Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como vincular duas regras condicionais no excel ??


katito41

Posts recomendados

Amigos, obtive respostas positivas do colega Mazzaropi em dois tópicos em que eu necessitava criar regras condicionais (formatação condicional) no excel 2003. Porém agora percebi que preciso vincular uma regra à outra.

Na primeira regra em tinha na coluna "G" (por exemplo) 6 linhas com "medidas diferentes" onde eu precisava condicionar com negrito e cor diferente as medidas que fossem divisíveis por "4".

Na coluna "H" eu tenho as mesmas 6 linhas com "valores" diferentes e precisava condicionar com negrito e cor diferente o valor MENOR (ou dois ou três menores valores)

Porém eu preciso que a segunda regra procure o valor menor apenas nas medidas condicionadas na primeira regra, ou seja, considerando apenas as linhas que deram resultado de medidas divisíveis por "4". No caso foram 4 linhas.

Tudo automaticamente, ou seja, se mudar os valores e medidas, automaticamente os resultados ficam vinculados um ao outro.

Acho que me fiz entender.

Aguardo ajuda dos amigos.

Abraço e boa semana.

Katito41

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Katito41, Boa Tarde.

Utilizando o seu exemplo:

Os números estarão de G2 a G8.

Coloque em E2 o divisor desejado, neste caso 4.

E agora você terá valores em H2 a H8.

A regra implantada será:

..SE o resto da divisão de G2 pelo conteúdo de E2 for zero(0),

.E

..SE o conteúdo da célula H2 for o MENOR do intervalo de H2:H8

.ENTÃO a fonte fica Negrito e Azul.

Para o atendimento simultâneo das duas condições, basta uní-las pela Função E.

Por esta função a resposta final é VERDADEIRO se TODAS as condições internas são verdadeiras, e a resposta final é FALSO se PELO MENOS UMA das condições internas é falso.

Como fazer Formatação Condicional:

......Selecione de H2 até H8

..........Menu --> Formatar --> Formatação Condicional

Ao aparecer a caixa de diálogo faça:

Condição 1 : Primeiro campo: A fórmula é

..................Segundo campo: =E(MOD(G2;$E$2)=0;MENOR($H$2:$H$8;1)=H2)

Botão: Formatar e escolha a Fonte Negrito; Cor Azul.

Assim que terminar: OK

Era isto que você precisava?

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Katito41, Boa Tarde.

Após ver a sua planilha, implementei as regras subordinadas de maneira diferente.

Utilizei duas colunas auxiliares, que podem ficar até ocultas se você precisar.

A coluna U marca onde estão os selecionados pela regra 1 e a coluna V marca dentro dos selecionados da regra 1, os valores da regra 2.

Ajustei a regra de formatação condicional da coluna P.

A planilha atualizada está aquí:

05-10-2010-Calculo_de_Papel_Sugestao_Mazzaropi.xls

Veja se isto atende às suas necessidades de trabalho.

Espero mais uma vez ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Mazzaropi, boa tarde!

Talvez por falta de uma melhor explicação de minha parte o quadro 1 (da linha 2 até linha 9) e o quadro 2 (da linha 12 até linha 19) estão expressando resultados independentes. O resultado da regra em "P" deve mencionar apenas o MENOR valor entre as linhas 2 e 19 (independente de ter na planilha 2 quadros), ou ainda os 2 menores valores entre essas linhas.

Assim como na regra que você criou em "U" o ideal é que obtenha o resultado assim: 1, 2, 3, 4, 5 e 6 e não 1, 2, 3, 4 e 1, 2.

De resto tá perfeito.

Abraço.

Katito41

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Katito41, Boa Noite.

Peço-lhe desculpas se não saiu como você queria.

Não tinha nem uma dica de como era para fazer.

Com a sua explicação eu alterei a planilha.

Está no mesmo link:

05-10-2010-Calculo_de_Papel_Sugestao_Mazzaropi.xls

A cor Vermelha indica o Menor entre os selecionados na regra 1.

A cor Azul indica o Menor entre os selecionados na regra 1.

Faça os testes, e me diga se era isto que você precisava no seu serviço.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Mazzaropi, bom dia!

Agora a planilha ficou dentro do que preciso. E irei utilizá-la como está.

Apenas não haverá necessidade de eu utilizar as duas colunas novas que você gentilmente criou. Elas seriam úteis se dessem a classificação do menor para o maior valor com base nas duas regras anteriores (colunas K e P).

Grande abraço e muito obrigado pela ajuda!

Dos Pampas do Sul....

Katito41

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Katito41, Boa Noite.

"...Apenas não haverá necessidade de eu utilizar as duas colunas novas que você gentilmente criou. Elas seriam úteis se dessem a classificação do menor para o maior valor com base nas duas regras anteriores (colunas K e P)..."

Sem utilizar as duas colunas a formatação condicional, como está implantada, não irá funcionar.

Ela já está considerando as duas regras consecutivamente.

Talvez você não tenha observado isto.

Para implementar esta nova necessidade utilizei a coluna S com título Class.

Autalizei novamente a planilha e ela está em:

05-10-2010-Calculo_de_Papel_Sugestao_Mazzaropi.xls

Novas Funcionalidades da Planilha:

a) A coluna S aponta onde estão os valores que passaram na regra 1 e em seguida na regra 2, e os classifica em ORDEM crescente. (1° Menor,2° Menor,3° Menor,4°...)

B)TODOS os valores que passaram pelas duas regras agora são coloridos AUTOMATICAMENTE.

Estão na mesma cor já existente na coluna K

c) O 1° Menor é apontado como célula VERMELHA no valor e na ORDEM de classificação na coluna S.

d) O 2° Menor é apontado como célula AZUL no valor e na ORDEM de classificação na coluna S.

e) O Todos os demais são apontados como célula AZUL no valor somente, mas em ORDEM de classificação na coluna S.

Faça os novos testes, e me diga se é isto que você precisa agora no seu serviço.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...