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12 horas atrás, marcelogon disse:

Aqui em casa é trifásico, sempre que ligam algum equipamento ou uma lampada na sala, a tela da minha tv pisca no quarto, mesmo estando ligado num filtro upsai Fht1200.

Tem como resolver isto?

Isso vai depender muito da qualidade da instalação elétrica feita na sua casa. Pelo visto os cômodos da casa não tem separação, ou seja, um disjuntor para iluminação, outro para força (tomadas), na cozinha, banheiro, etc. Dessa forma o ruído ou interferência é diminuído nos demais aparelhos, principalmente quando se trata de aparelhos na cozinha (motores) e eletrônicos.

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8 horas atrás, Mikael Ritlay disse:

Isso vai depender muito da qualidade da instalação elétrica feita na sua casa. Pelo visto os cômodos da casa não tem separação, ou seja, um disjuntor para iluminação, outro para força (tomadas), na cozinha, banheiro, etc. Dessa forma o ruído ou interferência é diminuído nos demais aparelhos, principalmente quando se trata de aparelhos na cozinha (motores) e eletrônicos.

 

É separado por circuito sim.

 

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13 horas atrás, Mikael Ritlay disse:

Isso vai depender muito da qualidade da instalação elétrica feita na sua casa. Pelo visto os cômodos da casa não tem separação, ou seja, um disjuntor para iluminação, outro para força (tomadas), na cozinha, banheiro, etc. Dessa forma o ruído ou interferência é diminuído nos demais aparelhos, principalmente quando se trata de aparelhos na cozinha (motores) e eletrônicos.

 

Tava lendo estas últimas do tópico e resolvi colocar aqui um problema referente à minha rede elétrica. Aparentemente minha rede elétrica é boa, tendo em vista que já veio 3 eletricistas aqui em casa e me informaram isso. Mas sempre quando toca alguém toca a campainha lá no portão da rua, minha TV pisca a tela e meu PC dá um surto de forma idêntica à surto elétrico resultante de uma descarga de raios e trovões. Já chamei uma vez um e disse que a campainha e a fiação estavam bons mas que poderia ter algum fio desencapado no sótão daqui q fica os fios a serem distribuídos. Inclusive esse foi um dos principais motivos de eu resolver comprar esse filtro clamper com contador que mencionei antes. Mas ainda não criei coragem para mexer na campainha kkk. Da última vez que mexi pra testar essa campainha:

  • quase perdi um HD (que tive q formatar pra ter acesso, perdendo vários arquivos no processo;
  • 4 memórias RAM (que tive que limpar com borracha, passar limpa contato e resetar a bios pro sistema reconhecer o tamanho total das memórias);
  • placa-mãe (bios ficou desregulada com a hora e data, até postei aqui um tópico pra resolver e consegui formatando)
  • e quase perdi também minha TV quando piscou a tela loucamente.

Por isso mesmo com o filtro clamper já aqui a uns 3 dias, a danada da campainha ainda está interdidata lá kkkkk. Se alguém souber porque dar essa interferência só no meu PC e na minha tV essa campainha agradeço.:joia:

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Pessoal, uma pequena dúvida rápida aqui sobre o filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos. Faltou luz ontem e consequentemente ele desligou e surgiu essa dúvida. Depois q ele desliga e religa, o contador de surtos zera ou fica gravado em alguma memória interna da placa dele?

Como o meu já estava zerado antes sem nenhum surto detectado não deu pra saber.

Outra dúvida é como proceder com ele em falta de energia. Eu desligo seu botão do power e retiro o cabo da tomada para depois religá-lo retirando também todos os cabos de dispositivos conectados a ele ou não é necessário?

E o PC? Preciso também retirar e recolocar os cabos conectados na placa-mãe sempre que faltar energia?

Desde já agradeço a ajuda dos colaboradores!

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@Ares Brazuka Então amigo, esta é minha dúvida também. Mas eu acredito que não exista memória não. Pra isso deveria existir uma mini-flash ali, e não vi no circuito. Acho que foi projetado para ficar diretão na tomada. Mesmo assim, eu não deixo quando há tempestades. No primeiro "BOOM", eu retiro tudo. Não é desnecessário, eu acho, retirar os cabos de força do PC ou Monitor, se vai desligar a régua. Aqui nunca contou 1 surto, graças a Deus... kkkkk Imagina se começa a contar aí que eu fico preocupado mesmo. Nossa energia aqui é boa e estável.

Sobre sua campainha, fica difícil saber se não tem esquema de instalação. Eu recomendo você trocar de campainha. Colocar uma de rádio. 

Outra coisa, não vá na onda de "eletricistas". Só no meu trabalho apareceu um 4 que se diziam, mas que na verdade só faziam BURRADAS absurdas. Um único que eu conheci era engenheiro elétrico mesmo com firma própria, que me entregou um projeto de retificação em mãos muito bom, e que explicava certinho e estava por dentro de tudo. Inclusive o próprio falou que o aterramento TT está saíndo das normas nos EUA (porque a tendencia vai ser a equipotencialização).

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Prezados,

 

Sou novo no fórum, li boa parte desse fantástico tópico e com a ajuda dos textos do mestre @faller busquei  um filtro com um bom varistor protegido por um fusível térmico. Comprei o Energia 5 da Clamper, mas não coube no nicho atrás da TV (um buraco na parede).  

 

O filtro deve ficar preso no alto do nicho com 24,5 cm de comprimento, 8 cm de profundidade e as tomadas são encaixadas de baixo para cima em um espaço de cerca de 11cm, pois abaixo dele fica o decodificador da TV a cabo. Preciso de no mínimo 4 tomadas e quase todos com 4 tomadas examinados no tópico cabem no meu nicho, mas não encontrei nenhum com um bom varistor protegido por fusível térmico. Será que eu deixei passar algum? Vocês têm alguma indicação? Muito obrigado.

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  • 4 semanas depois...

Comprei um filtro da UPSAI hoje por R$27..

É o de 5 tomadas modelo FL (plástico).  É possível abrir para ver o circuito apenas tirando uma tampinha de plástico

http://upsai.com.br/fl.html

As características técnicas se encontram aqui http://upsai.com.br/style/pdf/eletrica/filtros_linha.pdf

Diz assim

"Proteção: surtos de energia / Sobrecarga/ Curto-circuito",  "Atenuação de ruídos e interferencias 40db de fase para neutro"

pergunto: é uma proteção boa? pelas fotos parece ter só um varistor

 

Desculpa a pergunta mas onde fica o atenuador de ruído?

 

2 (2).jpg

3.jpg

12.jpg

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@lrokge, é das mais simplórias. O esperado para esse preço. Não chame de filtro. E a proteção oferecida está baseada num único varistor, nada mais.

 

Dica: experimente compartilhar fotos que mostrem melhor o espaço interno. Talvez alguém como o @faller tenha sugestão de modificação.

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1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

@lrokge, é das mais simplórias. O esperado para esse preço. Não chame de filtro. E a proteção oferecida está baseado num único varistor, nada mais.

 

Dica: experimente compartilhar fotos que mostrem melhor o espaço interno. Talvez alguém como o @faller tem sugestão de modificação.

 

 

Pergunto: é correto dizre ue o clamper computer protector do modelo tem melhor filtragem que o clamper multiproteção 8tomadas(o modelo simples sem proteção de linha telefonica/cabo)?

 

Edit: achei minha resposta aqui graças ao Faller. 

 

 

adicionado 44 minutos depois

Estou postando mais fotos com qualidade melhor (dentro do possível pois minha máquina é ruim)

 

weidy mkp k310v x2

1.JPG

2.JPG

3.JPG

4.JPG

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  • 3 semanas depois...

Faller,

 

Muito obrigado por suas avaliações. Eu comprei esse filtro de linha da Clamper e estou extremamente satisfeito, principalmente por que recentemente descobri que o Pará-raios do edifício onde moro não está funcionando plenamente =( .

Faller, gostaria de sua ajuda para fazer um uso mais otimizado e seguro de meus equipamentos.

Tenho esse filtro de linha da Campler que por estar com a tensão em 110v suporta o máximo de 1270W. Como meu PC possui uma fonte EVGA Super Nova G2 de 1300W, restrinjo o uso deste filtro de linha apenas ao PC, deixando os outros equipamentos, como monitor e modem num filtro de linha mais comum.

Quero sua opinião se vale a pena converter a tomada onde está o filtro de linha de 110v para 220v

para assim eu poder colocar mais equipamentos nele?

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2 horas atrás, katanasoul disse:

Quero sua opinião se vale a pena converter a tomada onde está o filtro de linha de 110v para 220v

para assim eu poder colocar mais equipamentos nele?

 

Desculpa intrometer-me, mas uma vez o faller disse-me que é mais seguro um sistema FASE + NEUTRO (110V) do que um sistema FASE + FASE (220V) considerando que você está sem o "PE". Se tiver o "PE", acho que ainda assim a presença do "N" como desbalanceador de carga no sistema torna o 110V mais seguro. Além do que, se o "PE" existir, ele precisará de vários fatores como a resistência dele sendo adequada, e sempre sendo inspecionado...  (Estou falando do ponto vista de rede domiciliar bifásica e não monofásica).

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Muito obrigado por sua resposta BourneShell. Você não está se intrometendo não, embora eu tenha endereçado o questionamento ao Faller, com certeza toda contribuição é bem vinda.

Agora desculpe-me pela falta de conhecimento, mas o que seria o "PE"?

Não sei se agrega dizer que aqui onde moro a rede elétrica é trifásica.

Grato.

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Geralmente refere-se ao PE como o Terra. As pessoas sem conhecimento referem-se ao Neutro como Terra. Mas verdade, o PE é o Terra convencionalmente isolado do sistema (em alguns casos). Se você ler os artigos sobre aterramentos aqui no CH, verá que existem várias combinações, e que a "santa" Norma ABNT utiliza essas nomenclaturas. Então temos, numa rede bifásica por exemplo: Duas fases e 1 Neutro (N). Nas tomadas 110, somente uma fase é usada com o neutro. Nas tomadas 220, são usadas duas fases, sem o neutro. Existe ainda quem use o Neutro  (N) no lugar do Terra (PE) pra Ar-Condicionado e Chuveiros, o que é perigoso, pois se houver contato nos fios da rua, e causar um curto, você vai tomar um tremendo choque no banho... pois o neutro, apesar de ser um bom aterramento, fugas de corrente acontecem por ele, e a finalidade dele é esta. Então não se deve usar o neutro como o TERRA (PE), porque o sistema, uma hora, haverá de jogar "o transbordar do copo" da fase para o neutro. Aqui em SP são inúmeros acidentes elétricos por causa de chuveiro ligando o "N" (Neutro) como terra. No PE, queremos um isolamento completo disso. O PE é o aterramento geralmente feito com haste de cobre, e possui vários métodos, do mais simples ao mais complexo, que se utiliza várias hastes. Aqui no CH, você verá exemplos desse aterramento, no sistema TT e IT. Também existe uma conjugação em que se liga o neutro ao terra puro, para equipotencializar.

 

Conversando com um engenheiro ano passado, ele disse-me que os sistemas IT e TT "já estão sendo "banidos" nos EUA", justamente por causa dos problemas inerentes a estes: hastes corroídas, falta de manutenção, terra ruim, terrômetro marcando variações com o tempo e criando resistência incapaz de "aterrar" algo. O que ele disse-me foi que as normas constantemente estão mudando e há agora a tendência para equipotencializar toda a edificação, o que vai obsoletar o uso dos sistemas IT e TT (apesar do CH indicar como os mais seguros e complexos).  (Gostaria de um insight do @Gabriel Torres nessa questão, pois o mesmo reside nos EUA, para confirmar essa afirmação e talvez até atualizar os artigos... pois o eletricista que eu conversei foi engenheiro da Ford do Brasil e não é qualquer chico-esperto).

 

No padrão novo de tomada, temos duas possibilidades no bifásico 110+110+N:
o ° o -  em que se segue a ordem N, PE, e F  (Neutro, Terra e Fase) para 110 V.

o ° o -  em que se segue a ordem: F, PE e F (Fase, Terra e Fase) para 220 V.

 

OBS: Se a tomada estiver instalada invertida, você terá inverter as posições, para seguir a norma.

 

Olhe a foto da tomada e observe: o azul eu coloquei como Terra (PE) central. Depois o fio é fase e neutro.

 

Atenção que nunca se deve inverter a posição da fase com o neutro, pois alguns aparelhos sensíveis são projetados para operarem como neutro no lugar correto (apesar de funcionarem e advir o mito de que "tanto faz inverter"). Eu uso uma caneta que identifica o lado da fase no fio.

 

Acredito que no sistema trifásico, você está recebendo mais uma fase adicional de 110V ou 127V que é distribuída na rede da edificação. É mais potência para seus equipamentos. A questão da tomada não vai mudar muito, no sistema residencial.  Só a distribuição. Eu deixaria as coisas que exigem mais corrente ou exigem 220V mandatoriamente (condicionadores de ar), em duas fases, os equipamentos que consomem menos, eu deixaria tudo em outra fase (iluminação e eletrônicos).  

 

Citação

Quero sua opinião se vale a pena converter a tomada onde está o filtro de linha de 110 V para 220 V para assim eu poder colocar mais equipamentos nele?

 

Respondendo a sua pergunta (sob minha ótica), acredito que TANTO FAZ:

Pois o 110V temos mais corrente e menos tensão.

O 220V teremos mais tensão e menos corrente. 

 

É falsa a declaração de que o choque do 220V é mais perigoso. Não é. Justamente por causa do que eu acabei de falar.

 

Considerando que seu sistema vá usar o Neutro, eu acho mais seguro mantê-lo.

Fiquem minhas palavras sob censura, pois a elétrica é algo muito complexo. Pode haver outra solução para o que você está querendo, dependendo do sistema.

 

tomada.jpg

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9 minutos atrás, BourneShell disse:

(Gostaria de um insight do @Gabriel Torres nessa questão, pois o mesmo reside nos EUA, para confirmar essa afirmação e talvez até atualizar os artigos... pois o eletricista que eu conversei foi engenheiro da Ford do Brasil e não é qualquer chico-esperto).

 

1. Menor ideia

2. Eu moro na Austrália, morei nos EUA até 2013.

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Em 19/06/2017 às 00:10, BourneShell disse:

 

Desculpa intrometer-me, mas uma vez o faller disse-me que é mais seguro um sistema FASE + NEUTRO (110V) do que um sistema FASE + FASE (220V) considerando que você está sem o "PE". Se tiver o "PE", acho que ainda assim a presença do "N" como desbalanceador de carga no sistema torna o 110V mais seguro. Além do que, se o "PE" existir, ele precisará de vários fatores como a resistência dele sendo adequada, e sempre sendo inspecionado...  (Estou falando do ponto vista de rede domiciliar bifásica e não monofásica).

Muito obrigado por seus esclarecimentos BourneShell, acredito ser melhor ficar como está então.

Obrigado pela aula também.

Abraços.

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14 horas atrás, katanasoul disse:

Muito obrigado por seus esclarecimentos BourneShell, acredito ser melhor ficar como está então.

Obrigado pela aula também.

Abraços.

 

Então amigo @katanasoul, fico feliz que eu tenha ajudado. Na verdade, a eletricidade (geração, transmissão, distribuição, alta tensão, baixa tensão, etc.) é uma matéria de leque vasto. As normas são tantas que equivale à uma "medicina" da vida. Mesma coisa Redes de Computadores. Para um cara dominar só essa área, vai anos e anos de estudo. Quem dera ser "especialista" em redes e programação Java ao mesmo tempo – simplesmente não existe essa pessoa...  

 

O pouco que eu sei já me ajudou muito a resolver alguns problemas. Inclusive, uma vez, fiquei no impasse de comprar um nobreak senoidal puro, se o modelo 220 ou 110. Fiquei com o 110, pois o próprio @faller tinha levantado a questão de que o sistema com o neutro presente era mais seguro que o 220. Inclusive o 110, no mesmo modelo, era mais caro (coisa de 300,00 reais) que o modelo de 220. Ter o N e o PE são duas proteções a mais no seu sistema.


Agora, também tem as diferenças dos Estados. No RJ o sistema deve ser como em SP. Mas em GO e MG, por exemplo, temos as redes monofásicas - 1 linha de 220 e outro neutro. Neste caso específico, pode-se usar exatamente N + PE + F completos, como no 110 em SP: o primeiro furo da tomada; N; furo do meio, o PE; e o da direta, o 220 em si.

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  • 3 semanas depois...
6 horas atrás, BourneShell disse:

@themrio Este é considerado um clássico. Parabéns pelo achado. Igualmente eu acho que os com contadores de surto estão nas mesmas condições... moscas brancas. Se achar, já compra...

Pelo que entendi o Computer Protector e o Multiproteção com contador de surtos tem indutor duplo, já o iClamper 5 tomadas e o Multiproteção não tem. 

É isso mesmo ou ele tem algo a mais?

Enviei um email semana passada para clamper perguntando porque eles retiraram o indutor duplo dos novos modelos e por qual motivo pararam de fabricar o Computer Protector mas não recebi reposta.

 

 

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Bom dia pessoal,

 

Também perguntei a eles por que pararam de fabricar o modelo com contador de surtos e também não obtive resposta.

 

Uma outra coisa que perguntei é qual a real diferença na proteção elétrica (apenas) entre o Multiproteção 8 e o Energia 8, pois comparando a ficha técnica de ambos existe diferença entre a atenuação, a qual não sei interpretar, quanto maior melhor?

 

Não preciso das proteções extras, mas quero a melhor proteção para meu PC, o que me recomendam?

 

Grato.

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@katanasoul Acredito que a melhor forma de obter-se uma resposta da CLAMPER é ligando no SAC, pelo 0800. Eu mesmo já liguei lá e pude falar quase 30 minutos com o técnico que tirou minhas dúvidas. Eu liguei para saber o porquê de a luz do terra ficar pulsando (em um dos protetores no trabalho) e na linha telefônica ficar um pulso baixo audível. Estava relacionado ao PABX Impacta, que estava causando isso. Quando retirei o PABX da régua, como o técnico me mandou – parou de pulsar. Não me pergunte porquê, mas acho que devia ser a falta do aterramento PE no local, haja vista que o PABX Impacta vem com o condutor PE. Tenta ligar no 0800 e falar com um técnico para perguntar o motivo do descontinuamento do contador de surtos. Daqui de casa não está dando certo.  

 

Eu acho que pela ordem de "melhores", em termos de CLAMPER, eu escalaria assim:

1° - Multiproteção com contador de surtos (que possui o indutor).

2º - Computer protector antigo, que o amigo ali em cima achou ainda para venda, de 4 tomadas.

3º - Multiproteção sem o contador de surtos.

 

Esta régua nova da CLAMPER, eu não sei... Preciso ver o esquema dele. Mas eu acho que retiraram o que era importante e deixaram o mínimo possível. Vi somente a construção externa, que me pareceu já estar virando bem "tabajara" a coisa. Ou a CLAMPER dá-nos uma resposta, ou vamos fazer uma pesquisa para eleger um novo produto como referência aqui... essa é a minha proposta.

 

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Vou citar essa mensagem que achei do Faller na página 59 para tirar as dúvidas em relação a diferença entre o modelo Multiproteção(sem contador de surtos) e o Computer Protector Pro.

O modelo CLAMPER Energia 8 também não tem o indutor duplo.

 

Nota 2: Clamper Energia 8 e Multienergia são os mesmos, eles só mudaram o nome.

 

Resumo: o modelo mais completo era o com contador de surtos, não pelo contador e sim pela filtragem e proteção. O Computer Protector também em seguida era o melhor só que o Computer Protector não tem proteção para linha RJ 11 e cabo.

 

Vale lembrar que para quem usa ADSL e antena o mais indicado é o modelo Multiproteção pois 

"protege equipamentos ligados a cabos coaxiais e telefonia via RJ 11, como modem ADSL, receptores de TV a cabo, modem de internet a cabo (coaxial), e outros."

 

Pelo que entendi o modelo CLAMPER Energia 8 (antigamente chamado d Multienergia) é exatamente igual ao iClamper 5 tomadas em relação aos componentes, só a única diferença claro é o número de tomadas.

 

Resumindo: as melhores proteção/filtragem foi descontinuada pois ambos os modelos Multiproteção com contador de surtos como o Computer Protector não estão sendo mais fabricados

 

CLAMPER MULTIPROTEÇÃO 8 

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

 

Clamper Energia 8

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77

 

iClamper Energia 5

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=328

 

Aqui segue a mensagem citada do Faller

Em 27/08/2015 às 11:10, faller disse:

Só para não deixar passar, o Computer Pró tem 2 Varistores de 14 e outro de 20 mm.  O multi Energia tem 3 Varistores também..  Capacitores são usados em filtragem e não em proteção contra surtos..

Tendo 3 varistores acompanhados de fusíveis térmicos que são aquelas pecinhas quadradas brancas, já perfazem o essencial de uma proteção. Somando-se capacitor e indutor duplo, perfaz uma boa filtragem. O Multi energia não tem esse indutor que o Computer pró tem.. Esse Computer Pró é mais completo do ponto de vista da filtragem...

 

E o pessoal ai discutindo se ele seria uma falcatrua, uma farsa, etc. Ora, um filtro/proteção com todos os componentes que deve ter, com varistores marca Siemens e ainda assim vendido por R$ 20,00 ser falcatrua, só se o fabricante da falcatrua fosse extremamente burro, mas muito burro mesmo. Mas imagine um burro e multiplique por 3.. Ele pagaria mais que isso só pelas peças..

 

Quanto ao de 5 tomadas da Clamper, só mesmo aguardando para ver fotos internas..

 

Na página 59 vocês poderão ver o iClamper 5  por dentro. Eu tenho 1 modelo aqui, se eu descobrir como abre eu posso também tirar fotos. 

 

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