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Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


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sjrduarte

confesso que já havia encontrado esses capacitores nessas lojas, mas pelo pouco conheço fiquei com a impressão de que não eram dessas classes. Primeiro porque não fazem qualquer menção e segundo, no caso do capacitor 470nF x 630V (Classe X), acredito que deveria ser assim:

10x-capacitor-supressor-x2-470k-275v-232.

Considerando que você deve saber mais que eu, meu corrija caso esse achismo meu não proceda.

[ ]s

 

 

@crashvk Agora também fiquei na dúvida, também sou iniciante em eletrônica, estou aprendendo como vocês.

 

No projeto do PDF ele especifica poliéster Classe X, e usa um capacitor como esse que tem pra vender na Proesi (arredondado).

 

Sei que os capacitores recomendados para filtros em AC são de poliéster segurança classe X2 (geralmente retangulares, mas nem sempre).

 

Existem 3 classes de capacitores, X1, X2 e X3.

 

Fazendo uma rápida pesquisa, capacitores X1 são usados mais em indústria pesada e custam mais caro:

Of the above capacitors, type X2 and Y2 are the most popular and the type that you will probably want to use. X2 and Y2 safety capacitors are used in appliances that plug into ordinary household wall outlets, while type X1 and Y1 are for heavy duty industrial use. For example, a type X1 capacitor would be used in an industrial computer or industrial lighting ballast that is connected to a 3-phase line (the main power truck lines within a building).You could use type X1 and Y1 in your tube electronics if you wanted to, but all you require to meet safety standards is the X2 and Y2. The type 1’s will cost you more money and may be more difficult to install due to their larger size.

Fonte: http://www.justradios.com/safetytips.html

 

Logo, acredito que esse capacitor da Proesi é um X2 mesmo, só que a loja não especificou. Melhor tirar dúvida com o SAC deles, ou aguardar o @faller  passar aqui pelo tópico, porque acho que ele ajudou nesse projeto.

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sjrduarte

Valeu por responder. De qualquer modo, lhe adianto que no PDF foi utilizado capacitores "normais", quero dizer que não são nem classe X ou Y.

Nos filtros de linhas analisados pelo faller observei que os considerados com alguma qualidade utilizavam capacitores X2.

Considerando o pouco que aprendi, vejo que dá para fazer com capacitores "normais" e que utilizar capacitores classe X e Y seria um preciosismo, mas se o custo não for muito alto gostaria de comprá-los.

Ainda quero aprender a fazer o cálculo do filtro passa baixa (indutor + capacitor).

[ ]s

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Um capacitor comum irá funcionar muito bem, a especificação X2 é apenas um quesito de segurança para em caso de falha (o que acredito ser MUITO raro, diferente dos varistores), o capacitor não entrar em curto e "abrir". 

 

 

Olha o que encontrei:

 

"Os capacitores X2 são concebidos para confiabilidade, e, em caso de falha, para falhar de forma segura (aberta, em vez de curto-circuito). Um modo de falha não catastrófica é devido ao efeito corona : o ar enclausurado no elemento torna-se ionizado e, consequentemente, mais condutor, permitindo descargas parciais sobre a superfície metalizada da película, o que provoca a vaporização local do metal. Isso ocorre repetidamente, e pode causar perda significativa de capacitância (C-decay) durante um ou dois anos.  Alguns capacitores são projetados para minimizar este efeito. Um método sem aumentar o tamanho do capacitor e consequentemente o custo, consiste internamente de duas peças em série, cada uma com uma tensão de 100-120VAC, insuficiente para provocar a ionização. Os fabricantes também adotam uma construção menor e mais barata para evitar o efeito corona sem secções ligadas em série, por exemplo minimizando o ar fechado."

 

Traduzido de: http://en.wikipedia.org/wiki/Film_capacitor

 

 

Capacitor X2 a venda não retangular:

 

http://www.soldafria.com.br/capacitor-de-poliester-x2-100nf-x-250v-panasonic-104100k01uf-p-3338.html

 

 

 

 

Ainda quero aprender a fazer o cálculo do filtro passa baixa (indutor + capacitor).

 

 

Estou aprendendo a fazer esses cálculos de forma autodidata usando programas específicos (filter design), depois que estiver dominando mais o assunto e fazer meu primeiro filtro posso abrir um tópico sobre.

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Por que?

Como disse, "vejo que dá para fazer com capacitores "normais"", pois observei que o pessoal utiliza os "normais". Agora o porque físico/científico eu ainda não sei. Li apenas alguns comentários como os postados pelo sjrduarte.

 

Vejam aqui mais alguns cometários: http://www.bm-capacitor.com.br/6-2-ac-safety-capacitor/185045.

 

 

Se o assunto é proteção, parece que o X2 importa.

 

Com certeza.

 

 

 

Já passei um bom tempo navegando no site das lojas que citei acima e já tinha visto esse aí, mas confesso que só tenho visto a inscrição x2 naqueles modelos tipo tijolinho, por isso num primeiro momento preferi acreditar que a imagem estava trocada, pois várias são as imagens trocadas nesses sites.

 

De qualquer modo é apenas cautela, pois não posso afirmar que não existe outro modelo, como o mostrado por você.

 

 

Estou aprendendo a fazer esses cálculos de forma autodidata usando programas específicos (filter design), depois que estiver dominando mais o assunto e fazer meu primeiro filtro posso abrir um tópico sobre.

 

Eu tinha encontrado essa daqui: http://www.changpuak.ch/electronics/Simple_Bandpass.php, mas não sei se é adequada.

 

Na brincadeira fiz uns cálculos para um filtro de que só deixasse passar a faixa acima de 54Hz e abaixo de 67Hz, pois considerei 10% de erro. Não sei se faz sentido, mas como teste tá valendo. Quando conseguir fazer os cálculos com clareza e conhecimento vou tentar algo desse tipo.

 

[ ]s

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Se o assunto é proteção, parece que o X2 importa.

 

 

Necessariamente não. Como o capacitor é instalado em paralelo com a F e N, caso o capacitor "comum" falhe e entre em curto-circuito, ele irá queimar o fusível ou irá desarmar o disjuntor térmico de modo análogo ao que o varistor é projetado pra fazer. Já o capacitor X2 irá estufar (abrir) e deixará de filtrar os ruídos, e você nem saberá que ele parou de funcionar (será como se ele não existisse). O X2 é mais seguro porque não fecha o circuito e caso o fusível não exista (ou esteja mal dimensionado) não permite que o curto libere uma imensa quantidade de calor por efeito Joule (já que a corrente não está limitada) o que levaria à fusão dos próprios condutores dando origem à ocorrência de incêndios.

 

Ao meu ver, importa muito mais são os fusíveis térmicos em conjunto com os varistores, já que esses são projetados para dar a vida pelo circuito em forma de curto e são muito mais prováveis de explodir, basta ver a frequencia que isso ocorre aqui no fórum. Todavia, capacitores X2 são bem baratos também e acho que não são difíceis de encontrar não, você pode até tirá-los de fontes queimadas.

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Olá Pessoal,

tentanto aprender um pouco sobre filtros de linha, após ler vários tópicos do faller e outros, resolvi que uma forma de aprender seria comprando um filtro "baratinho" e modificá-lo conforme ensinamentos daqui.

A escolha de um filtro barato é porque está não tenho visto nada que preste por um preço que podemos considerar "barato". Aqui, cabe um ressalva, porque poderia dizer barato se fosse um filtro, mas por um extensão pode ser até caro.

Assim, comprei o filtro Leadership - Filtro de Linha 6 Tomadas - Cod. 3334 e paguei R$13,00.
3334_view.jpg


Informações da embalagem e do site:
--------------------------------
Filtro de linha no novo padrão Brasileiro de tomadas NBR-14136. Composto por 6 tomadas Tripolar (3 pinos). Chave luminosa Liga/Desliga para maior conforto e segurança. Proteja seus equipamentos contra surtos, curtos e sobrecarga de tensão. Recomendado para Computadores, Notebooks e equipamentos eletrônicos.

Especificações:
Tensão Nominal: 127V / 220V (Entrada e Saída)
Tensão Máxima: 250V
Corrente Máxima: 10A (Fusível)
Potência Máxima: 1270W em 127V / 2500W em 250V
Energia Dissipada: 140 joules
Tensão Máxima de Grampeamento: 710V
Sistema de Proteção: Fusível
Quantidade de Tomadas: 6
Padrão das Tomadas: NBR-14136
Tipo de Tomada: Tripolar (2P + T)

EAN13: 7899031533348
Peso do Produto: 1,25Kg
Quantidade Caixa Master: 50 unidades
Dimensões do Produto: 5,7 x 3,5 x 25 cm
Dimensões Caixa Master: 27 x 41 x 42 cm

"Não é um estabilizador de tensão"
--------------------------------

Agora vamos as fotos que tirei (fotos de celular):

Nessa primeira foto tem-se a vista superior do filtro, com as 6 tomadas e o botão liga/desliga.
15wct9w.jpg

Abaixo vemos o barramento interno, confesso que não me parece dos melhores, mas prendeu o plug de tomada com bastante força.
2h6x2m1.jpg

Agora com o plug encaixado.
2nk89e1.jpg

Nessa foto percebe-se o porta-fusível que vem com um fusível de 10A 250V. Tem um varistor embaixo dos fios modelo 10D471K ligado entre a fase e o neutro, direto nos terminais do botão liga/desliga. O cabo de energia 3x0,75mm2 vem com essa trava branca. Notem o parafuso da trava! Para complicar nossa vida o filtro só utiliza parafusos cabeça tri-wing. Devo mudar para cabeça philips. As soldagens não são nenhuma Brastemp.
16i5it5.jpg

Essa foto mostra a especificação do botão liga/desliga, 250V 10(6)A AC, poderia ser um mini-disjuntor. Acho que seria um sonho.
2it32v6.jpg

Visão geral do produto aberto.
241lf87.jpg

Apesar dos breves comentários, faller e demais sintam-se a vontade para comentar.

[ ]s

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De filtragem mesmo ele não tem uma peça sequer. É filtro de linha só no nome mesmo..

No tocante a proteção, um miserável varistor de 10 milímetros 300 Volts AC,  e um fusível que na prática protege mesmo é sua casa de não pegar fogo, depois de algum de seus equipamentos ficar danificado..

Mente nas especificações pois seu único varistor, de 10 mm apenas, usualmente é capaz de dissipar somente 70 Joules de energia..

Ou seja, faz jus a seu preço extremamente baixo..  Com esse valor é quase impossível se comprar os componentes nele usados, mesmo que poucos..

 

Só sobrou mesmo para elogiar foi, pelo menos pela foto, a força prênsil com que seu barramento abraça os pinos do plugue..

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  • Membro VIP

Só sobrou mesmo para elogiar foi, pelo menos pela foto, a força prênsil com que seu barramento abraça os pinos do plugue..

 

Porém, a disposição não diagonal das tomadas é motivo para desconsiderar também esse elogio. Exige que sejam plugues comuns para o aproveitamento de todas as saídas.

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Porém, a disposição não diagonal das tomadas é motivo para desconsiderar também esse o elogio. Exige que sejam plugues comuns para o aproveitamento de todas as saídas.

 

Do jeito que tem enganação por aí, em algum momento vão alegar que isso é mais uma proteção passiva.kkkkkkk.

 

Já que dificulta a ligação de 6 equipamentos a essa porcaria, quer dizer filtro.

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  • Membro VIP

Do jeito que tem enganação por aí, em algum momento vão alegar que isso é mais uma proteção passiva.kkkkkkk.

 

Já que dificulta a ligação de 6 equipamentos a essa porcaria, quer dizer filtro.

 

Não, entendi. Você pretendeu alguma ligação semântica entre as duas sentenças?

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Faller,

gostaria de gentilmente lhe pedir para dar uma analisada nesse condicionador de energia, na verdade é um filtro de linha de maior potência. Tenho estudado sobre o assunto e acabei caindo nesse aparelho. Ele é voltado para o mercado de áudio e sei que esse mercado tem muita "histórinha", mas após ler seus relatos vejo que consegues fazer suas análises de maneira técnica sem se deixar levar por achismos. E isso que me interessa em relação ao conhecimento das coisas, nesse caso de filtros de linha.

Sei que você não tem bola de cristal e que as fotos não ajudam muito, mas com seu conhecimento acredito que conseguirá fazer alguma consideração.
s_MLB_v_V_f_4120395573_042013.jpg
DSC_9534-1.jpg
DSC_7490_zpse5977ef5.jpg
DSC_9537-1.jpg
powerline-interno.jpg
s_MLB_v_V_f_4120395573_042013.jpg

Além disso, segundo o fabricante ele é ligado em paralelo a rede e que isso traz muitas vantagens como a do vídeo, feita por um usuário do aparelho:

 



Essa ligação em parelelo de fato proporciona isso? Segundo o fabricante ele tem correção do fator de potência, no que ajuda? Fala em filtro sintonizado, verdade ou lenda?

Talvez esses documentos lhe ajudem:
http://document.li/3PC6
http://document.li/6aqf


Por que lhe peço essa gentileza? porque se você apontar na direção de que o aparelho cumpre o que promete. Tentarei partir na direção de montar um desses, já que tenho um amplificador da década de 80 que bebe bastante energia e gostaria de protegê-lo, mas sem os achismos desse mundo audiófilo. Ou será audióta?
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  • Membro VIP

Definitivamente um dispositivo bastante complexo, de análise difícil ou impossível até, por fotos...  Analisar algo desse tipo ai requer experimentação, e  saber do seu exato esquemático eletrônico..

Seria, de minha parte, totalmente anti ético analisar e concluir sobre o mesmo baseado em fotos..  Mil desculpas.. Me julgo incapaz de emitir qualquer laudo ou mesmo opinião baseado no que sei do mesmo..

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Definitivamente um dispositivo bastante complexo, de análise difícil ou impossível até, por fotos...  Analisar algo desse tipo ai requer experimentação, e  saber do seu exato esquemático eletrônico..

Seria, de minha parte, totalmente anti ético analisar e concluir sobre o mesmo baseado em fotos..  Mil desculpas.. Me julgo incapaz de emitir qualquer laudo ou mesmo opinião baseado no que sei do mesmo..

Oi Faller,

 

Nos PDFs do link tem umas figuras, mas não sei o quanto ajudariam.

 

De qualquer modo, não há o que se desculpar. Eu que peço desculpas por lhe solicitar, por pura ignorância, algo desse tipo.

 

Grande abraço

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faller e demais colegas,

 

permita-me fazer uma pergunta bem ingênua.

 

Vejo que nas montagens/modificações de filtros são utilizados indutores toroidais para modo diferencial e modo comum. Nesse sentido, para montar meu filtro posso fazer o enrolamento e montar o indutor totalmente no escuro em relação a indutância ou comprar um pronto.

 

Navegando por lojas de eletrônico observei dois tipos de indutores:

 

Indutor Radial

http://www.eletrodex.com.br/indutor-radial.html

 

Indutor Encapsulado SMD 100uH

http://www.eletrodex.com.br/indutor-encapsulado-smd-100uh.html

 

Uma vez encontrados na indutância adequada, os mesmos poderiam ser utilizados? Mesmo podendo, os toroidais são melhores?

 

Brigadão

 

[ ]s

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Com esse título emblemático quero sugerir aos leitores desse fórum que entrem nesse tópico e vejam seu filtro de linha por dentro, bem como uma análise, mesmo que superficial de todos quantos queiram opinar e desse modo, em conjunto, fazer crescer a cultura da adoção de proteção elétrica para nossos equipamentos eletro-eletrônicos...

Mas meu filtro com certeza vai estar ai dentro do tópico, fotografado e analisado???

Se não, brevemente, quando você abrí-lo e fotografá-lo observando os detalhes que devem ser observados e fotografados, com fotos realmente reveladoras, não tremidas e de boa resolução, o pessoal dai do fórum, que entende muito desse assunto, vai dar conta de deixar uma análise cuidadosa e isenta para que os demais leitores consigam ver o que tem de bom e ruim por ai nesse nosso mercado de proteções..

Guia para acesso rápido aos filtros/proteções analisados:

1) - Filtro de Linha Manhattan 7 Tomadas Preto

2) - Filtro de linha APC modelo PRO7

3) - Filtro de linha Power Conditioner PM8-EX da série Powermax da Panamax

4) - Filtro de linha APC modelo P6B

5) - Filtro de linha Daneva 4 tomadas

6) - Filtro de linha Belkin 8-Outlet Surge Protector+Ethernet Coaxial NiB

7) - Filtro de linha Force Line 673

8) - Filtro de linha CLONE F8 NBR 01062

9) - Filtro SMS Clean Energy

10) - Filtro de Linha Panamax PM8-GAV

11) - Filtro de linha Clone 01070

12) - Filtro de linha Clone F6

13) - Especial: Comparação Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy

14) - Filtro de linha - Protetor Eletrônico Pure Energy da CTC

15) - Filtro de linha FOXLUX

16) - Filtro de linha Daneva DNFL03 - 4 tomadas - Versão com tomadas novas

17) - Filtro de linha RCG modelo RCG8T127

18) - Filtro Clamper Computer Protector

19) - Proteção TS SHARA Anti Raio

20) - Filtro de linha Clone F8 01086

21) - Filtro de linha Clone F8 Plus 01087

22) - Filtro de Linha MarGirus MG4200

23) - Filtro de linha Multilaser WI188

24) - Filtro de linha Clamper Multiproteção

- Mais fotos do Clamper Multiproteção

25) - Filtro de linha ForceLine 4 tomadas

26) - Filtro de Linha Clone 6 Tomadas - F6 Plus 01085

27) - Filtro de linha Force Line de 5 tomadas - Cód 5001

28) - Filtro de linha Mtek 6 tomadas - Modelo: FLB161R

29) - Proteção Eletrônica New Link PE102

30) - Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos

31) - Filtro de Linha Clone 6 Tomadas - 01083

32) - Filtro de Linha Professional Force Line Bivolt 4 tomadas padrão americano

33) - Filtro de linha DataSound 5 Tomadas

34) - Filtro de linha Multilaser de 6 tomadas código WI201

35) - Filtro de linha ForceLine 536

36) - Filtro de Linha Personal II 5 Tomadas da Enermax Bivolt 25.05.501P Preto

37) - Protetor eletrônico Bright 06722

38) - Filtro de linha Fiolux 4 tomadas

39) - Filtro de linha Pure Energy comprado no ML

 

40) - Protect Filter 127V da Daneva

 

41) - Filtro de linha Kahel 6 tomadas

 

42) - Filtro de linha Tripp Lite Isobar6

 

43) - Filtro de linha Enermax LF8 Personal II

 

44) - Filtro de linha HuntKey SBB604

 

45) - Filtro de Linha 6 Tomadas - Cod. 3334 da Leadership

 

46) -

 

Vai continuar.....

 

Grande Faller!

Aqui estão meus filtros de linha. Não deu para abrir porque além de ficar com medo de fazer besteira eles não tem parafuso. Mas tem as especificações nas fotos, espero que ajude na identificação deles.

Certo, o 1º filtro de linha é da Force Line de 1200VA, já foi usado um ventilador de pé, celular, tablet e Ifone nele; e o terceiro pino (o do meio) foi cortado para pegar na tomada. Agora eu pergunto, tem problema dele prejudicar alguns desses eletrônicos que já foram conectados nele?

O 2º filtro é o modelo MG 3001 de 1500VA eu uso só a TV LED de 32 polegadas, fico com medo de conectar outro eletrônico junto, mesmo que consome menos potencia, de dar algum problema na TV, ela já passou na assistência duas vezes, uma vez foi problema na placa de circuitos dela, outra vez foi o painel da tela todo que tive que trocar.

O 3º filtro é modelo Daneva que suporta potencia de até 2200W, mas coloco só meu PC com fonte de 600W e um HD externo de 3TB com 0,5A na linha de 12V como descrito na fonte dele da outra foto. Agora quanto a esse filtro eu queria saber como se rearma a chave, que está escrita na traseira desse filtro que ela se rearma caso haja curto circuito de algum eletrônico conectado. Queria saber também se não tem problema eu conectar o PC junto com o HD esterno no filtro. Tenho dois desse filtros da Daneva, um uso só a tv. O outro, uso ventilador, o modem da internet e carrego celular. Às vezes conecto o notebook também, tem problema. Como aguenta 2200W achei que não. No primeiro que conecto só o PC com o HD, porque PC nunca se sabe. Qual sua opinião a respeito das conexões desses dois filtros?

O 4º deixa quieto, esse é mistério o modelo, não achei nenhuma especificação nele nem me lembro quando comprei, mas o material dele é até melhor que os outros, ele é mais pesado e as tomadas parecem ser mais consistentes que as das tomadas dos outro filtros. Não sei que material é feito ele mais parece ferro ou metal. Lembrando que este é o da ultima foto, um todo branco. Uma coisa eu sei, dos filtros de linha, ele é o único que não é de plástico. De qualquer forma, por precaução só conecto um Home Theater, notebook, um aparelho de som e às vezes aquele veneno de matar praga e também às vezes carrego a raquete elétrica de mata praga.

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Caro colega Yuri Diniz

Filtros de linha são dispositivos muito simples, todos passivos e nenhum mal isso carrega. Para que entendas acerca de sua capacidade de entrega de potência pense em seu dispositivo limitador, no caso da maioria deles, seu fusível..  A capacidade final de entrega de potência geralmente fica limitada pelo valor da corrente de fusão desse elemento fusível..  Claro que todos os demais elementos do filtro (fios, plugue, tomadas, cada elemento supressor ou de filtragem) devem poder aguentar essa corrente de ruptura do fusível...

Potência é o produto da tensão pela corrente. imagine agora que o fusível que equipe seu filtro seja um fusível para 10 Amperes, como o é a maioria deles.. A potência que esse filtro poderá manipular será o produto da tensão de trabalho dai, digamos 127 Volts x a corrente de 10 Amperes, de ruptura do fusível, isto é, de 1.270 Watts. Se estiveres trabalhando na tensão de 220 Volts ela será de 220 Volts x 10 Amperes = 2.200 Watts

 

A potência de um dispositivo desses, passivo, depende quase que exclusivamente do fusível que o equipa. Um reles fusível de 10 Amperes, que custa R$ 0,10 ( http://www.soldafria.com.br/fusivel-de-vidro-20ag-10a-5x20mm-250v-rápido-p-682.html )

 

Alternativamente aos fusíveis o dispositivo bem pode usar de mini disjuntores ou circuit breakers como esse dai: http://proesi.com.br/catalog/product/view/id/5946/s/chave-disjuntor-st-001-10a-250v-3t-vermelho-com-led/

Chave%20disjuntor_zpsmfz3wwy4.jpg

 

Que em uso normal opera como uma chave liga desliga, sendo o Reset significa "ligado" e o Off "desligado"..

Eventualmente, se a corrente por ela circulante ultrapassar seu valor limite ela desarmará de modo automático (passando de ligado para Off). Basta então pressionar no reset para voltar a ativar a mesma..

 

Quanto a seus filtros de linha, talvez os veja por dentro nas mais de 40 análises fotográficas que o tópico comporta.. Assim, com uma foto pelo lado de fora, muito pouco ou nada se pode dizer sobre os mesmos a não ser que não passam de filtros baratos ou meras extensões de tomadas..

 

Agradecendo sua colaboração para com o tópico devo lhe dizer, infelizmente, que é pequena assim sem uma boa visão dos interiores dos filtros..

 

 

 

 

 

 


faller e demais colegas,

 

permita-me fazer uma pergunta bem ingênua.

 

Vejo que nas montagens/modificações de filtros são utilizados indutores toroidais para modo diferencial e modo comum. Nesse sentido, para montar meu filtro posso fazer o enrolamento e montar o indutor totalmente no escuro em relação a indutância ou comprar um pronto.

 

Navegando por lojas de eletrônico observei dois tipos de indutores:

 

Indutor Radial

http://www.eletrodex.com.br/indutor-radial.html

 

Indutor Encapsulado SMD 100uH

http://www.eletrodex.com.br/indutor-encapsulado-smd-100uh.html

 

Uma vez encontrados na indutância adequada, os mesmos poderiam ser utilizados? Mesmo podendo, os toroidais são melhores?

 

Brigadão

 

[ ]s

Indutores quando montados sobre núcleos toroidais de adequada permeabilidade, de ferrite, conseguem obter um grande valor de indutância em um menor volume. Essa e a grande vantagem que os mesmos apresentam..

Ademais, pense sempre que toda a corrente que seus equipamentos irão consumir haverá de passar pelos indutores de filtro e desse modo eles não poderão ser elaborados com fio muito fino não... Centre-se no uso de fio #AWG 18 ou pouco mais fino..., nunca muito mais fino..

 

As fontes de alimentação se não genéricas, se decentes, tem pelo menos dois indutores desse tipo, já enrolados, prontinhos para se usar em filtros de linha. E só pegar..

Não é qualquer indutor da fonte mas sim os indutores usados na entrada, como filtro de linha mesmo..

Esses aqui, sempre com dois enrolamentos..

49641513524175247.jpg?w=1040

 

Esses dois ai bem na frente da imagem, no primeiro plano..

 

Esses outros dai, que você achou, em loja, não servem, são para correntes extremamente baixas e de indutância muito pequena.. Não vais achar indutores para filtros prontos para comprar..

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Caro colega Yuri Diniz

Filtros de linha são dispositivos muito simples, todos passivos e nenhum mal isso carrega. Para que entendas acerca de sua capacidade de entrega de potência pense em seu dispositivo limitador, no caso da maioria deles, seu fusível..  A capacidade final de entrega de potência geralmente fica limitada pelo valor da corrente de fusão desse elemento fusível..  Claro que todos os demais elementos do filtro (fios, plugue, tomadas, cada elemento supressor ou de filtragem) devem poder aguentar essa corrente de ruptura do fusível...

Potência é o produto da tensão pela corrente. imagine agora que o fusível que equipe seu filtro seja um fusível para 10 Amperes, como o é a maioria deles.. A potência que esse filtro poderá manipular será o produto da tensão de trabalho dai, digamos 127 Volts x a corrente de 10 Amperes, de ruptura do fusível, isto é, de 1.270 Watts. Se estiveres trabalhando na tensão de 220 Volts ela será de 220 Volts x 10 Amperes = 2.200 Watts

 

A potência de um dispositivo desses, passivo, depende quase que exclusivamente do fusível que o equipa. Um reles fusível de 10 Amperes, que custa R$ 0,10 ( http://www.soldafria.com.br/fusivel-de-vidro-20ag-10a-5x20mm-250v-rápido-p-682.html )

 

Alternativamente aos fusíveis o dispositivo bem pode usar de mini disjuntores ou circuit breakers como esse dai: http://proesi.com.br/catalog/product/view/id/5946/s/chave-disjuntor-st-001-10a-250v-3t-vermelho-com-led/

Chave%20disjuntor_zpsmfz3wwy4.jpg

 

Que em uso normal opera como uma chave liga desliga, sendo o Reset significa "ligado" e o Off "desligado"..

Eventualmente, se a corrente por ela circulante ultrapassar seu valor limite ela desarmará de modo automático (passando de ligado para Off). Basta então pressionar no reset para voltar a ativar a mesma..

 

Quanto a seus filtros de linha, talvez os veja por dentro nas mais de 40 análises fotográficas que o tópico comporta.. Assim, com uma foto pelo lado de fora, muito pouco ou nada se pode dizer sobre os mesmos a não ser que não passam de filtros baratos ou meras extensões de tomadas..

 

Agradecendo sua colaboração para com o tópico devo lhe dizer, infelizmente, que é pequena assim sem uma boa visão dos interiores dos filtros..

 

 

 

 

Está bem, mas você conhece ou já ouviu falar em alguns desses modelos de filtros?

E essa chave liga desliga que você comentou é o mesmo interruptor desses filtros? Ou está dentro do dele?

Porque estes meus filtros são meio complicados de abrir. Desde já agradeço.

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Está bem, mas você conhece ou já ouviu falar em alguns desses modelos de filtros?

E essa chave liga desliga que você comentou é o mesmo interruptor desses filtros? Ou está dentro do dele?

Porque estes meus filtros são meio complicados de abrir. Desde já agradeço.

Sim, os conheço pelo menos de ver anunciados a venda. O próprio tópico aonde estamos já deve ter espiado algum desses ou seus irmãos mais velhos..

 

A chave é exatamente a mesma e tal qual o disjuntor de sua casa, permite ligar e desligar todo uma zona, um circuito, bem como permite repor a energia se desligado por excesso de corrente..

Aliás, bastaria uma simples olhada na chave para ver se tratar da mesma.

Olhe ai a que postastes:

Filtro%20de%20linha%20Daneva%20circuit%2

 

Olhe a que postei:

Chave%20disjuntor_zpsmfz3wwy4.jpg

 

 

Não são difíceis de se abrir, basta entenderes como é o elemento de fixação, na verdade uma lingueta plástica que se pode acionar a partir de cada buraco debaixo do filtro..

AbrindoumfiltrodelinhadaClamper_zps3df5d

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Sim, os conheço pelo menos de ver anunciados a venda. O próprio tópico aonde estamos já deve ter espiado algum desses ou seus irmãos mais velhos..

 

A chave é exatamente a mesma e tal qual o disjuntor de sua casa, permite ligar e desligar todo uma zona, um circuito, bem como permite repor a energia se desligado por excesso de corrente..

Aliás, bastaria uma simples olhada na chave para ver se tratar da mesma.

Olhe ai a que postastes:

Filtro%20de%20linha%20Daneva%20circuit%2

 

Olhe a que postei:

Chave%20disjuntor_zpsmfz3wwy4.jpg

 

 

Não são difíceis de se abrir, basta entenderes como é o elemento de fixação, na verdade uma lingueta plástica que se pode acionar a partir de cada buraco debaixo do filtro..

AbrindoumfiltrodelinhadaClamper_zps3df5d

 

Obrigado pelas informaçãoes Faller, quando tiver um tempo vou tentar abrir.

Agora você sabe me dizer se tem problema conectar ventilador e outros eletronicos que tem turbina, com outros como TV ou PC no mesmo filtro de linha ? Está tudo bem eu conectar como eu descrevi acima as conexões dos 4 filtros? Só a TV em 1, o PC e o hd externo somente em outro e as variadas conexões nos outros?

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Minha colaboração é mostra[r] uma placa intacta (somente com interrupções para acrescentar fusíveis térmicos)

Quantos e como são dispostos esses fusíveis?

sera q isso aqui vai ser o suficiente?

 

Você só vai saber depois que fizer e testar todas as continuidades da placa.

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