Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Oficial? Não. O melhor chute é Q3 agora. Deve sair mais informação (e uma data) no último dia do Fusion Summit, dia 16/06.

Hum... Tomara que você esteja certo! Estou ansioso por esse lançamento. Pretendo comprar essa placa só ano que vem, mas quanto antes ela sair, mais tempo tem para baratear e também para sair drivers mais sólidos. Espero que a Radeon HD 7870 una um ótimo desempenho com consumo relativamente baixo, por conta da tecnologia de 28nm.

Estamos no mesmo barco, eu quase peguei uma gtx560ti, mas na última hora eu desisti.

Como eu estou esperando os bulldozers saírem para decidir sobre o processador, é provável que as 7**0 ficam em uma data próxima, e aí quem sabe me sinta mais seguro para o upgrade...

Aguardando ansiosamente :lol:

Pois então! Tanto as Radeon HD 6xx0 quanto as GeForce GTX 5x0 estão com um desempenho bastante bruto, mas nem um pouco ecologicamente correto. Pretendo aguardar a série Radeon HD 7xx0 por três motivos: para dar mais diferença de desempenho da minha Radeon HD 4870, que ainda me satisfaz; para ter um desempenho superior a minha Radeon HD 4870 gastando menos energia; e também pelo fato de minha placa-mãe não suportar SLI, senão eu poderia optar pela série GeForce GTX 6x0 da NVIDIA também. Mas vamos ver como as novas placas se saem, não é? Penso seriamente em fazer um CrossFireX de duas Radeon HD 7870, mas depende de como vai ser a placa e do preço que ela terá em 2012.

Esse video é um jogo sendo renderizado por uma HD da série 7**0?? se for não vi nada d+, a não ser que a placa que fez esse grafico seja a low end da série rsrsrs

E com certeza no final do ano vou comprar uma 7850 ou 7950 e um Bulldozer de 4.2Ghz, mesmo que não tenha um desempenho que barre o Core i7 980X, mas com certeza será bem melhor que o meu PII 955!!!!

É! Com certeza bater o Core i7 980X não é tarefa fácil, mas há sim a possibilidade de isso ocorrer, ainda mais nos modelos octo-core. E com certeza eles vão custar menos da metade do preço desse top da Intel. E seu upgrade de placa-de-vídeo deixar seu PC violento. Sua Radeon HD 5850 já é uma baita placa. Eu, por exemplo, estou ainda bastante feliz com minha Radeon HD 4870, mas pretendo fazer o upgrade final no meu PC ano que vem (trocando a placa-de-vídeo e acrescentando um SSD SATA III) e depois vou tentar sossegar o facho. Processador nem vou mexer. O Phenom II X6 1090T BE já está de bom tamanho para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse video é um jogo sendo renderizado por uma HD da série 7**0?? se for não vi nada d+, a não ser que a placa que fez esse grafico seja a low end da série rsrsrs

Não tem nenhuma indicação do que estava renderizando o jogo. Mas provavelmente é uma 6990, ou mesmo uma 6970.

O triste é que o cara anuncia como se fosse uma notícia nova, um Eyefinity2 da vida, saca?

O que fizeram? Um teste default de Eyefinity com 3 monitores. Mas com projetor ao invés de monitor. Inclusive a luminosidade muito alta deve ser porque estão refletindo em espelhos (fica melhor, até onde eu sei).

Hum... Tomara que você esteja certo! Estou ansioso por esse lançamento. Pretendo comprar essa placa só ano que vem, mas quanto antes ela sair, mais tempo tem para baratear e também para sair drivers mais sólidos. Espero que a Radeon HD 7870 una um ótimo desempenho com consumo relativamente baixo, por conta da tecnologia de 28nm.

Eu esperaria pelo 28nm mesmo.

Mas confia em mim, a minha bola de cristal acabou de sair da revisão, hehe. (mandei depois que disse que a 590 ia sair com triple slot no launch :blush:)

(mas que saiu uma 590 triple slot, saiu, só não foi no launch, hehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O triste é que o cara anuncia como se fosse uma notícia nova, um Eyefinity2 da vida, saca?

O que fizeram? Um teste default de Eyefinity com 3 monitores. Mas com projetor ao invés de monitor. Inclusive a luminosidade muito alta deve ser porque estão refletindo em espelhos (fica melhor, até onde eu sei).

Eu acho que diferencial é na imagem ser em 180°, assistindo o vídeo parece até distorcido as bordas mas do ponto de vista do player o efeito deve ser bacana, diferente do arranjo Eyefinity padrão que, não sei ao certo, só estende a imagem em 3 monitores de forma plana.

Assim tá na metade do caminho, chegando a 360° de imagem renderizada em tempo de execução o tal do holodeck pode ser divertido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que diferencial é na imagem ser em 180°, assistindo o vídeo parece até distorcido as bordas mas do ponto de vista do player o efeito deve ser bacana, diferente do arranjo Eyefinity padrão que, não sei ao certo, só estende a imagem em 3 monitores de forma plana.

Assim tá na metade do caminho, chegando a 360° de imagem renderizada em tempo de execução o tal do holodeck pode ser divertido.

Ah, mas isso é só porque eles estão usando projetor ao invés de tela.

No final a apresentação não trouxe nada de novo para quem esperava algum leak das 7000. É por isso que reclamei ali em cima =P.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esperaria pelo 28nm mesmo.

Mas confia em mim, a minha bola de cristal acabou de sair da revisão, hehe. (mandei depois que disse que a 590 ia sair com triple slot no launch :blush:)

(mas que saiu uma 590 triple slot, saiu, só não foi no launch, hehe)

Pode deixar. Vou rezar para sua bola de cristal estar realmente certa. Espero que ela mostre bem no meio de seu globo o desempenho sonhado com consumo elétrico verde do jeito que os ambientalistas amam! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Controlem-se, imagens perigosas !!

phpxqjF7H001.jpg

phpfeR4tK009.jpg

Parece que a AMD vai abandonar os VLIW na próxima geração.

Créditos pro Ziebert. :joia:

Epa!

Essa foi uma surpresa absurda!

Putz! Agora é esperar para ver.

Mas não falaram que as 7000 não vão alterar a arquitetura radicalmente? Isso é para as 8000 não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

noossa! essa foi forte!

parece que o último argumento severo pra diferença de performance entre as duas empresas e suas gpus vai pra banha!

apertem os cintos, vamos ver no que vai dar tudo agora! como se já não bastasse o anúncio do 1 teraflop em dupla precisão pelo johannesrs correndo pelado por ponta negra! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notícias do AFDS! Um (pouco) mais do que já postaram aqui (é o máximo que eu achei).

Parece que o VLIW4 tem tempo de vida determinado: 2 anos. lol

14/06

phpxqjF7H001.jpg

phpoUo1gi002.jpg

phpeTQVQm003.jpg

phprhtwwB004.jpg

phpX5L6vn005.jpg

phpMPLmfp006.jpg

phpcXoLAl007.jpg

phpP5OaT0008.jpg

phpfeR4tK009.jpg

phpgRWQ8V010.jpg

15/06

Microsoft quer entrar no GPGPU com o C++ AMP: http://techreport.com/discussions.x/21134

Demonstração da Microsoft sobre o C++ AMP, teste de física:

No Llano,

apenas CPU : 3GFLOPS, ~9fps, 4000 corpos.

APU: 101GFLOPS, 19fps, 16000 corpos.

GPU-off: 380GFLOPS, 70fps, 16000 corpos.

APU+GPU: ~650GFLOPS.

Num tablet usando um bobcat: 16GFLOPS, 16000 corpos.

Desktop com 5850CF: 830 GFLOPS, 32000 corpos.

[continua no próximo post]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16/06:

Eric Demers falando do que vem depois das SI que vai estar nas GPUs e nos APUs.

php2wUi0s02.jpg

phpRhlL6703.jpg

php7grzuv04.jpg

phpPrRGOx05.jpg

phpN2KTRQ07.jpg

php0NkoTf08.jpg

phphrVnei09.jpg

phpt7z9tV10.jpg

phppiqTe511.jpg

php6rlEaF12.jpg

Um comentário que me chamou atenção: "With FSA the CPU and GPU will have hte ability to schedule work to EACH OTHER. That is amazing change in architecture."

Um outro lá disse que a arquitetura parece mais com algo da Intel do que da nVIDIA.

E aí? Alguém te a fé de traduzir isso ai? (dos dois posts?) Plz? A manivela travou. =/

Fonte: http://www.pcper.com/news/Editorial/AMD-Fusion-Developer-Summit-2011-Live-Blog

PS.: Por fim, óia o Demers e o Taylor! http://cdnmo.coveritlive.com/media/image/201106/phpoZo3Bz13.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a nova arquitetura, vários outros slides no hardware.fr.

http://www.hardware.fr/news/11648/afds-architecture-futurs-gpus-amd.html

e mais aqui http://www.hardware.fr/news/11656/afds-retour-futur-gpu-amd.html

---- EDIT

Parece que o Demers disse que a AMD espera lançar essa arquitetura ainda esse ano. o_O (olha a tradução do segundo link)

---- EDIT

Sim, está confirmado, essa nova arquitetura vai sair ainda nesse ano, salvo se der problema na fabricação.

Eu acho, porém, que a AMD pode continuar com a estratégia usada nas 6000: apenas as High-end vão usar essa nova arquitetura, como "ponta de lança", o que faria com que das 7800 para baixo usasse o VLIW4 para minimizar riscos e o "choque entre drivers". Mais ou menos como os APUs usam uma arquitetura mais antiga e estabelecida.

Se eu estiver certo (já errei tanto que nem tem graça mais T_T), a AMD pode fazer uma roadmap "escada" nas GPUs:

High-end - Nova arquitetura (todo ano?) = [arquitetura X]

Performance/Mid/Low - Arquitetura anterior = [arquitetura X-1]

APU - Arquitetura "legacy" = [arquitetura X-2]

---

Sairam alguns "overview" da nova arquitetura:

http://www.pcper.com/reviews/Graphics-Cards/AMD-Fusion-System-Architecture-Overview-Southern-Isle-GPUs-and-Beyond

donanimhabber em inglês do google

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sendo quente e nem atrasando como o Fermi, tá beleza.

A razão pela qual o GPU da AMD era menor e consumia menos que o da Nvidia, mas tinha desempenho semelhante nos jogos, é que o GPU da AMD era projetado apenas para gráficos enquanto o Fermi da Nvidia era projetado para gráficos e gpgpu, e os recursos para gpgpu consomem energia e ocupam espaço no chip, mas são inúteis para jogos (por enquanto). Agora que a AMD está seguindo o caminho da Nvidia, seus GPUs também terão dilemas semelhantes. O Fermi atrasou e era quente porque teve que ser lançado num processo de fabricação (TSMC 40nm) para o qual não havia sido originalmente projetado, já o da AMD não deve ter esse problema, mas o desempenho por área e por watt (em jogos) desse novo GPU da AMD deve ser pior que o do R900. Já o desempenho em gpgpu obviamente deve ser bem melhor.

Essa é o tal do hecatondries de que se falou a um bom tempo atrás !?
Não sei se eles aproveitaram o tremendo atraso da nova arquitetura ou a fusão com a AMD para mudar algo no chip, mas se é para chutar então eu diria que deve ser o R800 "original".
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A razão pela qual o GPU da AMD era menor e consumia menos que o da Nvidia, mas tinha desempenho semelhante nos jogos, é que o GPU da AMD era projetado apenas para gráficos enquanto o Fermi da Nvidia era projetado para gráficos e gpgpu, e os recursos para gpgpu consomem energia e ocupam espaço no chip, mas são inúteis para jogos (por enquanto). Agora que a AMD está seguindo o caminho da Nvidia, seus GPUs também terão dilemas semelhantes. O Fermi atrasou e era quente porque teve que ser lançado num processo de fabricação (TSMC 40nm) para o qual não havia sido originalmente projetado, já o da AMD não deve ter esse problema, mas o desempenho por área e por watt (em jogos) desse novo GPU da AMD deve ser pior que o do R900. Já o desempenho em gpgpu obviamente deve ser bem melhor.

Dick, tem como falar por cima algum avanço comparado com o Fermi?

Não sei se eles aproveitaram o tremendo atraso da nova arquitetura ou a fusão com a AMD para mudar algo no chip, mas se é para chutar então eu diria que deve ser o R800 "original".

O pessoal da AMD falou que ele começou a ser feito com a compra da ATI, visando o Fusion. Mas como eu desconheço o R800, o que vocês disserem eu acredito. =]

---

Preview do Anandtech: http://www.anandtech.com/show/4455/amds-graphics-core-next-preview-amd-architects-for-compute

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Obrigado DT. :)

--

Sirro, a coisa mais nova que saiu desde a compra da ATI pela AMD foi o Cayman, da HD2900 até a 6800 os chips usam a mesma arquitetura, mas claro, com boas mudanças entre algumas gerações. (O RV770 mudou pontos importantes frente ao R600 e os R900 mudaram outros)

Diferentemente da NVIDIA que fez a mudança uma geração antes, com o Fermi.

Só espero que isso não atrase o lançamento dessas placas e que o consumo pare de subir a cada geração. (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sirro, a coisa mais nova que saiu desde a compra da ATI pela AMD foi o Cayman, da HD2900 até a 6800 os chips usam a mesma arquitetura, mas claro, com boas mudanças entre algumas gerações. (O RV770 mudou pontos importantes frente ao R600 e os R900 mudaram outros)

Diferentemente da NVIDIA que fez a mudança uma geração antes, com o Fermi.

Só espero que isso não atrase o lançamento dessas placas e que o consumo pare de subir a cada geração. (_(

Sim, eu estou ligado nisso. Eu quis dizer que o pessoal no AFDS disse que essa é uma (a primeira?) arquitetura feita desde o início "na nova casa", o que pelo que eu entendi leva a crer que até as Cayman foi usado algum projeto que foi iniciado na antiga ATI. Mas isso não é lá muito relevante.

E eu também quis dizer que eu desconheço o que se falou da R800 (que não foi lançado? É isso?), por isso eu não saberia dizer se essa nova arquitetura "bebe" da R800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que lembro da época, os boatos do R800 falavam justamente em uma arquitetura superescalar, uma reinvenção, o codinome era Hecatondries (um ser mitológico), aí, na hora do vamover, veio a série 5000, e depois de uns bons meses, o Fermi.

Nisso falaram de novo, que o R900 seria uma coisa totalmente nova, isso, aquilo, falaram depois em arquitetura híbrida (com VLIW5 e o "uncore" do chip que teria sido lançado se a TSMC não cancelasse o processo em 32 nm) e no final, não foi nada disso, mudaram só um pouco o Setup Engine no Barts e Cayman, e mudaram um pouco o Cayman, de forma que agora eu suspeito que ele foi uma cobaia do VLIW4 do trinity.

Agora, voltam a falar da arquitetura completamente nova, mas não é boato, é oficial.

Procê ver quantos anos demora pra ficar pronta uma arquitetura.. mas agora vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick, tem como falar por cima algum avanço comparado com o Fermi?

Eles falaram sobre a GPU e a arquitetura Fusion, e os avanços na arquitetura são grandes mas virão aos poucos. A GPU em si eu não sei se é mais ou menos a original da ATI ou se foi totalmente refeita após a compra pela AMD, mas pelo menos no papel rivaliza o Fermi sem problemas, mas quando se inclui o resto das melhorias que virão com a arquitetura Fusion (como espaço de endereçamento virtual unificado entre CPU e GPU) aí já se vai além do que o Fermi pode fazer atualmente. Vamos ver quanto tempo leva para tudo isso ser feito e a qualidade da infraestrutura de software que tem que acompanhar.

Dê uma lida no pequeno overview abaixo pois as mudanças no GPU são várias.

http://www.pcper.com/reviews/Graphics-Cards/AMD-Fusion-System-Architecture-Overview-Southern-Isle-GPUs-and-Beyond

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...