Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar mp3 player em rádio-gravador


alex abreu

Posts recomendados

Colega Alex, a forma mais simples é você fazer a adaptação direto no controle de volume do aparelho...

Como assim? Eu quero adaptar esse plug ao rádio-gravador pra que ele receba um cabo P2 que será ligado ao meu mp3 player, como se fosse um "auxiliar", como antigamente os aparelhos de som tinham uma tecla ou mesmo um botão que se girava até chegar nessa opção. Não sei se você já viu, mas tem uns rádios-gravadores atuais que tem entrada P2 (fêmea) e inclusive USB e entrada para cartão de memória também, e eles tem a opção "auxiliar" no botão de seleção para acessar essas entradas. Não que eu queira colocar esse botão, pra mim já bastaria colocá-lo pra aproveitar a saída ou do tape deck ou do CD, e não imagino como poderia fazer isso ligando direto ao controle de volume do rádio-gravador... Explique melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Alex, a forma mais simples é você fazer a adaptação direto no controle de volume do aparelho...

Se o teu aparelho tiver um potenciômetro comum para controlar o volume, essa é com certeza a forma mais simples!

Como assim? Eu quero adaptar esse plug ao rádio-gravador pra que ele receba um cabo P2 que será ligado ao meu mp3 player, (...) Explique melhor...

O controle de volume fica logo na entrada do amplificador de audio do teu aparelho. Se o teu aparelho utilizar um potenciômetro comum (se não for controle de volume digital), bastaria ligar o teu mp3 do terminal do meio do potenciômetro.

Informe se o aparelho tem controle de volume com potenciômetro ou com controle digital para que possamos passar maiores detalhes.

(...) e eles tem a opção "auxiliar" no botão de seleção para acessar essas entradas. Não que eu queira colocar esse botão, pra mim já bastaria colocá-lo pra aproveitar a saída ou do tape deck ou do CD, e não imagino como poderia fazer isso ligando direto ao controle de volume do rádio-gravador... (...)

Independente de qual seja o controle de volume, você tem que comprar um jack (é o conector fêmea, onde você liga o plug) que seja estereo e que tenha uma chave interna - esse tipo de jack tem 5 terminais. Neste tipo de jack, quando não existe nenhum plug inserido nele, o sinal de áudio que vem do próprio aparelho (do rádio, do CD ou do tape) passa normalmente para o amplificador. Quando você coloca o plug, a chave interna (que fica dentro do jack) corta o sinal que vem do aparelho e deixa passar o sinal que vem do mp3 para o amplificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Alex, para ilustrar +/- o que o colega Cabteixeira disse, dê uma olhada no tópico abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-como-adaptar/624401?highlight=entrada+auxiliar

No caso o colega informou a marca e o modelo do "Radio/tape/CD", no seu caso não será muito diferente! Más você precisa entender um pouco de como seu portátil funciona!...

Passe para nós a marca e o modelo de seu portátil, ao qual você quer construir esta entrada auxiliar, para que possamos te auxiliar melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem a demora para responder! Na verdade, tenho 2 aqui em casa, sendo 1 Aiwa modelo CSD-ES227, com potenciômetro convencional na parte de cima, e um Nakashi (tem as telas azuis e o corpo é prata), que não encontrei nele o código de modelo, e que tem o potenciômetro na lateral, na forma de um disco. 1 é de minhas filhas e o outro, meu. Se vocês preferirem, posso postar aqui as fotos dos 2!

Pessoal, para facilitar, achei um site com o manual do Aiwa:

http://www.retrevo.com/support/Aiwa-CSD-ES227-manual/id/1076bh036/t/2/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, nos dois aparelhos podem ser adaptados a entrada auxiliar, ligados no potenciômetro deles..., no post #4 deste tópico, o colega Cabteixeira te informa como ligar o plug...

Aguarde outras dicas!...

Bcpetronzio, notei no outro post indicado, que foi necessário abrir o aparelho para postar fotos do circuito onde se encaixa o potenciômetro. Se no meu caso precisar também, é só dizer, que irei desmontá-los e postar aqui as fotos, pois não entendi muito bem como foi feito no outro tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim!, como os esquemas deles não estão disponibilizados na net, poste fotos da placa onde o potenciômetro de volume esta instalado, de preferência, de frente e verso, (lado da solda e lado dos componentes)...

Pode deixar! Só vai demorar um pouco porque não tenho muita prática nisso, hehe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok!, sem problemas..., se tiver dificuldades de postar fotos, siga as dicas do colega Soschip neste post abaixo...

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3854743&postcount=19

Bcpetronzio, fiquei até meio chateado agora... Acabei de voltar do centro da cidade (moro em Belo Horizonte), onde procurei em várias casas de eletrônica o plug P2 fêmea com 5 terminais, mas só encontrei com 3... Será que não dá pra fazer alguma "gambiarra" e usar esse mesmo? Inclusive, pra complicar mais ainda, só achei aquele com capa plástica, ao invés do de rosca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, ele não é o ideal, você pode tentar ligar esta entrada no potenciômetro com resistores de 47K Ohms em série com cada canal e em paralelo com o plug fêmea que você comprou, colocar resistores de 10 Ohms em cada canal...

O problema seria que o som do MP3 vai ficar misturado com o som da fonte selecionada, ex: se tiver tocando um CD ou sintonizando uma rádio, o som do MP3 ficará sobreposto ou mais ao fundo...

Isso também pode ser resolvido deixando a chave selecionada para CD porém sem nada no compartimento.

Abaixo segue um desenho ilustrando o que falei...

PS: Aguarde outras dicas!...

post-359338-13884956056736_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok!, ele não é o ideal, você pode tentar ligar esta entrada no potenciômetro com resistores de 47K Ohms em série com cada canal e em paralelo com o plug fêmea que você comprou, colocar resistores de 10 Ohms em cada canal...

O problema seria que o som do MP3 vai ficar misturado com o som da fonte selecionada, ex: se tiver tocando um CD ou sintonizando uma rádio, o som do MP3 ficará sobreposto ou mais ao fundo...

Isso também pode ser resolvido deixando a chave selecionada para CD porém sem nada no compartimento.

Abaixo segue um desenho ilustrando o que falei...

PS: Aguarde outras dicas!...

Bcpetronzio, me desculpe a ignorância, mas se eu ligar esse plug fêmea com a chave selecionada para CD ou tape sem nada no compartimento, mesmo assim precisarei desses resistores? Porque se não precisar, irá facilitar bastante, porque não entendo nada desses circuitos... Mas de qualquer forma, irei continuar tentando encontrar esse plug fêmea de 5 vias, nem que seja no mercado livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! No modo Tape, pode aparecer um ruido leve da amplificação do cabeçote!, porém se a chave estiver para CD, o ruido será praticamente zero, mesmo usando a fêmea de três pinos..., o que é muito importante, é você usar os resistores para fazer o casamento das impedâncias de entrada do amplificador (alta) e de saida dos MP3s (baixa), no desenho eu coloquei resistores de 10Ω, mas pode ser usados resistores de até 47Ω...

Você pode solda-los diretamente no plug P2 macho!, o plug fêmea pode ficar ligado diretamente no potenciômetro sem prejuizo para o sinal original do aparelho!

As ligações para o P2 macho seriam feitas como na figura abaixo...

post-359338-13884956063597_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! No modo Tape, pode aparecer um ruido leve da amplificação do cabeçote!, porém se a chave estiver para CD, o ruido será praticamente zero, mesmo usando a fêmea de três pinos..., o que é muito importante, é você usar os resistores para fazer o casamento das impedâncias de entrada do amplificador (alta) e de saida dos MP3s (baixa), no desenho eu coloquei resistores de 10Ω, mas pode ser usados resistores de até 47Ω...

Você pode solda-los diretamente no plug P2 macho!, o plug fêmea pode ficar ligado diretamente no potenciômetro sem prejuizo para o sinal original do aparelho!

As ligações para o P2 macho seriam feitas como na figura abaixo...

Bcpetronzio, gostaria de fazer mais uma pergunta de leigo: não seria mais fácil no meu caso, colocar esses resistores na placa do potenciômetro? Nem que eles ficassem dependurados? É porque minhas filhas são pequenas e irão destruir essas peças fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...