Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguem pode me ajudar nesta Prova


Posts recomendados

Questão 1: (1 pto)

Considere que a etapa de incremento do CI (contador de instrução) de um ciclo de instrução possua a seguinte definição:

CI ß ----- CI + n.

Qual é o significado dessa expressão e o que significa o valor de n.

Questão 2: (1 pto)

Considere que um determinado sistema de computação foi projetado de modo que o processador pode receber 4 palavras de 32 bits cada uma, em cada acesso de leitura, com uma velocidade de 150 MHz (sabe-se que 1Mz = 1.000.000bits/seg), que a capacidade máxima de armazenamento da memória principal desse sistema é de 512 MBytes e que o maior valor hexadecimal que se pode armazenar em cada célula é FFFF.

a) Qual é a taxa máxima de transferência de bits do barramento de dados?

B) Qual é a largura, em bits, de cada célula?

Questão 3: (2 ptos)

arquitetura.jpg

A figura acima apresenta um diagrama lógico e físico de uma unidade aritmética e lógica projetada para realizar operações aritmética e lógicas com

1 bit de largura:

1. Indique e localize os principais componentes dessa unidade;

2. Identifique (justificando) o código binário determinado para cada operação projetada;

3. Mostre um exemplo, passo a passo, da realização da operação de soma: 1 + 1, incluindo o “ vai 1” , se ocorrer.

Questão 4: (1 pto)

Considere uma memória RAM que armazene dados em células com 1 Byte de largura e que possua uma capacidade de N células (endereços). Nessa memória foram armazenados 1152 números em endereços sequenciais, a partir do endereço 47FC16 (hexadecimal), sendo o primeiro número armazenado no endereço citado.

a) Tendo em vista que os números tem largura de 16 bits, calcule qual o valor (hexadecimal) do primeiro endereço vago nessa memória.

B) qual é a capacidade máxima de endereçamento dessa memória?

Questão 5: (1 pto)

Considere um sistema de armazenamento onde a MP é endereçada por Byte e que utilize uma memória cache com método de mapeamento direto. Nessa cache, o sistema de controle do mapeamento possui o seguinte formato de

endereços:

TAG LINHA BYTE

6 bits 13 bits 6 bits

Pergunta-se:

a) Qual é a capacidade de armazenamento da MP em Bytes?

B) Qual é o total de linhas dessa memória cache?

c) Qual é a largura de cada bloco/linha?

d) Qual é a quantidade de blocos atribuida a cada linha da cache?

Questão 6: (1 pto)

O que significa a sigla EPIC e em que tipo de arquitetura de processadores ela é usada?

Questão 7: (1 pto)

Por que é necessário se estabelecer uma política para substituição de linhas para os métodos de mapeamento associativo e não para o método direto?

Questão 8: (1 pto)

Considere um sistema de armazenamento constituido de uma memória principal, endereçada por Byte, e com capacidade de armazenamento de 256MB, sendo organizada, para o sistema de controle da cache, em blocos de 16 Bytes de largura. Considerando que o sistema usa o método de mapeamento de endereços do tipo associativo por conjunto de 8, com uma cache organizada em 128K linhas, pergunta-se:

a) qual deverá ser o formato do endereço interpretado pelo sistema de controle da cache, indicando a largura e função de cada campo?

B) Em que conjuntos deverão ser armazenados os Bytes que possuam os seguintes endereços:

1011 1110 0010 1001 1101 1110 1001

0001 1111 1100 0010 0001 0110 1011

c) qual deverá ser o endereço do bloco que contém um Byte com o seguinte endereço:

1011 1000 0100 0000 1001 1110 0001

Questão 9: (1 pto)

Qual é a razão pela qual se afirma que um processador contendo muitos registradores de dados tem capacidade de processamento rápido, em relação a um outro que possui poucos daqueles registradores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 5 anos depois...
  • Membro VIP

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a sua resposta está certa ou não, ou para que possamos ajudá-lo com a sua dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não temos como resolver seus trabalhos por você. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar você a sanar suas dúvidas, e não de responde-las em seu lugar. Além disso, copiar e colar respostas que não são de sua autoria é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...