Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A88TD-V EVO/USB3 - Review e questões técnicas


pit_eng

Posts recomendados

O problema é que a linha de 8+2 fases não são só capacitores, existem mosfet's nessas fases que podem estragar facilmente com uma sobrecarga ou curto, pois o sistema que protege a placa mãe contra curtos e sobrecargas está na fonte, se algo acontecer depois dessa proteção a placa mãe estará completamente vulnerável...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito tempo mesmo....

Muito obrigado pelas dicas, irei assim que tiver um tempinho fazer uma verificação na fonte. Vou ver se consigo uma fonte de qualidade emprestada, pra fazer um teste rápido aqui. Assim que fizer os testes, tendo ou não sucesso em descobrir a origem do problema, posto aqui o resultado.

Nem havia pensado na fonte, pois considerava essa fonte meio que invencível...kkkk.....e ela meio que é mesmo, pois já aconteceu de ter uma queda na rede aqui em casa, e TODOS os meus equipamentos eletrônicos desligaram, exceto meu PC.....aí que fui parar pra pensar, e já ocorreram alguns eventos desses aqui, de flutuação na rede e o pc ligado....pode ser que ao longo desses quatro anos, isso causou algum dano nela mesmo.....

 

Mais uma vez, muito obrigado, e assim que tiver alguma novidade (boa ou ruim) posto aqui.

 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Ramon Neves 

 

Lá no outro tópico http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/684772-tópico-oficial-m4a785td-v-evo/page-208 eu havia explicado o que vinha ocorrendo. O técnico trocou uns transistor ou capacitares e o pc voltou a funcionar. Pena que só durou 3 dias, eu ligo, passa pelo teste da memória e para na tela da propaganda da placa mãe. Ao reiniciar o pc, tento usar a tecla F8 e/ou delete para acessar a biso/setup da placa mas sem sucesso, ou seja, o problema voltou.

 

DSC_0634.JPG

 

EDITADO Hoje, 10h54min.

 

Antes do técnico retirar a placa do gabinete para uma análise mais apurada, fomos eliminando algumas possibilidades.

Alguns disseram que a fonte poderia estar causando o problema. Usamos uma outra fonte de boa qualidade e nada, o problema ainda estava lá.

Então foi a hora que o técnico resolveu retirar a placa mãe do gabinete e realizar uma análise mais profunda.

Ele tem um cliente que tem várias placas guardadas, tipo cemitério e lá conseguiu encontrar os componentes eletrônicos de que precisava.

Feito as reposições, religou o PC da assinatura e as coisas voltaram ao normal. Ficou ligado quase que direto uns 3 dias, assim ele disse.

Depois disso, me foi entregue e durou + uns 3 dias até que parou novamente.

 

EDITADO Hoje, 17h57min.

 

Aquele teste de memória é infalível ou podem haver falhas e passar batido?

Estou aqui pensando - em momento algum eu testei as memórias.

 

FATO ISOLADO 1

 

Quando eu fui buscar o PC notei que ele veio com as memórias trocadas de posição em relação ao "dual channel".

Geralmente se instala 4 ram's no barramento 1 e 3 & 2 e 4 para se ter o efeito desejado (dual channel).

O curioso é que elas (4 ram ddr3) vieram assim: 1 e 2 + 3 e 4 não configurando dual channel mas estava funcionando.

 

FATO ISOLADO 2

 

Como o técnico não tinha cabo DVI, ele preferiu tirar a minha placa VGA e passou a usar a onboard.

Tirou também uma ventoinha de exaustão que ficava na parte superior do gabinete para facilitar a saida da mobo do gabinete.

 

Depois disso tudo, me veio a mente algumas dúvidas:

 

EDITADO Hoje, 19h43min.

 

1-VGA, será que ela está pifando? Vou ligar o PC usando a "onboard". Vou desligar a OFF ou até mesmo retirá-la.

2-Memória RAM, vou testar usando 2 da mesma marca por vez e depois ligar as 4 sem "dual channel".

3-Cabo HDMI, vou desplugá-lo da TV - menos energia gastando.

4-Ventuinhas, vou desligar a frontal que ventila os hd's e a de exaustão, na parte superior do gabinete.

 

O curioso é que estou pensando em fazer tudo isso mas tenho duas opiniões ou dúvidas:

 

1.1-Os testes retirando ítens evita o consumo de energia (VGA, cabo HDMI e ventuinhas), estou certo?

1.2-Se funcionar, estarei condenando a fonte? Como já testei o PC com outra fonte novinha, seria um defeito intermitente?

2.1-Se apenas com a retirada da VGA e o cabo HDMI, tudo voltar ao normal, estou condenando a VGA, estou certo?

 

A segunda dúvida é se tudo isso tem haver com o não funcionamento de todo o sistema. Vale lembrar que essa placa dá 2 bipes, 1 depois do "ok" das memórias quando a luz vermelha se apaga e o segundo bipe se me lembro bem vem depois que o sistema lê os Hd's, aparece a propaganda da placa e depois vai para "iniciando windows".

 

Como todos podem ver, estou cheio de dúvidas. Quem puder raciocinar comigo, já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Speed quando eu falei que poderia ser sua fonte foi da seguinte maneira, ela recebeu um curto, sobretenção ou subtenção e não segurou, passando assim para a placa mãe já desprotegida causando os danos em alguns componentes, e depois do ocorrido a fonte volta ao normal e você nunca saberá que ela está com um problema na proteção sem que submeta a fonte nessas situações em teste para ver se a proteção dela está funcionando...

 

Respostas:

1 - Você saberá se é a placa de vídeo que está ruim retirando ela do PC e ligando o mesmo só com o vídeo onboard

2 - Teste 1 memória por vez, essa placa é meio enjoada para ficar testando memória, no decorrer do teste ela condena memória que você já testou e estão boas.

3 - Cabo HDMI já possui seu sistema de gestão de energia controlado pelo chipset que quando a sua fonte é desligada ela corte completamente todo sinal ou carga que por ela passe.

4 - Ventoinhas não vão ajudar se você retirar elas, pois o PC ficará mais quente dificultando os testes.

 

Minha opinião:

Cara em primeiro lugar o teste que o técnico fez já é recomendado como um dos princípios nos testes para diagnóstico de problema, retirar todas as placas off e todos os acessórios (ex: placa de vídeo, som e rede off que tiver, placa de captura, modem 56k, HD, todos os gravadores de mídia tipo cd, dvd e Blu-Ray) desconecte também cabos de rede, som, impressoras, leitores de cartão, resumindo tira TUDO do PC deixa apenas a placa mãe, processador, memória e fonte, e outro detalhe deixe apenas UMA memória, faça um clear cmos, e tente iniciar a máquina, se mesmo assim não der vídeo, troque a memória, se ela abrir vídeo entre na Bios e configure tudo como estava antes, reinicie e verifique se depois de configurar a Bios novamente ela torna a dar vídeo e só depois disso você conecta item por item, um de cada vez partindo do HD principal (se tiver mais de um HD)conecta e liga o PC, tudo ok? desliga e conecta gravador de mídia, tudo ok? ai você parte para outra.

Obs: Se você conectar alguma coisa e o PC não ligar ai você já sabe onde está morando a fonte dos seus problemas...

 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Speed quando eu falei que poderia ser sua fonte foi da seguinte maneira, ela recebeu um curto, sobretenção ou subtenção e não segurou, passando assim para a placa mãe já desprotegida causando os danos em alguns componentes, e depois do ocorrido a fonte volta ao normal e você nunca saberá que ela está com um problema na proteção sem que submeta a fonte nessas situações em teste para ver se a proteção dela está funcionando...

 

Respostas:

1 - Você saberá se é a placa de vídeo que está ruim retirando ela do PC e ligando o mesmo só com o vídeo onboard

2 - Teste 1 memória por vez, essa placa é meio enjoada para ficar testando memória, no decorrer do teste ela condena memória que você já testou e estão boas.

3 - Cabo HDMI já possui seu sistema de gestão de energia controlado pelo chipset que quando a sua fonte é desligada ela corte completamente todo sinal ou carga que por ela passe.

4 - Ventoinhas não vão ajudar se você retirar elas, pois o PC ficará mais quente dificultando os testes.

 

Minha opinião:

Cara em primeiro lugar o teste que o técnico fez já é recomendado como um dos princípios nos testes para diagnóstico de problema, retirar todas as placas off e todos os acessórios (ex: placa de vídeo, som e rede off que tiver, placa de captura, modem 56k, HD, todos os gravadores de mídia tipo cd, dvd e Blu-Ray) desconecte também cabos de rede, som, impressoras, leitores de cartão, resumindo tira TUDO do PC deixa apenas a placa mãe, processador, memória e fonte, e outro detalhe deixe apenas UMA memória, faça um clear cmos, e tente iniciar a máquina, se mesmo assim não der vídeo, troque a memória, se ela abrir vídeo entre na Bios e configure tudo como estava antes, reinicie e verifique se depois de configurar a Bios novamente ela torna a dar vídeo e só depois disso você conecta item por item, um de cada vez partindo do HD principal (se tiver mais de um HD)conecta e liga o PC, tudo ok? desliga e conecta gravador de mídia, tudo ok? ai você parte para outra.

Obs: Se você conectar alguma coisa e o PC não ligar ai você já sabe onde está morando a fonte dos seus problemas...

 

Espero ter ajudado!

 

Quando tínhamos os slots PCI era aí que costumavam morar os problemas mais comuns. Já tive micro que não ligava por causa de um Fax-modem queimado. Ao retirar todos os itens que ligamos à placa-mãe e depois religá-los um a um, acabei isolando o problema. Já encontrei também placa de vídeo travando o micro, entre outros. Mas eu não condenaria a placa de vídeo direto se ao tirá-la o micro voltar a ligar, pois podem ocorrer danos relacionados a trilhas do slot PCI-E da placa de vídeo que, ao conectar a placa, fechamos curto-circuito, e o micro liga e é desligado automaticamente pela fonte. Ou ainda, como o controlador PCI-E é dentro do processador, o micro liga, mas não passa do POST (falha no processador), não dá vídeo, nada. As ventoinhas ficam ligadas, os LED's indicadores piscam dando uma pista do ponto onde ocorreu a falha e não sai disso. Digo isso por experiência própria. Tenho uma P8Z68-V, da ASUS, que possui LED's para indicar qual foi o ponto do POST em que ocorreu a falha. Um dia o micro deixou de ligar e a luz que estava acesa era da placa de vídeo, entretanto o problema era no processador, um Core i7 2600K queimado. Tirei a placa de vídeo, testei só o processador, com o vídeo on board dele, e não funcionou. A placa de vídeo funcionou perfeitamente em outro micro. Com outro processador a placa-mãe funcionou perfeitamente, com e sem a placa de vídeo. Enfim, o LED indicava problema na placa de vídeo, mas ficou claro que o problema estava no processador, penso que a indicação se deu por causa do controlador PCI-E embutido na CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião:

Cara em primeiro lugar o teste que o técnico fez já é recomendado como um dos princípios nos testes para diagnóstico de problema, retirar todas as placas off e todos os acessórios (ex: placa de vídeo, som e rede off que tiver, placa de captura, modem 56k, HD, todos os gravadores de mídia tipo cd, dvd e Blu-Ray) desconecte também cabos de rede, som, impressoras, leitores de cartão, resumindo tira TUDO do PC deixa apenas a placa mãe, processador, memória e fonte, e outro detalhe deixe apenas UMA memória, faça um clear cmos, e tente iniciar a máquina, se mesmo assim não der vídeo, troque a memória, se ela abrir vídeo entre na Bios e configure tudo como estava antes, reinicie e verifique se depois de configurar a Bios novamente ela torna a dar vídeo e só depois disso você conecta item por item, um de cada vez partindo do HD principal (se tiver mais de um HD)conecta e liga o PC, tudo ok? desliga e conecta gravador de mídia, tudo ok? ai você parte para outra.

Obs: Se você conectar alguma coisa e o PC não ligar ai você já sabe onde está morando a fonte dos seus problemas...

 

Espero ter ajudado!

Retirei tudo off... deixei apenas 1 memória ram, fiz o clear cmos e iniciei a máquina. Liguei e usei as teclas DEL e F8 para acessar a bios e apareceu esta tela:

 

DSC_0614.JPG

 

Tentei usar o F1 e/ou F2 conforme sugerido na tela e nada, ficou parado nessa tela.

 

Reiniciei e voltou aquela tela da propaganda da placa:

 

DSC_0634.JPG

 

DETALHE: Mudei as memórias, coloquei 1 Corsair e depois troquei por uma G.Skill.

 

1ª opinião:

Esse é um palpite. O Topico está aqui: http://adrenaline.uol.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&p=1069752554

Cara, da uma olhada nesse topico aqui, parece ser o seu problema

 
 
2ª opinião no mesmo tópico e fórum:
amigo, isso aconteceu comigo 3 vezes, não da mensagem do chassy, mas de ligar o pc e não aparecer nada na tela, de vez em quando conseguia entrar na bios, mexia, mas quando reiniciava raramente entrava no windows, porém algumas vezes funcionava normal e eu até formatava o HD... Infelizmente todas as vezes só resolveu quando mudei a placa-mãe. Hoje tenho 3 placas-mãe, 2 processadores, 2 kits de memorias e 2 fontes achando que o problema eram essas peças, mas não, era a infeliz da placa mãe queimando todas as vezes. Guardei elas aqui pois, assim como no seu caso, após um tempo elas misteriosamente voltam à funcionar.
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Speed meus conhecimentos se encerram por aqui, já não conheço mas nada que eu possa falar para você fazer sem ter a placa na mão, quando eu pego uma placa dessa observo item por item da placa e testo com multimetro alguns componentes mas fora isso...

 

Lá na rua do rosário no centro tem uma loja de informatica que só mexe com reparo de placa mãe, por que não leva lá? fora que se você se informar no Ed. Central tem várias lojas especializadas em reparo de placa mãe, levar a placa em uma loja especializada seria a melhor opção na minha opinião...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olha Speed meus conhecimentos se encerram por aqui, já não conheço mas nada que eu possa falar para você fazer sem ter a placa na mão, quando eu pego uma placa dessa observo item por item da placa e testo com multimetro alguns componentes mas fora isso...

 

Lá na rua do rosário no centro tem uma loja de informatica que só mexe com reparo de placa mãe, por que não leva lá? fora que se você se informar no Ed. Central tem várias lojas especializadas em reparo de placa mãe, levar a placa em uma loja especializada seria a melhor opção na minha opinião...

Posso levar só a placa? Eles vão me dar um recibo? Vão me cobrar um valor mínimo só para ver a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa Noite a todos

 

possuo um desktop:

MoBo - M4A88T Evo/Usb3

Amd Phenon 2 x4 - 3.4ghz 965

8GB de Ram

Sapphire Hd 6850

Fonte Seasonic Golden Plus 520W Reais

 

Estou querendo trocar de VGA para uma Xfx HD 7870 (http://www.kabum.com.br/produto/36047/vga-xfx-amd-radeon-double-d-hd7870-2048mb-2gb-ddr5-fx-787a-cdfc-)

 

Pois nas especificações dessa VGA diz que é PCI Express 3.0 16x.

e essa MoBo esta dizendo que suporta Directx 10.1

 

 

 

gostaria de saber se eu comprando essa VGA, não vou ter problemas com compatibilidade, e referente a Direct x 12, vai rolar normalmente??? Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Administrador

Caros usuários,

 

De forma a melhorar a organização do nosso Fórum, dar uma maior agilidade nos resultados de pesquisas e facilitar a participação em nossas discussões, julgamos ser necessário fechar este tópico, dado o seu alto número de respostas.

 

Aqueles que desejam debater sobre assunto semelhante, pedimos que abra um novo tópico no setor correspondente.

 

Contamos com a colaboração de todos e agradecemos por participarem do Fórum do Clube do Hardware. 

 

Gratos pela compreensão,

Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...