Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria louca dá energia negativa.


rgdl

Posts recomendados

Vê se alguém, pelo menos, me ajuda a entender o que está acontecendo.

É o seguinte faço um curso preparatório para concurso no qual tenho que ficar aos sábados das 8:00 da manhã até as 17:00 e às vezes até as 19:00. Para me auxiliar na anotação das matérias e gravação das aulas levo um netebook que é alimentado por uma fonte de 12V.

Como nas salas de aula não tem tomadas suficientes e as poucas que tem são precárias e a bateria do note dura somente 2 horas, fiz uma gambiarra com duas baterias 12V de 7A (do tipo usado em nobreak) que ligadas em paralelo me e plugadas no soquete da fonte me dão umas 10 horas de autonomia.

O problema é que hoje quando fui ligar as baterias em paralelo notei que houve um pequeno curto, fiz um testes e apenas uma bateria funcionou.

Chegando em casa fui ver o que houve e para minha surpresa uma das baterias estava com os pólos trocados :eek: :eek: :eek:, isso mesmo o pólo positivo tinha virado o negativo e o pólo negativo tinha virado o positivo :confused: :confused: :confused: muito estranho. Vejam as imagens.

negativol.jpg

Na foto acima vocês podem observar que as ponteiras de teste estão nos pólos corretos mas no visor do multímetro está marcando -6,37V.

positivo.jpg

Na foto acima eu inverti a posição das ponteiras do multímetro a tensão é medida corretamente como 6,55V.

Obs. a bateria está descarregada mas quando estava carregada estava dando -12,47V.

A bateira que está do lado marca as voltagens corretamente.

normalc.jpg

Alguém tem alguma ideia do que aconteceu? ou sabe como resolver isso?

Grato a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem certeza que não carregou essa bateria invertida? Se você carregar uma bateria com os polos invertidos ela aceita a carga invertida:D:D:D
Cara não sei acho que não, mas só agora percebi que é realmente possível que isso aconteça sem que a bateria entre em curto e venha a explodir, que é o que sempre se diz delas nessa situação.

Cara valeu, o texto não é dos mais claros mas deu para entender que isso pode acontecer em certas condições.
A bateria inverteu a polaridade! porque ela foi completamente descarregada.

isso so acomtece so se for 100% descarregada

a aconteuceu aqui, a solução.............. tive que zerar ela e carregar um pouco, no lado certo depois o gerador termino o serviso:D:D

Cara isso eu tenho certeza que não aconteceu, tudo bem que ela ficou descarregada algum tempo mas não houve uma descarga profunda nela não.

Eu sempre meço a tensão depois que volto do curso e nesse dia a tensão estava em 10,70V que é sinal de descarga mas não de descarga profunda.

Obrigado a todos os que responderam. Nesse momento estou tentando carregá-la novamente... descarreguei ela completamente (aliás, já tinha feito isso antes de tirar as fotos) e coloquei nela um transformador simples, ai quando a carga voltou ao normal coloque ela novamente no carregado dela, agora é esperar.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre meço a tensão depois que volto do curso e nesse dia a tensão estava em 10,70V que é sinal de descarga mas não de descarga profunda.

Grato

onde viu isto ?

isso nao e descarga profunda .

e descarga de destruiçao.

veja a tabela generica abaixo e note que as suas ate podem ter valores mais elevados (note que sao valores medidos sem carga)

pior ainda esse tipo de baterias NUNCA devem ser descarregadas ate aos valores que indicou

e mais descarregar uma bateria de acido chumbo"completamente" para que?

onde viu essas "instruçoes" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre descarga profunda em baterias, gostaria de relatar um fato ocorrido:

Na minha casa tem uma central de cerca eletrificada.

O fusível desta central queimou sem que eu percebesse e, então, a central passou a ser alimentada pela bateria.

Eu não sabia que ela estava sendo alimentada pela bateria.

Uma vez por semana eu testo a cerca para ver se está eletrificada e, quando fui testar vi que não estava eletrificada.

Foi então que percebi que o fusível estava queimado.

Medi a tensão da bateria e estava em 3V.

Como havia lido sobre descarga profunda em baterias, pensei que a bateria estava perdida.

Coloquei ela no meu nobreak e o mesmo acendeu a luz que indica bateria ruim.

Então, liguei ela num carregador de baterias que montei que utiliza o CI UC3906 e deixei carregando.

Depois de umas 10 horas, ela carregou e desde então está funcionando normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

onde viu isto ?

isso nao e descarga profunda .

e descarga de destruiçao.

veja a tabela generica abaixo e note que as suas ate podem ter valores mais elevados (note que são valores medidos sem carga)

pior ainda esse tipo de baterias NUNCA devem ser descarregadas ate aos valores que indicou

e mais descarregar uma bateria de acido chumbo"completamente" para que?

onde viu essas "instruçoes" ?

é! é! eu uso bastante.

Na verdade a descarga até esse ponto não é assim "intencional" é que são muitas horas que passo no curso, especialmente quando fico até as 19:00h, então não tem como ser diferente.

Eu sempre li que descargas tipo até 5v ou 3v é que são descargas realmente profundas, mas... vivendo e aprendendo.

De qualquer maneira isso é uma gambiarra, ou seja, algo provisório de modo que quando o curso acabar (e só faltam dois sábados) eu nem sei que utilidade vou dar a essas baterias.

Sobre descarga profunda em baterias, gostaria de relatar um fato ocorrido:

Na minha casa tem uma central de cerca eletrificada.

O fusível desta central queimou sem que eu percebesse e, então, a central passou a ser alimentada pela bateria.

Eu não sabia que ela estava sendo alimentada pela bateria.

Uma vez por semana eu testo a cerca para ver se está eletrificada e, quando fui testar vi que não estava eletrificada.

Foi então que percebi que o fusível estava queimado.

Medi a tensão da bateria e estava em 3V.

Como havia lido sobre descarga profunda em baterias, pensei que a bateria estava perdida.

Coloquei ela no meu nobreak e o mesmo acendeu a luz que indica bateria ruim.

Então, liguei ela num carregador de baterias que montei que utiliza o CI UC3906 e deixei carregando.

Depois de umas 10 horas, ela carregou e desde então está funcionando normalmente.

Mas a descarga profunda não destroi a bateria de imediato, apenas encurta sua vida, sempre li que se uma bateria aceita 1000 ciclos de recarga no uso normal, com descarga profunda ela tem sua vida reduzida para 500 ciclos de recarga.

Depois de várias horas no carregador a polaridade voltou ao normal, mas estou com medo dessa bateria agora.

Ela nunca esquentou durante uma recarga e agora ela esquentou bem, o carregador então ficou fervendo.

Coloquei ela para carregar na hora do almoço, ficou a tarde inteira e a noite toda carregado e hoje de manhã ainda não tinha carregado completamente.

Bom vamos ver como fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...