Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Spire Cooler FAN 120x120mm SP12025S3H3/4 *ATUALIZADO* 13/09/2010


Posts recomendados

O Spire como fan é ótimo, já o controlador não dura nada. Tenho dois Spires e um controlador já se foi e fiz o RMA. O outro controlador já está na UTI. Tinhamos que achar um controlador substituto que durasse.

amigo eu tenho um spire faz ums 3 4 meses e nunca dei problema no controlador isso fai um pouco da sorte de cada um

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

eu achei que os meus 2 estavam com problemas mas após dar umas lidas achei fácil: o Técnico que montou achou que tinha que plugar todos os fios...resultado tinham 4 fios ligado na fonte..ele plugou todos os fios que tinha..tirei da placa-mãe para poder controlar a velocidade...antes tava sempre 100% (coisa que eu só uso quando estou jogando pois o som abafa)...se você regular pra cerca de 70% quase n percebe o ruido e fica com cerca de 70CFM+- apesar de nem precisar disso tudo se n tiver com nada muito pesado...realmente excelente compra que eu fiz...futuramente vou adquirir +1 ou 2...1 pra jogar ar frio pra dentro na lateral e outro para colocar do outro lado do coolermaster V6(só n sei se vai dar porque tá bem apertadinho aqui!)

Aproveitando os posts que eu fiz de algumas imagens em outro tópico, vou trazer apenas as imagens dos Fans spire para cá para colaborar com o tópico que me auxiliou a comprar esses ótimos fans com preços absurdamentes baratos!

Controladores dos Fans

http://img227.imageshack.us/i/moto0258.jpg/

Outra dos controladores dos Fans

http://img46.imageshack.us/i/moto0260u.jpg/

O Fan da spire que está fazendo o papel de exaustor na parte de trás do gabinete

http://img135.imageshack.us/i/moto0268.jpg/

(o engraçado é que todos os gabinetes TT v3 BlackEdition que eu ja vi por aí vieram com 1 fan traseiro...o meu n veio com NENHUM FAN...por isso botei o spire...

O Fan da spire frontal que joga ar frio dentro do gabinete

http://img3.imageshack.us/i/moto0269q.jpg/

Gabinete de uma vista geral:

moto0272.jpg

(Não tá a melhor organização do mundo mas eu ja ralei pra ficar assim...quando comprei o TT v3 BE, achei que era maior...e n tem passa fios ._.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei 3 desses fan's para mim, gostei demais, muito bom mesmo, diminui muito temperatura do meu PC. Antes a placa de vídeo chegava até 80°C dependendo do jogo, agora não passa de 70°C.

Mas estou com um pequeno problema

Se você possui um controlador (assim como eu) é necessário apenas conectar o fio 3-pin do Spire ao controlador.

LEMBRANDO GALERA, O CABO DO FAN, DO FAN, POSSUI UMA ENTRADA 3-PIN E UMA MOLEX. NÃO É PRA USAR AS DUAS, É UMA OU OUTRA. Isso gera muitas dúvidas.

Minha placa mãe tem, apararentemente, 3 lugar para fan. Um deles tá escrito CHA_FAN1 e é uma entrada para 4 "pinos", CHA_FAN2 tem 3 "pinos" e PWR_FAN 3 "pinos". O problema é o seguinte. Eu consegui ligar dois FAN's nas que tem nome CHA (mesmo a de 4, consegui colocar só 3 e ficou uma sem nada).. mas só com isso ligado na placa, o fan não liga (falha minha não ter verificado se o CPUID identificava). Quando liguei o molex e o 3-pin e liguei o PC e o CPUID identifiou, mas não consegui de jeito nenhum controlar a rotação. Não fiz nenhum teste tentado ligar no PWR_FAN, outra falha minha. Vocês conseguem identificar algum problema no que fiz, ou seja, tô fazendo alguma coisa errada? Tô com os bixo aqui na velocidade máxima e é um barulho *****, ainda mais que são três entrando em ressonância aqui, auauuha.

Obrigado pela ajuda.

Problema resolvido. Eu que não estava sabendo instalar direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Spire como fan é ótimo, já o controlador não dura nada. Tenho dois Spires e um controlador já se foi e fiz o RMA. O outro controlador já está na UTI. Tinhamos que achar um controlador substituto que durasse.

O problema aí deve ser o transistor do controlador. Como as fotos não estão num tamanho bom, não pude ver bem, mas parece que há sim um transistor. Caso haja, se puder me passar o "modelo" do transistor, posso indicar um substituto mais potente para ele, e com um ferro de solda ou levando ele em alguma eletônica, fica rápido e simples pra trocar o transistor.

Com isso, o controlador voltará a funcionar, e se for encontrado um substituto mais potente para ele, provavelmente não dará mais defeito no controlador!

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, comprei este fan e realmente ele é um canhão. Muito forte mesmo, mas o problema é que está cheirando demais

Sabe aquele cheirinho de cooler novo, de fonte nova? Então, tá aquilo, só que multiplicado por 10. É devido a potência dele ou está com problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, comprei este fan e realmente ele é um canhão. Muito forte mesmo, mas o problema é que está cheirando demais

Sabe aquele cheirinho de cooler novo, de fonte nova? Então, tá aquilo, só que multiplicado por 10. É devido a potência dele ou está com problema?

Pode ser que esteja muito novo.

Os meus eu não senti cheiro nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Pessoal, em comparação com o R4 da coolermaster, esse fan é melhor?

Usando ele em um dissipador, ele tem boa pressão como o R4, ou só presta para o gabinete mesmo?

valeu pessoal.

Ele consegue fazer o mesmo fluxo do R4 com menos ruído e menos trepidação, pois ele usa "parafusos" de silicone.

Usando em um dissipador fica excelente, usada num Hyper 212 Plus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele consegue fazer o mesmo fluxo do R4 com menos ruído e menos trepidação, pois ele usa "parafusos" de silicone.

Usando em um dissipador fica excelente, usada num Hyper 212 Plus!

Usando parafusos de silicone? Como? Aonde? Comprei dois coolers desse da Spire, e no meu só veio parafusos comuns. Alias, sobre o cooler, sopra que é uma maravilha, mas o ruído também é compativel com a velocidade do cooler. Enfim, pelo que ele oferece, é um otimo custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando parafusos de silicone? Como? Aonde? Comprei dois coolers desse da Spire, e no meu só veio parafusos comuns. Alias, sobre o cooler, sopra que é uma maravilha, mas o ruído também é compativel com a velocidade do cooler. Enfim, pelo que ele oferece, é um otimo custo/benefício.

Todos os meus 5 vieram com "parafusos" de silicone. É só ver na primeira página do review a fotinho deles :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os meus 5 vieram com "parafusos" de silicone. É só ver na primeira página do review a fotinho deles :D

Ta de brinks, so pode ser. Aqui não tem nem como ver, estou no trabalho. Mas onde que tu comprou? Eu comprei os meus na Kabum. E alias, os meus coolers, tem mais do que 5 pás. O teu tem quantas?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sério! Comprei na Kabum também. Tem 7 pás + 4 pinos de silicone + 1 parafuso normal pra prender o controlador de velocidade.

Vai pra primeira página desse review, tem uma fotografia dos pinos lá.

Afff... Então sera que a kabum "ficou" com os 4 pinos de silicone e me mandou 4 parafusos? To achando estranho isso... Ou sera, uma nova remessa desses coolers sem os pinos?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afff... Então sera que a kabum "ficou" com os 4 pinos de silicone e me mandou 4 parafusos? To achando estranho isso... Ou sera, uma nova remessa desses coolers sem os pinos?

Abraços

Pode ser nova remessa ou então podemos estar falando de modelos diferentes. Confere o modelo que você comprou com o do título do tópico, talvez seja diferente :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser nova remessa ou então podemos estar falando de modelos diferentes. Confere o modelo que você comprou com o do título do tópico, talvez seja diferente :P

É o mesmo, so o que muda é o conteúdo. Aqui veio o controlador PCI mas 4 steel screws ou seja, 4 parafusos de aço. Afff (_(

O modelo é o mesmo, o número de serie, também é o mesmo... Aff² -_-

Froids...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei 2 da Cooler master R4 120mm e um Spire Blue120

O Spire realmente é cerca de 30-40% mais forte ligado no maximo.

MAS é MUITO, MUITO MUITO mais barulhento.

No full eu consigo ouvir ele de fora do meu quarto com a porta fechada, enquanto o R4 apenas alguns metros de distância o som praticamente já some...

Vale a pena pela opção de aumentar o CFM. Mas pra usar no full direto eu acho bizarro, pelo som alto demais.

Pra quem vai por o controlador na frente, e ligar só quando for jogar... aí é uma boa né? não vai ouvir nada mesmo.

Acho que vou usar ele debaixo da VGA... assim fica mais longe de mim, e eu aumento a potência quando for jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, não consigo fazer o controlador de velocidade funcionar...

Seguinte faço a montagem assim:

Conecto o conector 3 pinos do cooler no encaixe para 3 pinos do controlador onde está escricto "Conn. to Fan" e coloco o outro no 3 pinos do controlador. Depois conecto os dois molex, o de 2 fios (preto e amarelo) e o de 2 fios (preto e vermelho) no molex da fonte. E por fim conecto o fio de 2 pinos no controlador. Fica fora o da placa mãe (3 pinos) que não uso, pois minha placa mãe tem apenas um "cha_fan" e tenho 5 coolers... mas já fiz testes com apenas 1 cooler e o controlador não funcionou também.

Como diz aquela frase popular "uma imagem vale mais que mil palavras", pois bem, tenho 4 imagens:

DSCF6043.JPG

DSCF6044.JPG

DSCF6045.JPG

captura.JPG

Só pra acrescentar... meus fans todos vieram com 9 hélices... dai me pergunto, instalei algo errado ou todos os controladores estão com defeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, não consigo fazer o controlador de velocidade funcionar...

Seguinte faço a montagem assim:

Conecto o conector 3 pinos do cooler no encaixe para 3 pinos do controlador onde está escricto "Conn. to Fan" e coloco o outro no 3 pinos do controlador. Depois conecto os dois molex, o de 2 fios (preto e amarelo) e o de 2 fios (preto e vermelho) no molex da fonte. E por fim conecto o fio de 2 pinos no controlador. Fica fora o da placa mãe (3 pinos) que não uso, pois minha placa mãe tem apenas um "cha_fan" e tenho 5 coolers... mas já fiz testes com apenas 1 cooler e o controlador não funcionou também.

Como diz aquela frase popular "uma imagem vale mais que mil palavras", pois bem, tenho 4 imagens:

DSCF6043.JPG

DSCF6044.JPG

DSCF6045.JPG

captura.JPG

Só pra acrescentar... meus fans todos vieram com 9 hélices... dai me pergunto, instalei algo errado ou todos os controladores estão com defeito?

Consegui resolver! Foi só ligar o molex (fio preto e amarelo) na fonte e deixar o outro molex fora (fio preto e vermelho)... fiquei impressionado com o ruído no mínimo, ficou realmente silencioso!!!

Foto do ajuste que deu certo:

DSCF6049.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...