Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

  • Membro VIP
Obrigado mais uma vez faller, meu filtro de linha da Upsai FHT 1200 MKII chegou, tenho mais duas perguntas:

1º Minha internet é via rádio (antena), é necessário que eu ligue o cabo dela no filtro de linha?

Se a sua tomada tem aterramento presente, essa atitude, de fazer o fio da antena passar pelo filtro da Upsai, só ajuda.. Dem aterramento na tomada nem ajuda muito não. Absorção da energia derivada de reais exige um bom caminho para o aterramento..

2º Nas tomadas no filtro de linha está escrito, em cada uma delas: DVD, CABLE, SUBWOOFER, TV/MONITOR, RECEIVER, etc.

As tomadas são iguais? Posso ligar os componentes do meu PC em qualquer uma delas?

Aquilo é apelas label, para ajudar na organização e identificação da fiação. As tomadas internamente estão dispostas em um mesmo barramento, todas em paralelo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a sua tomada tem aterramento presente, essa atitude, de fazer o fio da antena passar pelo filtro da Upsai, só ajuda.. Dem aterramento na tomada nem ajuda muito não. Absorção da energia derivada de reais exige um bom caminho para o aterramento..

Não possuo aterramento na tomada do filtro de linha. Então é besteira eu passar o cabo da net por ele?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não possuo aterramento na tomada do filtro de linha. Então é besteira eu passar o cabo da net por ele?

A gente espera que com isso busques proteção contra surtos derivados de raios, certo???

Para esse tipo de surto o aterramento ajuda e muito...

Para os surtos de tensão que se desenvolvem na rede elétrica para esses não se faz necessário aterramento, bvisto que acontecem o modo diferencial entre fase e neutro..

Para surtos derivados de raios, entretanto, o aterramento ajuda e muito..

Usar sem aterramento, passando o cabo da antena pelo filtro, eventualmente pode ajudar ao enfrentar um surto derivado de raio, fazendo com que ele se descarregue pelo centelhador da proteção do cabo coaxial e depois pelo varistor Terra - Neutro e, acessando o neutro, buscar o terra que deve existir lá no pé do relógio medidor de energia.

Não é o melhor caminho do mundo, mas pode eventualmente ajudar..

Nada assim certeza absoluta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gente espera que com isso busques proteção contra surtos derivados de raios, certo???

Para esse tipo de surto o aterramento ajuda e muito...

Para os surtos de tensão que se desenvolvem na rede elétrica para esses não se faz necessário aterramento, bvisto que acontecem o modo diferencial entre fase e neutro..

Para surtos derivados de raios, entretanto, o aterramento ajuda e muito..

Usar sem aterramento, passando o cabo da antena pelo filtro, eventualmente pode ajudar ao enfrentar um surto derivado de raio, fazendo com que ele se descarregue pelo centelhador da proteção do cabo coaxial e depois pelo varistor Terra - Neutro e, acessando o neutro, buscar o terra que deve existir lá no pé do relógio medidor de energia.

Não é o melhor caminho do mundo, mas pode eventualmente ajudar..

Nada assim certeza absoluta..

E eventualmente pode interferir no desempenho da internet, ou nao tem nada a ver?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha internet e telefone é via cabo(NET), não entendi uma coisa: Como faço para ligar os cabos da internet e do telefone no filtro, se tenho que ligá-los no equipamento (Thomson - Integrated Voip Modem & Wireless Gateway) do qual o fio da rede (RJ 45) sai para ligar a internet na placa de rede e o fio do telefone também sai do mesmo equipamento?

Perdoem minha ignorância...:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha internet e telefone é via cabo(NET), não entendi uma coisa: Como faço para ligar os cabos da internet e do telefone no filtro, se tenho que ligá-los no equipamento (Thomson - Integrated Voip Modem & Wireless Gateway) do qual o fio da rede (RJ 45) sai para ligar a internet na placa de rede e o fio do telefone também sai do mesmo equipamento?

Perdoem minha ignorância...:D

Pense..

Você tem de proteger a fiação que vem da rua e pode trazer algum surto de tensão no cabo seja ele de telefone ou da NET..

Ao chegar da rua, passe o cabo pelo filtro (conecte no filtro) e depois dê continuidade ao mesmo ou seja, tome do filtro, da outra saída e dê continuidade seja para o telefone seja para a TV seja para o modem..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense..

Você tem de proteger a fiação que vem da rua e pode trazer algum surto de tensão no cabo seja ele de telefone ou da NET..

Ao chegar da rua, passe o cabo pelo filtro (conecte no filtro) e depois dê continuidade ao mesmo ou seja, tome do filtro, da outra saída e dê continuidade seja para o telefone seja para a TV seja para o modem..

Então terei que ter outro cabo (bem mais curto do que o que vem da rua, é claro) para tomar do filtro e ligar no modem Thomson. O cabo do telefone sai do aparelho da Thomsom, então não terei que me preocupar com ele, pois o modem já estará protegido. E o modem ainda estará ligado (energia e não sinal da internet) na tomada do filtro. Daí vem uma última pergunta, tanto o conector macho do modem quanto da minha multifuncional não são desse novo padrão brasileiro com 3 pinos, posso usar um adaptador para ligá-los ao filtro de linha sem risco algum?

OBS: O filtro que pretendo comprar (ainda não me decidi) ou será o da Clamper Multi Proteção ou o da Upsai FHT-1200, todos os dois com tomadas no novo padrão brasileiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então terei que ter outro cabo (bem mais curto do que o que vem da rua, é claro) para tomar do filtro e ligar no modem Thomson. O cabo do telefone sai do aparelho da Thomsom, então não terei que me preocupar com ele, pois o modem já estará protegido. E o modem ainda estará ligado (energia e não sinal da internet) na tomada do filtro. Daí vem uma última pergunta, tanto o conector macho do modem quanto da minha multifuncional não são desse novo padrão brasileiro com 3 pinos, posso usar um adaptador para ligá-los ao filtro de linha sem risco algum?

OBS: O filtro que pretendo comprar (ainda não me decidi) ou será o da Clamper Multi Proteção ou o da Upsai FHT-1200, todos os dois com tomadas no novo padrão brasileiro.

Geralmente esses filtros vem com um pedaço de cabo, cerca de 1 metro, justo para que você faça essa ligação da proteção até o modem..

Sim, terás de usar adaptador ou trocar a tomada. Avalie o que é melhor ou mais barato..

Leia isso dai: Adaptadores novo padrão para padrão antigo - Cuidado com a inversão do fio fase

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Por favor Faller, uma duvida, eu sei que é um assunto muito batido ja e que você deve estar cansado de responder, gostaria de saber SEM levar em consideração o valor, apenas a qualidade e eficacia na proteção de uma rede 110v que oscila muito quando se liga chuveiro por exemplo, para ligar uma TV de plasma qual a melhor proteção? Seria o clamper multi proteção ou teria algo melhor e mais eficiente?

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa noite.

Por favor Faller, uma duvida, eu sei que é um assunto muito batido ja e que você deve estar cansado de responder, gostaria de saber SEM levar em consideração o valor, apenas a qualidade e eficacia na proteção de uma rede 110v que oscila muito quando se liga chuveiro por exemplo, para ligar uma TV de plasma qual a melhor proteção? Seria o clamper multi proteção ou teria algo melhor e mais eficiente?

Abraços.

Oscilação da tensão nunca foi nem será problema nenhum para uma moderna fonte de um televisor de plasma, por exemplo...

Não dissestes qual é ele, modelo nem marca, desse modo deixo para você a pesquisa, seja na internet, seja no manual do Televisor..

Cheque lá para ver se sua alimentação por acaso não é Full Range.

É fácil de se ver... Alimentação Full Range é assim descrita, no manual ou na etiqueta atrás do televisor..

Input 100-240 VAC

Isso está dizendo que a alimentação tolerada pode variar nessa faixa de 100 a 240 Volts +-10%.. É padrão mundial..

Isso dá de 90 Volts a 264 Volts..

Será possível que seu chuveiro faz a tensão variar desse modo ai???

Se sim, cuide cuide muito, de sua torradeira elétrica, das lâmpadas, do aspirador de pó, do liquidificador... Todos eles estão correndo risco de dano, menos seu televisor, pois esse aguenta de 90 a 264 Volts de variação na entrada AC..

Onde está o problema amigo??? Ainda não entendi???

Sabes de quanto varia a tensão ai???? Medistes ???

Então desconheces o problema e eu, por tabela também desconheço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Por favor Faller, uma duvida, eu sei que é um assunto muito batido ja e que você deve estar cansado de responder, gostaria de saber SEM levar em consideração o valor, apenas a qualidade e eficacia na proteção de uma rede 110v que oscila muito quando se liga chuveiro por exemplo, para ligar uma TV de plasma qual a melhor proteção? Seria o clamper multi proteção ou teria algo melhor e mais eficiente?

Abraços.

Só para acrescentar alguma coisa à boa resposta que o Faller lhe deu logo acima, você pode fazer uso do Clamper para proteger a TV. Mas não é para proteger de oscilações da rede elétrica quando se liga o chuveiro, mas sim de eventuais surtos de tensão. O Multiproteção é indicado se há uma conexão de cabo na TV. Se não houver, basta o Multienergia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, informação da variação na tensão foi mal colocada, o que eu gostaria mesmo é a sua opinião sobre qual o melhor filtro de linha independente de preço que se tem hoje no mercado. Seria o clamper multi proteção ou outro?

Sim, é o melhor que se tem hoje no mercado nacional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente esses filtros vem com um pedaço de cabo, cerca de 1 metro, justo para que você faça essa ligação da proteção até o modem..

Sim, terás de usar adaptador ou trocar a tomada. Avalie o que é melhor ou mais barato..

Leia isso dai: Adaptadores novo padrão para padrão antigo - Cuidado com a inversão do fio fase

Só que é o seguinte, acho que nem vou precisar de adaptador porque o padrão antigo que mencionei do modem e da mutifuncional é aquele de 2 pinos, o mais comum nos eletrodomésticos. Pelo que entendi do post do outro fórum, esse antigo de 2 pinos não tem o terra, porém ele encaixa na tomada nova de 3 pinos. Tem problema não ligar o terra nessa tomada com o novo padrão, já que o de 2 pinos não o possui ? Corro algum risco de por causa disso o filtro não proteger os equipamentos?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só que é o seguinte, acho que nem vou precisar de adaptador porque o padrão antigo que mencionei do modem e da mutifuncional é aquele de 2 pinos, o mais comum nos eletrodomésticos. Pelo que entendi do post do outro fórum, esse antigo de 2 pinos não tem o terra, porém ele encaixa na tomada nova de 3 pinos. Tem problema não ligar o terra nessa tomada com o novo padrão, já que o de 2 pinos não o possui ? Corro algum risco de por causa disso o filtro não proteger os equipamentos?

Quem sabe se necessita adaptador é tu, que está vendo os plug's.

Se seus plugs tem somente dois pinos é que não necessitam do aterramento..

Um filtro de linha tem dois modos em que o mesmo opera na proteção contra surtos de tensão

Modo diferencial: Onde os surtos de tensão aparecem entre um fio e outro, entre o fase e o neutro. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum e é gerado pelo desligamento de cargas indutivas sobre a rede elétrica. Para absorção de surtos nesse modo não se faz necessário a presença do aterramento..

Modo comum: Onde os surtos de tensão se estabelecem entre a fiação e o terra. Esse tipo de surto de tensão é derivado de indução de descargas atmosféricas (raios). Para absorção dos mesmos se faz necessário a presença do aterramento.. Estando esse ausente, ainda assim um filtro de linha consegue "se virar" pois o neutro de algum modo é aterrado lá no pé do relógio medidor de energia.. Não fica dos mais eficazes contra raios mas ajuda resolver o problema..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, os filtros da Clamper parece que desarmam acima de 240V, vamos supor que a Eletropaulo (no caso de SP) faça alguma coisa errada no poste e mande somente 220V aqui em casa, nesse caso o filtro não desarmaria e iria queimar tudo?

Pergunto isso porque já aconteceu o contrário em casa, a Eletropaulo mexeu no poste e mandou somente 127V, quem garante que um dia não vai acontecer o contrário...

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, os filtros da Clamper parece que desarmam acima de 240V, vamos supor que a Eletropaulo (no caso de SP) faça alguma coisa errada no poste e mande somente 220V aqui em casa, nesse caso o filtro não desarmaria e iria queimar tudo?

Pergunto isso porque já aconteceu o contrário em casa, a Eletropaulo mexeu no poste e mandou somente 127V, quem garante que um dia não vai acontecer o contrário...

Obrigado.

Cara não entendo muito de elétrica e posso ta enganado,mas isso que você esta mencionando é oscilação de energia e quem vai proteger contra essa variação será sua fonte se ela tiver PFC ativo, que de forma padrão conseguirá trabalhar de 90 Volts a 264 Volts. O filtro em si protege contra surtos elétricos provenientes de forças naturais como raios e surtos de tensão entre um fio e outro, como o faller explicou la em cima. Provavelmente o máximo que o filtro irá fazer na presença de uma subtensão ou alta tensão será "cortar" a energia do equipamento para evitar futuros danos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que define isso dai não é a tensão de sua casa nem nada..

O que define entre um filtro e outro é sua necessidade ou não de aplicar proteção também na linha telefônica (por exemplo, se sua internet for via modem ADSL) ou via cabo da TV (se sua internet for via Cable, como no Net Vírtua)

Ai você, seu vizinho da esquerda, da direita, da frente, dos fundos, de cima, de baixo, de perto, de longe, da rua toda, vão ter os seus equipamentos torrados. Cabe resarcimento, por lei, de parte da distrbuidora de energia.. Para você e para as centenas de vizinhos de todo o lado dai...

Seu, e também deles, os equipamentos elétricos todos irão se queimar, a torradeira, liquidificador, cadeira elétrica, escova de dentes elétrica, todas as lâmpadas, máquina de lavar roupa, aspirador de pó, etc etc todos poderão potencialmente danificar e se não tiverem proteção por fusível, poderão até pegar fogo..

Só não entendi uma coisa... Pretendias resolver isso dai somente colocando um filtro de linha no PC??? Acorda agora...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sabe se necessita adaptador é tu, que está vendo os plug's.

Se seus plugs tem somente dois pinos é que não necessitam do aterramento..

Um filtro de linha tem dois modos em que o mesmo opera na proteção contra surtos de tensão

Modo diferencial: Onde os surtos de tensão aparecem entre um fio e outro, entre o fase e o neutro. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum e é gerado pelo desligamento de cargas indutivas sobre a rede elétrica. Para absorção de surtos nesse modo não se faz necessário a presença do aterramento..

Modo comum: Onde os surtos de tensão se estabelecem entre a fiação e o terra. Esse tipo de surto de tensão é derivado de indução de descargas atmosféricas (raios). Para absorção dos mesmos se faz necessário a presença do aterramento.. Estando esse ausente, ainda assim um filtro de linha consegue "se virar" pois o neutro de algum modo é aterrado lá no pé do relógio medidor de energia.. Não fica dos mais eficazes contra raios mas ajuda resolver o problema..

Entendi, vou tentar junto a operadora da internet e telefone um aparelho novo com o padrão de 3 pinos e ver se consigo trocar o da muntifuncional pelo de 3 pinos também. De qualquer forma já entendi que desprotegido totalmente não estará, só não funcionará perfeitamente para o que foi projetado, já que o terra tem sua função mais específica com relação aos raios.

Obrigado pela ajuda e paciência faller.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendi, vou tentar junto a operadora da internet e telefone um aparelho novo com o padrão de 3 pinos e ver se consigo trocar o da muntifuncional pelo de 3 pinos também. De qualquer forma já entendi que desprotegido totalmente não estará, só não funcionará perfeitamente para o que foi projetado, já que o terra tem sua função mais específica com relação aos raios.

Obrigado pela ajuda e paciência faller.

Esqueça da questão de achar modems ou outros equipamentos e dispositivos com 3 pinos. Vai ser muito difícil de encontrar..

Quando um fabricante, do dispositivo, decide não colocar o terceiro pino (do aterramento) é porque seu aparelho, ao contrários dos que tem aterramento na carcaça, como os PC's por exemplo, esses equipamentos não necessitam muito menos se beneficiam desse terceiro pino, do aterramento..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...