Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
faller

se você tivesse q escolher um filtro de linha hoje, qual seria?

vou ligar ps3, pc com monitor 24 e tv 50, um notebook, e eventualmente recaregar celular e etc

muito obrigado

Em primeiro lugar um dos que projetei e fiz, em segundo lugar um da Clamper, Multi Proteçào com contador de surtos, não pelo contador, que é frescura, mas sim pela filtragem mais avançada..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezado amigo!

Gostaria de saber se é possivel trocar os componentes deste filtro de linha da force line acima. Estava pensando em ir numa técnica e trocar os seguintes componenentes:

Colocar 3 capacitores de classe adequada e valor maior; 3 varistores, e 3 fusíveis térmicos. Caso seja possível,peço gentilmente enviar os tipos com suas

devidas potencias. att

Prezados amigos.

Gostaria de saber se posso trocar os componentes do meu filtro de linha force line igual a este da foto. Penso em colocar 3 varistores,sendo 1 de 20mm e 2 de 14mm,3 capacitores sendo 2 x2 e 1 y e 3 fusíveis térmicos. Caso seja possível,peço gentilmente ajuda dizendo sobre as configurações certas ,pois sou totalmente leigo no assunto. att

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezado amigo!

Gostaria de saber se é possivel trocar os componentes deste filtro de linha da force line acima. Estava pensando em ir numa técnica e trocar os seguintes componenentes:

Colocar 3 capacitores de classe adequada e valor maior; 3 varistores, e 3 fusíveis térmicos. Caso seja possível,peço gentilmente enviar os tipos com suas

devidas potencias. att

Prezados amigos.

Gostaria de saber se posso trocar os componentes do meu filtro de linha force line igual a este da foto. Penso em colocar 3 varistores,sendo 1 de 20mm e 2 de 14mm,3 capacitores sendo 2 x2 e 1 y e 3 fusíveis térmicos. Caso seja possível,peço gentilmente ajuda dizendo sobre as configurações certas ,pois sou totalmente leigo no assunto. att

Sempre é posível se fazer um up em uma proteção desde que se tenha espaço disponível, conhecimento, acesso aos componentes e tempo para fazer..

Te dou um exemplo: Modificando e melhorando a proteção Clone para 220 Volts

Não sei de qual proteção falas pois não vi imagem alguma anexada a seu post..

Entretanto, se não tens conhecimento fica muito difícil e levar em uma loja de conserto de equipamentos então é utopia. É um trabalho artesanal total...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados colegas!

Gostaria de saber se é possível trocar alguns componentes do filtro de linha force line modelo 4523 ,que è semelhante a este da foto. Estava pensando em colocar 3 varistores ,sendo 1 de 20 e outros 2 de 14mm ,3 fusíveis térmicos, e 3 capacitores ,sendo 1 x2 e 2 y. Sem mais agradeço desde já a atenção dispensada.

Prezados senhores. O filtro de linha que gostaria de dar um"up",seria o force line 4523. Por gentileza,quais varistores,capacitores e fusíveis térmicos eu poderia colocar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha Rede Elétrica do meu APTO é de 110V e tenho algumas perguntas:

Esse Filtro de Linha abaixo é Ruim comparado ao Clamper?

APC PH8VT3

Qual o preço desse equipamento abaixo?

DPS - 8 tomadas - Clamper Multi Proteção (c/ Contador de Surtos) - Preto

Li na Internet que Fontes de boa qualidade trabalham a 400 KHz; já as famosas genéricas, as mais fraquinhas, trabalham a 100 KHz, e também que as fontes corrigem os surtos na rede em aproximadamente 0,0001, ao contrário dos estabilizadores que demoram no mínimo 0,008 por causa dos 60 HZ.

Esses 100 KHZ ou 400 KHZ se refere ao termo abaixo: Rejeição de ruído?

Ex: Filtro de linha da APC, modelo APC PH8VT3 - Rejeição de ruído: EMI/RFI (100 KHz a 70 dB 10 MHz)?

Essa referência, como é no Clamper e Upsai FHT 1200?

Desculpe tantas perguntas, mas o artigo que li diz que estabilizador por ser lento, faz a fonte trabalhar dobrado! :cool:

Valeu! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este filtro de linha por você citado (surge-protector-ph8vt3) sem sombra de dúvida é muito melhor que qq um dos nossos, seja clamper, upsai...... Se tiveres oportunidade pode compra-lo sem medo. Uma pena que sé existe para rede de 110v se tivesse para 220v até eu compraria para mim. No resto td. certo, pois realmente o estabilizador só atrapalha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha Rede Elétrica do meu APTO é de 110V e tenho algumas perguntas:

Esse Filtro de Linha abaixo é Ruim comparado ao Clamper?

APC PH8VT3

Pelo contrário, esse filtro/proteção da APC é bem bom..

Qual o preço desse equipamento abaixo?

DPS - 8 tomadas - Clamper Multi Proteção (c/ Contador de Surtos) - Preto

Preços tem de ver nas lojas.. Pode ser pela internet. A Clamper possui uma loja virtual. www.clamper.com.br

Li na Internet que Fontes de boa qualidade trabalham a 400 KHz; já as famosas genéricas, as mais fraquinhas, trabalham a 100 KHz, e também que as fontes corrigem os surtos na rede em aproximadamente 0,0001, ao contrário dos estabilizadores que demoram no mínimo 0,008 por causa dos 60 HZ.

Trabalham sim aos 400 KHz as melhores e em seus conversores DC/DC (geram 3,3 e/ou 5 Volts a partir de 12 Volts). Na transformação rede AC para valores de tensão DC a maioria opera abaixo de 50 KHz, de 30K a 50K diria, sejam elas genéricas sejam elas das melhores... Não é essa frequência que define a qualidade de uma fonte

O tempo de correção está ligado sim ao tempo do ciclo, uma vez que qualquer equipamento que opere digitalmente só poderá corrigir no próximo ciclo..

O estabilizador tem um ciclo de 1/60 = 0,01667 segundos

Uma fonte tem um ciclo da ordem de 1/50.000 = 0,00002 segundos

Uma fonte típica, seja genérica seja de alta conseguirá corrigir cerca de 0,1667/0,00002 = 833 vezes mais rápido que o estabilizador o faria..

Mais, a fonte faz a correção em pequeníssimos valores, o que necessitar, já o estabilizador ajusta em passos de 6 a 10 Volts tanto paraa mais quanto para menos...

Esses 100 KHZ ou 400 KHZ se refere ao termo abaixo: Rejeição de ruído?

Ex: Filtro de linha da APC, modelo APC PH8VT3 - Rejeição de ruído: EMI/RFI (100 KHz a 70 dB 10 MHz)?

Não, definitivamente nada a ver.

Rejeiçao de ruído no filtro dá uma ideia da atenuação que o ruído terá na saída do filtro, com relação a entrada..

Um ruído, por exemplo, que tenha uma determinada amplitude na entrada do filtro, vai continuar na saída porém com uma amplitude cerca de 70 dB menor na saída.. Quantas vezes menor é isso????

Ora 70 dB = 20 log (amplitude do ruído na saída/amplitude do ruído na entrada)

Então a razão de amplitudes será = 10 elevado a (70/20)

= 10 elevado a 3,5 = 3.162 vezes menor (essa conta dai exige uma máquina científica para fazer)..

Imagine um ruído interferente da ordem de 0,1 Volts que é um valor altíssimo, na entrada do filtro, sobreposto a rede elétrica.. Na saída do filtro ele ainda estará presente porém com amplitude de 0.1/3162 = 0,000031 Volts, simplesmente imperceptível....

Desculpe tantas perguntas, mas o artigo que li diz que estabilizador por ser lento, faz a fonte trabalhar dobrado! :cool:

Valeu! :D

É só pensar...

Por alguma razão a tensão da rede elétrica de sua casa sai de 120 Volts e cai para 115 Volts, (por se ter ligado o chuveiro elétrico por exemplo)

A fonte percebe e em questão de 0,00002 segundos corrige as tensões entregues ao PC e tudo fica resolvido..

O tempo passa e somente depois de 0,01667 segundos o estabilizador desalimenta seu PC, rapidamente coloca a tensão de saída que passou a ser de 115, agora em 125 Volts pois religou as tomadas de saída numa tensão 10 Volts maior que a da rede (125 Volts)..

Claro, ai a fonte percebe de novo uma mudança de tensão de 115, que já estava equacionada, para 125 volts e corrige isso dai, em 0,00002 segundos...

Se não tivesse estabilizador uma correção bastaria, com estabilizador tem de ter duas, de parte da fonte...

Mas veja bem, isso é tão comum para ela, que ela nem se afeta com esse trabalho dobrado e sequer haverá de reduzir muito sua vida útil...

Mas que tem de trabalhar dobrado, isso tem..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas explicações, porém:

E quanto a relatos de pessoas tendo suas fontes queimadas e atribuindo a culpa aos estabilizadores ou Nobreaks escolhidos de maneira equivocada?

Posso concluir então que o melhor mesmo para um PC, é um excelente filtro de linha, independente da configuração ser modesta ou robusta?

O fato da fonte trabalhar dobrado faz a conta de luz aumentar?

Independente da Configuração do PC em que essas fontes abaixo se encontrem, a partir de que potência de Fonte, um estabilizador poderia levar a fonte a queimar?

Ex: Corsair AX650, AX760, AX860, ou Seasonic X-660, ou OCZ ZT 550, ou Corsair CX500, ou Antec HCG-400.

Esse DPS - 8 tomadas - Clamper Multi Proteção / Multi Energia (c/ Contador de Surtos) - Preto, possuem o terra neles?

A diferença de preço do CLAMPER MULTI ENERGIA (8 TOMADAS - PRETO) - RS99,90, enquanto o CLAMPER MULTI PROTEÇÃO com CONTADOR DE SURTOS ELÉTRICOS (8 TOMADAS - BRANCO) - RS178,90, se deve a que?

Se for só para o uso com o PC mesmo (sem proteções para linha telefônica ou cable) o Campler Multi Energia seria exagero, ou Clone F8 Plus 01087 / SMS Clean Energy já bastariam?

************************************************************************

Relatos que li sobre as fontes queimando, logo abaixo:

Ex1: Estabilizador estoura Fonte OCZ 400W StealthXStream (OCZ400SXS)

Ex2: "Corsair 850 queimou em menos de 1 mes"

Valeu! :cool:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu pelas explicações, porém:

E quanto a relatos de pessoas tendo suas fontes queimadas e atribuindo a culpa aos estabilizadores ou Nobreaks escolhidos de maneira equivocada?

Nem tudo no mundo, nem todas as fontes danificadas, é culpa dos estabilizadores e no-breaks, mas eu é que não vou pagar para ver...

Posso concluir então que o melhor mesmo para um PC, é um excelente filtro de linha, independente da configuração ser modesta ou robusta?

Exatamente...

O fato da fonte trabalhar dobrado faz a conta de luz aumentar?

O fato da fonte ter de trabalhar dobrado não chega a influir na questão, mas o fato de usar estabilizador aumenta a perda em cerca de 5% a 10%, nem chega a ser muito significativo... O pior é mesmo o stress que ele impõe às fontes, o risco dele agredir a fonte..

Independente da Configuração do PC em que essas fontes abaixo se encontrem, a partir de que potência de Fonte, um estabilizador poderia levar a fonte a queimar?

Ex: Corsair AX650, AX760, AX860, ou Seasonic X-660, ou OCZ ZT 550, ou Corsair CX500, ou Antec HCG-400.

Não vejo muita relação das agressões com a potência da fonte ou a demanda da config..

Esse DPS - 8 tomadas - Clamper Multi Proteção / Multi Energia (c/ Contador de Surtos) - Preto, possuem o terra neles?

Sim, eles recebem o terra da tomada da casa, se houver, e repassam esse aterramento para todos os equipamentos que em suas tomadas estiverem conectados, desde que eles tenham plugs de 3 vias, 3 pinos...

Penso ter abordado, ao final da análise do Clamper Multi proteção com contador de surtos, aqui mesmo nesse tópico a resposta a essa pergunta.. Releia:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5833740&postcount=532

Note a proteção na linha telefônica ou cable se destina a proteger seu PC, contra surtos de tensão, geralmente derivados de raios, de descargas atmosféricas, quando tens internet via ADSL ou via cable. Você entendeu isso dai???

Se você mesmo assim quiser abrir mão dessa proteção ainda assim o Clamper seria melhor, seguido do Clone 010-87 e do SMS Clean Energy, os dois primeiros com 3 varistores e fusíveis térmicos e o último só com um varistor sem fusível térmico...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Faller / Pessoal,

Estou lendo sobre filtro de linha recentemente, por isso todas essas perguntas.

Minha Internet é da Net (SIM) por Cable Modem.

Esse Clamper Multi proteção com contador de surtos, realmente é o ideal por me permitir trocar de serviço de banda larga e continuar protegendo meu PC.

Agora, esse modelo CLAMPER MULTI PROTEÇÃO (8 TOMADAS - PRETO) por RS134,90 no site da Clamper Virtual é o mesmo acima, com todas as proteções equivalentes, se diferenciando apenas por não possuir o contador de surtos?

Pois se for isso ele é melhor que o Clamper Multi Energia!

Na Hardplus ele tá RS116,00 à vista, porém o modelo transparente!

:cool:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, em casa tenho uns dois Clone F8 e um Upsai.

Atualmente estou precisando de mais um supressor, mas as lojas locais estão com uma péssima variedade (só se encontra Multilaser e Forceline!), e algumas marcas mais renomadas estão muito caras na internet.

Peço o auxílio dos conhecedores para sugerir uma solução com bom custo benefício. Parece-me que sumiram todos os Clone F8 e SMS, por exemplo...

Exemplificando, acho que aqui não há nada que valha a pena, correto? http://www.walmart.com.br/categoria/informatica/filtros-de-linha/?fq=C:247/1127/1130/&PS=60

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigos, em casa tenho uns dois Clone F8 e um Upsai.

Atualmente estou precisando de mais um supressor, mas as lojas locais estão com uma péssima variedade (só se encontra Multilaser e Forceline!), e algumas marcas mais renomadas estão muito caras na internet.

Peço o auxílio dos conhecedores para sugerir uma solução com bom custo benefício. Parece-me que sumiram todos os Clone F8 e SMS, por exemplo...

Exemplificando, acho que aqui não há nada que valha a pena, correto? http://www.walmart.com.br/categoria/informatica/filtros-de-linha/?fq=C:247/1127/1130/&PS=60

Faça a sua parte...

Use o fale conosco do site da Clone e pergunte a eles o porque disso..

Capaz deles te responder o mesmo que responderam para mim.. Veja ai:

Quero ver é se eles conseguirão ter a cara de pau de responder essa mesma balela a centenas de demandantes..

Ficando parado é que nada vai mudar mesmo..

Clone_zps778976b1.jpg~original

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, não sei o que comprar pra proteger meu pc.

Comprei meu pc recentemente,um i5 8GB de RAM e 1TB de HD, com uma fonte Corsair TX650, e vou usar a placa de vídeo Sapphire Radeon 7950 3GB. O problema é que eu moro no interior do Ceará, e a energia aqui é muito instável. Acontecem quedas de energia total pelo menos 2 ou mais vezes por mês, e a energia normal varia bastante de tensão (o PFC ativo da fonte resolve isso, mas não custa citar).

Nessas condições, qual seria a melhor opção pra proteger meu pc, um bom filtro de linha ou um No-break? Eu investi muito no pc, e quero que ele tenha a melhor proteção possível. Infelizmente um no-break online está além das minhas condições financeiras, então vou ter que escolher entre um short-break e um filtro de linha.

Pro caso de o mais indicado ser um filtro de linha, qual seria a melhor opção? Estou pensando em comprar o Clamper Multi Proteção com contador de surtos elétricos, que está por R$ 178,00 no site da Clamper. Ele vale o investimento? Segue o link: http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

Pro caso de o mais indicado ser um No-break, tenho planos de comprar o modelo BZ1500BI-BR, da APC. Segue o link com as especificações: http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BZ1500BI-BR

Caso aconteça um surto elétrico muito forte, qual dos dois protegeria melhor o computador, o filtro ou o no-break?

Desde já agradeço a ajuda. Grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

Esse CLAMPER MULTI PROTEÇÃO (8 TOMADAS - PRETO) por RS134,90 no site da Clamper Virtual, é mais barato do que este acima de RS178,90 apenas por não possuir o contador de surtos elétricos?

Esses Filtros de Linha da Clamper tem garantia de quanto tempo?

Valeu :cool:

O clamper com Contador de Surtos é mais caro por possuir uma melhor proteção que o modelo sem contador, não apenas por possuir o contador. Veja ai na análise feita pelo faller do Filtro; Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos

Sobre a garantia, entre em contato com a clamper e se informe a respeito disto. Se não me engano são 3 anos de garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça a sua parte...

Use o fale conosco do site da Clone e pergunte a eles o porque disso..

Capaz deles te responder o mesmo que responderam para mim.. Veja ai:

Quero ver é se eles conseguirão ter a cara de pau de responder essa mesma balela a centenas de demandantes..

Ficando parado é que nada vai mudar mesmo..

Colega faller, segui sua sugestão e o resultado foi desanimador. Segue a troca de e-mails:

Dificuldade em encontrar produto (01087).

2 mensagens

Víctor Augusto <@gmail.com> 31 de maio de 2013 09:57

Para:
,
,

Bom dia,

sou um consumidor dos produtos Clone e venho há algumas semanas buscando o produto Clone F8 Plus (01087) em lojas físicas e virtuais, mas não o encontro em lugar algum.

O produto ainda é vendido?

Ano passado pude encontrá-lo na loja Cecomil, em Fortaleza, mas desde então o produto sumiu do mapa.

Favor indicar onde o produto pode ser encontrado.

Att.,

Víctor

------

Wellington Alves de Lima <[email protected]> 31 de maio de 2013 10:14

Para: Víctor Augusto <@gmail.com>

Bom dia!

Sr. Victor,

Infelizmente o produto esta fora de linha, por isso a dificuldade de localizar o mesmo no mercado.

Atenciosamente,

Atendimento SAC - SAC

Tel.:(11) 2141-6074 (SP/Capital) 4002-0400 (Outras localidades)

clone.com.br

Descartada esta hipótese, portanto, pergunto se vale a pena arriscar nos seguintes produtos:

APC Extensão Tripolar: será que é só uma extensão mesmo?

http://cecomil.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=22720046

Multilaser WI201: será que é tão ruim como o WI188 já resenhado pelo faller?

http://cecomil.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=22720062

Cheguei a encontrar o Clone F6 1083 em uma loja local. Um colega postou as fotos, mas não encontrei resenha do produto. Parece ser bem frágil, não é?

(http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5861042&postcount=557)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É como já tive a oportunidade de citar por ai nos fóruns.. Empresas como CLONE trazem da China um contêiner de produtos que porventura encontrem a bom preço..

Terminada essa leva, e na dificuldade de encontrar assemelhado, tiram de linha. Foi assim com o 01052 http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4883355&postcount=134

agora como 01087 http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5419886&postcount=318

Paciência... Logo logo alguma empresa séria e inteligente lota o mercado de bom produto, nessa área, e ai fica tudo bem.. O consumidor também tem sua parcela de culpa.. Adota estabilizador alimentando a indústria dessa porcaria dai... Desnecessária e prejudicial.. O fabricante, acostumado com a fabricação de estabilizador, não se sente atraído a mudar por nada desse mundo...

Esses que postastes ai de proteção parece ter um miserável fusível que só vai proteger mesmo é sua casa, de pegar fogo, depois de sua fonte ter ido para o brejo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça a sua parte...

Use o fale conosco do site da Clone e pergunte a eles o porque disso..

Capaz deles te responder o mesmo que responderam para mim.. Veja ai:

Quero ver é se eles conseguirão ter a cara de pau de responder essa mesma balela a centenas de demandantes..

Ficando parado é que nada vai mudar mesmo..

Clone_zps778976b1.jpg~original

Como o faller também enviei um email para a clone sobre o paradeiro do 1087 e eis a resposta.

ScreenShot002-3_zps38cc3da8.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como o faller também enviei um email para a clone sobre o paradeiro do 1087 e eis a resposta.

ScreenShot002-3_zps38cc3da8.jpg

O que considero verdadeiro desrespeito é que em maio, no dia 6, eles me informaram que normalmente entregavam o que as lojas pedissem.. De um produto descontinuado a mais de mês...

Veja ai:

e-mailenviadoaCLONE_zps1f4b251c.jpg~original

Com acreditar e quando acreditar????

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Filtro de linha Multilaser de 6 tomadas código WI201

 

Graças ao desprendimento do colega http://forum.clubedohardware.com.br/member.php?u=572412, que abriu seu filtro de linha de código WI201 da Multilaser, fotografou e cedeu as imagens podemos fazer uma excursão pelo mesmo para avaliar o que temos ai..

Visão externa do filtro. Seis tomadas o que na prática atende com certeza a maioria absoluta dos usuários. Atente que seu plugue respeita a norma atual. Três pinos. Fase, terra e neutro...
http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Visa3030oexternadaprotec3270a3030o_zps9b52466d.jpg.html

Abrindo a caixa protetora do mesmo se pode ter uma visão interna dele, sem placa de impresso nem nada.. Uma visão de suas barras condutoras, que perfazem as tomadas de saída e uma visão de como os fios são soldados nas barras, de um modo bem estranho, de topo, nessas barras, ao invés de em um olhal ou até mesmo de chapa nas barras. Esse tipo de fixação dos fios nas barras, de cutelo, não me parece que ofereça o que se possa dizer de o melhor em se falando de resistência mecânica de fixação..
http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Visa3030ointernageraldaprotec3270a3030o_zps0ed45097.jpg.html

Ainda, a visão de outro ângulo, das barras e os fios nelas soldados.. Note que passa uma sensação de debilidade nessa ligação de fios soldados de cutelo nas barras de transporte de energia...
Nessa foto se pode bem ver o suporte do fusível de proteção, a chave liga/desliga com lâmpada sinalizadora interna, o indutor duplo de filtro, o capacitor e o varistor únicos..
http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Segundavisa3030ointernadaprotec3270a3030o_zpsf3fe697c.jpg.html

Detalhe do capacitor de filtro. Com um pouco de dificuldade dá para se ver que é um capacitor de 0,1uF x 250 Volts da classe X2 como deveria ser..
O varistor único ai na proteção, de código 10D471K, de tensão de ruptura de 300 Volts AC.. As principais proteções de mercado usam varistores de até 250 Volts de tensão de ruptura. Volta e meia se vê um desses com tensão de ruptura mais alta como esse dai..
Lembrando que se trata de uma proteção para uso em 110 e/ou em 220 Volts, poderia ser pouco mais baixa essa tensão de ruptura..
Também a capacidade de absorção de energia do varistor bem poderia ser mais alta. Espaço existe de sobra para que o fabricante colocasse um bom varistor de 20 mm de diâmetro e desse modo com o dobro de capacidade de absorção de energia de exceção..
http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Capacitordefiltroevaristordeprotec3270a3030o_zps1ed87771.jpg.html

Ai nessa visão dá para se ver a totalidade dos componentes da mesma:
- Fusível de 10 Amperes;
- Indutor duplo, para filtragem, feito com o próprio fio do cabo de entrada;
- Chave liga/desliga com lâmpada sinalizadora interna;
- Capacitor 0,1 uF x 250V
- Em baixo do capacitor se sabe um varistor de 10 mm 300Volts de ruptura;

Mais uma vez chamo atenção para os pontos de soldagem, todos com fio de topo soldado por cima de outras soldas. Deixa um pouco de insegurança mecânica...
http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Detalhedequottodasquotaspec3270asdofiltro_zpscaadf61f.jpg.html

Por último detalhe do fusível de 10 Amperes, do tamanho de 20 mm... Isso garante 10A x 127Volts = 1.270 VA's em 127 Volts e 10A x 220 = 2.200 VA's em 220 Volts de capacidade de potência da mesma..
http://s137.photobucket.com/user/lafaller/media/Lafaller2/Fusi3010veldeprotec3270a3030o_zps3f568c44.jpg.html

De modo geral as boas proteções de mercado oferecem pelo menos 1 varistor para cada par de fios, ou seja, entre fase e neutro, entre fase e terra e entre neutro e terra... Essa dai só oferece um varistor, com tensão de ruptura de 300 Volts, podendo ser menor, 250 Volts por exemplo, e com diâmetro de 10 mm, poderia ser 20 mm, sem muito acréscimo no custo...

As soldas, na montagem, não são de longe as melhores que já vi. Principalmente esse processo de solda de um fio de cobre, com solda estanho, de topo em uma barra de latão.. Não me inspira segurança mecânica nenhuma..

A falta de um impresso que garanta repetibilidade adequada na montagem é outra ausência notada.. A qualidade da montagem sempre dependerá da habilidade do montador da proteção. Muito trabalho manual...

A falta de fusível térmico acoplado ao varistor é uma falta importante..
As proteções tem de ser pensadas para o dia-a-dia e também para o regime de exceção, que é quando, ou por final de vida útil ou por um surto de maior significância o varistor explode. Nessa hora é importante um fusível térmico em série com o varistor, muito importante...

Em resumo uma proteção e filtro que carrega alguns componentes mais ou menos adequados, mas carrega também alguns pontos falhos e carrega a falta de alguns outros componentes.. De zero a dez eu daria nota 7 a mesma...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...