Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Você vai ter de ligar os fios em forma de X dentro dela. Só isso..

Eu sempre prefiro comprar tomadas modulares, as quais você monta do modo como quiser e ai sim é só passar os fios retos, em paralelo, como deves ter feito na sua..

Exemplo de módulos de tomadas: http://www.iriel.com.br/produtos/talari/conjuntos-tomadas-energia.aspx

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vai ter de ligar os fios em forma de X dentro dela. Só isso..

Eu sempre prefiro comprar tomadas modulares, as quais você monta do modo como quiser e ai sim é só passar os fios retos, em paralelo, como deves ter feito na sua..

Exemplo de módulos de tomadas: http://www.iriel.com.br/produtos/talari/conjuntos-tomadas-energia.aspx

Faller eu tava pensando em ligar em x mas quando fui ver o espaço é apertado e é perigoso dar curto. Acho que o melhor seria trocar mesmo.. qual seria o problema dessa inversão de polaridade? outra pergunta, e no caso dos plugs que só tem dois pinos, o que acontece quando eu coloco na tomada já que não tem uma única maneira de plugar? Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller eu tava pensando em ligar em x mas quando fui ver o espaço é apertado e é perigoso dar curto. Acho que o melhor seria trocar mesmo.. qual seria o problema dessa inversão de polaridade? outra pergunta, e no caso dos plugs que só tem dois pinos, o que acontece quando eu coloco na tomada já que não tem uma única maneira de plugar? Obrigado
Quando você liga em X deve manter os fios encapados, certo???

A inversão de fase e neutro faz com que ao desligar seu equipamento, no caso de polaridade errada, é desligado o fio neutro, aquele que se assemelha com o aterramento, que tem potencial de terra, deixando o fio fase vivo ligado ao equipamento mesmo que desligues esse equipamento. Não é uma boa não..

Quando um equipamento tem plugue de dois pinos somente é porque seu fabricante avaliou a não necessidade de polarizar a entrada, desse modo tanto faz como fez o modo como o ligas..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você liga em X deve manter os fios encapados, certo???

A inversão de fase e neutro faz com que ao desligar seu equipamento, no caso de polaridade errada, é desligado o fio neutro, aquele que se assemelha com o aterramento, que tem potencial de terra, deixando o fio fase vivo ligado ao equipamento mesmo que desligues esse equipamento. Não é uma boa não..

Quando um equipamento tem plugue de dois pinos somente é porque seu fabricante avaliou a não necessidade de polarizar a entrada, desse modo tanto faz como fez o modo como o ligas..

Poise mas quando coloca naquela reta fica desencapado entende? Valeu pelo esclarecimento, bom saber sobre o efeito da inversão.... é algo preocupante

Conhece algum canto que venda clamper em um preço bom.. só acho com frete muito caro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem comprei um cabo de força daqueles no novo padrão brasileiro pra ligar em uma fonte de notebook, que usava o padrão antigo. Mas ai eu pensei, esse novo padrão não inverteu o fase com o neutro? Olha ai como fica nas fotos. O que me faz pensar é que, mesmo ajeitando a tomada e deixando a polaridade toda ok, ao colocar o cabo de força, no conector da fonte ficará invertido.

post-932868-13884967117244_thumb.jpg

post-932868-13884967117714_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem comprei um cabo de força daqueles no novo padrão brasileiro pra ligar em uma fonte de notebook, que usava o padrão antigo. Mas ai eu pensei, esse novo padrão não inverteu o fase com o neutro? Olha ai como fica nas fotos. O que me faz pensar é que, mesmo ajeitando a tomada e deixando a polaridade toda ok, ao colocar o cabo de força, no conector da fonte ficará invertido.

Não existe um novo padrão brasileiro, o padrão continua sendo aquele tornado obrigatório em julho de 2011. Notebook não usa padrão antigo, usa o padrão atual americano. E o padrão brasileiro não inverte nada, continua como sempre foi:

burlar+para+padar%C3%A3o+antigo..jpg

38766-aterr2.jpg

Quem inverte são os eletricistas ou o próprio usuário na hora da instalação da tomada.

A confusão surge do fato de que as tomadas americanas sempre são instaladas na mesma posição, enquanto neste país onde nada dá certo e onde o brasileiro não foi compatível nem com a própria língua portuguesa, instala-se as tomadas de cabeça pra cima, de cabeça pra baixo, na vertical, na horizontal, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe um novo padrão brasileiro, o padrão continua sendo aquele tornado obrigatório em julho de 2011. Notebook não usa padrão antigo, usa o padrão atual americano. E o padrão brasileiro não inverte nada, continua como sempre foi:

burlar+para+padar%C3%A3o+antigo..jpg

38766-aterr2.jpg

Quem inverte são os eletricistas ou o próprio usuário na hora da instalação da tomada.

A confusão surge do fato de que as tomadas americanas sempre são instaladas na mesma posição, enquanto neste país onde nada dá certo e onde o brasileiro não foi compatível nem com a própria língua portuguesa, instala-se as tomadas de cabeça pra cima, de cabeça pra baixo, na vertical, na horizontal, etc.

Amigo olha as fotos que eu mandei os encaixes ficam ao contrário, a fonte usa o padrão americano e o cabo de força é o do padrão de 07/11

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ontem comprei um cabo de força daqueles no novo padrão brasileiro pra ligar em uma fonte de notebook, que usava o padrão antigo. Mas ai eu pensei, esse novo padrão não inverteu o fase com o neutro? Olha ai como fica nas fotos. O que me faz pensar é que, mesmo ajeitando a tomada e deixando a polaridade toda ok, ao colocar o cabo de força, no conector da fonte ficará invertido.

Os conectores IEC tem de apresentar o fio fase exatamente ai aonde diz L e o neutro onde está o N e o outro é o terra..

Não tente entendê-lo olhando para o padrão da tomada quer na norma brasileira quer na norma americana..

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

Na dúvida, plugue-o aonde quer \que seja e confira a presença do fase ai onde diz L de Line, com uma chave de teste

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os conectores IEC tem de apresentar o fio fase exatamente ai aonde diz L e o neutro onde está o N e o outro é o terra..

Não tente entendê-lo olhando para o padrão da tomada quer na norma brasileira quer na norma americana..

ConectoresIECpontadecabodeenergia.jpg

Na dúvida, plugue-o aonde quer \que seja e confira a presença do fase ai onde diz L de Line, com uma chave de teste

Pois é amigo mas eu só achei estranho porque na minha fonte a parte do ice que tinha N está conectada no lado L ou F de ambas as tomadas tanto a americana quanto a daqui, foi só isso que eu não entendi direito, mas beleza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Alô e um feliz 2014 para todos!Peço aos entendidos que se puderem digam se este filtro de linha é bom.Achei no Boadica e a marca é LACERDA. veja o link:

http://www.boadica.com.br/produtos/f1734/115700.html

Agradeço desde já e espero que seja uma boa surpresa como opção a Clamper e Upsai,tomara!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade. Estamos todos com este problema. Não entendo porque uma empresa para de vender um bom produto com preço bom assim..

 

Estabilizador vendendo feito água, da nisso.

 

Caramba, a única coisa que prestava da Clone e pararam de fabricar !! Fiquei sem opção de um bom filtro de linha de baixo custo !!

 

O mais barato atualmente é o clamper multi energia e o FHT 1200 que custam na faixa de 100 reais, infelizmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, a única coisa que prestava da Clone e pararam de fabricar !! Fiquei sem opção de um bom filtro de linha de baixo custo !!

Agradeça ao povão que compra estabilizador à rodo sem gastar 30 segundos pesquisando sobre o assunto e também aos "técnicos" de informática que não sabem porr* nenhuma sobre o assunto e ficam metendo o nariz aonde não sabem. (sem falar que o que tem de curso "técnico" em informática por ai que só serve para formar apertadores de parafusos...)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisava de uma "régua" ou "extensão" com umas 4 ou 5 tomadas somente para conectar os cabos do pc que são muitos na tomada, acontece que na loja só tinha um filtro de linha e levei, mas agora fiquei na dúvida se esse tal filtro tem funções de um estabilizador, o que não queremos.

Na traseira dele diz assim "Não é um estabilizador de tensão" o que já me deixa com medo que seja, ai tem mais isso "Atenua surtos de tensão, até 24 joules de energia. Atenua interferência gerada por interruptores, motores, eletrodomésticos etc."

Link do produto:

https://www.emporioconstruir.com.br/8162-filtro-de-linha-top-filter-rcg-5-tomadas.html

Me confirmem se isso é um estabilizador disfarçado, obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisava de uma "régua" ou "extensão" com umas 4 ou 5 tomadas somente para conectar os cabos do pc que são muitos na tomada, acontece que na loja só tinha um filtro de linha e levei, mas agora fiquei na dúvida se esse tal filtro tem funções de um estabilizador, o que não queremos.

Na traseira dele diz assim "Não é um estabilizador de tensão" o que já me deixa com medo que seja, ai tem mais isso "Atenua surtos de tensão, até 24 joules de energia. Atenua interferência gerada por interruptores, motores, eletrodomésticos etc."

Link do produto:

https://www.emporioconstruir.com.br/8162-filtro-de-linha-top-filter-rcg-5-tomadas.html

Me confirmem se isso é um estabilizador disfarçado, obrigado.

Com certeza isso não é um estabilizador.

 

Se puder abri-lo e postar umas fotos dele, o pessoal aqui pode dar uma analisada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Nenhuma tomada de minha casa é aterrada, e fazer o aterramento seria bastante complicado.

 

Utilizar um filtro de linha, mesmo sem aterramento, ainda é útil para a proteção contra surtos?

 

Uma proteção tem dois modos básicos de proteção:

Modo diferencial: Aonde os surtos de tensão aparecem entre fase e neutro. Para supressão ou atenuação desses surtos o fio terra ou aterramento não se faz necessário. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum de acontecer e é derivado do desligamento de grandes máquinas elétricas ao longo da rede ou de manobras no sistema de energia. As proteções e filtros de linha vão proteger contra esse tipo de surto independentemente de ter ou não aterramento ai na sua tomada..

Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa..

Tomadas sem aterramento fazem com que a  proteção continue protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento nessa tomada.

 

Não pense de modo trivial, simplista no aterramento, não imagine que ele possa ser feito tão somente pela inserção de três barras de 3 metros no chão vivo.. Existem outras topologias de aterramento. Sugiro que leias a introdução do tópico fixado aqui mesmo no fórum.. Esse dai: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/610633-aterramento-aterra-o-que-atualizado-22102010/

Leia e te informe sobre topologias ou esquemas tais como TN-S e TN-C-S

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeça ao povão que compra estabilizador à rodo sem gastar 30 segundos pesquisando sobre o assunto e também aos "técnicos" de informática que não sabem porr* nenhuma sobre o assunto e ficam metendo o nariz aonde não sabem. (sem falar que o que tem de curso "técnico" em informática por ai que só serve para formar apertadores de parafusos...)

Aí está uma verdade que há tempos não ouço. Quando eu fiz o Técnico há uns 12 anos atrás o curso era muito bom. Hoje os professores parece que são fomados no Instituto Universal Brasileiro via correspondencia ou via apostilando.com.... no fim dá essa m... que vemos por aí e no fim quem vai tirar isso da cabeça do povo???? É complicado viu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí está uma verdade que há tempos não ouço. Quando eu fiz o Técnico há uns 12 anos atrás o curso era muito bom. Hoje os professores parece que são fomados no Instituto Universal Brasileiro via correspondencia ou via apostilando.com.... no fim dá essa m... que vemos por aí e no fim quem vai tirar isso da cabeça do povo???? É complicado viu!

O problema maior é que como os cursos técnicos estão meio que em baixa por causa da paranoia coletiva de entrar correndo em faculdade, mesmo os cursos bons estão facilitando as provas para passar um maior número de alunos.

Ou é isso, ou fecham o curso por falta de alunos.... aqui em minha cidade o Senai sequer abriu turma de tec. em eletrônica (exemplo) porque só teve 5 inscritos e o curso particular (que faço) está com 6 alunos na turma (contando comigo) e segundo o coordenador do curso essa é a quantidade mínima para conseguir empatar o custo de manter o curso e a receita gerada, se baixar disso já dá prejuízo. O curso técnico só está de pé porque essa escola também tem ensino fundamental/médio, se fosse só técnico, já tinha falido (apesar de ser um curso reconhecido pelas empresas da cidade).

 

Mas o que importa para a Dilma é o povo ficar feliz por estar cursando uma faculdade, independente do salário depois de formado estar tão defasado a ponto de ter técnico ganhando mais do que gente recém-formada em faculdade ou do curso oferecido ser de qualidade duvidosa... o que importa é o diploma bonito na parede.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

 

 Você poderia me dizer qual seria a topologia do filtro de proteção para telefone, tendo por sinal que em chamada o telefone chega aos 100VAC, você acha que um varistor de 150VAC seria o ideal? poderia coloca-lo entre negativo - terra / positivo - terra / positivo - negativo?

 

 Vi a muito tempo que você escreveu sobre o modelo do filtro belkin 8-Outlet:

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-voc%C3%AA-j%C3%A1-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-n%C3%A3o-entre-e-veja/page-2#entry4162474

 

Fiquei com aquela pulga atrás da orelha tentando entender como eles conseguiram 3550Joules de absorção neste filtro de linha? Isso com certeza tem a ver com a disposição daqueles varistores de 300VAC em conjunto com os varistores de 150VAC (que seria uma excelente proteção para o mercado este tipo de topologia). Algo me diz que ela pudesse estar entre terra-fase / terra-neutro... Caso voce ainda tenha este filtro e poder matar esta charada (caso queira me vender também poderia me dizer um valor).

 

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...