntor caso seja necessário após o desarme desse mini disjuntor.
FiltrodelinhaDaneva_Visoexterna.jpg

Internamente o dispositivo tem uma placa de circuito impresso e distribuição da energia para as tomadas feita por um barramento rígido com uma boa separação física entre esses barramentos e com muito pouca chance de curto circuito ai..
Note que o fio de cor azul é aquele que trás o neutro lá da tomada e esse passa direto para o barramento neutro das tomadas mostrando claramente que a Daneva corrigiu o problema do qual sofria a sua outra versão de filtro de linha, com tomadas antigas, que referenciamos ai acima.. Nesse novo filtro a chave sim interrompe o que deve interromper, ou seja o fio fase..
FiltrodelinhaDaneva_Visointerna.jpg

O circuito impresso é bem feito, com pistas de largura adequada a soldagem é limpa e boa.
FiltrodelinhaDaneva_Detalhesdaplacadeimp

Em uma visão desse circuito impresso, pelo lado dos componentes, se pode ver dois capacitores usados para rejeição de modo comum, entre fase e terra e neutro e terra, de 1nF x 1.000 Volts e, embora com tensão de isolação bastante alta, não são da série especial, série Y, que ai deveriam estar sendo usados.. Ao fundo se pode ver um capacitor de 100nF x 275 Volts esse sim parecendo ser da série X2 que é o adequado para essa aplicação ai, entre fase e neutro..
Se pode ver ai ainda a ausência de 3 componentes que são R1, R2 e VRT2, todos necessários para a versão de filtro de linha que incorpora proteção para linha telefônica, que não é esse em questão..
FiltrodelinhaDaneva_Detalhesdoscapacitor

Abaixo um desenho feito pelo colega EdsonBrasil no sentido de mostrar os exatos valores de cada um dos componentes desse Filtro de linha/Proteção contra surtos..
Veja que a mesma tem um varistor somente entre fase e neutro, de tensão de ruptura de 275 Volts, com diâmetro de 14 mm e 115 Joules de capacidade máxima de absorção de energia. Preferiria um varistor de 20 mm de diâmetro, pouco mais forte..
Os varistores, que não existem, só existe o lugar para inserção dos mesmos, VRT3 e VRT4 estão eletricamente ligados um deles entre fase e terra e outro entre neutro e terra. Esse seria o primeiro up que eu faria nessa proteção, a colocação de dois varistores ai , se couberem, de 20 mm x 275 Volts. Seu nome:
TVR20431, que eleva para 190 Joules a capacidade de absorção de energia de exceção... Também trocaria o varistor de 14 mm (VRT1) entre fase e neutro, por um de 20 mm.
FiltrodelinhaDaneva_Componentesexistente

Essa proteção, na minha análise, poderia nascer melhorada se tivesse fusíveis térmicos em série com os varistores, se na etapa de filtragem incluisse um indutor duplo balanceado se fosse equipada com todos os varistores que seu impresso prevê e se esses varistores fossem pouco maiores, de 20 mm ao invés de 14 mm.

Grato ao colega EdsonBrasil por nos conceder a chance dessa análise através das excelentes fotos..

Abraço...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificando no site da Clone, percebe-se que eles vendem 02 produtos aparentemente diferentes, porém com o mesmo nome F6:

O "Filtro de Linha F6 código 01058" aparentemente é o completo, ou seja, possui capacitores X e Y e também Varistor.

Já o outro, rotulado como "Protetor Eletrônico F6 código 01068", que aparentemente é o seu, possui apenas o Varistor.

Fica meio esquisito usarem o mesmo nome "F6", para produtos distintos, pelo menos eu acho.

Consegui achar aqui na minha cidade um F4, do modelo 1057, ou seja, com os capacitores X2, Y2. Postarei mais tarde algumas fotos. De cara, a diferença dele pra esse F6 capado, é que o F4 tem uma placa de circuito no lado direito de quem olha, e por baixo dela (não consegui abri porque do jeito que estava, se abrisse mais ele quebraria), dá pra ver com dificuldade que, em um dos condutores tem um "biscoito azul" (varistor) maior e um menor logo junto, enquanto que no outro condutor, tem um varistor e um componente amarelo na forma de um paralelepípedo (geometria). Como disse, vou postar as fotos que mais ou menos mostram isso, mas como esse foi a última peça, gostaria de usá-lo e para abrir, teria que quebrar.

Edit: o componente amarelo que dá pra entrever deve ser um igual ao desta foto, ao passo que esta paradinha azul corresponde ao biscoito menor.

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/FiltrodelinhaDaneva_Detalhesdoscapacitoresdofiltro.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Mais uma alternativa a paupérrima oferta de filtros de linha decentes no mercado nacional...

Extremamente econômico no uso de componentes, até mesmo prevê espaço para mais um ou dois varistores mas não os coloca no impresso..

Nesse exemplar usa um varistor de 10 mm e tensão de 150 Volts RMS.

Como proteção é só isso que tem, além do fusível em série. Seu único varistor está colocado entre fase e neutro. Não coloca , varistores entre fase e terra, nem entre neutro e terra, que talvez possam ser aqueles dois que faltam ai mas que aparecem no impresso..

Na etapa de filtragem um único capacitor e ainda não parecendo ser da série especial X2 que deveria ser usada ai.

Tem uma bobina dupla como elemento de filtragem, um ponto positivo esquecido pela maioria dos outros filtros nacionais.

A caixa prevê espaço para colocação de tomadas telefônicas para, em outra versão, estar equipada com proteção para linha telefônica.

Difícil se saber somente pelas fotos mas não me pareceu muito robusta a fixação das barras de distribuição de energia das tomadas.. Me pareceu que uma inserção mais forte de um plugue ou de um daqueles que tenha seus pinos mais grossos como aqueles dimensionados para 20 Amperes, poderá, com o tempo, vir a extrair perigosamente uma ou outra dessas barras de dentro de seu alojamento plástico, com péssimas consequências..

No meu parecer, o RCG8T127, não é um daqueles produtos que se poderia recomendar sem ficar com uma pulga atrás da orelha..

Minimamente decente eu diria. Pouco melhor que uma simples extensão..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Gostaria de dar minha contribuição. Vi neste tópico algumas fotos, postadados pelo Kayke na pagina 12, do F6 da clone e decidi abrir o meu:

87898280.th.jpg ligadoq.th.jpg

De cara percebi que o meu é diferente do que foi mostrado aqui:

f6aberto.th.jpg

Aqui peço desculpas aos colegas, porque não consegui remover a placa, ela não saiu naturalmente e eu fiquei com medo de forçar e remover alguma solda:

placath.th.jpg esquerdadb.th.jpg direita.th.jpg

Apesar de não conseguir mostrar tudo, dá pra ver alguns componentes.

Embalagem:

embalagemy.th.jpg

- Supressor de transientes e picos de tensão

- Proteção contra curtos circuitos e

sobrecargas

- Chave Liga / Desliga

- 06 Tomadas elétricas padrão

NBR14136

- Sistema de fixação

- LED indicador de funcionamento

- Fusível de proteção

- Protege computadores,

impressoras, fax, televisores,

videogames e eletroeletrônicos em geral.

Especificações:

• Número de tomadas elétricas: 06 (NBR14136)

• Chave ON/OFF: Sim

• Corrente máxima: 8A

• Tensão de operação: 127/220V~

• Fator de proteção: 140 Joules

• Filtro de linha: classe X2, Y2

• Pico máximo de corrente: 4500A

• Potência máxima de consumo:

• Tensão de entrada: 127V | 1000W

• Tensão de entrada: 220V | 1760W

• Tensão máxima de

grampeamento: 710V

• Fusível: 10A

• Comprimento do cabo: 1,20 m (PVC / Cobre - NBR13249)

Conteúdo:

• 01 Filtro de linha

• 01 Manual de instruções

Composição:

• Termoplásticos, metais e circuito eletrônico

Gostarida de discutir as diferenças do meu filtro F6 para o que foi mostrado pelo Kayke. Pelo que eu consegui mostrar nas fotos, dá pra dizer que esse filtro apresenta alguma segurança?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gostarida de discutir as diferenças do meu filtro F6 para o que foi mostrado pelo Kayke. Pelo que eu consegui mostrar nas fotos, dá pra dizer que esse filtro apresenta alguma segurança?

A retirada da placa de impresso nesse tipo de montagem vai exigir soldador e um bom domínio do mesmo, talvez um sugador de solda ou coisa assemelhada, requisitos nem sempre disponíveis em casa de quem não é do ramo..

Como já citei algumas vezes, a Clone não sendo uma empresa de linha de montagem nem tampouco deixa transparecer um cuidado muito grande para com o consumidor, é dona e senhora de apresentar dessas ai. Filtros que parecem ser os mesmos, como esse seu e aquele aberto pelo Kayke, e que na verdade por dentro são bem diferentes..

Infelizmente não dá para dizer com muita precisão se esse é melhor, igual ou pior, no quesito proteção, que aquele aberto pelo Kayke..

Esse dai parece ter melhores condições de ser melhor. Parece...

De qualquer modo, muito obrigado por trazer sua colaboração ao tópico.

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de dar minha contribuição. Vi neste tópico algumas fotos, postadados pelo Kayke na pagina 12, do F6 da clone e decidi abrir o meu

Parece ser melhor sim, mas só olhando por baixo para confirmar. Vou lhe contar qual é o maior problema desses filtros de nomes iguais, com códigos diferentes. É que você compra e nem sabe o que vai receber. Quando comprei o meu na Kabum, devia ter sido exatamente esse. Mas já tinha acabado o estoque, já tinham botado o outro no lugar e portanto enviaram o outro. Para eles, é o mesmo produto. E pudera, mesma marca e mesmo nome para produtos diferentes...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser melhor sim, mas só olhando por baixo para confirmar. Vou lhe contar qual é o maior problema desses filtros de nomes iguais, com códigos diferentes. É que você compra e nem sabe o que vai receber. Quando comprei o meu na Kabum, devia ter sido exatamente esse. Mas já tinha acabado o estoque, já tinham botado o outro no lugar e portanto enviaram o outro. Para eles, é o mesmo produto. E pudera, mesma marca e mesmo nome para produtos diferentes...

Pessoal, tive a oportunidade de ver os 2 tipos juntos e digo que dá pra reconhecer pelo nome do produto na embalagem:

* O que tem a proteção mais pobre, mais capada se chama Protetor Eletrônico;

* O que tem a proteção mais incrementada, com varistores e capacitores X1, X2 se chama Filtro de linha.

Existe esta distinção nos modelos de 4 e 6 tomadas. O modelo de 8 tomadas, até agora, só é filtro de linha. Mas comprar pela internet é loteria. E não é má fé dos caras. Nas lojas que eu vi, em algumas os dois produtos tinham o mesmo preço, enquanto que em outras havia uns 5 a 10 pila$ de diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tive a oportunidade de ver os 2 tipos juntos e digo que dá pra reconhecer pelo nome do produto na embalagem:

* O que tem a proteção mais pobre, mais capada se chama Protetor Eletrônico;

* O que tem a proteção mais incrementada, com varistores e capacitores X1, X2 se chama Filtro de linha.

Existe esta distinção nos modelos de 4 e 6 tomadas. O modelo de 8 tomadas, até agora, só é filtro de linha. Mas comprar pela internet é loteria. E não é má fé dos caras. Nas lojas que eu vi, em algumas os dois produtos tinham o mesmo preço, enquanto que em outras havia uns 5 a 10 pila$ de diferença.

Legal fico contente em saber que não joguei dinheiro fora :D

Obrigado pela informação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

* O que tem a proteção mais pobre, mais capada se chama Protetor Eletrônico;

* O que tem a proteção mais incrementada, com varistores e capacitores X1, X2 se chama Filtro de linha.

Creio que é justo o contrário. O supostamente bom tem o código 01068.

O produto agora está disponível na WAZ por 25 reais.

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100050

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que é justo o contrário. O supostamente bom tem o código 01068.

O produto agora está disponível na WAZ por 25 reais.

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100050

Não é não, nobre colega, eu comprei ambos e os abri. O que tem escrito Filtro de linha na embalagem tem mais itens de proteção. Na própria embalagem (o Emicida postou algumas fotos) tem escrito "capacitores X1, X2"... Esse aí que você mostrou no link tem menos itens em sua especificação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Socorro Faller!!!

Preciso de um filtro de linha de verdade para ligar meu PC, de preferência se você me fabricar um. :)

De muitos e muitos testes que você fez Faller, gostaria de fazer um apelo!

acho que alguém nesse planeta terra ja deve ter perguntado a você qual o melhor o melhor filtro de linha para adquirir de acordo com o que podem pagar por eles. Pois bem, se ninguem fez isso ainda aqui vou eu: Pelo o AMOR DA TECNOLOGIA me diga quais são os melhores filtros de linha para adquirir com segurança. Sei que o preço varia de um para o outro conforme ele melhora de qualidade, más se estiver ao seu alcance esse pedido de ajuda, agradecemos demais e você sabe disso, dependemos muito de pessoas como você para termos segurança com nossos equipamentos. Se for responder esse pedido, pensei num exemplo de resposta por aproximações de preços como: Qual o melhor Filtro de Linha em torno de 10, 20, 30, 40, 50... reais, se é que existe filtro de verdade nessa valor baixo. Acho que se podemos pagar por uma fonte de 500 reais, por que não podemos também pagar por um filtro de 500 reais?

Agradeço sempre a sua resposta, e se pudesse..., eu patrocinava todo o seu trabalho e luta para o bem de nossas máquinas e consequentemente o nosso bem. :lol:

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Socorro Faller!!!

Preciso de um filtro de linha de verdade para ligar meu PC, de preferência se você me fabricar um. :)

De muitos e muitos testes que você fez Faller, gostaria de fazer um apelo!

acho que alguém nesse planeta terra ja deve ter perguntado a você qual o melhor o melhor filtro de linha para adquirir de acordo com o que podem pagar por eles. Pois bem, se ninguem fez isso ainda aqui vou eu: Pelo o AMOR DA TECNOLOGIA me diga quais são os melhores filtros de linha para adquirir com segurança. Sei que o preço varia de um para o outro conforme ele melhora de qualidade, más se estiver ao seu alcance esse pedido de ajuda, agradecemos demais e você sabe disso, dependemos muito de pessoas como você para termos segurança com nossos equipamentos. Se for responder esse pedido, pensei num exemplo de resposta por aproximações de preços como: Qual o melhor Filtro de Linha em torno de 10, 20, 30, 40, 50... reais, se é que existe filtro de verdade nessa valor baixo. Acho que se podemos pagar por uma fonte de 500 reais, por que não podemos também pagar por um filtro de 500 reais?

Agradeço sempre a sua resposta, e se pudesse..., eu patrocinava todo o seu trabalho e luta para o bem de nossas máquinas e consequentemente o nosso bem. :lol:

Abraço!

Enquanto o brasileiro for ávido pela adoção do inútil e prejudicial estabilizador será difícil que essa indústria mude. Uma consulta na Newegg, nos EUA, mostra mais de 300 diferentes modelos e marcas de dispositivos de proteção. Alguns deles pagam até o valor de 250 mil dolares em equipamentos seus se eles forem danificados por surtos elétricos da rede ou de descarga atmosféricas, quando corretamente ligados aos seus protetores..

Veja ai para crer.. São mais de 300: http://www.newegg.com/Product/ProductList.aspx?Submit=ENE&N=100007930&QksAutoSuggestion=&ShowDeactivatedMark=False&Configurator=&IsNodeId=1&Subcategory=535&description=&hisInDesc=&Ntk=&CFG=&SpeTabStoreType=&AdvancedSearch=1&srchInDesc=

Portanto, embora nem sabias, tens você parte da culpa também de nossa indústria estar assim tão atrasada..

Essa cultura ao estabilizador faz do Brasil um dos pouco locais desse mundo aonde se usa essa joça dai pensando ter colocado proteção em seus equipamentos..

Criei esse tóipico daqui no sentido de convocar as pessoas a abrir e fotagrafar seus filtros de linha, por dentro e me dispuz, como muitos do fórum também se dispuseram a analisar e comentar a topologia pelo mesmo usada. Avaliar se é bom ou não..

Quanto a produzir, fabricar filtro, saiba que você não é o primeiro nem o vigéssimo a me propor isso dai. Muitos mais já o fizeram..

Não tenho tempo.. O meu levei cerca de ano para terminar...

Se eu tiver de fazer isso vai ser um por ano...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...