Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador LM338T Duvida


Trevorxs

Posts recomendados

Boa tarde a todos e desculpa pela pergunta iniciante, mas não saco muito de eletronica e toda informação que achei foi em inglês, logo fiquei mais confuso... Bem, é o seguinte, to precisando montar um circuito com esse regulador com uma entrada de 12v com 3ap e gostaria de regular a saida de +ou- 8v, se possivel com um potenciometro que ja tentei mas sem exito por causa dos 3ap ele queima. Bem qualquer ajuda é sempre bem vinda, um granda a braço a todos e fiquem com deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o colega cabteixeira informou, o R2 é um resistor variável, podendo ser um potenciômetro.

Prefira o do tipo linear do que o do tipo logarítimo.

Olhando de frente para o botão do potenciômetro, você deve ligar o terminal da esquerda no GND e o do meio no LM338. Desta forma, quando você girar o botão no sentido horário, você vai aumentar a tensão de saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...

Boa tarde prezados colegas do Clube do Hardware.

Desculpem-me por incomodar-vos com um tópico tão antigo. Mas o fato é que sou novo no clube e o tópico abordado pelo Trevorxs se encaixa numa dúvida que me ocorre agora.

Desejo fazer uma fonte de bancada, utilizando uma fonte ATX, que me forneça 24 V/5 A. O ckt sugerido pelo Mulder_Fox, que foi extraído do data sheet do LM338, mostra que a tensão de entrada deve ser maior ou igual a 28 V. Não deveria ser menor ou igual a 28 V? Ou seja, o data sheet está errado? Espero que sim.

Uma outra dúvida, dentro do contexto, é que a saída de + 12 V, da fonte ATX, é de 9 A e a de - 12V é de 0,5 A. Mesmo assim a saída do regulador de tensão, usando-se o LM338T (que segundo o seu data sheet tem saída de 5A), fornecerá esta corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...