Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conhecem o "Curto de Hardman"?


N0625

Posts recomendados

Fala, galera. Alguém aí já viu ou testou o "Curto de Hardman"?

Matéria da Revista PCs, este método consiste numa alternativa para reviver uma placa-mãe "morta".

Um vizinho chegou aqui com uma ECS P6STMT para Pentium/Celeron. O processador é um Celeron 1.2GHz e a placa estava "parcialmente" sem sinal de vida, já que ligando a fonte havia movimentação do cooler e o piscar de um LED na placa (coisa de 0,5s) mas não dava partida. Apoiei a base da placa sobre uma folha de aluminio e deixei por umas 2 horas. A placa reviveu e está perfeita.

Quem sabe seja uma esperança para ressucitar aquela placa-mãe encostada no canto do armário?

1. Com a placa-mãe em mãos, retire o processador, memórias, fonte e bateria.

2. Em seguida corte uma folha de papel alúminio no mesmo tamanho da base da MB.

3. Molde a folha na base da placa de forma que as pontinhas de solda atravessem o papel (você sentirá em seus dedos) e deixe por 2 horas ou mais (aqui deixei por 2 horas).

4. Após esse tempo tire o papel alumínio e monte a MB. É IMPERATIVO a observação deste ponto. Ninguém quer um curto-circuito seguido da queda de um disjuntor da rede elétrica, certo? Certifique-se que não tenha resíduos de papel alumínio na base.

5. Lique e torça para que funcione. Não é um método com 100% de acertos. Boa sorte e poste os resultados. Valeu!!!

Este procedimento é recomendado quando a placa está sem sinal de vida. A última esperança!!

Este método eu assino!!! Very GOOD!!! PERFECT!!!! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a outras placas eu acredito que possa ter efeito, sim. Pena que eu não tenha uma placa de expansão para fazer o teste e nem processador (tenho um Duron mas ele está queimado, mesmo). Bem não custa nada tentar aplicar o método. De repente, quem sabe? Se conseguirem postem os resultados. Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Wave:

Como eu tinha explicado no começo do tópico esta matéria eu li na Revista PCs e no Fórum do Baboo se levantou esta questão. Curiosamente me apareceu a tal P6STMT para Celeron, como explicado no tópico. Eu tenho uma suspeita em termos técnicos em relação ao procedimento mas para não passar conclusões equivocadas vou consultar a revista para maiores esclarecimentos e postarei a razão técnica dos procedimentos. Please wait...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membro VIP

Deixem eu contar minha experiência...

Ondem usei o micro normalmente. Hoje fui ligar e nada... Como a MSI (a minha é uma K7N2-Delta-ILSR) tem aqueles leds que indicam o status da placa, olhei e deu o código para pane no processador... Como eu tinha comprado esse processador há poucos dias, levei ele na loja, mas os caras testaram e ele funcionou.

Voltei para casa e fiz o de sempre: ressetei a bios, desliguei drives, tirei as placas, troquei a memória de slot, testei com outra memória, testei com outra fonte, e nada. Nadinha mesmo. Mortinha.

Já estava me preparando para o prejuízo, quando lembrei do curto de hardman. Tirei a bateria e tudo mais, e botei uma folha de papel alumínio embaixo da placa, apertando bem por baixo para que todas as "pontinhas" da parte de baixo da placa furassem o papel alumínio. Não esperei 2 horas, mas uns 5 minutos...

Então liguei a placa e adivinhem? Tudo funcionando normalmente.

Essa é uma daquelas coisas da informática.

Mas a lição fica: não menosprezem o poder do "curto de hardman".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Amigos assim como o Rafael Coelho fez, eu fiz e revivi uma PC-"Shits" M863G, em apenas 5 minutos, achei que era mentira, mas fiz porque eu pensei "é tem capacitores devem descarregar mas isso ajuda mesmo?", bom eu tentei e de primeira a placa voltou a vida. Fiz isso hoje 1/8/2006

Essa é para os descrentes, "o negócio é bão mesmo". hehehe

valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 anos depois...

Eu tinha uma ELITEGROUP que parou de funcionar do nada, dai eu peguei um pedaço daquelas espumas anti-estatica que vem na placa-mãe, "embrulhei-a" com papel aluminio, coloquei levemente a MOBO em cima, e dei um tranco forte para que TODAS as soldas furacem o papel aluminio de uma só vez, deixei SÓ 30Min. e liguei a MOBO, e não que tá até hoje funcionando!

PS: Fiz isso a uns 11 meses, e até hoje ta funcionando NORMAL sem nenhum problema!

EU RECOMENDO O "CURTO DE HARDMAN"

Abraços :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um pc aqui, fui por um pente de 256 e quando liguei, nunca mais de boot. Troquei memórias, passei borracha, enfim tudo, mas suspeito que a placa está morta.

quando ligo, não dá boot, nem bipa, só fica acesa a luz vermelha do HD por uns 30/45 seg e depois apga.

só num consegui testar o processador em outro pc. será q pode ser ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do Clube do Hardware , já tentei de tudo para ressucitar minha Asus P4V8X-MX, desde o primordio de deixar só componentes básicos para a mesma subir até o ótimo tutorial para lavar a placa mãe.Já testei tudo sem exceção mesmo ex: fonte, memórias,processador, bateria CR 2032. minha esperança sera o curto de HARDMAN.

Postarei resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

O curto de hardman conciste em descarregar a placa mãe totalmente para que ela volte a ser ligada totalmente sem energia.

como todos nós sabemos na placa mãe existem capacitores de energia

esses capacitores armázenam energia mesmo que a placa mãe esteja

desligada.

O curto vai fazer com que essa energia que esta localizada dentro dos

capacitores seja totalmente descarregada através do papel alumino que

é um ótimo condutor de energia, Ao fazer isso a placa vai ter espaço nos

capacitores para recarregalos de energia.

Processo de descarregamento (curto de hardman)

1º Retirar a bateria que esta localizada na placa mãe pois se o curto for efetuado com a bateria ou pilha o curto pode queimar a bios do seu computador.

2º retirar os componentes processador,memorias, e placas de expansão (placa de vídeo,rede,audio) e etc..

3º envolver a placa mãe por completo com o papel aluminio . como citou ali encoma o nosso amigo colocar o papel aluminio na base da placa mãe não esta errado mais eu faço o curto embrulhando a placa mãe por completo pois assim os capacitores vão liberar mais energia.

4º Após ter embrulhado a placa mãe deixe-a repouzar durante 24 horas assim ela vai liberar acho que 99 ou até 100 % da energia acumulada.

5º Colocar um peso em cima da placa para que o fundo seja precionado no papel aluminio. eu uso um livro quando eu ponho a placa para repousar eu coloco um livro em cima dela para apoia-la por completo i ao mesmo tempo ja que o tamanho do livro é parecido ou maior do que o da placa.

99% das vezes que eu fiz deu certo i as placas que estavam mortas funcionam até hoje eu cheguei a fazer isso em 59 placas diferentes.

boa sorte para que for ressucitar a sua placa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eae pessoal, trabalho com manutenção há uns 2 anos mas nunca tinha visto ou ouvido falar do curto de hardman, até que esses dias um cliente me entregou o pc morto que tinha levado em outro proficional que afirmou que não compensava mais o conserto. Conclui que o curto se deu por um raio entrou pela RJ45 que ocasionou danos no controlador que estava em curto, a memoria e o processador. Mas como tinha visto aqui mesmo no CH, poderia-se retirar o CI controlador de rede para a Motherboard voltar ao funcionamento normal. Fiz a retirada e nada, a mother não dava video então pesquisei e achei sobre o tal procedimento de descarga de todos componentes da placa e deu certo!:cool: Mas o a bios e o SO no começo travaram, o SO na tela de carregamento, creio que no ato de carregar a rede, ja chegou logar até na area de trabalho, então vou adicionar uma PCI offboard de Rede para ver no que vai dar. Até agora o curto de hardman é a ultima esperança. Abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não obtive sucesso:(:(:(. Testando com multimetro parece que um controlador de energia próximo ao processador não apresenta corrente. Só que lad da placa liga e cooler do P4 funciona normalmente. Alguém tem mais soluções para este problema?

Caro Helder,

Tente fazer um teste com uma VGA, memorias e processador que esteja funcionando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

:wacko:

galera eu usei esse metodo e deu certo eu ja fiz tambem de outro jeito que deu certo tambem retirei a placa deixei somente ela mais nada peguei detergente neutro um pouco de agua e uma escova de dentes misturei o detergente com agua ai é so molhar a escova com detergente e esfregrar a placa mais com cuidado as vezes pode ser so poeira que esta fechando um curto em um "c.i" ou em um resistor . e depois de esfergar a placa voce deixa ela no sol ate ela ficar completamente secaem torno de 1 ou 2 horas so pra garantir. parece meio louco mais deu certo por duas vezes em tres que tentei boa sorte!!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Minha placa-mãe ECS G31T-M7 faz quase 2 meses que está em curto. Assim quando ligo a fonte, os coolers rodam, mas nada acontece. Não dá imagem, nem as luzes do painel frontal acendem. Irei testar esse curto de hardman amanhã. Me desejem sorte, pois estou há quase 2 meses sem meu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 13/03/2004 às 11:30, kokigfc disse:

Caramba! :Como os caras descobriram isso? Q coisa de :tantan: !!

Mas legal hein!! B)

Realmente funciona, pois estava com um processador core I3  de 7° geração que funcionava durante alguns segundos em seguida travava no SETUP :  deixei ele no Álcool 99 durante 10 minutos  ele passou a desligar por alguns minutos e em seguida travava. deixei ele enrolado no papel alumínio durante 24 H com um peso em cima, esta funcionando perfeitamente meu sobrinho usa para jogar praticamente 10H por dia, passados 30 dias o processador está perfeito.Fica a dica, vale a pena tentar.

OBS: o mesmo pode ser feito com memorias que estão apresentando interveniência ou falhas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...