Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Veja ai a proteção telefônica do filtro de linha PH8VT3 da APC. Ela usa varistores de 175 Volts:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/PH8VT3Proteotelefnica.jpg

 

Olhe ai um projeto meu, com alternativas de componentes, de proteção para a linha telefônica:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/Protec3270a3030ocontrasurtosnalinhatelefo3020nica_zpsbd2be298.jpg~original

 

Aquela capacidade de absorção de 3.550 Joules com certeza é o somatório das capacidades individuais de cada varistor inclusive aqueles da linha telefônica. Claro que isso não equivale a capacidade de um só varistor exato na linha que vai receber o surto..  Os fabricantes, de vergonha, chamam essa capacidade de classe de absorção ao invés de capacidade efetiva de absorção de energia.  Ou seja, um número, somente um número, embora consiga transmitir da robustez da referida proteção..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Faller

 

qual filtro de linha recomenda pra usar um xbox one (bivolt) e uma tv led 42??

 

tipo um melhor custoxbeneficio

Esse: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/clamper-multi-protec-o-preto-1.html

 

É o que temos de melhor no mercado, atualmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado....

 

eu tenho o lendário f8 plus...com ele dá pra aguentar o tranco também?

 

eu queria outro, mas nao acha mais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra opção seria o PANAMAX SP8-AV. Segue a análise:

 

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/125651-Filtro-de-Linha-PANAMAX-SP8-AV-%28fotos-internas%29?p=2184352&viewfull=1#post2184352

 

Acredito que seja uma opção interessante ao Clamper considerando que dá pra encontrar o Panamax pouca coisa mais caro. Faço tal citação, porque o filtros da Clamper dispararam de preço pós análise do Faller.

 

[ ]s

Diogo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Outra opção seria o PANAMAX SP8-AV. Segue a análise:

 

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/125651-Filtro-de-Linha-PANAMAX-SP8-AV-%28fotos-internas%29?p=2184352&viewfull=1#post2184352

 

Acredito que seja uma opção interessante ao Clamper considerando que dá pra encontrar o Panamax pouca coisa mais caro. Faço tal citação, porque o filtros da Clamper dispararam de preço pós análise do Faller.

 

[ ]s

Diogo

 

A maior parte de Goiânia opera em 220 Volts, pelo que sei. Um Panamax não poderia operar por la...

Ha que saber a tensão de onde opera o demandante..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço tal citação, porque o filtros da Clamper dispararam de preço pós análise do Faller.

 

[ ]s

Diogo

Não creio que seja só por causa da analise e sim por falta de concorrência....

Os filtros: F8 da clone e SMS clean energy saíram de mercado. Com isso o pessoal ficou sem escolha, principalmente se levar em conta os de baixo preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olhe ai um projeto meu, com alternativas de componentes, de proteção para a linha telefônica:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/Protec3270a3030ocontrasurtosnalinhatelefo3020nica_zpsbd2be298.jpg~original

 

No diagrama, o que significa esse símbolo que é como três setas se encontrando?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller... eu li seu tópico desde o início, mas não cheguei a uma conclusão, e por isso estou perguntando..

 

Essa tua dica, em um sistema elétrico sem aterramento, tem eficiência semelhante? Pergunto porque no meu prédio o aterramento vai até o contador de energia, e só....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller... eu li seu tópico desde o início, mas não cheguei a uma conclusão, e por isso estou perguntando..

 

Essa tua dica, em um sistema elétrico sem aterramento, tem eficiência semelhante? Pergunto porque no meu prédio o aterramento vai até o contador de energia, e só....

Dica minha de sistema elétrico sem aterramento??? Acho que colocaste mal a observação ou entendeste mal.. Se estas falando do sistema TN-S, ele tem sim aterramento só que já esta pronto, la debaixo do relógio contador de energia e tu tomas o mesmo emprestado..

 

E disso que falas??? Seja mais explicito..

 

Sistema TN-S

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/AterramentopelosistemaTN-S.jpg

 

Eu até prefiro esse dai se comparado ao sistema TT (tradicional, de enterrar três barras de cobre etc...) Esse dai equipotencializa o aterramento de proteção com aquele da energia elétrica..

 

É isso ou não entendi sua pergunta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela força Faller, estou montando a proteção para telefones tendo em vista que no começo do ano perdi um telefone sem fio...

 

Tenho aqui em casa um filtro clone F8 plus que logo no começo substituí os seus varistores por de 20mm e outros dois clones F6 plus, uma pena não venderem mais, até enviei email para a clone e eles me informaram que estariam para lanças novos produtos ainda melhores (não sei até quando acreditarei nisso...), não tão contente com sua saida de linha comprei alguns remanescentes do F8 1086 e estou refazendo suas proteções, mais tarde colocarei fotos de como ficou o mesmo...


muito obrigado....

 

eu tenho o lendário f8 plus...com ele dá pra aguentar o tranco também?

 

eu queria outro, mas nao acha mais

 

O Clone F8 Plus tem praticamente se não a mesma capacidade de absorção de transientes na rede elétrica que o Clamper, o que eles mais se diferenciam é o modelo Clamper multiproteção que você poderá proteger seu telefone e sua televisão pelo fato dele prever este tipo de proteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado pela força Faller, estou montando a proteção para telefones tendo em vista que no começo do ano perdi um telefone sem fio...

 

Tenho aqui em casa um filtro clone F8 plus que logo no começo substituí os seus varistores por de 20mm e outros dois clones F6 plus, uma pena não venderem mais, até enviei email para a clone e eles me informaram que estariam para lanças novos produtos ainda melhores (não sei até quando acreditarei nisso...), não tão contente com sua saida de linha comprei alguns remanescentes do F8 1086 e estou refazendo suas proteções, mais tarde colocarei fotos de como ficou o mesmo...

 

O Clone F8 Plus tem praticamente se não a mesma capacidade de absorção de transientes na rede elétrica que o Clamper, o que eles mais se diferenciam é o modelo Clamper multiproteção que você poderá proteger seu telefone e sua televisão pelo fato dele prever este tipo de proteção.

Sim pode proteger a TV e o telefone mas não e essa a maior razão dessas proteções adicionais dai..

A proteção para linha telefônica se destina a proteger seu PC mesmo quando sua internet chegar ai na sua casa por ADSL e a proteção do cable se destina a proteger também o PC quando a internet for tipo Virtua, vier sobre o cabo da TV..

Não e incomum cair uma alta tensão sobre a rede telefônica ou cabo de tv ou com seus quilometros de cabo pelo seu bairro ou muitos bairros contíguos, coletar os raios que neles caem..

 

Esses surtos de tensão por essas linhas adentrados passam por cima de seus modems e pelo cabeamento lan chegam ate seu PC. A porta de rede essa se vai com certeza, mas pode ir também muitos outros elementos. Geralmente a placa-mãe torna-se lixo..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correto Faller, e fora o fato de termos os primeiros smart TVs com portas LAN que são um prato cheio para danificar seus equipamentos...

 

Por isso que até mesmo no PC prefiro utilizar adaptador wireless e comprar um bom roteador de 300Mbps... Certa vez em um escritório de um amigo todos os 03 notebooks que estavam conectados a rede cabeada tiveram suas portas LAN danificadas por um surto de tensão, só se salvaram 02 que estavam conectados no wireless. Mesmo tendo perdas de velocidade no wireless em relação a LAN, ainda se torna a opção mais segura.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

e sem contar que alguns dos surtos NÃO SÃO em dias de chuva. Já peguei placas de rede que branquearam trilhas, num perfeito dia de sol, e por pouco não foi a placa mãe na parada. Por muito pouco

 

Pessoal desliga tudo em dias de mal tempo (embora com um calor de 42 graus já to dizendo que se fizer tempo bom é porque vai chover) e já peguei 10 pcs que queimaram em dias de calmaria. Surtos, portanto, melhor proteger

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não dá pra arriscar, particularmente prefiro isolar o modem/roteador do PC a fim de proteger o mesmo, em dois anos tive problemas com 02 TVs "novas", um DVD com pouco mais de 1 ano de uso e um telefone sem fio. Destes o único que não estava conectado a um filtro de linha descente era o aparelho de DVD (alguém em sua inteligência superior conectou o mesmo diretamente na tomada ao invés de conectá-la ao filtro clone F6 plus que comprei..).

Nas TVs o surto veio do cabeamento de antena e no telefone sem fio pelo cabo telefonico mesmo.

 

Em casos específicos não podemos deixar de considerar também problemas de ESD - descargas eletrostáticas, suscetíveis em equipamentos não aterrados...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não dá pra arriscar, particularmente prefiro isolar o modem/roteador do PC a fim de proteger o mesmo, em dois anos tive problemas com 02 TVs "novas", um DVD com pouco mais de 1 ano de uso e um telefone sem fio. Destes o único que não estava conectado a um filtro de linha descente era o aparelho de DVD (alguém em sua inteligência superior conectou o mesmo diretamente na tomada ao invés de conectá-la ao filtro clone F6 plus que comprei..).

Nas TVs o surto veio do cabeamento de antena e no telefone sem fio pelo cabo telefonico mesmo.

 

Em casos específicos não podemos deixar de considerar também problemas de ESD - descargas eletrostáticas, suscetíveis em equipamentos não aterrados...

Tem dispositivos assim também:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=812X050F

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=841J020

 

tinha um para rede telefônica mas não achei, tavez esses sejam estoque antigo e já tenham saído de linha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@vini_loko, quando comentei a desvantagem implícita de tirar a Smart TV da Wifi e colocá-la na LAN, referia-me principalmente à diferença de potencial que provavelmente haveria muito mais facilmente entre a TV energizada na tomada sala e o roteador energizado no estabilizador do quarto do computador. A todos: não vamos discutir sobre o estabilizador. Estou ciente da porcaria que ele faz. O dono dessas coisas não sou eu e, por enquanto, desde 2006 talvez, "o time está ganhando", então não vamos mexer.

 

@Jorno, isso parece muito caro mas no final sabemos que fica barato. Ótima dica! Principalmente porque esses dispositivos são discretos e exigem um espaço que não é muito diferente daquele que já é ocupado pelo cabo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Filtro de linha Pure Energy comprado no ML

 

Curioso para saber o que continha internamente e preocupado com aqueles que, conservadores, ainda insistem em manter alguns plugs antigos e outros da nova norma, em seus equipamentos, queria saber se poderia indicar aqueles típicos filtro e proteções do ML, que tem 5 tomadas antigas e 5 novas, sem dúvida nenhuma uma solução boa para os conservadores..   não sei nem como vende isso dai, teoricamente nem mais poderia..

 

Que fiz??  Mandei vir um deles mesmo sem precisar..  O vendedor foi esse dai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539905974-filtro-linha-10-tomadas-mistas-protetor-eletrnico-duplo-_JM

 

A visão do filtro, por fora, é essa dai:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Visa3030oexte

 

Nada de mais, espaço de sobra, 5 tomadas padrão NEMA conjugado com aquele de dois pinos redondos e 5 tomadas da nova norma.. Chave liga desliga, na lateral porta fusível e internamente dois fusíveis, um em uso e outro de reserva, de 6 Amperes 250 Volts

 

Abrindo o bixo, a primeira semi-decepção, veja você mesmo ai:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Vistainterior

De componentes praticamente nada. A direita dois resistores um diodo para fazer acender os led's. Lá no final, a esquerda, um capacitor apenas e pequeno, bem pequeno..  Nada mais, nada de proteção, nem um varistor sequer, nada, absolutamente nada..

 

O capacitor de filtro, mal dimensionado, não é do tipo X2 e tem isolação para somente 400 Volts. Facilmente deteriorável se usado em redes de 220 Volts Qualquer surto com 30% a mais de tensão ai, se vai o capacitor.. Seu valor, confira ai:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Unicocomponen

Viste ai, 10 nFarads por 400 Volts, quando o correto seria 100 nFarads e do tipo X2, esses dai:

Capacitortipox2_zps07918fbf.jpg

 

Veja ai o detalhe da entrada co cabo AC no filtro:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Detalhedeentr

O fio branco é o neutro, e vai direto para o barramento de tomadas

O fio preto é o fase, \vai no fusível, depois na chave liga desliga e depois no barramento de tomadas.

O fio verde, que é o aterramento, vai direto no barramento de terra...

A polarização desde o plug de entrada até cada uma das tomadas está feita de forma correta, fase neutro e terra ligados onde deveriam estar ligados..

 

A chave, com capacidade de 6A @ 250 Volts, está bem dimensionada e 6 Amperes é a corrente máxima desse filtro, embora o anúncio fale em 10 Amperes..

Veja ai as especificações da chave:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Detalhedachav

 

Os leds do painel tem uma config tal que, em 127 Volts fica aceso somente o led de 127 Volts. Se em 220 Volts acendem ambos os leds.. Esse é um modo bem fácil de fazer essa sinalização..  Veja ai eles nem chegam a atrapalhar com seu brilho:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Ledsdepainel_

 

Veja no detalhe as tomadas que nem chegam a ser excepcionais nem ruins. Para as correntes envolvidas parecem sim dar conta:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Detalhedastom

 

A qualidade construtiva do todo não chega a surpreender inclusive, ao se olhar a tampa inferior, pela p[arte de dentro, dá até para notar uma falha, uma pintura mais fraca, mal feita. Veja ai:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Pinturafalhad

 

Ou seja, infelizmente não dá para indicar como uma boa proteção contra surtos em função da ausência total de elementos que poderiam perfazer essa tarefa, e como filtro de linha é marginalmente ruim...

 

No entanto ele tem um potencial bastante bom para se poder implementar, adicionar verdadeiros elementos de proteção e filtragem, que é o que vou fazer, documentando o processo de elaboração e ao final, somo as despesas que tive com o custo das peças efetivamente usadas e colocarei a venda, para recuperar o dinheiro nele investido, sem lucro nem nada, só como Hobby. Se alguém se interessar pode, por MP, comunicar.. Mas isso somente quando eu arrumar um tempo para poder agregar varistores capacitores indutores, centelhadores a gás, ou seja, para torná-lo melhor que qualquer proteção comercial qiue se tem por ai...

 

Por enquanto não o indicaria nem para inimigo...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...