Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Olá pessoal, boa noite!

Estou dando consultoria a uma empresa de TI.

Atualmente a empresa não possuí uma sala de servidor devidamente refrigerada.

Gostaria de saber como posso fazer o cálculo da temperatura ideal para a sala.

- Em que devo me basear para estipular a temperatura ideal?

* m2 da sala;

* nº de equipamentos;

* etc.

Acredito que a temperatura ideal deve variar de sala para sala, baseando-se no metro quadrado e no número de equipamentos existentes na sala de servidor, entre outros itens. Quais são estes itens/critérios e como devo proceder?

Se souberem de uma norma, legislação, etc. que possa me fornecer esta informação. Que ensine a fazer o cálculo para determinar a temperatura ideal da sala, ajudaria muito, com certeza.

Caso alguém tenha conhecimento, fico muito grato pela ajuda.

Obrigado,

Paulo Sergio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mas e quanto ao custo beneficio? a refrigeração liquida se pagaria com o que economizaria de energia, em relação aos ar-condicionados. fora que os ar-condicionados poderiam ir para outro setor da empresa, economizando-se na compra de novos.

acho que uma sala a cerca de 18ºC-25ºC esta otimo para servidores trabalharem sem ter um grande consumo de energia eletrica.

fique monitorando a temperatura do precessador e HD's com programas (Everest tem tudo isso e mais um pouco), veja a que temperatura media cada componente deve ficar para ter uma maior vida util, vá vendo a diferença de temperatura com os componentes em trabalho normal e a temperatura ambiente, acredito que assim você tera uma boa noção para se saber a que temperatura programar os ar-condicionados, faça uma tabela para ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

É preciso ter cuidado porque uma temperatura muito baixa pode causar danos aos componentes eletronicos porque pode gerar aquela já famosa suadeira dentro da máquina. Daí já vi. Para dar um curto é tiro e queda.

 

adicionado 1 minuto depois
Em 29/07/2010 às 20:19, EribertoTorres disse:

Um colega do time folding@home, time do Clube do Hardware mesmo, ele disse que nos servidores da Universidade onde ele estuda, a sala é mantida a 15°C constantemente, refrigerada por ar-condicionado, ou algo semelhante.

Creio ser uma temperatura muito baixa, 15 ºC, o ideal mesmo é entre 18 e 27.

 

adicionado 6 minutos depois
Em 15/07/2010 às 16:42, paulodesigner disse:

Olá pessoal, boa noite!

Estou dando consultoria a uma empresa de TI.

Atualmente a empresa não possuí uma sala de servidor devidamente refrigerada.

Gostaria de saber como posso fazer o cálculo da temperatura ideal para a sala.

- Em que devo me basear para estipular a temperatura ideal?

* m2 da sala;

* nº de equipamentos;

* etc.

Acredito que a temperatura ideal deve variar de sala para sala, baseando-se no metro quadrado e no número de equipamentos existentes na sala de servidor, entre outros itens. Quais são estes itens/critérios e como devo proceder?

Se souberem de uma norma, legislação, etc. que possa me fornecer esta informação. Que ensine a fazer o cálculo para determinar a temperatura ideal da sala, ajudaria muito, com certeza.

Caso alguém tenha conhecimento, fico muito grato pela ajuda.

Obrigado,

Paulo Sergio

Acho que um Engenheiro Civil sabe calcular isso.

adicionado 12 minutos depois

A APC, uma empresa da Schneider Electric, e com reconhecido expertise na área, apresenta alguma estratégias para refrigerar pequenos ambientes de TI na sua revista Uptime de agosto de 2011.

Vejamos as estratégias apontadas por eles.

Ar condicionado para data center com potência inferior a 700W

A ventilação pode ser passiva, localizando adequadamente orifícios ou perfurações para que o ar ambiente ingresse) é eficaz no caso de salas críticas.

Ar condicionado para data center com potência entre 700 e 2.000 W

Recomenda-se a ventilação assistida por ventiladores. Esta ventilação pode ser adequada até para cargas mais elevadas, usando várias unidades assistidas por ventiladores.

Ar condicionado para data centers com potências acima de 2.000 W

Caso o data center inclua roteadores para Voip e um grande número de servidores, além do ar ambiente exterior a sala estar quente ou com temperatura não controlada a estratégia é a colocação de ar condicionado.

Embora a APC não recomende o uso de ar condicionados comuns, encontramos muitas empresas que conseguem uma boa refrigeração de seus data centers utilizando aparelhos de janela ou splits. O segredo é calcular corretamente a carga térmica do ar condicionado e para reduzir a conta de eletricidade, colocar um split com inverter. Também deve-se tomar precauções na hora da instalação para evitar que água de condensação venha a pingar nos computadores.

Não se deve esquecer que com um no-break instalado, equipamentos de TI continuam gerando calor mesmo com falta de energia elétrica. Caso o tempo de autonomia for superior a 10 minutos, é preciso que o no-break tenha capacidade de manter ventiladores ou ar condicionados funcionando.

adicionado 15 minutos depois

Acesse o seguinte link https://www.webarcondicionado.com.br/calculo-de-btu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...