Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Boa tarde a todos!

Acabei de montar um pc novo e surgiu a duvida dos filtros de linha, conversando com outro membro me foi indicado este http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-2.html

Porque iria comprar um estabilizador mas pelo que vi nao faz legal para o pc. E a diferença de ter um filtro ou o estabilizador é so se a energia oscila muito?

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Qual a diferença dos protetores de surto da Clamper Multi Proteção com e sem contador de surtos elétricos?A única diferença é o contador?

Se a diferença for só essa,comprarei o sem contador.

Desde já agradeço.

Leia ai e conclua: Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora nesse momento, acabou de dar um estouro na rua algum problema com um transformador, apagou tudo e voltou, as luzes da rua estão fracas fiz uma medição com o multimetro ele esta marcando 67V nas tomadas aqui de casa, minha geladeira tambem está com a luz fraca, estou usando um (Belkin 8-Outlet Surge Protector + fonte Zalman zm460b-abs 460W Real) o filtro é o mesmo que o Faller abriu, meu computador esta operando normalmente.

Dúvida como a Fonte é Full range, segundo sua etiqueta funciona a partir de (100V AC - 240V AC), meu computador não deveria nem ligar ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora nesse momento, acabou de dar um estouro na rua algum problema com um transformador, apagou tudo e voltou, as luzes da rua estão fracas fiz uma medição com o multimetro ele esta marcando 67V nas tomadas aqui de casa, minha geladeira tambem está com a luz fraca, estou usando um (Belkin 8-Outlet Surge Protector + fonte Zalman zm460b-abs 460W Real) o filtro é o mesmo que o Faller abriu, meu computador esta operando normalmente.

Dúvida como a Fonte é Full range, segundo sua etiqueta funciona a partir de (100V AC - 240V AC), meu computador não deveria nem ligar ?

90 a 264V com os +10% de tolerância. Certamente continua ligada e funcionando com apenas 67V porque o consumo está um tanto abaixo dos 460W que a fonte fornece. Não existe aí interferência do Belkin, mas a proteção contra o surto que o problema no transformador deve ter injetado na rede, isso ele deu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois não te assuste, acredite..Nesse vídeo que postei ai a fonte operou até mesmo quando baixei a tensão para cerca de 35 Volts AC, pois não estava exigindo toda a potência que a fonte pode dar... http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-pfc-ativo/677836?p=3633194

O fabricante garante que a fonte opera normalmente, entregando toda sua potência mesmo que a tensão oscile entre 90 e 265 Volts AC..

E tem gente que ainda bota dinheiro fora com estabilizador.... Nem mesmo o estabilizador funcionaria com a tensão baixa assim....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei de bobeira deixando o pc sem proteção direto na tomada, e semana passada enquanto estava no pc caiu um raio na rede elétrica, o pc fez um barulho estranho.

Estranhamente o monitor não queimou, nem o modem, mas a fonte corsair do pc sim, e a entrada mini hdmi da placa de video também parou de funcionar mas a vga continua viva, e por último a entrada ethernet onboard queimou também.

Queria saber porque coisas como geladeira, mini system (ligado em stand by), tv (standby) e Monitor ligado não queimaram, mas a fonte do pc não consegue sobreviver?

Parece que o raio passou pelo modem e foi queimar a placa de rede e o no monitor a mesma coisa, passou por ele e queimou a entrada hdmi da vga.

Agora sorte que somente a fonte pifou, quero botar uma proteção para que caso um raio caia novamente não queime as peças.

Esse também é uma boa escolha? http://www.atera.com.br/produto/8BT2J12CFLT/Protetor+de+raio+Clamper+8+t.+127+220V+10A+293J+TV+Tel.&ind=GooShopping

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fiquei de bobeira.....

Sua geladeira e seu mini system não sofreram danos por não estar ligados a rede por onde entrou a indução do raio. De quem eu falo???

- Se sua internet é ADSL, da linha telefônica

- Se sua internet é via cabo, do cabo da NET

Isso explica ele ter vasado pelo modem e queimado a porta lan da placa-mãe. Mas preste atenção.. Se essa energia do surto de tensão entrou, ela tem, de de um modo ou outro, buscar o aterramento, o terra, a massa.. Faz isso na maioria das vezes pelo neutro da rede elétrica, que bem ou mal está aterrado lá na entrada de energia. Nessa operação se foi a fonte, com certeza a isolação dos transistores de potência, mas pode ter ido mais coisas na fonte..

Vivo repetindo e o pessoal não dá a menor bola para isso..

Boas protecões não é de graça que tem aquelas proteçôes auxiliares para linha telefônica e para cabo da TV a cabo. Certo que não é para proteger o velho e bom aparelho telefônico vermelho, ainda de disco, lá da sala....

Proteção é coisa séria. Podes esperar mais defeitos ainda não aparentes, na placa-mãe, na placa de vídeo. Tudo é possível.. Torço para que não, mas possível é..

O filtro/proteção por ti citado é bom sim, podes adotar..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller na tomada de meu quarto que está o pc não tinha fio terra ligado a ela, somente possuia fio terra ligado aos 2 chuveiros dos banheiros, inclusive o chuveiro do banheiro social estava a alguns meses dando choque na maçaneta quando ligava e ele vivia energizado mesmo desligado e com o raio ele deu um estouro que queimou e arrancou uma parte dele.

Além disso a lâmpada da sala também queimou sendo que outras como a do meu quarto não, ai eu queria saber se você disse que veio pela linha telefônica o surto seria normal ele se alastrar pela rede e queimar o chuveiro e a lâmpada da sala. O fio terra ligado a tomada do pc teria salvado a fonte?

Pelo que sei tem apenas um aterramento e os 2 chuveiros e 1 tomada da casa estão ligados ao mesmo, e agora após o raio adicionei 1 fio terra a tomada do pc e liguei a esse mesmo aterramento dos citados, com isso queria saber se esse tipo de aterramento único para todas linhas da casa é eficiente e seguro ou deveria ser aterramentos separados?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...Além disso a lâmpada da sala também queimou sendo que outras como a do meu quarto não, ai eu queria saber se você disse que veio pela linha telefônica o surto seria normal ele se alastrar pela rede e queimar o chuveiro e a lâmpada da sala. O fio terra ligado a tomada do pc teria salvado a fonte?

Para salvar a fonte, ou tentar, seria necessário que esse surto fosse interceptado ainda na rede telefônica e dai derivado para o terra. Quem faz isso é a combinação de ou varistor ou centelhador a gás, da linha telefonica até o terra. Claro, esse terra, seria pego lá da tomada, se existisse..

Fora disso é só elocubração pois não vai existir caminho adequado e dai essa energia derivada da descarga atmosférica busca seu próprio por dentro do que seja. A ciência envolvida nas proteções é muito simples e consiste na disponibilização de caminhos para absorção dessa energia contida nos surtos de tensão derivados das descargas atmosféricas.

Se não tens caminho definido, essa energia trilha seu próprio caminho e ai não dá para saber o que vai estragar..

Ter caminho para descarga de energia vinda de uma linha telefônica significa oferecer o terra a ela, mas veja, ela não pode ser conectada direto com o terra pois dai não vai operar como deve, nem o telefone nem o modem ADSL, nada. Ai existem os caminhos condicionais, os varistores e os centelhadores na maioria absoluta das vezes. São componentes que criam o caminho sempre que a tensão sobe além de um determinado valor, descarragando a energia no terra nessa hora.. Tão logo passada a alta tensão no ponto (energia do surto já absorvida) eles voltam a abrir e se comportar como se ali nem estivessem...

Só o terra, o aterramento, não significa proteção. Tem de se ter esses caminhos condicionais....

Pelo que sei tem apenas um aterramento e os 2 chuveiros e 1 tomada da casa estão ligados ao mesmo, e agora após o raio adicionei 1 fio terra a tomada do pc e liguei a esse mesmo aterramento dos citados, com isso queria saber se esse tipo de aterramento único para todas linhas da casa é eficiente e seguro ou deveria ser aterramentos separados?

Aterramento é bom que seja único. A isso se chama de equipotencialização. Todos os cômodos, todas as tomadas estarão em um mesmo potencial de terra..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, Boa noite !

Vi um pouco por cima alguns posts seus , e percebi que você é um dos mestres da energia neste fórum .

Comprei uma TV Panasonic de 55" VT30B (potencia nominal de 440W), usava um filtro de linha ACOUSTIC RESEARCH AR-8V que passei para outro comodo da casa para também ligar uma TV Panasonic de 42".

Estes dias atras um amigo meu foi para os EUA e pedi a ele trazer um filtro de linha com tomadas no padrão americano para mim.

Pelo preço ao invés do filtro ele achou melhor me trazer um no-break APC BE550G 550VA

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=3869826&CatId=233

Quando chegou vi que alem das tomadas para no-break na bateria ele possui mais três tomadas para filtro de linha , minha pergunta: será que poderia usar este no-break pra ligar esta TV na tomada do filtro de linha , e usar as tomadas do no-break com bateria no mídia center , notebook etc ..

OU acha melhor eu pedir para alguém trazer um filtro de linha legal dos EUA ( só tenho plugs e tomadas no padrão antigo), tipo o AR mesmo que tenho especifico pra Home Theather , poderia recomendar algum ?

Obrigado

N.XP

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, Boa noite !

Vi um pouco por cima alguns posts seus , e percebi que você é um dos mestres da energia neste fórum .

Comprei uma TV Panasonic de 55" VT30B (potencia nominal de 440W), usava um filtro de linha ACOUSTIC RESEARCH AR-8V que passei para outro comodo da casa para também ligar uma TV Panasonic de 42".

Estes dias atras um amigo meu foi para os EUA e pedi a ele trazer um filtro de linha com tomadas no padrão americano para mim.

Pelo preço ao invés do filtro ele achou melhor me trazer um no-break APC BE550G 550VA

http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=3869826&CatId=233

Quando chegou vi que alem das tomadas para no-break na bateria ele possui mais três tomadas para filtro de linha , minha pergunta: será que poderia usar este no-break pra ligar esta TV na tomada do filtro de linha , e usar as tomadas do no-break com bateria no mídia center , notebook etc ..

OU acha melhor eu pedir para alguém trazer um filtro de linha legal dos EUA ( só tenho plugs e tomadas no padrão antigo), tipo o AR mesmo que tenho especifico pra Home Theather , poderia recomendar algum ?

Obrigado

N.XP

Este no-break não serve para sua televisão.

Ele é capaz de fornecer 330W e sua televisão consome até 440W (segundo você).

Além disso esse short-break vem com um maldito estabilizador dentro do mesmo, sobre isso sugiro que leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

E sobre a utilização de no-breaks, leia:

http://forum.clubedohardware.com.br/break-realmente-salvacao-duvida/912800

Você teria ficado bem melhor com um filtro de linha. Acabou levando o equipamento errado, para a função errada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno , obrigado pelo seu esclarecimento , se tivesse lido um pouco mais do fórum nem teria feito estas perguntas, li os tópicos que me indicou :confused::D

Acho que vou jogar no lixo este estabilizador disfarçado de nobreak..:D

Sei que a recomendação já deve ter por ai , mas poderiam me indicar um bom filtro de linha , no padrão antigo de tomadas , pode ser lá de fora , para que ue possa comprar , alias acho que já vou comprar uns dois e jogar estas tranqueiras de no-break no fogo do inferno...rsrs

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...