Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede wireless de curta distancia


erickreisbr

Posts recomendados

Boa tarde Amigos,

Preciso montar uma rede para compartilhar internet em 3 pontos.

Na imagem anexa da para ver a disposição dos pontos.

No ponto A temos o modem do speedy e um roteador wireless Tp-link wr542g que é usado para fornecer a conexão para 1 notebook.

Ponto A e C- São casas térreas.

Ponto B - É um sobrado.

As ruas tem uma certa inclinação, onde o Ponto B é o mais alto e o Ponto C o mais baixo. O Ponto A tem visada limpa para o Ponto B e para o Ponto C, mas entre o Ponto B e o Ponto C existe um sobrado que atrapalha a visada.

Gostaria de saber quais equipamentos devo comprar? É necessário ter APs em todos os pontos?

post-655503-13884957175724_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria mais ou menos como o amigo acima disse, só que eu colocaria um antena de 12dbi no ponto A (tambem o mais alto possivel de preferência em cima do telhado).

E por precausão no ponto C colocaria uma de 9dbi só para ter certeza que o sinal ficaria bom sem ocilação.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em wireless, mais não quer dizer melhor.

Eu tenho experiencias comprovadas, que uma antena interna, de 9 dbi, conetor SMA reverso, atravessa 4 ou 5 paredes. E que uma antena externa, dos mesmos 9 dbi, não atravessa nenhuma parede. Nem daquelas de duratex.

Outra coisa, as antenas externas tem uma parábola de propagação diferente das externas. Então, uma antena externa de 12 dbi vai causar sombreamento na casa onde está instalada. E o sinal delas começa a ser difuso a partir dos 200 metros. A menos que isso, não pega nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em wireless, mais não quer dizer melhor.

Eu tenho experiencias comprovadas, que uma antena interna, de 9 dbi, conetor SMA reverso, atravessa 4 ou 5 paredes. E que uma antena externa, dos mesmos 9 dbi, não atravessa nenhuma parede. Nem daquelas de duratex.

Outra coisa, as antenas externas tem uma parábola de propagação diferente das externas. Então, uma antena externa de 12 dbi vai causar sombreamento na casa onde está instalada. E o sinal delas começa a ser difuso a partir dos 200 metros. A menos que isso, não pega nada.

Vivendo e aprendendo:D

Obrigado pela informação amigo fmarquesan.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pessoal,

Ontem consegui fazer uns testes...

Coloquei o tplink, que tem uma antena de 5dbi, em cima de uma estante de livros de +/- 2 metros. Dai peguei um notebook e sai medindo até onde o sinal chegava, para a minha surpresa o sinal chegou até a casa do vizinho do ponto B, mas na rua do ponto C ele só chegou até a casa que fica de fundo para o Ponto A.

Os micros são novos e não podem ser abertos para instalar uma placa pci. Também não gosto desses adaptadores USB porque são meio frágeis..

Dai vem mais uma dúvida...

Se eu colocar uma antena mais potente no ponto A, como nosso amigo fmarquesan recomendou, um AP poderia ser utilizado no ponto B para receber o sinal?

Mas e o ponto C, um AP com a antena de 5dbi já receberia o sinal?

Outra coisa o que acham desses AP, poderiam se utilizados?

AP Router WR-254HT - R$ 109,00

Ap OIW-2411APG 400 mW + Antena 5 dBi - R$ 109,00

Antena Omni OIW 8 dBi - R$25,00 - esse já ajudaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...