Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito led rítmico


lagarios

Posts recomendados

Ola, eu estou caçao esquemas de circuito ritmico, e pesquisando aqui no clu do hardware, eu achei uns circuitos, só que queria saber se eles estão certo, e entender o que influencia o capacitor, pelo que eu li ele determina o filtro dos sons agudos ou graves, gostaria de saber se alguem tem um circuito mais simples, estou no segundo periodo da faculdade, tenho um conhecimento basico ja de algumas peças, mas nao muito. ai vai os esquemas que eu peguei.

projetodoido.jpg

pisca.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, no primeiro esquema, acredito que haja erros sim...voce deveria chavear o Positivo, e usar o neutro da fonte, e não o do alto-falante.

Vemos que ai voce liga a bateria direto no alto-falante? Não é correto fazer isso, voce deve criar um circuito isolado que usa somente a frequencia do alto falante para chavear a base do transistor, fazendo os LEDs ligarem no ritmo do alto-falante.

Coloque diodos entre os fios que vão para o cricuito e o alto-falante, para impedir que haja alguma tensão de retorno ai, piorando a qualidade do seu som...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o segundo esquema está certo?

estando certo gostaria de saber se eu poderia colocar no caso 8 leds de 1,5v.

comprei 100 leds desse tipo para fazer os testes, posso colocar os 8? e tem como mudar o esquema do segundo para que os leds acendam gradativamente de acordo com o som, com o som mais forte os leds acendem em maior quantidade, com o som mais baixo, acendem poucos leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o segundo esquema está certo?

estando certo gostaria de saber se eu poderia colocar no caso 8 leds de 1,5v.

se você respeitar o limite de cada led sim. faça assim: R=(Vfonte-Vled)/Iled. Esse é o valor do resistor que vai em cada led.

tem como mudar o esquema do segundo para que os leds acendam gradativamente de acordo com o som, com o som mais forte os leds acendem em maior quantidade, com o som mais baixo, acendem poucos leds.

Nesse caso, não é esse circuito ai decima q você precisa.

Pesquise sobre LM3914/3915

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, mas alguem teria um esquema com os nomes das peças em que os leds acendem em quantidade de acordo com o volume do som?

Eu achei uns esquemas perfeitos, onde fala qual a peça e quais sao os valores, acho que vou seguir esse esquema, que usa o LM 3915 que foi dito aqui,mas tenho duas perguntas.

1- Esse LM 3915 tem que ser programado ou ele ja vem pronto pra ser usado, basta colocar no circuito.????

2- li em outro lugar que os capacitores podem ser usados para filtrar os son, ou agudos ou graves, gostaria de saber onde colocaria o capacitor, pois quero que algumas sequencias pisquem nos graves e algumas nos agudos.

ai vai as imagens que eu achei.

vuestereo4oysp2.jpg

vumeterws6.jpg

eae gente, alguem pode me ajudar?? plxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse LM 3915 tem que ser programado ou ele ja vem pronto pra ser usado, basta colocar no circuito.????

Sim, ele já vem "programado". Só montar conforme as figuras.

li em outro lugar que os capacitores podem ser usados para filtrar os son, ou agudos ou graves, gostaria de saber onde colocaria o capacitor, pois quero que algumas sequencias pisquem nos graves e algumas nos agudos.

Isso também gostaria de saber.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

li em outro lugar que os capacitores podem ser usados para filtrar os son, ou agudos ou graves, gostaria de saber onde colocaria o capacitor, pois quero que algumas sequencias pisquem nos graves e algumas nos agudos.

Você pode usar um filtro passa baixa ou passa alta na entrada do seu circuito para isso, veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_passa-baixo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_passa-altas

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da para colocar mais de uma fileira de led com uma só LM3915? como se fosse em paralelo?

Sim, você pode fazer associação de LEDs, no entanto você não pode ligá-los todos ao mesmo tempo direto no LM3915 pois ele tem uma limite de corrente de uns 20 a 25mA.

Nesse caso utilize esse diagrama aqui ó:

64456756.jpg

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse componente escrito 10k ai q nao entendi. Deveria ser um potenciometro?

De toda forma, esse cabinho pontudo ai é um conector P2. Se ele for mono terá 2 fios dentro dele... se for estério, 3 fios. No caso ligue ele direto no pino 5 do LM3915.

Provavelmente o fio terra dele é preto e o positivo talvez vermelho. Ligue o vermelho no pino 5 e o preto no seu referencial (terra). Testa ai p ver se funciona.

Uma alternativa q eu prefiro é você utilizar um cabo P2/RCA, ai você consegue fazer as ligaçoes de maneira mais fácil, veja:

plugsaudio.jpg

Ai é a mesma coisa, positivo no pino 5, neutro no terra, claro! Com esse cabo ai você consegue fazer seu VU estério.

tenta ai

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tirei aquele potenciometro, deixei sem ja que você falo que era estranho ele ali, e coloquei o fio vermelho do p2 esterio no pino 5 e o fio preto no pino logo ao lado esquerdo ao pino 5, mas continua como eu falei, acende so o ultimo led, que com o tempo vai se apagando, e nao faz mais nada

PS: leds de 1,5 volts(espero que esse nao seja o problema)

PS2: uso como fonte uma bateria de 9 volts mais duas pilhas de 1,5 cada para, em paralelo, para formar as 12, espero que isso tambem nao seja o problema : /

alguem pode me dizer o que teria de errado, estou seguindo o esquema da minha ultima resposta, mas sem o potenciometro, o que poderia tar de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sera que esse esquema ta certo mesmo? pois eu remontei naminha protoboard e nao funciono de novo

as unicas coisas diferentes que estou fazendo do desenho é colocar varios resistores em serie pra dar um valor proximo a 1k pois nao tenho um resistor de 1k, leds de 1,5volts e duas pilhas em serie com uma bateria para formar 12 volts, mas nao funciona, o que sera que estou fazendo de errado, tambem achei esse esquema a unica diferença ´[e qu enao estou usando um capacitor

lm3916schematics5mxge7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei^^ mas agora eu segui essse e entendi melhor, acho que é porque esse nao ta confuso como o outro,

só falta uma coisa, quero entender como funciona o capacitor para filtrar ou sons graves ou agudos, quais valores sao bons e onde coloca-los?????

OPAAAA consegui, eu coloquei um capacitor de 33 micro logo na entrada do audio e aparentemente filtro os sons mais agudos, deixando os leds acenderem no ritimo da batida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...