Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal tenho recebido ultimamente vários micros p/ manutenção que não ligavam mais ou então resetavam aleatoriamente.

Ao Abrir a maioria estava com os capacitores eletrolíticos da placa inchados ou então estourados.. alguns eu encontrava a capa do capacitor jogada pelo gabinete... Achei que fosse algo isolado.. ou então problemas com a fonte de alimentação.. Mas ai começou a chegar mais e mais máquinas com o mesmo problema..

Resolvi dar uma fuçada na net e descobri que esse problema é mundial  e já se tem notícias de milhares de placas e equipamentos eletrônicos com esse problema . Me parece que capacitores de 2 empresas na china estão apresentando este problema e na maioria das vezes a troca dos capacitores resolve o problema (quando não houve curto causado pelo vazamento do capacitor)

Alguem mais está tendo o mesmo problema ?

Atualizado

O problema ocorre por defeito/erro de projeto do capacitor, independe da energia elétrica. Variações de tensão, uso de No-Break, Fio terra não evita e nem interferem no problema.

A cor do capacitor independe já vi preto com prata, preto com dourado estourados, mas o que mais aparece com problemas é o verde/dourado de 6,3 volts x1000m

Fabricantes que andaram comprando capacitores vagabundos.

(Baseado nos micros que chegam p/ conserto aqui na empresa)

Shuttle: principalmente modelo HOT-AV61 (praticamente todos os capacitores da placa vazam) capacitor problemático : 6,3vx1000 verde/dourado, outros modeloas da mesma época apresentam problemas também.

MSI: Modelos P/ Athlon Chipset VIA 133A, geralmente 2 capacitores altos azul/prata próximos ao processador e 2 pequenos de 6,3v verde/dourado

Pcchips: Modelo 598, capacitores próximos ao processador (5 no total) Preto/dourado

SOYO: Essa é campeã, praticamente todos os modelos mais antigos P/ Celeron/PentiumIII apresentam problemas modelos SY6VXXX

Vejam mais em inglês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive esse problema com uma SOYO, mas mesmo depois de trocados os capacitores explodidos ela continuou n*o funcionando... tenho uma FIC VA-503+ que explodiu um, foi trocado, ela voltou a funcionar normalmente por alguns dias e explodiu outro... eu troquei esse outro, ela voltou a funcionar mas totalmente inst*vel... ou travando ou resetando, em questao de segundos... algumas vezes até mesmo no setup do BIOS... agora que voce postou isso eu vou trocar todos dela e ver no que dá... só uma coisinha... os capacitores das placas normalmente tem um diametro menor do que os disponiveis no mercado... inclusive um dos que eu troquei ficou meio torto... onde encontrar capacitores do tamanho correto ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para registro também tive uma soyo com K6II 500 onde 2 desses capacitores incharam, um deles soltou o fundo, depois da substituição, há 2 meses atrás, o computador ficava travando o tempo todo... levei de novo à assistência e me informaram que a memo cache tinha ido pro sac...o, tive que comprar outra placa...o modelo acho que era 5HM alguma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode se dever a dois fatores: ou capacitores de baixa qualidade, como uns que a Zida/Tomato usou no tempo do K6 ou os circuitos de tensão estão falhando, que eu acho mais provável. Certa vez na assistencia, o cara ligou um monitor 110v na tomada de 220v por engano, passamos coisa de um mês dizendo que ele fez o monitor "fazer xixi" (não foi tão inocente, mas talvez algum moderador julgue palavra de baixo calão), foi um capacitor daqueles grandões que se desmachou e o óleo escorreu.

Como vocês estão dizendo que os capacitores viraram munição, acho que ou a fonte está tendo picos fortes e/ou a placa não está corrigindo as diferenças adequadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive que trocar duas vezes a fonte de um computador em menos de 10 meses, acredito que essas fontes genericas sao muito ruins pois aqui no brasil, pelo menos em minha cidade é constante a variação de tensão, tem ainda o fato de ligar dois chuveiros que sempre cai a tensão da resisencia ...

acho que com os computadores exigindo cada vez mais potencia, (um computador chega a usar 300W fora o monitor) cada vez mais a fonte vai ter um papel crucial, fonte de 400w,450w ou mais sempre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe, até que é comum encontrar capacitores que foram explodidos em fontes, porque geralmente esses que explodem fazem mesmo a função de filtro da linha de alimentação...

Essa semana peguei o micro do meu primo, um AMD K6-2 400, onboard PC Chips... bom, dois capacitores da placa mãe, logo ao lado do soquete do processador haviam explodidos, o problema, como citado pelo amigo acima, foi com a solução eletrolítica que vazou do componente... afetou vários pontos da placa mãe, tal que não queria ligar, pois encontrei os terminais do chip de som e modem onboard enferrujados e em curto... não tive outra... tentei ressoldar, mas quase que impossível sem uma micro solda... então fui obrigado a cortar esses terminais e limpei o restante da placa onde tinha sido afetada pela solução... bom, depois de tudo, substituído os capacitores, está funcionando normalmente, até está com 50MHz de overclock, ams está muito estável!

Só uma pena foi de comprometer o som onboard, pois nessas placas, os slots de expansão são muito raros!

E um detalhe, como não consegui encontrar capacitor do mesmo valor... 1500uF x 6,3v, acabei substituindo por de 1000uF x 16v, pelo menos com uma tensão bem mais alta, creio que será muito difícil de explodir dessa vez! heheheheh! :laugh:  :laugh:  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:**

####### meu, não é só com placas-mãe que isso acontece. Aqui em casa aconteceu com a fonte do meu vídeo-cassete (troquei os malditos e beleza) e também com o meu som da sony, a etapa de filtragem da fonte também explodiu, estava na garantia, os caras me deram outro som ... Que saco, estas empresas ficam comprando capacitores "xingue-lingue" e depois quando explodem, a gente que se dane?  É Dose mesmo, viu ....

Té +

:-BEER  9-N

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por edurm@12 Dec. 2002,01:18

outro ponto fundamental é que a maioria das cidades brasileiras trabalha a 127v e as fontes vem com padrão 115v

Pra isso que serve o estabilizador...

 Ele no geral abaixa também a tensão.

 No caso de um NOBREAK.. se for bom, ele joga 110 pro que estiver ligado nele.

 É o caso do meu NOBREAK SMS 1300 VA.

Um ótimo negócio.

 Quanto a oscilações fortes na rede, chame a companhia de força... verificaram recentemente em meu poste um fio metálico que dava curto quando ventava. Percebi o problema ao ficar trabalhando muito tempo em casa... e liguei pra eles.

 Os cortes estavam ocorrendo mesmo em horas de pouco consumo, foi quando reclamei.

 Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para registrar.

Após 2 semanas pensando que o problema era nos drivers do Windows descobri que os capacitores da marca Jackcon de uma placa-mãe ABIT VP6 estão me causando problemas de instabilidade na placa.

Eles não estouram, mas estão inchados na parte superior.

Duro vai ser trocar os 16.

30/agosto/2003

Agora já tive este problema em pelo menos 4 placas de diversas marcas: Soyo, Pc-Chips, Abit, pelo menos tenho tido sorte e depois de trocar todos os capacitores eletrolíticos, a placa-mãe voltou a funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olás!!!

É até surpreendente mas vou contar meu caso:o:

Me cadastrei no fórum justamente para ver se conseguia resposta a esses capacitores esplodindo }:).

Há exatamente um ano, minha empresa comprou 7 computadores novos com a seguinte configuração:

PLACA MÃE SOYO 7VBA

INTEL PENTIUM III 900MHZ

GABINETE TRONI

MEMÓRIA 128Mb SAMSUNG

HD 20.00 SANDUNG

De julho até agora, nada menos que cinco dessas máquinas apresentaram o mesmo defeito!!!! ????

Estou a ponto de quebrar o contrato de prestação de serviços com a empresa que me forneceu os computadores pois julguei que foi uma bomba 9-N que me venderam.

As máquinas apresentaram o mesmo problemas, começavam a travar e um dia nem ligavam, o técnico abria o gabinete e lá estavam eles: 4 capacitores inchados ao lado do processador!!!!

No caso, tenho ainda duas máquinas que não apresentaram defeito, mas gostaria de saber como é possível a troca desses capacitores para não ocasionar futuros problemas.

Obrigado 9-N  9-N

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:-BEER  :**

caro Vinicius, possível trocar é, com toda certeza. é necessário tomar o cuidado de trpelos mesmos valores e o que pode acontecer de ter danificado algum outro componente e você trocar e não resolver o problema, o mais correto é você verificar se ainda tem a garantia das  placas e caso afirmativo, trocar todas elas ...

Um abraço

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me dizer qual é a aparencia de um capacitor problematico ???..........tenho uma soyo kvtapro e por várias vezes meu pc anda reiniciando sozinho...ou então travando ...

será que são os capacitores ??

onde eu mando pra troca-los ??

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Na verdade nem sei se foi um capacitor que estourou na minha MB( Soyo Dragon Plus ).

Deixe contar o Causo...

Deixei minha maquina ligada na numa madrugada baixando arquivos na net e fui dormir :ZZ . ( Meu processador estava sendo ventilado por um AVC 112BJ0-1( Athlon XP 1700+)  e dois exaustores gabinete de 4 baias). Acordei e encontrei a MB apitando. Desesperado, :?  corri para desliga-la. Depois desse dia a bicha não ligava mais :(  ... A Cooler tinha parado. O processador queimou. Troquei o Processador e cooler ( Volcano 9) e nada da bicha ligar. Levei na casa de um camarada meu. Testamos a maquina com um ThunderBird 1000. A maquina misteriosamente ligou e ligou por mais um dia em minha casa com o novo processador Athlon XP 2000+ que havia comprado :Z .

Mas depois a bicha,de novo, só danava de Apitar :( ... Tirei tudo dela ( Placa AGP por PCI , Memoria 2100 por 2700) nada disso fazia a bicha ligar de novo. Só apitar.

Chorando por minha placa mãe resolvi tira-la de dentro do gabinete para ver se enxergava alguma coisa queimada.

E, para puro desgosto... Eu vi... 9-N AHHHHHH.... Na parte inferior da placa. No meio das Soldas do Soquet tem uns Quadradinhos de platicos ( Não sei se são resistores ou capacitores, ou outro nome). Um deles estava um pouco derretido e com a solda um pouco deformada.( Vou tirar a foto e publicar num site para vocês verem). Não sei se essa é a real causa do problema ,mas, parece que sim. Sou morador do Rio. Se tiver alguem que conheça pessoal especializado e capacitado para averiguar meu problema eu agradeço pela informação que possa dar...( Pode ser de outros estados)      88-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi checar uma Kt266PRO2 (MSI) e lá estão os danadinhos(Tayeh), depois disso Verifiquei a KT3Ultra2R e cosntatei que não havia nenhum Tayeh e sim Rubycon e Teapo. Na Geforce encontrei somente Rubycon e Sanyo. Cheguei a conclusão que possivelmente detectaram o problema e corrigiram. Acho que esse Rubycon é bom, até porque está na geforce (MSI).

Parece que por enquanto estou fora dessa roubada,mas fiquei com a pulga atrás da orelha e eventualmente vou checar pra ver como estão as coisas!! :cool:

Que r o u b a d a!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tenho uma soyo 5eh v1.3, k6II 500, e já esytava deseperado pois a maquina trava assim que entra no win, havia trocado tudo, nada de funcionar, percebio os capacitores estufado na parte superior, os que ficam ao lado do processador, ai resolvi entrar no forum para ver se alguem teve o mesmo problema, já até comprei outro processador, amd durom 950 ( o mais acessivel pra mim no momento) com memoria DDr 266, so falta a placa-mãe, pois estou na duvida com a marca, trauma. ???? , mas agora mesmo vou trocar os malditos capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos

            Lendo os posts me surge a seguinte pergunta. Quem em sã consciência iria colocar capacitores da baixa qualidade em uma placa...vamos dizer...de qualidade razoável?  Quem?

            Deduzo que se o capacitor é ruim todo o resto também o é!!! Caso contrário de que valeria o esforço de se fazer uma placa boa com capacitor ruim.  Ou a placa é fajuta ..quero dizer falsa...ou todos nós com problemas semelhantes tivemos muito azar!!! Me parece que o mercado vem sendo invadido por produtos falsificados. Esta é minha conclusão. felizmente na minha região não tem acontecido fatos como esse ou se ocorre é acontecimento raro. Vou ficar ainda mais alerta quando comprar algum produto de info...valeu pelos posts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possuo duas placas mães, uma Asus P3V133 e  uma Soyo SY-7VBA-133. As duas estão apresentando o mesmo problema: travam aleatoriamente quando no uso do Windows. Tentei formatar o HD, achando que o erro poderia ser do Windows, mesmo sabendo que estas placas não apresentavam este tipo de problema antes. Durante a formatação do Windows as duas travaram (congeleram), após reiniciar, terminaram a instalação e mesmo assim continuaram travando. Formatei novamente e aconteceu a mesma coisa.

Já atualizei a Bios e  os drivers controladores das duas. Durante a inicialização elas operam normalmente, contam memória, gravam as configurações do setup, reconhecem hd, cd, e outros, só que durante o uso travam. Será que isto são os capacitores?

Obrigado,

Wander Nagot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após ter lido todos os tópicos postados percebi que não estava sozinho no mundo.

Tenho aqui no escritório a presença de mais ou menos umas 15 máquinas sendo algumas delas SOYO e outras ASUS.

Todas tem a mesma vida de uso de aproximadamente um ano e parece mentira as SOYO, todas, absolutamente todas queimaram com esse problema de capacitor inchado.

Infelizmente não tenho tempo para ficar trocando toda a vez os capacitores e tenho que partir para novas aquisições e upgrades forçados.

ENfim, lamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...